Trek Remedy 7 Nozes Edition

Nozes

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Penso que tem mais a ver com o Motion Control,tenho de perder algum tempo com aquilo...ou então encontrar um bom negócio e trocá-la. Nunca usei Fox,e seria uma boa altura para experimentar uma 36,mesmo que fosse a Van.
O problema da progressividade foi apenas na SID e nesta Lyric,na Boxxer ou na Recon não tive tal problema.Tenho um amigo com uma Revelation e também se queixa do mesmo,não consigo precisar que modelo é.

A Mojo é sem dúvida uma bike "de fazer parar o trânsito",e talvez uma das mais polivalentes do mercado. Para mim apenas perde no angulo de direcção algo fechado (69º) para um quadro de 140mm de curso,mas existem por aí caixas de direcção que já remedeiam isso ;)


Boas pedaladas!
 

danielsilva

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Sim se fosse para uma Fox 36 de certeza seria para um Van ! Se não gostas da Lyric por causa desse problema, ias detestar a Fox 36 a ar, principalmente se for a RLC e não a RC2 :p
Apenas uso a Fox devido à sua compatibilidade com 650b se não iria sem duvida era para uma Marz 66 Ti ou coisa do género ;)

Na verdade uma das razões pelo qual escolhi a Mojo HD é mesmo essa, ângulo de 69º ! Será para usar em modo 650b e ângulos entre 68~69º é o ideal para este tipo de roda, será o equivalente a andar com 67~68º com roda 26.
 

SeteGu

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Já agora fiquei com uma duvida... Se se mudar o curso para 115 mm continua a acontecer o que descrever ou é só "subindo" a suspensão que esta começa a ter esses "problemas"? Ou seja... só a partir dos 115-120 mm é que acontece ou sempre nos mm finais independentemente do curso escolhido?
 

danielsilva

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Acontece independentemente do curso quase de certeza, normalmente todas as suspensões a ar são progressivas e os ultimos mm's são sempre dificeis de atingir. Mas há algumas em que a progressividade é tal que se perde 10 ou 20mm de curso, às vezes são coisas simples de resolver como óleo a mais outras já são mais dificeis de resolver. Nas Fox por exemplo há quem corte o veio de forma a aumentar o volume da câmara e tornar a coisa mais linear ;)
 

SeteGu

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Mas de alguma forma é normal que assim seja, caso contrário existia o risco de a suspensão ir ao "batente", certo? A minha Epicon está com 120mm, as bainhas têm mais 5mm e o máximo que já atingi foi 110mm de amortecimento.

Parece-me diferente ter 160mm de curso e amortecer "130/140mm se tanto". Estava a perguntar para tentar perceber se seria do sistema U-turn ou do normal funcionamento da suspensão. Se calhar com 115mm amortece 100mm mas não 90mm ou menos... :confused:

Por acaso tenho curiosidade em experimentar uma boa suspensão a molas visto que a minha epicon não é muito sensível... Infelizmente só para grandes cursos existe esse tipo de suspensões; que conheça, só com a exceção da Rock Shox que tem a vantagem de alguns modelos poderem ser regulados nesse aspeto (Lyric, Domain...). A Recon a molas (por exemplo) já não sei se se porta tão bem...

Um exemplo que não tem nada a ver: a minha RST Gila Pro tem 100mm de curso e muito dificilmente chega aos 80mm; e quem a tem queixa-se do mesmo. Claro que aqui falamos de uma gama totalmente diferente...

Agora como o Nozes disse talvez até dê para corrigir essa situação...
 

danielsilva

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Mas de alguma forma é normal que assim seja, caso contrário existia o risco de a suspensão ir ao "batente", certo? A minha Epicon está com 120mm, as bainhas têm mais 5mm e o máximo que já atingi foi 110mm de amortecimento.

Todas as suspensões têm um elastomero ( ou coisa similar ) como ultimo recurso mas não conta para o curso, em condições normais/ideais uma suspesão deveria fazer curso todo. A minha Talas faz 90% do curso mas depois os ultimos 10% só mesmo se fizeres um drop para flat de 2m ou coisa que o valha. Há quem as prefira assim até, chegando a acrescentar óleo extra para que os ultimos mm's nunca esgotem.

