Treino em Rolo, com Suplementação

GDRFolgosa

New Member
Boas!!

Tenho seguido este tópico com regularidade.

Vou experimentar, seguindo o plano apresentado.

Vamos ver o resultado, maus não podem ser...
 

agirão

New Member
Hoje, vou para uma visita de estudo com os miúdos mas, logo, começarei a colocar o meu próprio treino, sequenciado nas sessões já colocadas.

Terei uma parte específica, que eu seguirei, e uma parte comum a quem o pretender fazer..!!

Pretendo fazer, na minha parte específica, cerca de 2000 quilómetros / mês no rolo. Ontem ( terça-feira) fiz 102 quilómetros.

Amigo GDRFolgosa, a programação, se tudo correr bem, há-de levar-me ao pódio nos Campeonatos da Europa de Veteranos e, quanto às Maratonas, hei-de conseguir os meus intentos, que são:
1. ACABER AS MARATONAS COM CONFORTO;

2. TERMINAR, SEMPRE, NA CLASSIFICAÇÃO GERAL, ATÉ AO NÚMERO INDICADO PELA MINHA IDADE ( 51 ANOS )..!!

É só vontade..!!

Boas pedaladas e Um Abraço..!! Força..!!
 

super.byke

New Member
Olá agirão, em minha opinião nos rolos a distância não é muito importante, o importante é o tempo que lá estamos, pois um tipo que rola a 45 km/h pode queimar menos calorias e estar menos cansado que um que rola a 20 km/h... tudo depende da potência empregue :shock:
 

siulm10

New Member
Super.byke,

O que dizes acontece em qualquer tipo de desporto, não só nos rolos...
Se fazes uma coisa sem intenção é óbvio que não tiras dividendos dela, lol .......
 

RMG_53

New Member
professor agirao, antes de mais os meus parabens por tudo o que tem feito em prol do desporto e, fundamentalmente, em prol das crianças que precisam de ajuda...

Aproveito para dizer que no festibike coloquei também uma moedinha na caixa preciosa, enquanto que um dos seus amigos pedalava na bike, não era o senhor.....

Agora em relação aos rolos, pois é, comprei uns há cerca de um ano mas mal os tenho utilizado....porquê???.......devido á falta de concentração e de vontade e depois aborreço-me muito depressa....

os meus rolos, apesar de terem sido caros, não têm qualquer relação de intensidade e a bike que tenho nos rolos é uma btt BH antiga das que tem apenas 7 mudanças e tem umas rodas de estrada com carretos de estrada, os quais são 9 e so posso utilizar 7.....

os poucos treinos que fiz foram uns a contar por tempo e, agora depois de colocar o conta km, a contar os km....mas sei que não eram nada correctos....

agora com esta planificação estou a ficar com vontade de começar a treinar mais regularmente, mas tenho o problema da escola, dos testes e da falta de tempo, sendo que eu estou a estudar na universidade do algarve no segundo ano de ACSP....e quando há testes, não tenho tempo para terinar....

a ver vamos no que vai dar....


vou seguir este tópico atentamente

rute moreno...
 

agirão

New Member
Rapaziada!
Acabei de chegar de uma visita de estudo. Estou na escola e vim aqui cumprir o dever de colocar mais uma sessão. Após um fim de semana, com um feriado próximo, em que houve mais pedaladas, o aconselhável é fazer um treino longo, em método WIND-SLY.

SESSÃO SETE

Exemplo: 90 MINUTOS de pedaladas, num regime intermédio ( pedaleira do meio e 4ª / 5ª atrás ) e variações de ritmo. 20 VARIAÇÕES DE RITMO ( subir a rotação até ao máximo e voltar ao normal )
Estamos a pedalar a 70 / 80 rpm, subimos...subimos...subimos e largamos. Esta subida é breve, cerca de 30 segundos.
A distância entre cada subida é indiferente. Há que gerir para fazer 20.
ATENÇÃO 20' aquecimento e 15' relaxamento.

Aos outros Amigos e Amiga, falarei logo!

Seja qual for o método, há que treinar!
 

siulm10

New Member
Podemos fazer os intervalos de 4,5 minutos * 30 segundos em 4,5 minutos * 30 segundos para fazer 20 nos 90 minutos ou estou errado?
 

vitormines

New Member
Viva,

Finalmente consegui fazer a sessão 3...

