Transporte de bicicletas nos comboios

tragulla

New Member
#82
En España mucho peor que en Portugal. Aquí todo son problemas. Cuando he ido de Porto a Aveiro y de Aveiro a Guarda todo facilidades por parte del revisor.
 

Mr.sa

Active Member
Sobre França eu posso falar, pois ainda no Verão passado usei.

Nem todos os comboios podem levar bicicletas lá, mas os chamados regionais normalmente levam. A ter em conta que por exemplo eu via-me grego para enfiar a minha bike com roda 29 + pneu de montanha no sítio xD São suportes laterais ao alto que eles usam lá.

Do que me lembro, TGV nenhum leva quase, inter-cidades é ela por ela, vai depender da chamada "enchente" do comboio, e os regionais, todos levam ou quase todos.

Isto pelo menos no comboio que usei, que foi Toulouse para Lourdes.
 

SeteGu

Active Member
Pois... pelos vistos, na generalidade dos países europeus, não é muito melhor do que cá...

Há sempre a tendência do Português para pensar que "lá fora é que é bom"...
 

gsilvapt

New Member
Sinceramente, o único país onde a coisa funciona mesmo bem deve ser na Holanda. Conheço casos também da Bélgica, onde as coisas estavam minimamente adaptadas aos ciclistas. No entanto, pedalar com neve, era um desafio do camandro - ainda para mais a senhora tinha sido mãe e transportava a criança na bicla (meeedoooo :eek:), mas tinha mesmo que ser.

Por vídeos que já vi no YouTube, no Reino Unido as coisas são péssimas. Há vídeos de condutores que saiem dos carros para agredir ciclistas só porque os ciclistas os repreenderam por uma manobra idiota. Um ligeiro exemplo: https://www.youtube.com/watch?v=JepRJC1DVCM#t=52
 

SeteGu

Active Member
Esta semana deparei-me com uma situação algo insólita: o senhor da bilheteira a dizer-me que não podia levar bicicletas no IC. Expliquei-lhe que estava enganado, foi-se informar e deu-me razão.

Não acho que tenha culpa até porque não se limitou a insistir comigo (como se calhar outros fariam) mas é estranho ainda haver, por parte da CP, pessoas que não estejam devidamente informadas.

Quanto à reclamação que fiz há quase um mês e meio e que podem ver aqui ainda não tive qualquer feed-back.
 

AFP70

Well-Known Member
Boa noite ao Fórum,

Aqui pelas Terras Helvéticas não me posso queixar, podemos transportar bicicleta em quase todos os comboios, com lugar específico devidamente assinalado em cada carruagem por autocolante como poderão constatar nas fotos remetidas em anexo.

Quando efetuamos na página www.cff.ch uma simulação de viagem, temos acesso à seguinte sinalética http://www.cff.ch/horaire/informations-sur-lhoraire/explication-des-signes.html que indica em que condições e comboios podemos transportar a bicicleta.

Acho o preço de transporte bastante interessante quando comparado com o preço de transporte de uma pessoa, senão vejamos:

Uma viagem adulto Genève --> Lausanne, ida e volta em 2ª classe, bilhete normal, custa +/- 42 Euros (falamos de +/- 65 km para cada lado).

A mesma viagem em bicla fica por +/- 14 Euros, aliás este é o preço máximo (carte journalière) pago para andar todo o dia independentemente dos kms efetuados, ou seja se me deslocar de Genève para qualquer parte do país pago somente este valor, mesmo que mude (n) vezes de comboio.

Como constatam, estes preços nada tem a ver com a nossa realidade portuguesa ;)

20034hj.jpg


4gnach.jpg


24onhfk.jpg


v8mwzl.jpg


2rzryfa.jpg


Cumprimentos,
Alexandre Pereira
 

dedicatep

Member
Pessoal,

Quem já transportou as bicicletas no intercidades, protegeu com o cadeado ou aloquente durante a viagem? Verificavam regularmente se a bicicleta estava no sitio?

Cumps
 

SeteGu

Active Member
Sim... levo um cadeado fraquito com que prendo a roda traseira e o quadro ao suporte. Mas a bicicleta que costumo levar ninguém a quer... nem dada. Se levares uma boa o ideal é um cadeado de correntes relativamente grossas tipo isto ou um cadeado em U grande deste género.
 

SeteGu

Active Member
A propósito desta reclamação... a resposta da CP:


Fiquei agradado com a resposta. Acho apenas que 30 minutos é muito tempo... devia ser menos ou, idealmente, deviam a ser os últimos lugares ocupados (para o caso de quem não leva consigo uma bicicleta).
 

SeteGu

Active Member
Venho neste preciso momento num Alfa Pendular (AP) com a bicicleta:

Porquê?

Porque é um AP que está a fazer serviço InterCidades (IC). Já não é a primeira vez que me acontece o mesmo a este dia da semana e a esta hora. De qualquer das formas não adivinho... nem me passou pela cabeça que tal pudesse acontecer... já tinha adquirido os bilhetes antes.
O revisor não me queria deixar entrar no comboio (outro funcionário da CP que não sabia que já se podiam transportar bicicletas no IC). Felizmente acabou por me ouvir e foi até bastante simpático ao recomendar-me um local para levar a bicicleta: o lugar reservado para "cadeiras de rodas dobradas".

