Trek Remedy 7 Nozes Edition

Nozes

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Olá rapaziada!

Tirei aqui uns minutos para mostrar mais um pouco da Remedy,hoje destaco o posto de pilotagem,ou cockpit para quem não está familiarizado com o português :)



A Remedy trazia de origem,como todas as Trek,componentes Bontrager.Guiador,punhos,avanço,espigão e selim. Aproveitando que as peças eram novas,troquei tudo para componentes mais do meu agrado.Não que que tenha algo contra a Bontrager,mas com as trocas que fiz poupei uns gramas e adaptei a bike mais ao meu gosto.
Os pontos de contacto são da máxima importância no conforto de uma bicicleta. Selim,punhos,mas também manetes de travão,de mudanças e até pedais. Se todos estes componentes cumprirem bem a sua função e forem ergonómicos é meio caminho andado para pedalarmos com um sorriso na cara.

Então por partes:

:arrow: Guiador: KCNC Bear Bone 711mm.
A ideia inicial nem era montar este guiador,e sinceramente já nem me lembro qual era.O certo é que me tenho dado bem com a medida e os ângulos do KCNC,assim como a excelente rigidez. 711mm pode parecer muito para quem está habituado a bikes de xc,mas neste tipo de bikes é praticamente o mínimo aceitável,para haver estabilidade em situações técnicamente complicadas e a alta velocidade. Apenas senti necessidade de mais uns centímetros em ocasiões pontuais,como por exemplo durante a Avalanche da Lousã,nas partes em que se atingiam cerca de 50km/h em cima de pedras soltas...de resto é uma medida boa para quase tudo.

:arrow: Punhos: ESI Racer's Edge.
Tinha de experimentar,não é? Toda a gente falava nestes punhos,aliás antes de serem comercializados por cá já tinha lido muito boas opiniões acerca deles em revistas e sites estrangeiros. Como tenho as mãos algo pequenas,os Racer's Edge são a escolha acertada,e são muito confortáveis.Sem luvas e com as mãos suadas escorregam um pouco,mas nada demais. Foram colocados com recurso a ar comprimido de um compressor e nunca rodaram. Acho que o maior problema destes punhos são os contactos com silvas,em que ficam claramente a perder...mas antes eles que as minhas mãos.

:arrow: Avanço: PRO FR-S 70mm.
A Remedy trazia um avanço branco.Não sou de embirrar com cores,mas nunca gostei de ver branco em avanços,guiadores ou espigões de selim.Este avanço é uma das maiores pechinchas do mercado,custa pouco mais que 10€,é leve,rígido e a qualidade é o que esperamos de material Shimano (para quem não sabe,a PRO é a marca de componentes da Shimano). 70mm é uma medida que me permite ter um bom compromisso entre subida e descida,por alturas do Enduro da Figueira coloquei um avanço Thomson de 50mm para ter uma posição de condução mais colocada sobre a traseira,e para a frente ficar um pouco mais àgil nos singletracks serpenteantes da Boa Viagem.

:arrow: Espigão: Na foto ainda o KCNC Ti Pro Lite,entretanto trocado pelo KS Supernatural.
Espigões KCNC já toda a gente viu. No caso deste,foi comprado usado,e foi uma bela maneira de tirar bastante peso ao conjunto. Quanto ao KS,quando tirar umas fotos mais ao pormenor posto aqui para explicar o que é aquilo e para que serve afinal ;)

:arrow: Selim: WTB Silverado.
Depois de várias épocas a usar um Silverado na bike de downhill,optei também por colocar um na Remedy. Numa bike de AM/Enduro,o selim tem de preencher requisitos ligeiramente diferentes de uma bike de xc. Este selim é comprido e estreito,permitindo várias posições,mais sentado atrás ou mais na ponta,para compensar em subidas mais inclinadas em que estas bikes têem tendência a levantar mais a frente. Ao ser estreito,é fácil movimentarmo-nos para trás do selim e voltar à frente sem ficar com os calções presos (sim,porque a malta usa calções largos,e às vezes pode acontecer).Os reforços laterais poupam também o selim a rasgões em eventuais quedas. Os rails são de cromoly,que aguentam muita porrada,e o peso é muito bom para um selim destas características,cerca de 220 gramas.
Ah,e é confortável,também :lol:

Para finalizar por hoje,que já devem estar fartos de palha,deixo uma curiosidade que me aconteceu durante o reconhecimento do percurso do Raid de Minde:

p6130133.jpg


Descia eu a última parte da "cascalheira" que é a descida do alto da serra d'Aire para o Vale Alto,quando a roda da frente levanta uma das milhentas pedras e me acerta em cheio na canela. Por sorte a canela é um sítio que dói pouco,e mandei um berro que deve ter ecoado por todo o vale com a dor,e só passado 2 ou 3 segundos é que que me apercebi que a roda de trás estava travada...
Depois de parar e olhar para o sangue a correr da canela,olhei para a bike e deparei-me com esta situação: A pedra deu não sei quantas voltas e ficou entalada entre nada mais nada menos que 4 pontos: A escora do quadro,o pneu,o crank e o desviador da frente :shock:
E não pensem que saíu dali facilmente,tal estava entalada que nem a roda nem o crank mexiam,e só torcendo bastante o desviador a consegui tirar...

Por isso,muito cuidado com as pedras do PNSAC,miudagem...elas mordem! :D
 

Rui Marçal

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Boas Nozes,

Mais um belo post com muitas dicas sobre componentes e afins. É sempre bom aprender com o Mestre Luis Nogueira...
 

Kamoes

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Ó Sr. Nozes, tivesse eu o dinheiro ... e já tinha mandado a Proflex às silvas e ia buscar um bicho destes!

O quadro, esse quadro ... que paixão. :drool:
 

mlouro

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Mais um belo review com boas dicas do amigo Nozes :) Esse selim chamou-me particularmente a atenção, a ver se dá pra sentar o rabo nele um dia destes e sentir como se porta :)

Abraço!
 

Rui Marçal

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Lol,

Marco, quando sentares o teu real rabo no selim do Nozes deixa-o sair da bike primeiro, para não haver mal entendidos...lol....
 

Mach 4

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Boas análises, bela bike, lindas fotos e boa escrita. Continua assim que o pessoal aprende sempre contigo.
Só é pena o Enduro/all-mountain ser um pouco negligenciado em prol do XCM, XCO.
 

Giantfreerider

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Maquinão!
E bem essa pedra, vai lá vai!
Mas ainda hoje levei com uma pedra na canela e uma mais pequena no joelho...chiça a do joelho deu cá uma dor! :(
Agora uma pergunta, esse guiador tem quanto de rise? É que já tenho andado de olho nele, mas para a bike de XC queria um que não tivesse tanto rise.
Cumps e boas pedradas....errr... queria dizer pedaladas! xD
 

Nozes

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Boas!

Não,não tenho insónias para escrever a esta hora,mas sim horários de trabalho "diferentes"...

Obrigado a todos pelas visitas e elogios,vou tentar tirar mais umas fotos já no próximo domingo,está programada uma visita aos trilhos da serra do Sicó,que por alguma razão ainda nunca tive o prazer de descobrir.

Mach 4,o Enduro/AllMountain não diria que é "negligenciado" por ninguém,apenas não tem tanta visibilidade aqui no forum porque existe um forum dedicado a estas vertentes,e quem vem aqui talvez se sinta um pouco deslocado e acabe por ir lá parar. O facto de não haverem muitos passeios (e provas menos ainda) dedicados a estas vertentes também não ajuda.
O que eu acredito é que anda por aí muito boa gente que apenas comprou uma bike de xc porque os amigos também tinham,porque se tivesse seguido os instintos tinha ido para uma bike mais confortável,segura e adequada ao btt que realmente queriam fazer.

Giantfreerider,o guiador tem 1" (24,5mm) de rise,mas existe outra versão com 15mm,se é para usares na bike de xc penso que ficaria melhor o mais baixo.
Acho que não referi antes,tem 8º de curvatura para trás,e eu tenho-o ligeiramente rodado para a frente,o que o faz ficar com as pontas algo levantadas. É um formato que poderá não agradar a todos,e convém experimentar antes. O guiador pesa cerca de 240gr.,o que é bastante leve para o comprimento e a rigidez que possui.
 

danielsilva

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:arrow: Guiador: KCNC Bear Bone 711mm.
A ideia inicial nem era montar este guiador,e sinceramente já nem me lembro qual era.O certo é que me tenho dado bem com a medida e os ângulos do KCNC,assim como a excelente rigidez. 711mm pode parecer muito para quem está habituado a bikes de xc,mas neste tipo de bikes é praticamente o mínimo aceitável,para haver estabilidade em situações técnicamente complicadas e a alta velocidade. Apenas senti necessidade de mais uns centímetros em ocasiões pontuais,como por exemplo durante a Avalanche da Lousã,nas partes em que se atingiam cerca de 50km/h em cima de pedras soltas...de resto é uma medida boa para quase tudo.

