Transmissão 1x10 (vantagens vs desvantagens)

klaser

Well-Known Member
Daniel (grouk), 34 / 40 em zonas que nós conhecemos,depois de uns valentes kms nas pernas,e tamos a falar de um 29,certo? Pode ser pesado sim senhor...
 

grouk

Member
Klaser:cool: sim uma 29 daquelas que parece que falta alguma coisa na frente. sim efetivamente é pesado, mas gosto tanto do 1X que s calhar vou para um prato 32

daqui a uns tempos vou organizar uma passeata quero que venhas pá;)
 

klaser

Well-Known Member
Ainda não vi a tua bike mas já percebi que é uma cannondale.... espero que tenhas pouca técnica porque pernas não te chego,vamos ver se no monte dou-te luta :D
 

nunokas

Member
não tenho qualquer problema em dizer que fui apanhado de surpresa, tenho andado com ela em voltas por aqui e mesmo em picadas muito inclinadas e cenas tecnicas no mato não tinha tido problemas e passava tudo sentado, no sábado, foi como disse a subida era longa, de gouveia até as penhas mas havia partes mesmo muito inclinadas que eu ia tão devagar que a minima pedra rego ou falta de traçao parava logo, tenho para comigo que muito tambem foi falta de tecnica

Boas.


Andamentos e ritmos na fininha é diferente para btt, ainda mais em terreno que requer alguma técnica.
Nesse caso precisavas de mais cadência para compensares no imediato alguma falta de tracção. Essa cadência só a terias de duas maneiras: Um carreto maior atrás ou prato menor à frente ou então, nessa mesma configuração, ainda mais força nas canetas para essa cadência necessária ;)

Esse é precisamente um dos aspectos focados aqui neste tópico quando ás limitações do monoprato. Não se esqueçam que os atletas dispõem mais que um prato para adaptarem à tipologia da prova/terreno. Geralmente, em competição, usa-se a aranha para troca rápida dos pratos, ao contrário da moda dos pratos direct mount que é bonitinho, fica bem e rapas umas gramas mas é uma soluçao mais fixa :rolleyes:

Outra coisa importante é o bom senso e eu vejo por aí muita falta dele quando vejo malta com escassa preparação física a ir atrás das modas e a "monopratizar" só por que sim. Depois mal se aguentam na roda dos colegas em plano e falso plano a bater claras em castelo e nas empinadas longas e/ou mais técnicas descalçam quando se calhar em duplo prato daria perfeitamente...

A título de curiosidade, neste último cape epic a equipa team bulls com o Karl Platt, venceram aquilo com duplo prato shimano. De certeza que não foi por falta de força nas canetas que optaram por esta transmissão :)
Isto para dizer que têm é que adaptar a transmissão ás vossas necessidades e não o contrário. Não há certo ou errado, há é vários caminhos para o mesmo fim ;)


cumps
 

Insignia

Active Member
Penso que as conversões morreram hoje com o lançamento do SLX 11v, cassete a 60€ PVP, claro que a iremos encontrar muito mais barata :D
 

fabio viana

Well-Known Member
Até fica bastante em conta o novo grupo slx..

1x11
Cassete: +/-61€
Corrente: +/-25€
Manipulo: +/-30€
Desviador: +/-58€

2x11
Cassete: +/-61€
Corrente: +/-25€
Manipulo(par): +/-58€
Desviador: +/-58€
 

klaser

Well-Known Member
Falta no 2x11 o desviador da frente...mas não é caro...e estes preços devem ser a base,vamos encontrar mais baratos...
 