EDIT: Em condições normais não é permitido levar bicicletas nos AP a menos que vão...
CP said:
(...) desmontadas e devidamente acondicionadas como bagagem que não exceda, nos porta volumes ou por baixo dos bancos, o espaço correspondente aos lugares a que tenham direito, num máximo de um volume por passageiro. Este transporte é gratuito. - See more at: http://www.cp.pt/passageiros/pt/inf...il/transporte-bicicletas#sthash.JpJgtIst.dpuf

Apenas mais uma curiosidade (num IC):
 
Last edited:

pedro1987

New Member
Na semana passada fui a fátima, e depois vim de comboio, foi a primeira vez que transportei a bike no comboio naquela hora calhou o inter regional, e não houve qualquer problema com o revisor, vim de chão de maças a espinho tranquilo.
 

demolisher

New Member
Boas

Este tópico já está enorme e não consegui ler tudo, este fim de semana usei o intercidades para transportar a bicicleta e não achei nada prático. Em primeiro lugar porque os lugares 15/17 estão de costas para bicicleta, ou seja todas as paragens tenho que estar a olhar para trás para ver se ninguém leva a bicicleta, o que não é nada cómodo. Depois a roda de trás encaixa bem no suporte, mas a roda da frente não encaixa no suporte mais alto por ser muito grossa. A solução que arranjei foi tirar a roda da frente e pôr a bicicleta atravessada no chão a ocupar os 2 lugares, ou seja se fosse outra bicicleta lá já não tinha maneira de a levar. E como a bicicleta não foi presa a nenhum lado o quadro embateu muitas vezes com a trepidação e risquei-o. Digam qual a melhor maneira de a transportar?
 

SeteGu

Active Member
O ideal é prender a bicicleta. Eu costumo prender com cadeado em U a uma espécie de corrimão do lado direito que separa essa zona da de entrada e saída do comboio. Assim não a levam (à partida), não abana, não bate, não risca, etc... ás vezes com cadeado na roda (ou sem) abana um pouco mas nunca, que eu saiba, bateu em lado algum.

Qual é a largura do pneu da frente? Eu com a Coluer e pneu 2.1 consigo coloca-la lá mas realmente com 2.25 se calhar já não conseguia... não sei, só experimentado. Daqui a uns tempos vai levar um 2.25... a ver como corre. :roll:
Da primeira vez também achei que é preciso algum jeito/ginástica para a colocar lá mas depois torna-se fácil.
 

SeteGu

Active Member
O suporte em que tenho usado há-de ser igual. Ainda só vi de um tipo.

Sim... provavelmente resolvia. Mas com 2.1 não tenho esse problema.

EDIT:
É assim com o tal corrimão:


Já apanhei uma ou outra carruagem sem o corrimão mas com uma "parede" na mesma zona. Mas de resto é tudo igual.
 
Last edited:

demolisher

New Member
O tamanho é 2.25, tentei várias vezes e não consegui encaixar o pneu. Esse corrimão que falas foi onde a bicicleta ao bater com a trepidação esmurrou, mas não tinha outra maneira de a segurar. Fui do Porto até Lisboa constantemente a olhar para trás a ver se não a roubavam, jurei que foi a última vez.

Edit:

O suporte em que levei é exactamente igual a esse. Primeiro ainda tirei a roda da frente e a bicicleta ficou ao alto só segura pela roda de trás, resultado: numa curva ela caiu para trás, tive grande sorte não estar a passar ninguém. Depois metia no chão na diagonal a ocupar os 2 lugares e segura pela roda de trás que estava encostada a esse corrimão.
 
Last edited:

SeteGu

Active Member
Se colocares do outro lado não deve bater em lado nenhum... tens é de prender na roda (o que é menos seguro se tiveres aperto rápido). Curiosamente nunca dei que alguma bicicleta batesse lá (já transportei 4 diferentes).

Nesse caso esvaziar o pneu pode ser uma opção... a altura do aro também é relevante... na que tenho o pneu 2.1 o aro até é bastante alto e sempre consegui. Realmente é chato se não der para pneus maiores.
 
Last edited:

Hardskin

Well-Known Member
Olhando para essa foto, mais do que a medida do pneu será a forma como se encaixa a roda para ser bem sucedido. Olhem bem para a imagem na zona da roda da frente. ;)
 

demolisher

New Member
Essa de esvaziar o pneu é boa ideia, não tinha pensado nisso. Então supondo que a consigo colocar ao alto, depois como a protejo para que não me roubem? Não estou a ver onde a prender e eu tenho apertos rápidos
 

dedicatep

Member
Eu já transportei uma bike no IC com pneu 2.35 a frente e atrás e tem mesmo de se esvaziar os pneus para saber naqueles suportes. Na altrua usei um cadeado daqueles baratos só para dificultar um pouco a quem tivesse más intenções, mas a oportunidade para roubar a bike é nas pargens por isso basta estar de de olho nessas alturas, coloquei na roda de tras a passar pelo quadro e roda. Realmente é preciso de ter cuidado com aquela grade junto da porta porque o suporte de baixo pelo que me lembro gira e então o quadro pode bater.

MAs correu tudo bem e volatava a repetir, a viagem que fiz por lisboa - aveiro
 
Top Bottom