Apesar de normalmente preferir os guiadores largos e até na HT de XC usar 685mm, na minha FS optei por manter o de 660mm. O facto de a ter convertido para 650b e o facto da Lefty já ter um offset avantajado, o aumento do trail mecânico da conversão tornou a direcção muito lenta e o guiador mais curto tornou a frente mais "nervosa" novamente, daí dizer que como tudo o tamanho do guiador também depende do setup da bike em si. Talvez tenha perdido um pouco na estabilidade em recta mas ganhei bastante nas situações mais complicadas, tipo switchbacks.

Como se porta o KS Supernatural ? Ando a ver este dropper que ainda é dos poucos que arranjo em medida 27.2mm mas os relatos que tenho visto não são muito "animadores".
 
Boas Nozes,

Deixa-me te dar os parabéns pela bike. Parece ser uma bicicleta bastante fixe para ripar umas descidas.
Para te ser sincero a única coisa que lhe trocava seria o guiador. Dá-me impressão que esse guiador tem uma curvatura/elevação bastante acentuada não? Se calhar é só impressão minha de tar habituado a guiador lowrise/flat.
Um guiador que acentava na tua bike que nem ginga era o renthal fatbar, não sei se conheces. Quando vi a cor da tua bike lembrei-me logo dele.
renthal_20fatbar_2010mm.jpg_1.jpg


Cumprimentos,
jOrGe.mRNh
 

Rui Marçal

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Pessoal, roam-se de inveja com a volta que o Nozes vai fazer este domingo...

O Sicó é fantástico, dos melhores locais em que já pedalei a para com o PNSAC...

Infelizmente estou de casamento em Braga 2 dias e não posso ir, senão ia outra vez com o Nozes, Marco Louro, Luis Vicente e João Francisco. Já agora, qual a bike que levas da tua garagem?
 

Nozes

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Boas!

danielsilva,mesmo por essas pequenas diferenças de tamanho no guiador e os usos específicos que dou à bike é que tenho 2 avanços diferentes para usar,um de 70 e outro de 50mm. É mais fácil de mudar o avanço que o guiador,e tem resultado como eu esperava.
O KS é o meu primeiro espigão telescópico,e até agora só tenho a dizer bem,basta um pequeno toque no comando e sobe ou desce suavemente,sem barulhos ou folgas. A Kind Shock é daquelas marcas que nunca tinha feito nada de jeito até se lançar nos espigões telescópicos,e agora é uma das referências do mercado,com funcionamento e fiabilidade que ombreiam (ou até suplantam) as maiores marcas.A KS tem também bastante mais experiência neste campo que a maior parte das marcas que estão no mercado,e parece estar bastante atenta às críticas dos utilizadores,ao contrário de outras marcas.
Estive indeciso entre o KS Supernatural e o Rock Shox Reverb e não estou nada arrependido.

Jorge,como já disse,o KCNC não foi a minha primeira escolha,mas dei-me desde logo bem com ele. É certo que fica um pouco alto,e estranho um pouco quando passo para a bike de DH (com Truvativ Boobar 15mm rise cortado a 750mm),mas tem resultado bem. O Renthal até ficava engraçado,mas não faz parte dos planos...a mudar este,talvez para um de carbono,mas nem perco tempo para já a pensar nisso ;)

Rui,segundo o que o Marco está a "cozinhar",a volta é endureira,e então vai a Remedy. Vamos ver se eles alinham em fazermos umas sessões fotográficas,mas já ouvi falar em 40km,se se pomos a tirar muitas fotos acabamos a volta a horas de jantar :)
 

SeteGu

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Tenho curiosidade em ouvir o feedback dessa suspensão. Supostamente é a melhor suspensão a molas da RS para AM, correto? Como é uma modalidade que aprecio gostaria de ouvir como se porta até porque dizem que (para AM) as suspensões a molas são as mais indicadas (pelo menos por terem maior sensibilidade/leitura do terreno), verifica-se? E em termos de fiabilidade? Já ouvi falar bem e mal, por isso...

Qual o feedback da máquina? :p
 

danielsilva

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Nozes,

Pois isso seria ideal mas infeizmente a escolha de avanços para as Lefty's ... vá deixa um pouco a desejar por isso sou obrigado a jogar com o tamanho do guiador. O problema destes droppers, e pelo menos o que ouço/leio, é que a cada 5 pessoas contentes com eles existem 10 a reclamar de problemas e tendo em conta o preço deles .... Acho que vou optar por um dropper mecânico primeiro, ando a ver um Força Vario ( clone do Gravity Dropper ) que custa apenas 99€, tem relativamente boas reviews e como é mecânico, e logo simples, grande maioria dos problemas são facilmente resolvidos. Apenas tem 80mm de drop mas para mim acho que é me suficiente.

