Transmissão 1x10 (vantagens vs desvantagens)

zdjota

Member
Não há diferença nenhuma na distância entre o pratos.

onde esta a diferenca do 2x pro 3x se o 2 esta melhor optimizado pra relacoes 2xqualquercoisa de origem do que um 3x transformado em 2x? se nao ha diferenca entao todos compravam os triplos e tiravam os pratos que nao querem...
 

edununo

Well-Known Member
Se converterem uma pedaleira de tripla para dupla basta retirar o prato grande. A distância entre o do meio e o interior não é alterada. Há que tire, nos casos em que dá, o espaçador do movimento pedaleiro do lado contrário à transmissão e o coloca no lado da transmissão. A ideia é puxar ambos os pratos para fora.

Numa pedaleira 2x de origem os pratos não estão na mesma posição dos 2 pratos de uma tripla adaptada.

stronglight-chainline-diagram.jpg
 

edununo

Well-Known Member
onde esta a diferenca do 2x pro 3x se o 2 esta melhor optimizado pra relacoes 2xqualquercoisa de origem do que um 3x transformado em 2x? se nao ha diferenca entao todos compravam os triplos e tiravam os pratos que nao querem...

Na distância entre os pratos não há diferenças. Há é na posição de ambos.
 

edununo

Well-Known Member
Não. Se tirares o prato grande, os outros 2 ficam no mesmo sitio.
Para os mover é preciso " inventar ".
 

edununo

Well-Known Member
Acho que não estamos a falar do mesmo.

A aranha é o local onde os pratos apertam.
Em muitas pedaleiras é fixa.

Exemplo.
xtcranks-1.jpg


Não recua. É fixa.
 

Geezer

Member


Ignorando o facto da balança, como se pode ver existe 2 tipos de furações/BCD's. A que está no interior é para o prato interior ou a chamada avozinha :D . A furação que está por fora aperta o prato grande e o do meio (daí a necessidade de um parafuso maior ou mais pequeno para sistemas 3x? 2x? 1x?)

Logo a aranha nao anda ou sai de sitio caso o prato grande salte fora. Normalmente usa-se um parafuso mais pequeno ou conjunto de parafuso e fêmea (corrijam-me se errado) ou entao há quem use uma protecção plástica para nao ter que arranjar parafuso pequenos. (menos pratico ou bonito mas um belo dessenrasca lol )

Desde ja peço desculpa se algo que disse esteja errado pois nao sou o gajo mais entendido desta coisada toda -.-'
 

zdjota

Member
mas na linha em relacao ao quadro, quando retirar um prato, logo a aranha ira se "deslocar" da linha inicial ficando na linha do prato medio, pois e nele que passa a apertar.
 

klaser

Well-Known Member
Que confusão estás a fazer..a aranha fica sempre no mesmo lugar em relação ao quadro, o prato médio encosta na parte de dentro da aranha , o prato grande na de fora.... O parafuso normal tem comprimento suficiente para a espessura do prato médio, para a espessura da aranha + a espessura do prato grande... Se se tirar o prato grande, perde-se esta espessura e o parafuso fica muito grande e não dá aperto, aí é fazer como o colega disse posts atrás...
Quando se passa para um prato é o mesmo que ocorre,porque se coloca no lugar do prato do meio...
 

fabio viana

Well-Known Member
Acho que estão aqui a fazer algumas confusões em relação a linha da corrente..

Vamos por partes.

Na pedaleira de 3 pratos temos 3 "sitios" onde encaixar os pratos, ou seja, o 1º prato, 2º e 3º

No fundo se retira-mos o 3ºprato da pedaleira de 3 pratos, não muda-mos nada na pedaleira, apenas a corrente vai ficar mais torta se usar-mos o prato pequeno com os carretos pequenos, porque a pedaleira não têm uma linha de corrente ideal para ser usado o 1º prato com os últimos carretos mais "pesados" da cassete, e o 2º prato vai ficar com a mesma linha de corrente que tinha antes, nada é alterado.
 
Obrigado pessoal!
Eu por acaso, usando 3 pratos, tenho cuidado com as linhas da corrente! Quando uso o prato pequeno é mesmo para aquelas "aflições" que quando acabam, volto para o prato do meio e só neste é que uso quase toda a cassete.

No caso de passar de 3X para 1X, o unico prato ficará no lugar do prato do meio e aí não haverá problema de usar toda a cassete, correcto?

PS: a minha pedaleira é igual à das imagens, XT 175 mm.
 

fabio viana

Well-Known Member
Eu também já usei 1x9 e conseguia usar a cassete toda com o prato do meio sem problemas, por isso acho que no teu caso não será diferente :)
 

rr2

New Member
Obrigado pessoal pela ajuda, sendo assim nao vejo necessidade de comprar uma pedaleira nova, sendo que a minha faz 1x10 ou 2x10 sem prejudicar nada.
Pensava mesmo que era preciso gastar dinheiro e o mecânico da loja já a pensar nisso disse-me que não era solução tirar os pratos da minha... é só malta a querer enriquecer!!!
 

fabio viana

Well-Known Member
É assim para ficar totalmente prefeito é claro que uma pedaleira de 2 pratos é melhor o que uma de 3 convertida, mas para que gastar tanto dinheiro se a diferença no terreno é praticamente nenhuma, ou seja, basicamente nem se irá notar nada.
 
Top