Mr.sa

Active Member
Mr. sa eu comprei a bike com a relação que fiz as contas que me ia chegar, 2 x11V , cassete 11-40 e pedaleira 28-38. Tudo certo,fiz as contas das relações que precisava,e tava tudo OK....Quem não gosta de destrocar à frente até tem certa razão,mas eu há muito que uso 3x9 e agora 2x11,mas com um aparte muito importante. Para que essas trocas à frente não se tornem desconfortáveis, a diferença entre pratos não pode ser muito grande, eu então nunca passo dos 10 dentes,no 26 3x9 tenho 24/32/38 e é uma maravilha,não me importo nada de usar o desviador da frente... Um dos pontos fracos do 2x10 é esse,sem adaptação e limitado à cassetes 36 (sem adaptação ou as cassetes novas de agora,digo no que havia no mercado) obriga a usar um prato pequeno muito diferente em termos de número de dentes do grande,fica ruim....
Eu só não contava com o seguinte, eu não gosto de usar sistematicamente o carreto mais leve da cassete,este fica para SOS mesmo. No caso da cassete XT,menos gosto de usar,porque aquilo é em alumínio e se dermos muito uso lá se vai a cassete...mas voltando,eu pensei que a cassete 11-40 nos últimos era 38-40...só que não :D .. é 35-40 .... então com o 28, a 3ª,2ª mudanças não são assim tão leves quanto isso nas picadas mais fortes, tem me obrigado a recorrer mais do que eu gostaria ao "carretão" 40 ( isso numa roda 29 ) . Mudar a cassete para uma 11-42 é uma opção,mas não gosto do peso nem daquela coisa maior ainda na roda :D ... Tou a pensar seriamente em meter um prato de 26 no lugar do 28 e mandar minha teoria dos 10 dentes pro espaço....

Lá está. No 2x10 a relação ideal que a shimano recomenda é mesmo o 26-38, enquanto que no 2x11 é 26-36 ou 28-38.

Sendo que as relações em ambos, fica muito parecido, o 11 é algo mais leve, mas o 2x10 no mais leve possível, é mais leve que o meu atual 32 com 11-42.

Tenho colegas que usam 24-38 À frente... até me dá arrepios só de pensar o sofrimento que eles provocam aos coitados dos desviadores... sim ambos... porque ainda por cima não o sabem usar, e não seria a 1ªvez que tinha de avisar aos chicos que iam com o 38 à frente e 36 atrás...
 

klaser

Well-Known Member
24 eu não meteria com 38 em hipótese alguma....o 26 experimentar não custa,sou capaz de testar isso a ver se fica melhor...
 

fabio viana

Well-Known Member
@Klaser, mas se partirmos do principio que já temos um desviador de 2x10 na frente acho que não é preciso estar a comprar um novo..
 

klaser

Well-Known Member
Fábio,pensei que tava a falar de comprar o grupo todo...ok....neste caso até dava para usar o manípulo esquerdo,ficava feio mas dava :D
Daniel é raro ver um estradista virar-se para os tratores..ao contrário é como mato.... mas queria muito fazer umas trialeiras contigo,o gajo tem de se vingar de alguma maneira....
 

moshinho

Super Moderador
Sou suspeito...:rolleyes:
Venho das fininhas e era contra a roda grossa.
Dizia que nunca iria ter uma.
Nunca mais toquei na fininha...
 

grouk

Member
Eu também sou daqueles que há uns tempos atrás dizia que nunca iria quer fazer btt mas a vida dá muitas voltas. Não gosto nem mais nem menos, é diferente, a minha disciplina é e sempre será a estrada, por muitas razoes, na estrada eu saio de casa e consigo fazer 6h sem pensar muito para onde me virar, treinar é muito fácil saio da garagem e já estou a treinar e fazer a analise do treino e da condição física é muito mais fácil watts são watts por isso é só comparar com o dia de ontem.

O btt por outro lado permite ir a sítios e fazer coisas que com a outra não é possível, alem disso na de btt tenho uma postura mais descontraída, não sinto aquela necessidade de ir sempre a fundo, mas também me é difícil fazer voltas longas e começo a chatear me quando os caminhos começam a dar a lado nenhum e tenho que andar a voltar para trás porque não tem saída, já para não falar da lavagem da bike que tem que ser em cada volta
 

gfrmartins

Active Member
Preciso de um pouco de ajuda numa questão,

Acabei de montar o sistema 1x10 na minha Merida, comprei um prato RACE FACE NARROW WIDE (32), uma corrente KMC 10V X10.93 e mantive a cassete (já tem uns klms mas parece-me não estar muito má) no entanto quando coloco em 32x11 a corrente salta dentes quando puxo com mais força nos pedais.

