Tu não és um bttista

zeduarte

New Member
Cada um nós é livre de fazer o que bem entende, e ninguém tem nada a ver com isso.

Mas quem é aqui ilumidado, ou descende de familia Real, para dizer que outrém é ou não deixar de ser seja o que for.

E sr." stumpjumper" eu não lhe dirigi a palavra, por isso com todo o respeito que nutro por toda a gente, é favor não se derija a mim. Sou livre de dizer o que me apetece, desde que não ofenda ninguém, coisa que fiz. Se podem abrir um tópico com o que entedem, logo eu posso dar a minha, sendo aceite por outros ou não.

Atenção ao bom português também é muito importante!!
 
Pois...
Era inevitável que isto acontecesse num tópico que diz, expressa e claramente, que "Tu não és um bttista". Admito que este título seja polémico, potenciador de controvérsia e, eventualmente, causador de alguma azia difícil de resolver. Admito tudo isso e também imagino que incomode algumas consciências o facto deste título surgir logo a abrir um fórum de BTT. No entanto, a verdade é que este tópico, em menos de 1 mês e meio de vida leva já 13 páginas com respostas para todos os gostos. O debate de ideias tem decorrido com serenidade e elevação e, prova disso, será concerteza o facto de, até à presente data, não ter sido alvo de intervenção correctiva por parte da moderação. Como tal, será no mínimo estranho, ao fim de todo este tempo, vir agora defender-se que o tópico deveria ser removido... Ou seja: não se trata de estar ou não de acordo com o post inicial mas antes de impedir o livre debate de ideias. Ora, na minha modesta opinião, temos aqui uma contradição insanável uma vez que um fórum serve exactamente para permitir que as pessoas se possam exprimir, transmitindo as suas posições, com respeito e, principalmente, admitindo opinião contrária. E esta nem sequer é uma inovação dos tempos modernos uma vez que já na Grécia antiga isto assim era e não será certamente obra do acaso ter sido ali o berço da democracia. Este tópico poderá ter imensas virtudes ou defeitos mas ninguém lhe poderá negar uma qualidade: inquietou algumas mentes e levou a que as pessoas reflectissem, pensassem e se manifestassem. Defender a remoção deste tópico não é uma questão de opinião e ofende todos aqueles que nele participaram, directa ou indirectamente. E pior: revela tiques de autoritarismo. Talvez a graçola com o Hugo Chavez afinal não fosse assim tão inocente...
Para terminar, repito que isto é tudo uma questão de carapuças e do tamanho da cabeça de cada um.
 
Last edited:

LDmartins

New Member
Pelo que eu estou a perceber o BTT não pode ser considerado um desporto e nem serve para um gajo manter/ subir de forma fisíca.
Então o Julian Absalon não pode ser o idolo de nenhum betetista...
Um desportista se praticar BTT deixa de ser desportista... áaaa já percebi. Os praticantes de Down Hill e de All Mountain é que são os verdadeiros desportistas, têm-nos no sitio.

Desculpa lá mas no sítio tenho-os eu que faço treinos e provas e o que tiver que vir e ando sempre a contar trocos para comprar mais isto e aquilo, e no final de grande parte das provas e treinos, é ir ao banho a correr, comer uma coisa rápida e back to work...
eles(DH FR AM) é que os têm no sitio? pk? porque passam em sítios onde eu passo com uma hardtail com 100mm de curso e eles levam suspensões totais com 200mm na frente e quase outros tantos atrás? lol...
eu visto o meu equipamento e as protecções são os joelhos e os cotovelos esfolados( felizmente quase nunca caio), não visto o fato á robocop.... lol
continuação de emoçôes fortes em talega por esses single tracks e subam mt e com gana!
 

oliana

Active Member
Quem entra no tópico (que por sinal é dos mais interessantes dos ultimos tempos) com a arrogância de mandar calar toda a gente não pode estar á espera de boas respostas.
Se não estamos interessados num assunto, devemos ignorá-lo e passar a outro.
Por esse motivo eu aconselhava quem não esteja interessado a passar ao lado e não provocar todos os outros que até aqui se têm expressado com correcção e educação.
Vários pontos de vista, mas onde toda a gente que gosta do btt acaba por coincidir no mesmo. Paixão pelas bicicletas, pelo desporto, pelo convívio e pela natureza.