Já a minha Lefty não tenho qualquer problema em esgotar curso mas isso já é outra fruta :D

Estes sistema U-Turn, Talas etc são sempre um compromisso e o damper nunca tem o mesmo comportamento que as outras, em termos de funcionamento a minha Float ( open bath ) tem uma sensibilidade e suavidade que a irmã bem mais cara não tem, são é mais pesadas que as FIT.
 

Nozes

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Quando se compra uma suspensão com "x" curso,deve-se usar tudo o que se comprou,na minha opinião. É certo que para lá chegar,muitas vezes só com afinações que comprometem o desempenho das suspensões em subida,com muito sag ou simplesmente com pressão baixa.Há vários modelos assim.
Uma suspensão que trabalhe bem vai bater em baixo em situações pontuais,e não vai ficar danificada por isso.

No caso da minha Lyric,o problema do "não-esgotamento" do curso acontece em qualquer regulação do U-Turn. Os últimos 20-30mm de curso são inatingíveis,mesmo com saltos de cerca de 1m sem recepção.

Por falar na regulação do curso,é normal nas voltas menos "agressivas" aqui perto de casa usar a suspensão na posição de 140mm,para ter a direcção mais viva e o conjunto ser mais equilibrado para o sobe e desce constante típico da zona.

Em breve devo alterar o pedaleiro para 2 pratos + uma protecção (bash ring),em princípio optarei por um prato 38 mantendo o 22. Em situações trialeiras é comum aparecerem pedras que podem estragar os dentes do prato grande,e tenciono retirá-lo e apenas o voltar a montar para ter mais velocidade de ponta durante a Avalanche da Lousã em Outubro próximo.
 

danielsilva

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Em breve devo alterar o pedaleiro para 2 pratos + uma protecção (bash ring),em princípio optarei por um prato 38 mantendo o 22. Em situações trialeiras é comum aparecerem pedras que podem estragar os dentes do prato grande,e tenciono retirá-lo e apenas o voltar a montar para ter mais velocidade de ponta durante a Avalanche da Lousã em Outubro próximo.

Diferença de 16 dentes, não será muito ? Sim isso do prato grande é bem verdade, principalmente se o eixo pedaleiro for baixo ( como é o caso da minha Rush ), ainda no outro dia bastou uma vez de me esquecer de nivelar os pedais numa zona com mais pedra e pronto ... lá foi mais um pedaço do braço direito da pedaleira.

Vais à Avalanche ? 15º fila, nº 285. Mesmo para o fim :fpalm:, se vires lá uma Heckler ou Butcher 650b .. sou eu ;)
 

Nozes

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A Avalanche é imperdível,e desde o seu início só perdi um ano devido a uma lesão...o ano passado fiz 46º,vou alinhar na 3ª fila e tentar chegar aos 20 primeiros.
Vais ver que por essa altura já tens a Butcher pronta a fazer um brilharete...devias era ter-te inscrito mais cedo :D

Já usei 22-38 em outra bike,e embora não fosse um prodígio de rapidez nas trocas de velocidades,sempre funcionou.Se ver que há problemas,tentarei desencantar um prato 24,mas não mais que isso.
 

danielsilva

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Eu pessoalmente uso um 26/36 embora esteja a ponderar trocar o 36 por um 37 ou 38, normalmente o 36 chega mas há algumas descidas menos acentuadas e acidentadas em que esgoto o 36.

