Ora viva, cá estou mais uma vez para continuar a análise á Bike que tem trazido muitas alegrias nas minhas voltas pelo mato...
Antes de mais vou começar por fazer uma análise às rodas CrossMax SL de 2007.
Já com cerca de 350km feitos e com 0% de empenos, a maior parte em trilhos de enduro, as rodas têm me surpreendido pela positiva. A diferença de peso em relação às XL possibilita um aumento de aceleração e a absorção dos impactos não fica nada atrás. O encaixe do pneu é ligeiramente diferente ficando com um aspecto mais redondo devido a este aro ser mais estreito.
Alguns raios já demonstraram que não ficam nada atrás dos machados a partir pequenos troncos que estão abandonados pelos trilhos.
Falando agora da Suspensão, Marzocchi Marathon XC 2006 (já está vendida), só tenho a dizer que me tem safo de muitos encontros de terceiro grau com alguns rêgos e valas. Tenho mantido o curso nos 120mm e a posição do TST está no 4º clic (no sentido inverso dos ponteiros de um relógio), sendo esta a posição do TST com a sensibilidade mais adequada para absorver as irregularidades do terreno por onde pedalo. O ETA tem continuado a dar jeito nas subidas mais puxadas :shock: .
No entanto ainda aguardo a chegada da Marzocchi XC 700 SL...
A transmissão tem funcionado bem mesmo com montes de lama e chuva. Para quem diz que o XTR dianteiro não vale a pena e que o XT chega perfeitamente que tente testar os dois numa volta com resmas de lama, depois disso já fica a perceber a diferença. Enquanto que o XT se torna "pesado" a mudar do prato pequeno para o do meio, o XTR continua a funcionar como manteiga. Vou ver se monto uns cabos em teflon...
Os travões já estão 5*, a potência de travagem está ao nível dos oro 24K. Nas descidas mais longas a manete direita tem tendência a ficar mais dura, mas o problema deve ser meu por travar tanto. Vou tentar soltar mais a roda traseira e controlar mais a dianteira para o travão traseiro não ficar sub carregado nas descidas longas.
O amortecedor já atingiu os 120mm de curso e ainda restam 7mm. A posição mais utilizada do propedal tem sido a intermédia, mas de vez em quando coloco na posição mais sensível para circular em pisos mais regulares.
Em relação aos pneus a análise continua noutro tópico.
Falando do quadro… Nota-se ao longe o que o diferencia de um quadro normal, a forma das escoras não passa despercebida e para além de estético tem uma funcionalidade excelente. Apenas quem conhece a Rocky Mountain é que sabe que o quadro é feito de scandium, a qualidade das soldaduras é bem visível e os acabamentos são de luxo. A pintura é lindíssima e tem aguentado bem o contacto com as pedras projectadas pelos WTB Weirwolf. Os autocolantes da escora que diziam: “BUILT IN CANADA” é que já foram à vida, mas a culpa foi minha. A posição de condução, como eu já referi, é a ideal para quem procura uma Bike para descer sem nunca esquecer que para descer é preciso subir. Nas subidas a posição poderia ser melhorada se tivesse um avanço de 9º ou de 6º, mas prefiro o de 17º que tem montado.
Os punhos da ODI para mim só têm um problema, a tampa desencaixa com muita facilidade e tenho que a apertar antes de todas as voltas.
O selim da BBB, o CTL, em aspecto e peso é muito bom mas deixou-me muito a desejar em relação ao conforto. Após uns 30km em cima do selim começo a ficar um bocadinho desconfortável. Vou ver se o card050 me deixa dar uma volta com o selim dele para ver se afinal o Selle Itália SLR Kit carbonio Flow é assim tão confortável como ele diz.
Para finalizar só quero dizer que estou muito triste…no passado fim-de-semana fui alvo do malho mais estúpido que um bttista pode sofrer. Ia eu descansado a pedalar em direcção á civilização quando um colega e amigo resolveu puxar o meu espigão de selim (ou selim) embatendo de seguida contra o meu guiador, fazendo-nos perder o equilíbrio e tombar para o lado direito. Resultado: alguns hematomas, mas o mais importante foi o que a Bike sofreu porque as mazelas passam e os riscos na Bike NÃO!
A tampa do punho, a tampa e manete do duall control esquerdo riscado (o guiador virou ao cair); XTR traseiro riscado e o drop-out entortou. Felizmente já está tudo direito, os riscos é que não consegui tirar :cry: .
Fica aqui escrito que perdoo o causador do trágico acidente que por acaso também é utilizador do Fórum BTT (isto se tudo funcionar bem na próxima volta!). :roll:
Agora fico a aguardar a chegada da nova suspensão… :mrgreen:
Boas pedaladas