Usas a bicicleta para ir para o emprego / escola?

snowbike

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cesarazul se não tens possibilidade de tomar duche é um pouco pior, mas nada que não se resolva. A juntar à "lavagem da cara e secar o que for preciso" penso que uns toalhetes daqueles para os bebes talvez sejam uma boa solução ;) Pelo que li nos últimos posts estás a pensar usar e abusar das roupa impermeável, mas olha que se não te molhas da chuva, vais ficar todo molhado pelo suor...
Eu também uso a bicicleta como meio de transporte para o trabalho, isto desde 2005 fazendo cerca de 33km's/1h30m para cada lado. No meu caso tenho onde tomar banho o que facilita um pouco a coisa, e utilizo a roupa normal do BTT bem como a mochila (esta tem uma cobertura impermeável para os dias de chuva).

Em relação às luzes, vi recentemente essas Reelight na Decathlon e fiquei tentado. Eu utilizo para a frente uma BBB BLS-29 http://www.bbbparts.com/lightsets_bls29.php e atrás utilizo uma Cateye TL-LD610 http://www.cateye.com/en/product_detail/468 (que é excelente) e adaptei igualmente outra da decathlon ao meu capacete. Tenho igualmente uns reflectores da 3M para os raios das rodas que comprei no Lidl. Penso que com isto tudo sou bem visto à noite, mas vou sempre com muito cuidado sempre que tenho que circular em estrada à noite.

Boa sorte com essa aventura, vais ver que não te vais arrepender da decisão ;)
 

Gaija

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Para a questão do banho eu desisti dos toalhetes tipo Dodot. Para mim que suo bastante só noto que espalham o suor :s Levo luva de banho e lavo-me assim a luvada. Resulta muito bem e não me sinto "suja" e peganhenta como com dodots.
 

cesarazul

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Pois, eu tenho a sorte de suar pouco ou quase nada...
Impermeaveis, não penso em abusar, eles vão andar na mala e só vou usar em ultimo recurso...
Já cheguei a fazer perto de 40km nas calmas e com roupa quente sem suar um pingo...
 

Marco Cação

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Ora aí está uma coisa que eu gostava de fazer, mas tenho a sorte (ou azar, neste caso) de trabalhar a 2 Km´s de casa.
Quanto ao portatil, se tiveres um computador em casa e outro no trabalho podes sempre optar por andar com uma "pen" só para transportar a informação que necessites, evitando assim otransporte do portátil.

Abraço,
Marco Cação
 

Arpeggio

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Se usarem a bicicleta com roupa civil, aconselho que pedalem com outras calças, de fato de treino ou assim, porque o selim vai desgastando as calças por causa da fricção. Já estraguei dois pares de calças de ganga sem dar por isso, não quero que vos aconteça o mesmo. ;)
 

proque

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Se usarem a bicicleta com roupa civil, aconselho que pedalem com outras calças, de fato de treino ou assim, porque o selim vai desgastando as calças por causa da fricção. Já estraguei dois pares de calças de ganga sem dar por isso, não quero que vos aconteça o mesmo. ;)

img


:cool:
 

cesarazul

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E a jornada começou... aliás começou ontem!

O percurso faz-se muito bem, chego ao destino de manha muito bem disposto e com uma sensação de bem estar muito boa.

Para casa o caminho, a meu ver é mais complicado, pois já é de noite e o receito de um atropelamento é enorme, mas vou bem sinalizado... Apenas vou ter de comprar mais uma luz para a frente, a que tenho só tem 3 led's, é bem visível e vê-se bem, mas como vou um pouco mais rápido e com óculos por causa do vento perco um pouco de visibilidade e não tenho uma plena vista da estrada à minha frente... por isso o melhor é arranjar mais uma luz...

Cumps
César Azul
 
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MrOverclock

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eu tenho uns oculos com lentes transparentes para essas situacoes! custaram cerca de 12eur, se nao me engano, e traziam dois pares de lentes. umas transparentes e umas escuras
 

cesarazul

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Mas vocês acham que eu sou tolo de andar com lentes escuras à noite ;)

Os meu óculos tem 3 pares de lentes, laranjas, escuras e transparentes... nesta altura uso sempre os transparentes, mas mesmo as lentes transparentes de noite tiram um pouco de visibilidade...
Mas não faz mal, ontem fui experimentar um percurso diferente até casa, faço mais 3km que o normal é sempre plano e não tem transito nenhum, ontem passei apenas por um carro lá, é uma estrada que atravessa os campos todos do Mondego da figueira até Montemor... já tinha pensado em a fazer, mas como aquilo têm alguns buracos pensei que não desse, mas ontem resolvi experimentar e afinal aquilo faz-se bem e não tem tantos buracos como eu pensava, dá para desviar sem problemas.
 

Arpeggio

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Ó proque, esse selim deve ser um mastigador de próstatas. E sai bastante mais barato ter umas calças de fato de treino para pedalar e levar as "boas" na mochila ou nos alforges.
 

MrOverclock

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Sei bem que estrada é essa! Há algum tempo que não passo aí! Da ultima vez já estava num estado lastimavel e foi enquanto a Autoestrada estava em construção! Tu vais mesmo de onde para onde? Montemor <-> Figueira?
 

cesarazul

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Sim, Montemor <-> Figueira.