Em principio e se não mudar de ideias a Mojo HD só para Novembro, irei de Heckler ou Butcher mas será apenas de empréstimo, problema será é se gosto dela e depois compro uma, o que nem seria mau tendo em conta a diferença de preços :p.
Pois infelizmente esqueci-me das inscrições e só numa conversa com o pessoal da BZ quando fui levar a Talas para manutenção é que ele começou a falar na inscrição dele e é que me lembrei :fpalm:Também vou apenas para o gozo e provavelmente vou simplesmente seguir na traseira do pessoal da BZ daqui que arranca apenas 2 filas à minha frente. Vou no dia anterior também ver o terreno e aproveitar ao máximo a ida a Lousã, vemo-nos na chegada !
 

t@ndre

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Bom... fiquei fã do tópico!

como sou novo nestas andanças comprei tal como dizes pelo meio de tanta proza, uma xc porque simplesmente é o que se vê (ainda por cima semi-rigida)... contudo o meu companheiro de andanças aqui pela serra da arrábida gosta mesmo é (percebo eu agora) de enduro :).. e como ando sempre com ele.. coitada da minha CUBE tem de sofrer bastante.. subir single-tracks de cascalho é demais :)

Actualmente já penso em mudar o quadro para suspensão total, contudo ainda não completamente convertida a enduro.. uns bons 120 de curso para o amortecedor bastavam :)

Duas perguntas se me permites:

1) para quando um artigo sobre o espigão mecanico? :) estou curioso o que se pode fazer com ele...

2) onde arranjas-te o avanço que descreves de 70' por esse preço? é que estou comprador de algo semelhante

e uma vez mais obrigado pela leitura... a estas altas horas da noite ;)
 

Nozes

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Boas!

Obrigado eu :)

Fazes bem em procurar equipar-te a condizer com o tipo de btt que mais gostas de fazer,é assim que mais diversão tiras,e uma bike de 120mm é o ideal para "ir a todas",existem excelentes bikes nessa gama de cursos. Posso dizer-te que se tivesse apenas uma bike,seria certamente uma Trek Fuel Ex,ou uma Giant Trance.

Sobre o espigão,muito sinceramente melhor que tentar descrevê-lo e colocar em palavras o funcionamento,o melhor mesmo é veres este vídeo

[video=youtube;MlDwKAeFLTg]http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=MlDwKAeFLTg[/video]

(...sim,não se percebe nada do que o gajo diz,mas mostra bem as vantagens!) :D

As desvantagens de qualquer espigão telescópico são basicamente o peso,a fiabilidade de alguns modelos,e o cabo do comando remoto que nem sempre é fácil de colocar na mlehor posição.
Prometo tirar umas fotos de pormenor ao meu KS em breve.

Acerca do avanço,qualquer loja que venda Shimano em princípio é capaz de arranjar componentes PRO,tudo dependendo dos stocks que o importador tem disponíveis...que são em geral baixos.

Boas pedaladas!
 
Nozes diz me uma coisa, qual o site onde comprar mais barato?! quero comprar um porque sinceramente acho uma ideia GENIAL, mas nao quero gastar demasiado. sabes algum lado?

obrigado
 

tinric

Super Moderador
lol

costuma-se dizer que uma imagem vale mais que mil palavras... :)

neste caso o homem bem podia dizer um milhão de palavras... é caso para dizer... um video vale muito mais que mil palavras... e se forem em russo ou lá o que é... então nem tem comparação :) :D :D
 

Nozes

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sir moreira,comprei o meu na bike discount . de,foi onde encontrei mais barato (169e). Há que referir que o meu é o Supernatural com 125mm de curso,que é diferente do modelo apresentado no video,que é um modelo mais antigo.

tinric,o chefe ali no video é israelita ;) mas realmente descreve a coisa de maneira bem perceptível!
 

rodd

New Member
Apesar da língua, dá para perceber perfeitamente a vantagem do sistema...
Um espigão desses, de vez em quando, dava um jeitão.. :D Julgo que a príncipal desvantagem do espigão é mesmo o preço... ehehehe ;)
 

Nozes

Active Member
Boa noite juventude :)

Há algum tempo que não mostro aqui novidades,mas tenho gasto algum tempo com a Remedy.Nem todo a pedalar,infelizmente...

Decidi-me a tentar afinar a suspensão para ficar como queria,mas depois de alterações do nível e viscosidade do óleo,alteração da mola para mais macia e alteração do Motion Control (que controla a compressão),pouco melhor ficou. Com um sag de 20%,só com impactos muito violentos é que a conseguia mais que 130mm de curso (lembro que a suspensão deve fazer 160).