Quem não está interessado, "porquê non se calla". E deixa opinar quem quer.
 

*sun*

New Member
Resumindo..provavelmente ser BTTista será isto...
Os Onze Mandamentos do BTTista

1 - Não percas de vista o companheiro que vem atrás e preocupa-te em seguir o da frente. Mantêm-te a uma distância segura dos outros ciclistas.

2 - Respeita o espírito de grupo, um passeio não é uma corrida! Quando se ultrapassa alguém deve-se avisá-lo, anunciando antecipadamente o lado pelo qual o vamos passar, e só o fazer com absoluta segurança.

3 - Dá sempre prioridade a outros utilizadores não motorizados dos caminhos, reduz a velocidade e cumprimentos todos os amigos da Natureza e ajuda-os sempre que necessário.

4 - Controla a velocidade, antecipando a presença de alguém "ao virar da esquina" em locais perigosos ou com pouca visibilidade.

5 - Nunca abandones os caminhos traçados, não danifiques culturas nem provoques erosão desnecessária.

6 - Não faças lixo, nem tragas "recordações"- não colhas flores nem estragues as árvores.

7 - Respeita as propriedades, deixa cancelas e portões no estado em que os encontraste e respeita a sinalização.

8 - Nunca vás sozinho para locais afastados, avisa sempre alguém do teu destino e da hora prevista para o regresso.

9 - Escolhe percursos adequados às tuas capacidades actuais e sê auto-suficiente, levando água, alimentos e material de reparação de furos e avarias.

10 - Contribui activamente para a boa disposição e o companheirismo.

11 - Usa sempre o capacete.

Penso que cabe a cada um de nós decidir o que realmente quer ser!!!
Tenho dito...
 

bichu du matu

New Member
Sou Betetista? Sei lá. o que eu aprendi é que não tem nada a vêr com bikes!!!! Sim, é muito mais que isso, ser Betetista é simplesmente sobre andar de bike, melhor, adorar andar de bike, quer faça chuva, sol, neve, vento, com amigos ou sosinho, em passeios organizados ou à descoberta, por qualquer lado e em qualquer tipo de terreno, a subir, rolar ou descer. Já tive todo o tipo de bikes (FR/DH, XC, AM, SS), ainda tenho algumas, divirto-me com todas elas, incluisivé a minha "Ferroly" de 10 contos dos anos 80 convertida a SS, é a que me desafia mais.
Sou Betetista? Eu sou apenas um tipo que adora andar de bike.
Ride more talk less, Bichu du Matu ( Green).
 

NSilvaXP

New Member
Muito bom tópico!
Já muito aqui foi dito, imensos pontos de vista - concordantes ou discordantes.

Mas vamos lá a ver uma coisa, se andas numa bicicleta de BTT então és um Bêtêtista!
Claro que isso é como tudo, ele há-os civilizados, respeitadores, individualistas, porcos, ignorantes, habilidosos, cretinos, etc...
Cada um pratica da forma que o faz mais feliz.

Pessoalmente preferia que todos respeitassem o meio-ambiente e os outros, não deixando lixo nos trilhos!

Eu ando nisto desde que tive a minha primeira bike - uma de estrada, e sim: metia-a no mato!!
 

Rideit

New Member
Um tópico com tanto interesse, atitude e com discussão saudável e elevada até que chega um "boy" à procura da defesa da sua masculinidade...


Venero bicicletas, pela direita ou pela esquerda, a subir ou a descer, de lycra da cabeça aos pés ou de baggies, de integral ou de penico, de slicks ou tacos, terra ou alcatrão, cross, maratonas, allmountain, freeride, downhill, mudanças, singlespeed. O meu BTT é a minha interpretação da bicicleta, e não perco demasiado tempo a ver a dividir modalidades ou mentalidades. É pena não haver mais tolerância.. mas os verdadeiros têm-na.. é isso que distingue os bttistas dos "modas".