SESSÃO TRÊS:

Vmédia

30' - 11,39km 22,78km/h (aquecimento com variações de velocidade)

10' - 14,60km 19,26km/h (com o rolo na resistencia 3 e a relação 52x11, 40 a 50 pedaladas por minuto)

15' - 21,25km 26,6km/h

10' - 24,18km 17.58km/h (com o rolo na resistencia 3 e a relação 52x11, 40 a 50 pedaladas por minuto)

15' - ????? esqueci-me de apontar

10' - 34,82km ----------- (com o rolo na resistencia 3 e a relação 52x11, 40 a 50 pedaladas por minuto)

30' - 47,35Km 25km/h

Média total: 23.7km/h

cmpts
 

agirão

New Member
super.byke
É um facto o que afirmas, quando referes calorias. Aqui, não estamos no âmbito do treino desportivo, estamos mais no do fitness. Há conceitos que importa desmistificar, como este, como o conceito de potência, de watts aplicados. Penso que, da forma como decorre este tópico, poderemos enveredar, felizmente, por esclarecimento de conceitos. Pela aquisição de conhecimentos sobre planificação do treino, periodização, endurance, resistência, velocidade, força..por aí adiante. É importante que o façamos, sem complexos, de uma forma clara e entre amigos! Iremos fazê-lo! É interessante!
Interessante é, também, a correcta planificação, sobretudo para esclarecer as etapas fundamentais de uma programação, pois verifico um fenómeno vulgar, e não só no btt..!! A aplicação de items de treino específico sem se ter trabalhado a condição física de base, a endurance, a resistência, a velocidade..!! Aqui, sim, há necessidade de ser sistemático e não se queimar etapas.

Bem, com calma, vamos todos debatendo estas ideias, independentemente dos objectivos, ou métodos!

Força..!!
 

agirão

New Member
vitormines
Verifico que fizeste uma boa aplicação desta sessão! Parabéns! ( cá está a motivação a trabalhar..!! )
Se sentires as pernas um pouco pesadas, coloca o rolo a aplicar menos resistência. Neste tipo d trabalho importa mais a frequência e mais tempo a pedalar do que um esforço maior em menos tempo.
Qualquer dúvida, terei toda a vontade em ajudar.
Um dia destes, vou convidar as pessoas que pretendam, a fazer uma sessão de spinning no meu ginásio! Não estou a falar comercialmente, até porque funciono no ginásio só com amigos e não como negócio! Só pelo prazer de troca de experiências desportivas!

Morena! Nas tuas palavras percebo a enorme paixão pela solidariedade! OBRIGADO e PARABÉNS por essa posição na vida..!!
Não tenhas medo de treinar! Com qualquer material, com ou sem restrições de tempo..!! CARPE DIEM..!! Só os inteligentes o conseguem..!! TU CONSEGUES..!!
 

VÍRUS

New Member
Caro AGirão, ando curioso com uma situação que se refere à minha frequência cardiaca. Noto que com pouco esforço ela sobe muito! Por exemplo, saio com os amigos e vamos a pedalar a uma determinada cadência, tipo 90 por min, em ligireiríssima subida e igual resistência, mas enquanto eles vão com, por exemplo 135 ou 140 de FC eu já levo 150 ou 160. No entanto, sinto-me perfeitamente bem. Ainda no passado Domingo, vinha a pedalar com um amigo, numa ligeira subida, mas desta vez a puxar um pouco mais forte. Ora, ele vinha com 150 de FC e eu com 170!!! De referir que me sentida com disponibilidade para acelerar bem mais. Também reparo que nas subidas duras, aquelas em que temos de usar a tartaruga e onde colocamos à prova toda a nossa técnica, força e resistência, a minha FC sobe para os 200 por min!!!! Tenho o pulsómetro há cerca de um mês e até então nunca tinha reparado nesta situação. Tenho 32 anos, 1,80m e 79kg. A minha FCM de repouso é também um pouco alta: 60 por min. Será que devo consultar um médico, fazer algum teste de esforço??' Calculo a minha FCMáxima pela fórmula, um pouco impírica, do 220 - a idade. Talvez o deva fazer pelo teste da subida em bicicleta com esforço máximo, precedido de aquecimento adequado????
Agradeço desde já a sua disponibilidade ou a de quem me poder ajudar.
PS. Estou na terceira semana do método «Via Simples».
 

agirão

New Member
VÍRUS
Logo responderei.
SESSÃO OITO
Há um colega que vai competir este fim de semana. Vamos trabalhar o apronto de forma da velocidade.
1. Aquecimento, com ligeiras acelerações; 2. 45' pedaleira média, 6º ou 7º carreto e acelerações de um minuto. 15 acelerações, com 2' de recuperação.
Ex: 1'rápido..2'Rec..1'r..2'rec....até +- 45'.
3. Relaxamento.
Bom Treino! Força!
 

siulm10

New Member
Obrigado Prof. Girão por todos os ensinamentos e experiências que nos tem contado.
Espero que os seus objectivos sejam alcançados em todas as vertentes.