Então enveredei por uma medida mais drástica,e investi num kit de ar Protone,que substitui a mola:

pro.jpg


Com regulação de ar positivo e negativo a pressões relativamente baixas (cerca de 60psi para o meu peso) e uma poupança em relação à mola de 250 gramas,este era um upgrade promissor. Mas eu comprei-o para tentar resolver o problema da excessiva progressividade,e depois de montado e afinado de mais que uma maneira,revelou-se semelhante à mola no comportamento. Depois de alguns kms de teste,incluindo umas boas descidas na serra dos Candeeiros,decidi-me a voltar atrás e colocar a mola de novo.

E então no passado domingo estive na Avalanche Licor Beirão,na Lousã:



500 e tal participantes,pó,velocidade,singletracks cavados,quedas,sustos,furos,muito divertimento,1100m de desnível em 12km,tudo isto num fim de semana que é muito mais que apenas a prova.

O percurso apresentava-se este ano como mais físico,com umas ligeiras subidas em que uma bike de Enduro teria larga vantagem sobre uma de downhill. Assim,ficou a Session em casa,e levei a Remedy para tentar melhorar o 46º lugar do ano passado.

Se nos estradões rápidos ganhava de facto bastante vantagem para bikes mais pesadas,a coisa tornava-se mais mais complicada nos singletracks,bastante cavados por tanta passagem ao longo de 3 dias,com muitas raízes traiçoeiras,pó,pedras soltas e concorrentes caídos :mrgreen:

Ao mexer tanto na suspensão,devo ter acabado por ter retirado óleo demais,e a partir de um certo ponto da prova a suspensão começou a ficar com o rebound (recuperação) mais rápido,dificultando a condução,o que me levou a 2 pequenas saídas de pista,que me custaram alguns lugares. A juntar a este problema,o aquecimento do disco de trás (160mm é curto para esta utilização) levou-me a utilizar ainda mais o da frente,o que amplificava o problema da suspensão. Mas no meio dos problemas,tanto aquecimento e "cacetada" levaram finalmente a Rock Shox Lyric a fazer quase todo o seu curso,como se pode ver pelo o-ring na perna esquerda,ali na foto :)

22 minutos depois de arrancar do alto do Trevim,cortei a meta junto à nave de exposições da Lousã em...46º ! É verdade,outra vez! :D

Para quem não faz a mínima ideia do que é a Avalanche,veja este vídeo,de um jovem que saíu da 8ª linha e ficou em 55º:

[video=youtube;196RNsgNP8k]http://www.youtube.com/watch?v=196RNsgNP8k&feature=player_embedded[/video]

A imagem não está acelerada,e também se pode fazer a prova mais nas calmas,é claro...não se assustem,e apareçam na Lousã o ano que vem! ;)

Ah,e o tal guia de corrente que ia durar pouco...lá continua :)
 

Rui Marçal

New Member
Boas Nozes,

Já tinha visto o video e parabéns pelo lugar mais uma vez que ocupaste. Essa posição é muito boa para quem não tem treinado quase nada nos últimos tempos...

Se tivesses uma máquina mais afinada às tuas qualidades de certeza que irias ter um lugar bem melhor.

Essa coisa dos travões aquecerem é realmente mau, já me aconteceu a descer a diagonal de Porto de Mós com o disco de 160mm traseiro. Na altura eram uns discos emprestados, pois os meus Hope flutuantes foram para a garantia. E atrás é de 140mm, mas com os Hope que também já desceram a diagonal nunca aqueceram. Por isso para a próxima já sabes, uns discos melhores e travas melhor, lol...

Seja como for, a avalanche para mim é muita areia. Não tenho bike, não tenho mãos e acho que é arriscar de mais para mim.

Melhor sorte para a próxima.
 

tinric

Super Moderador
Em duas palavras :)

Bru+Tal

Um dia (quando for grande) gostava de fazer uma coisa dessas :)

Que brutalidade :)

Abraço e parabéns ao final de contas pelo resultado que ainda assim é muuuuuito bom.
 
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