Boa noite juventude
Há algum tempo que não mostro aqui novidades,mas tenho gasto algum tempo com a Remedy.Nem todo a pedalar,infelizmente...
Decidi-me a tentar afinar a suspensão para ficar como queria,mas depois de alterações do nível e viscosidade do óleo,alteração da mola para mais macia e alteração do Motion Control (que controla a compressão),pouco melhor ficou. Com um sag de 20%,só com impactos muito violentos é que a conseguia mais que 130mm de curso (lembro que a suspensão deve fazer 160).
Então enveredei por uma medida mais drástica,e investi num kit de ar Protone,que substitui a mola:
Com regulação de ar positivo e negativo a pressões relativamente baixas (cerca de 60psi para o meu peso) e uma poupança em relação à mola de 250 gramas,este era um upgrade promissor. Mas eu comprei-o para tentar resolver o problema da excessiva progressividade,e depois de montado e afinado de mais que uma maneira,revelou-se semelhante à mola no comportamento. Depois de alguns kms de teste,incluindo umas boas descidas na serra dos Candeeiros,decidi-me a voltar atrás e colocar a mola de novo.
E então no passado domingo estive na Avalanche Licor Beirão,na Lousã:
500 e tal participantes,pó,velocidade,singletracks cavados,quedas,sustos,furos,muito divertimento,1100m de desnível em 12km,tudo isto num fim de semana que é muito mais que apenas a prova.
O percurso apresentava-se este ano como mais físico,com umas ligeiras subidas em que uma bike de Enduro teria larga vantagem sobre uma de downhill. Assim,ficou a Session em casa,e levei a Remedy para tentar melhorar o 46º lugar do ano passado.
Se nos estradões rápidos ganhava de facto bastante vantagem para bikes mais pesadas,a coisa tornava-se mais mais complicada nos singletracks,bastante cavados por tanta passagem ao longo de 3 dias,com muitas raízes traiçoeiras,pó,pedras soltas e concorrentes caídos :mrgreen:
Ao mexer tanto na suspensão,devo ter acabado por ter retirado óleo demais,e a partir de um certo ponto da prova a suspensão começou a ficar com o rebound (recuperação) mais rápido,dificultando a condução,o que me levou a 2 pequenas saídas de pista,que me custaram alguns lugares. A juntar a este problema,o aquecimento do disco de trás (160mm é curto para esta utilização) levou-me a utilizar ainda mais o da frente,o que amplificava o problema da suspensão. Mas no meio dos problemas,tanto aquecimento e "cacetada" levaram finalmente a Rock Shox Lyric a fazer quase todo o seu curso,como se pode ver pelo o-ring na perna esquerda,ali na foto
22 minutos depois de arrancar do alto do Trevim,cortei a meta junto à nave de exposições da Lousã em...46º ! É verdade,outra vez!
Para quem não faz a mínima ideia do que é a Avalanche,veja este vídeo,de um jovem que saíu da 8ª linha e ficou em 55º:
[video=youtube;196RNsgNP8k]http://www.youtube.com/watch?v=196RNsgNP8k&feature=player_embedded[/video]
A imagem não está acelerada,e também se pode fazer a prova mais nas calmas,é claro...não se assustem,e apareçam na Lousã o ano que vem!
Ah,e o tal guia de corrente que ia durar pouco...lá continua