Mas sinceramente pensei que a estrada estivesse pior, ate se faz bem, podemos andar à vontade na estrada a desviar dos buracos, até se torna divertido, ao menos não vamos sempre a direito lol, mas é mesmo só em sitio pontuais, naquele comprimento todo, acho que só existe dois locais piores, de resto faz-se bem sempre a abrir... agora até dá para encurtar caminho, uma vez que alcatroaram a estrada ao lado da nova Central, assim temos ligação directa pá estrada do campo.

Pena é mesmo, os projecto que existem de investimento não sairem do papel... diz-se que é para o ano (2011), mas não acredito muito que a ciclovia Coimbra <-> Figueira vá ficar pronta para o ano, não fizeram nada ainda...
Mas si isso for feito, maravilha, uma Auto-estrada para bicicletas!

"Uma ciclovia pelos campos do Baixo Mondego, entre a Figueira da Foz e Coimbra, implica seis milhões de euros de investimento e deverá estar concluída em 2011, disse fonte ligada ao projecto.

A Ciclovia Mondego, com 46 quilómetros de extensão, engloba uma plataforma ciclável com 2,6 metros de largura, desenvolvida junto ao rio, cinco pontes revestidas a painéis de madeira, 18 ligações a estações a apeadeiros do caminho-de-ferro e diversos espaços de paragem ao longo do percurso, entre outras características.
“Pretende-se que as pessoas possam usufruir do rio e, ao mesmo tempo, observar e recolher informação sobre a fauna e flora da região”, disse à agência Lusa Miguel Figueira, arquitecto coordenador do projecto da Ciclovia Mondego.
O percurso inicia-se junto à estação de comboios da Figueira da Foz, na zona leste da cidade, acompanhando, numa primeira fase, a via municipal que liga à freguesia de Vila Verde.
Daí atravessa, em ponte, o ramal ferroviário que serve o porto comercial, passando a desenvolver-se junto ao rio, explicou.
A passagem através da estrutura portuária foi uma das situações “mais complicadas” de resolver no projecto, já que a alternativa – acompanhar a estreita via de ligação rodoviária até à povoação da Fontela, uns quilómetros adiante – viria a revelar--se impraticável.
“Como aquela zona apenas serve à manobra de comboios e não tem grande interesse para o porto comercial, foi possível levar a ciclovia para junto do rio”, explicou Miguel Figueira.
O percurso continua junto ao dique de contenção do leito central do Mondego, atravessando uma zona de sapal, “uma das mais interessantes para observar a paisagem”, frisou.
Daí em diante, a caminho de Montemor-o-Velho, a ciclovia estende-se ao longo do canal de rega da margem direita, passando do leito central para o chamado “leito abandonado” do rio, canal aberto no século XVIII.
“Passa por detrás da Ereira e frente a Montemor e segue para o Centro Náutico”, continuou.
A ciclovia volta a reunir-se ao Mondego na zona da ponte de Formoselha, seguindo daí até à Mata Nacional do Choupal, em Coimbra, onde termina.
Uma das características destacadas por Miguel Figueira diz respeito às previstas ligações à linha de caminho de ferro – ramal da Figueira da Foz e de Alfarelos – “permitindo o acesso directo às plataformas das estações e apeadeiros”.
O projecto da Ciclovia Mondego, desenvolvido por Miguel Figueira em colaboração com os arquitectos Daniel Gameiro e Pedro Vieira, tem como promotores os municípios da Figueira da Foz, Montemor-o-Velho e Coimbra, no âmbito da Comunidade Intermunicipal do Baixo Mondego (CIM-BM).
Orçado em 6 milhões de euros, será subvencionado em 70 por cento (4,2 ME) por verbas do Quadro Estratégico de Referência Nacional (QREN) e o restante por verbas próprias daqueles três municípios.
“É um projecto de mobilidade, com características ambientais, que tem duas grandes virtudes: acompanha no seu percurso o caminho-de-ferro e garante a independência total de outros meios rodoviários”, disse Luís Leal, autarca de Montemor-o-Velho e presidente da CIM-BM."


IN: Amicor
http://amicor.pt/index.php?option=c...igueira-da-foz-em-ciclovia-em-2011&Itemid=144
 

MrOverclock

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Se antes ias pela estrada que dava acesso às alhadas (N111 ?), essa agora é bem melhor. É sempre plano, dá para rolar melhor! E a zona entre a central e a figueira está em boas condições. Acho que vale bem os 3Km que andas a mais. O chato é se te acontece alguma coisa, até que te encontrem são 2 dias. Mas por outro lado, de noite, se caías ou assim, era mais provável que te encontrassem depois de passar por cima de ti :p
 

proque

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Curiosamente faço esse caminho inúmeras vezes embora ligando, num ou noutro sentido, Coimbra à Figueira da Foz.

Nunca me lembrei de fazer com pneus de estrada porque há uma zona que faço pelo meio do milharal e porque, na recta que passa por debaixo da A17 os buracos são inúmeros. De dia dá para desviar mas, de noite, tenho as minhas dúvidas...
 

cesarazul

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Com umas boas luzes dá para ver bem... e por causa disso eu hoje até vou comprar mais umas para a frente, tenho umas da trek de 3 leds e vou comprar outra de 3 em principio, logo de se vê, eles têm umas com bateria recarregavel de 6 leds, o pior é se acaba a bateria a meio do caminho, mas como a vou usar apenas como auxiliar nessa parte do percurso, pode ser que até compre a de 6 leds.
 
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