Mais tarde então considero um KS Lev.
 

Nozes

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Boas!

Pois é,não fui de férias nem nada do género,apenas estive uns dias sem pc,graças a um valente virus.Coisas que não acontecem às bicicletas,até ver.

SeteGu,a Lyric é a suspensão de AM/Enduro da linha da Rock Shox,ficando acima da Revelation (bainhas de 32mm e 150mm de curso,destinada também a Trail/AM) e abaixo da Totem (bainhas de 40mm e 180mm de curso,destinada a Freeride). É uma suspensão capaz de aguentar quase tudo,muito rígida,sensível e,no meu caso,fiável.
A sensibilidade das suspensões de molas tem hoje em dia já pouca diferença para as suspensões a ar,mas é superior. Pessoalmente não teria problemas em passar para uma suspensão a ar,pois qualquer boa suspensão bem afinada hoje em dia não compromente,e a poupança de peso viria a beneficiar a condução da Remedy.Esta Lyric pesa cerca de 2600gr.

O defeito da Lyric,que é mais um feitio da maioria das suspensões Rock Shox,é a excessiva progressividade do final do curso,o que faz com que os 160mm sejam virtualmente impossíveis de atingir num uso normal,aliás neste momento a suspensão fará cerca de 130/140mm se tanto.Já investi numa mola macia ( a mola de origem era média) mas o problema não foi solucionado,e terei de recorrer a afinações mais profundas (nível do óleo,alteração ou até remoção do Motion Control) para poder tirar partido do curso na sua totalidade. É pena que a Rock Shox teime em não rever estes problemas,já na SID que tive na Kona dei muitas voltas para a fazer funcionar a meu gosto e nunca o consegui,e revejo-me de novo na Lyric.
O amortecimento é muito bom,é apenas o "endurecer" excessivo no último terço do curso que deita a perder o que podia ser uma excelente performance. Durante o uso,pouco se nota,a não ser em descidas muito irregulares e longas,com saltos ou drops que puxem mais pelos braços.
Ainda assim,destaco o U-Turn,reconhecido como o sistema de regulação de curso mais fiável do mercado,e o Maxle (eixo de 20mm de aperto rápido) como duas soluções bem conseguidas e que facilitam a vida ao utilizador,e que fazem desta suspensão uma das melhores suspensões desta vertente,a par com a Fox 36,e a Marzocchi 55.
Se encontrar um bom negócio,quem sabe...




danielsilva,conheço 2 ou 3 pessoas a usar esse tipo de espigões mecânicos,e até à data estão contentes com o seu funcionamento.São bastante mais "rústicos" que um Reverb ou um KS,mas como dizes não têem grande sítio por onde dar errado,e pelo preço não se pode pedir muito mais.Os 80mm de curso são suficientes,aliás pessoalmente acho que os 125mm do meu Supernatural para a minha utilização são algo excessivos,o modelo de 100mm teria sido mais acertado.
O Lev da KS já perdi uns minutos a tentar perceber o porquê da enorme diferença de preço em relação a um Supernatural e não percebi...



No passado domingo,na serra do Sicó.
O que se adivinhava como uma volta de 4h prolongou-se por mais algumas horas,entre paragens para fotos,pequenos enganos no percurso,descanso,lanche...tudo o que faz parte de uma volta de All Mountain :)
Grandes trilhos e muito bem mantidos que se podem encontrar no Sicó,num terreno em que tira verdadeiramente o partido duma bike destas. Os meus parabéns e obrigado aos obreiros da rede de trilhos daquela região!
 

danielsilva

New Member
Hmm esse problema do excesso de progressividade e impossibilidade de usar o curso todo já é normal nas Fox, agora na RS e ainda por cima a molas ? Não será a treta do sistema U-Turn a causar isso ? É que a minha Rev de 15m consigo esgotar quase ao max o curso e é a ar :confused:

Quando ao dropper, bem de momento já não vou comprar. Após muitas voltas decidi comprar um FS de AM decente e se inicio optei por comprar agora uma SC Heckler depois começei a pensar e já que vou gastar € decidi esperar uns meses e comprar quadro definitivo e acabei por ficar por um Ibis Mojo HD 140 logo todas as compras relacionadas ao BTT ficam canceladas até Novembro, altura que irei comprar o quadro. Supostamente a nivel de internos o Lev é mais robusto e de melhor fabrico, daí a diferença de preço mas falta saber é se isso realmente se transfere para a realidade e se não fica apenas no papel as diferenças.

Boas voltas !
 
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