FORÇA o Prof. bem merece....
 

OnWheels

New Member
Boa noite.

Hoje venho aqui deixar os resultados da Sessão 2 (adaptada).


ActividadeTempo [min]Distancia Percorrida [km]Velocidade Media[Km/h]Freq. Cardiaca [bpm]
Aquecimento123,316,5101 0 106
Variações55,020,4 máx 140
Relax46,116,5104 a 108
1º Exercicio1511,216,8135 a 160
Relax512,616,8110 a 117
2º Exercicio1517,218,4140 a 165
Termino518,515,6107 a 112


De notar que tenho realizado algumas adaptações a nivel de tempos de aquecimento e de termino para encaixar o treino em mais ou menos uma hora. Por vezes torna-se complicado arranjar mais tempo.

Não tenho quaisquer ambições competitivas... é apenas pelo gozo, satisfação pessoal e se possível tirar algum peso ao ciclista (sempre fica mais barato do que tirar peso a bike).

No final do treino havia uma certa sensação de pernas pesadas.. mas hoje de manhã acordei fresquinho que nem uma alface :)

Um abraço.

Nota: O facto de estar atento aos tempos e a anotar as distâncias ajuda a passar o tempo em cima da bike de spinning, uma vez que a paisagem é sempre a mesma :D
 

agirão

New Member
Luís!

Muito Obrigado pelas palavras simpáticas. Desejo-te a mesma coisa, pelas mesmas razões! Força!

On Wheels!

Aí está uma boa razão para pedalar! O prazer! Força e coragem!

Um Abraço!
 

nirvugo

New Member
Boas,

Gostava de "ouvir" a vossa opinião em relação ao que o Virus disse, e que também me acontece. O que se passa é que sempre que faço um treino no rolo (de modo geral 1hora) começo com 80bpm e chego aos 171bpm. Faço 10' de aquecimento seguidos de 7´de esforço e 3' de recuperação (repito 4X) e por fim faço 10' de arrefecimento. Ando sempre acima de 80/85 rpm porque sempre que baixo desse valor sinto que não estou a pedalar convenientemente. Se me puser a 132bpm parece que não estou a esforçar nada e quando estou a 160bpm sinto-me bem e sinto que realizo trabalho. Será uma questão de forma física? Eu faço exercício físico diário (entre 1h de corrida e 40' a 1h de treino em rolo) há 3 anos, sinto-me bem fisicamente e até tenho alguma endurance. :oops:
Cumprimentos,

P.S: tenho 29 anos, 1,71m e 68kg.
 

agirão

New Member
Tenho pensado bastante nesta situação, desde que o colega Vírus colocou a questão. Após conversas com pessoas dedicadas ao treino há já bastante tempo, somos de opinião que, em ambos, existe mais facilidade em trabalhar em regimes muito próximos do limiar aeróbio. por estranho que possa parecer e, depois de termos colocado várias hipóteses, tendemos a pensar que poderá ser algum défice de força, havendo facilitação do esforço pela inércia do trabalho mais rápido.
Como forma compensatória, deverá ser feito trabalho de séries longas, em regimes não muito elevados e com tempos de recuperação curtos. É o tipo de trabalho que poderá equivaler, no atletismo, a séries de 1000 metros, em esforço sub-maximal. Resumindo: trabalho longo, não muito rápido, com recuperação curta.

Poderei colocar alguns exemplos práticos, num próximo post.
 

VÍRUS

New Member
Obrigado pelo interesse e respectiva preocupação!! :roll:

Aguardo por exemplos práticos.

De qualquer forma vou ver se faço essa tal prova de esforço e assim poder, ou não, encontrar alguma resposta a esse nível.
mais uma vez obrigado.
 

agirão

New Member
Farei isso em breve! E, a prova de esforço devia ser algo a realizar sistematicamente por todos os atletas.

Não entres em pânico! Calma!
 
Top