Em tudo o resto está a funcionar perfeitamente mas no prato carreto mais pequeno da cassete salta dentes, será desgaste da cassete?
 

wawando

Member
Caros Moshinho e Grouk,
Benvindos ao maravilhoso mundo do btt: o melhor complemento para os treinos na estrada :)
Dicas base (basicas mas que tento sempre manter presentes):
- em caso de duvida, não fazer: desmontar e estudar o assunto para a próxima ser com confiança
- relaxar os bracinhos, mesmo quando o piso é lixado
- a descer, calcanhares para baixo
- a descer nunca travar bruscamente, e em caso de piso solto, atrasar um pouco a travagem

E sim, é preciso mimar mais a bike, o desgaste é maior e sem cuidado a conta sobre ainda mais...

(grouk: estou quase a comprar uma bike de ciclocross: https://www.canyon.com/en-pt/road/inflite/)
Back to topic!
 
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grouk

Member
Preciso de um pouco de ajuda numa questão,

Acabei de montar o sistema 1x10 na minha Merida, comprei um prato RACE FACE NARROW WIDE (32), uma corrente KMC 10V X10.93 e mantive a cassete (já tem uns klms mas parece-me não estar muito má) no entanto quando coloco em 32x11 a corrente salta dentes quando puxo com mais força nos pedais.

Em tudo o resto está a funcionar perfeitamente mas no prato carreto mais pequeno da cassete salta dentes, será desgaste da cassete?


se salta é desgaste na cassete e ainda não casou com a corrente. Por vezes ao fim de alguns ks assenta outras não. há uma forma de ver o desgaste da cassete, com a roda de trás travada força os cranks e vê se a corrente desliza ligeiramente nos dentes da cassete. se sim é porque já tem desgaste, mas como disse por vezes com os kms assenta. Já há algum tempo que não tenho nenhuma assim mas é muito irritante
 

grouk

Member
Caros Moshinho e Grouk,
Benvindos ao maravilhoso mundo do btt: o melhor complemento para os treinos na estrada :)
Dicas base (basicas mas que tento sempre manter presentes):
- em caso de duvida, não fazer: desmontar e estudar o assunto para a próxima ser com confiança
- relaxar os bracinhos, mesmo quando o piso é lixado
- a descer, calcanhares para baixo
- a descer nunca travar bruscamente, e em caso de piso solto, atrasar um pouco a travagem

E sim, é preciso mimar mais a bike, o desgaste é maior e sem cuidado a conta sobre ainda mais...

(grouk: estou quase a comprar uma bike de ciclocross: https://www.canyon.com/en-pt/road/inflite/)
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sem dúvida que é um bom complemento, só que aqui o treino não é só pedalar, até para descer é preciso treinar e não basta baixar sobre o guiador.

quanto bike de ciclocross acho que fazes bem, a regra do N+1 é para ser cumprida, a minha tem estado parada mas não por falta de vontade mas por falta de opurtunidade
 

gfrmartins

Active Member
se salta é desgaste na cassete e ainda não casou com a corrente. Por vezes ao fim de alguns ks assenta outras não. há uma forma de ver o desgaste da cassete, com a roda de trás travada força os cranks e vê se a corrente desliza ligeiramente nos dentes da cassete. se sim é porque já tem desgaste, mas como disse por vezes com os kms assenta. Já há algum tempo que não tenho nenhuma assim mas é muito irritante

Boas,

O problema era mesmo o desgaste na cassete, coloquei uma cassete nova e já funciona sem problemas.

Obrigado
 
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