[TESTE/ANÁLISE] Rocky Mountain ETSX-TEAM

Ray Bonga

New Member
Re: [TESTE/ANÁLISE] Rocky Mountain ETSX-TEAM

OBiklas said:
a dieta da bike continua... após mudar o MagikSeal para o BlackSeal a bike foi novamente á balança: 12,6kg . -200g que me custaram 6€
Agora só falta a suspensão...
Os discos são de 160mm.

12,6kg, ora aí está um peso mais aceitável para uma bike desse calibre :D BlackSeal? vou investigar... 8)
 

OBiklas

New Member
Ora viva, cá estou mais uma vez para continuar a análise á Bike que tem trazido muitas alegrias nas minhas voltas pelo mato...

Antes de mais vou começar por fazer uma análise às rodas CrossMax SL de 2007.
Já com cerca de 350km feitos e com 0% de empenos, a maior parte em trilhos de enduro, as rodas têm me surpreendido pela positiva. A diferença de peso em relação às XL possibilita um aumento de aceleração e a absorção dos impactos não fica nada atrás. O encaixe do pneu é ligeiramente diferente ficando com um aspecto mais redondo devido a este aro ser mais estreito.
Alguns raios já demonstraram que não ficam nada atrás dos machados a partir pequenos troncos que estão abandonados pelos trilhos.
Falando agora da Suspensão, Marzocchi Marathon XC 2006 (já está vendida), só tenho a dizer que me tem safo de muitos encontros de terceiro grau com alguns rêgos e valas. Tenho mantido o curso nos 120mm e a posição do TST está no 4º clic (no sentido inverso dos ponteiros de um relógio), sendo esta a posição do TST com a sensibilidade mais adequada para absorver as irregularidades do terreno por onde pedalo. O ETA tem continuado a dar jeito nas subidas mais puxadas  :shock: .
No entanto ainda aguardo a chegada da Marzocchi XC 700 SL...
A transmissão tem funcionado bem mesmo com montes de lama e chuva. Para quem diz que o XTR dianteiro não vale a pena e que o XT chega perfeitamente que tente testar os dois numa volta com resmas de lama, depois disso já fica a perceber a diferença. Enquanto que o XT se torna "pesado" a mudar do prato pequeno para o do meio, o XTR continua a funcionar como manteiga. Vou ver se monto uns cabos em teflon...
Os travões já estão 5*, a potência de travagem está ao nível dos oro 24K. Nas descidas mais longas a manete direita tem tendência a ficar mais dura, mas o problema deve ser meu por travar tanto. Vou tentar soltar mais a roda traseira e controlar mais a dianteira para o travão traseiro não ficar sub carregado nas descidas longas.
O amortecedor já atingiu os 120mm de curso e ainda restam 7mm. A posição mais utilizada do propedal tem sido a intermédia, mas de vez em quando coloco na posição mais sensível para circular em pisos mais regulares.
Em relação aos pneus a análise continua noutro tópico.
Falando do quadro… Nota-se ao longe o que o diferencia de um quadro normal, a forma das escoras não passa despercebida e para além de estético tem uma funcionalidade excelente. Apenas quem conhece a Rocky Mountain é que sabe que o quadro é feito de scandium, a qualidade das soldaduras é bem visível e os acabamentos são de luxo. A pintura é lindíssima e tem aguentado bem o contacto com as pedras projectadas pelos WTB Weirwolf. Os autocolantes da escora que diziam: “BUILT IN CANADA” é que já foram à vida, mas a culpa foi minha. A posição de condução, como eu já referi, é a ideal para quem procura uma Bike para descer sem nunca esquecer que para descer é preciso subir. Nas subidas a posição poderia ser melhorada se tivesse um avanço de 9º ou de 6º, mas prefiro o de 17º que tem montado.
Os punhos da ODI para mim só têm um problema, a tampa desencaixa com muita facilidade e tenho que a apertar antes de todas as voltas.
O selim da BBB, o CTL, em aspecto e peso é muito bom mas deixou-me muito a desejar em relação ao conforto. Após uns 30km em cima do selim começo a ficar um bocadinho desconfortável. Vou ver se o card050 me deixa dar uma volta com o selim dele para ver se afinal o Selle Itália SLR Kit carbonio Flow é assim tão confortável como ele diz.