Desculpa lá mas no sítio tenho-os eu que faço treinos e provas e o que tiver que vir e ando sempre a contar trocos para comprar mais isto e aquilo, e no final de grande parte das provas e treinos, é ir ao banho a correr, comer uma coisa rápida e back to work...
eles(DH FR AM) é que os têm no sitio? pk? porque passam em sítios onde eu passo com uma hardtail com 100mm de curso e eles levam suspensões totais com 200mm na frente e quase outros tantos atrás? lol...
eu visto o meu equipamento e as protecções são os joelhos e os cotovelos esfolados( felizmente quase nunca caio), não visto o fato á robocop.... lol

Caro colega, com o máximo respeito e educação possível, calculando que seja uma pessoa que facilmente se melindra... gostava só de lhe dizer que tenho imensa vergonha de pertencer ao seu grupo, enquanto ciclista. Calculo que a ande ainda naquela fase de procura de afirmação e busca de auto-estima. Das coisas que menos gosto de ver nesta modalidade é a falta de humildade... efectivamente, o meio está repleto de gatinhos fala-baratos.. que fazem e acontecem e têm-nos no sítio e são os maiores da cena.

Não merece muito mais atenção, continue com essa língua desse tamanho, e brinde-nos com um vídeo onde faz essas habilidades que nos relata.. acabou de reinventar o BTT.


Um abraço a todos
 

Free2UMM

New Member
Concluo que fui BTTista. Comecei em 1992/1993 com uma Órbita que pesava umas mil toneladas, travava tão bem como um barco, tinha um garfo rigido recto que era extremamente funcional, preciso e confortavel, tinha 21 maravilhosas velocidades extraordináriamente sincronizadas, enfim uma grande maquina que me deu enorme prazer, que me deu imensos dias felizes na minha adolescência, que fez imenso furor nos passeios da Câmara quando deixava as Specialized e as Pro Flex(alguns vão perguntar o que é isto) para trás, uma bicicleta que fez milhares de km's sem pontinha de exagero. A Órbita representou os primeiros 5 anos de BTT da minha vida.

No fim de 1997 presenteei-me com a Cinder Cone que pouco mais evoluida era que a Órbita, ainda assim substancialmente melhor mas nada a haver com as maquinas de hoje em dia... Custa-me agora ouvir os "putos" que já sabem tudo sobre BTT, que felizes da vida investem 2 ou 3 mil € dou seu dinheiro numa bicicleta para fazerem 10 km aos Domingos de manhã, ou todos contentes porque fizeram um passeio de 30 km. Na década de 90 o espirito era outro, havia sacrificio, faziamos passeios de 40 ou 50 km aos quais adicionavamos as ligações em estrada que levavam a que um dia de BTT significasse 100 km a pedalar em bicicletas que não estavam preparadas nem para 20 km. Naquele tempo era raro o BTTista que se negasse ao sofrimento...

Abraço
 

zeduarte

New Member
Resumindo..provavelmente ser BTTista será isto...
Os Onze Mandamentos do BTTista

1 - Não percas de vista o companheiro que vem atrás e preocupa-te em seguir o da frente. Mantêm-te a uma distância segura dos outros ciclistas.

2 - Respeita o espírito de grupo, um passeio não é uma corrida! Quando se ultrapassa alguém deve-se avisá-lo, anunciando antecipadamente o lado pelo qual o vamos passar, e só o fazer com absoluta segurança.

3 - Dá sempre prioridade a outros utilizadores não motorizados dos caminhos, reduz a velocidade e cumprimentos todos os amigos da Natureza e ajuda-os sempre que necessário.

4 - Controla a velocidade, antecipando a presença de alguém "ao virar da esquina" em locais perigosos ou com pouca visibilidade.

5 - Nunca abandones os caminhos traçados, não danifiques culturas nem provoques erosão desnecessária.

6 - Não faças lixo, nem tragas "recordações"- não colhas flores nem estragues as árvores.

7 - Respeita as propriedades, deixa cancelas e portões no estado em que os encontraste e respeita a sinalização.

8 - Nunca vás sozinho para locais afastados, avisa sempre alguém do teu destino e da hora prevista para o regresso.

9 - Escolhe percursos adequados às tuas capacidades actuais e sê auto-suficiente, levando água, alimentos e material de reparação de furos e avarias.

10 - Contribui activamente para a boa disposição e o companheirismo.

11 - Usa sempre o capacete.

Penso que cabe a cada um de nós decidir o que realmente quer ser!!!
Tenho dito...

Exatamente!
subscrevo por baixo!
Totalmente de acordo
 

oliana

Active Member
Permitam-me discordar de alguns pontos. Ou parte deles.
Se seguirmos o ponto 5 de certeza absoluta que nunca haverá nada de trilhos novos. Por isso um viva a quem os faz apenas como rodado da bike.
No ponto 6, como se pode ir a novos trilhos sem arrancar algumas ervas ou arbustos e cortar alguns ramos de arvores. Neste caso garanto que a poda de ramos inferiores nas árvores, na maior parte dos casos é benéfica.
No ponto 8 concordo com a segunda parte. Mas haverá muitos como eu que adoram o espiríto de aventura a solo e a solidão temporária.
De resto estou de acordo em tudo pois demonstra aquilo o que afinal é o espirito do btt.
 

bichu du matu

New Member
Ora aqui está mais um "verdadeiro BTTista". por essa ordem de ideias, quem tém um "chasso" é q é BTTista, quem tem uma bike toda XPTO não, esse é exibicionista!!!! Passe a expressão, ò Pá, acho que ser B... não é pela bicla, é do sentimento.
 

Leco

New Member
Eu gosto é de andar, do grupos de quatro com que começamos a andar fui o que comprei a bike de ferro e sou o que continua a andar, quase todos os dias (agora numa montada melhorzinha)!
Ando agora sempre sozinho pois folgo praticamente sempre durante a semana. Os trilhos são só meus! Muito raramente me cruzo com outros companheiros!
Tenho material gama média/baixa por ter medo de me passar a vontade e de ter enterrado milhares de euros neste desporto. E neste momento por ir ser Pai e de não saber como vai ser o resto da minha vida! :)
Se não fosse pela bike, não conhecia a Serra da Arrabida, os Trilhos de Monsanto, A zona de Belas e Carregueira, A serra de Aires e Candeeiros (a zona de Mafra/Ericeira conhecia, fiz de bmx à já 15 anos) e neste momento mais importante não conhecia as serras á volta do vale de Loures que me tenho fartado de subir e descer e subir e descer e por ai adiante... :)
Ainda à dois dias subi ao Marco Geodésico dos 402m na zona da A8 para comer uma Pera e fazer uma Cache (Geocaching) e valeu todos os 30 km que tive de estrada e lama e pedras e carros para lá chegar!

Um bem Haja a todos os que perdem uns segundos para cumprimentar um companheiro e saber se precisam de ajuda e a todos os que levam um pouco do muito lixo que se encontra nos trilhos para sitios mais proprios!
 
Citação Desnecessária- Consultar Regras!

Boas

Meu amigo este teu post é a demonstração do que é ser Betetista. O BTT é isto mesmo. Como tu, muitos mais (eu incluído) Pensamos assim e, vivemos este desporto que nos deixa momentos únicos e que se não fosse nunca os vivíamos.

Um abraço
Boas Pedaladas
 

pikanso

New Member
Concluo que fui BTTista. Comecei em 1992/1993 com uma Órbita que pesava umas mil toneladas, travava tão bem como um barco, tinha um garfo rigido recto que era extremamente funcional, preciso e confortavel, tinha 21 maravilhosas velocidades extraordináriamente sincronizadas, enfim uma grande maquina que me deu enorme prazer, que me deu imensos dias felizes na minha adolescência, que fez imenso furor nos passeios da Câmara quando deixava as Specialized e as Pro Flex(alguns vão perguntar o que é isto) para trás, uma bicicleta que fez milhares de km's sem pontinha de exagero. A Órbita representou os primeiros 5 anos de BTT da minha vida.

No fim de 1997 presenteei-me com a Cinder Cone que pouco mais evoluida era que a Órbita, ainda assim substancialmente melhor mas nada a haver com as maquinas de hoje em dia... Custa-me agora ouvir os "putos" que já sabem tudo sobre BTT, que felizes da vida investem 2 ou 3 mil € dou seu dinheiro numa bicicleta para fazerem 10 km aos Domingos de manhã, ou todos contentes porque fizeram um passeio de 30 km. Na década de 90 o espirito era outro, havia sacrificio, faziamos passeios de 40 ou 50 km aos quais adicionavamos as ligações em estrada que levavam a que um dia de BTT significasse 100 km a pedalar em bicicletas que não estavam preparadas nem para 20 km. Naquele tempo era raro o BTTista que se negasse ao sofrimento...

Abraço
esse tempo ja la vai...agora é o que se ve...é lamentavel... enfim boas pedaladas
 
Top