Para finalizar só quero dizer que estou muito triste…no passado fim-de-semana fui alvo do malho mais estúpido que um bttista pode sofrer. Ia eu descansado a pedalar em direcção á civilização quando um colega e amigo resolveu puxar o meu espigão de selim (ou selim) embatendo de seguida contra o meu guiador, fazendo-nos perder o equilíbrio e tombar para o lado direito. Resultado: alguns hematomas, mas o mais importante foi o que a Bike sofreu porque as mazelas passam e os riscos na Bike NÃO!
A tampa do punho, a tampa e manete do duall control esquerdo riscado (o guiador virou ao cair); XTR traseiro riscado e o drop-out entortou. Felizmente já está tudo direito, os riscos é que não consegui tirar  :cry: .
Fica aqui escrito que perdoo o causador do trágico acidente que por acaso também é utilizador do Fórum BTT (isto se tudo funcionar bem na próxima volta!).  :roll:

Agora fico a aguardar a chegada da nova suspensão… :mrgreen:

Boas pedaladas
 

Alf

Active Member
Re: [TESTE/ANÁLISE] Rocky Mountain ETSX-TEAM

Coitadinho do biklas... tanto amor e tu fazes-lhe isso?? Ó card050 és mesmo mauzinho... :twisted: :twisted: :twisted:

Biklas, hás de vir ver a minha bike, e aí vais ver o que é material riscado... E o quadro nem se fala, até um buraco tem... :lol: :lol: :lol:

Realmente, a bike é um espetáculo, estás-me é a dever uma descida e uma subida nela... e aí vais sentir o poder do alumínio 7005... :mrgreen:

Ora bem, se não fossem os pneus, isso não era nada... :!:
 

OBiklas

New Member
Re: [TESTE/ANÁLISE] Rocky Mountain ETSX-TEAM

boas noticias...se tudo correr bem na próxima quinta-feira dia 30 ou (máximo) segunda-feira dia 4 vou montar a nova suspensão na bike e entregar esta suspensão ao seu novo proprietário.
Marzocchi XC 700 SL...brevemente na minha rocky :mrgreen:
 

OBiklas

New Member
Re: [TESTE/ANÁLISE] Rocky Mountain ETSX-TEAM

É a LOUCURA TOTAL novo record: 12,4kg , com tudo montado(até o conta km) :exacto:

menos 200g graças à nova suspensão: Marzocchi XC 700 SL.
depois ponho fotos da nova suspensão!!
amanhã dia de testes!!!
 

Milhas_Rev

New Member
Re: [TESTE/ANÁLISE] Rocky Mountain ETSX-TEAM

Parabéns pela nova aquisição. :mrgreen: Estou pronto pra ver umas fotos da nova maquina.
 

penatabua

Active Member
Re: [TESTE/ANÁLISE] Rocky Mountain ETSX-TEAM

Olá Obiklas, qual é o peso do teu espigão de selim e qual a medida indicada para a Bike?
Um dos melhores espigões do mercado e dos mais leves é o USE Carbon.
Abraço de penatabua
 

OBiklas

New Member
Re: [TESTE/ANÁLISE] Rocky Mountain ETSX-TEAM

fotos da nova suspensão e da bike depois de uma volta com bastante lama:

foto da bike com a nova suspensão
dsc00713cp7.jpg


dsc00721pv3.jpg


a marathon XC pesava 1939g com o tubo cortado e com aranha da caixa de direcção:
dsc00723yw7.jpg


a Xc700sl com o tubo de origem e sem aranha, 1663g:
dsc00715is5.jpg


já com o tubo cortado e aranha, 1645g
dsc00722ek5.jpg


detalhe do botão do ATA:
dsc00716ut1.jpg


Por enquanto não vou comentar a suspensão porque ainda só fiz 30km com ela, mas nesses 30km notei uma grande diferença na sensibilidade da suspensão a absorver os impactos do terreno. A tampa da valvula inferior não deve ser apertada ao máximo, devido a ter um encaixe interno que ao estar em contacto com a agulha da valvula faz com que a mesma vá perdendo lentamente o ar. Mais tarde faço uma análise completa sobre a Marzocchi XC 700 SL.

penatabua said:
Olá Obiklas, qual é o peso do teu espigão de selim e qual a medida indicada para a Bike?
Um dos melhores espigões do mercado e dos mais leves é o USE Carbon.
Abraço de penatabua


O meu espigão FSA SLK Carbon tem 350mm e pesa cerca de 225g. Já estive a admirar o da USE e também vi que é mais leve, mas por enquanto vou ficar pelo da FSA. O proximo investimento vai ser no selim.
 

Ray Bonga

New Member
Re: [TESTE/ANÁLISE] Rocky Mountain ETSX-TEAM

ok, quando vi o peso da suspensão (1600g +/-) pensei logo: "isto deve ter uns 100mm de curso...muito pouco para uma bicicleta deste género..." Mas fui ver ao site da Marzocchi e voilá: faz 130mm, estes meninos italianos andam a trabalhar bem. Força nisso e boa sorte com a suspensão.

Se queres continuar a tirar peso ainda podes mudar os dual-control XT para uns rapid-fire XTR, eventualmente mudar a pedaleira também e eventualmente pedir um crédito pessoal no teu banco :mrgreen:

PS: a suspensão a branco ficou muito porreira com o resto da bicicleta.

abrazzi
 

OBiklas

New Member
Re: [TESTE/ANÁLISE] Rocky Mountain ETSX-TEAM

lellominsk said:
ok, quando vi o peso da suspensão (1600g +/-) pensei logo: "isto deve ter uns 100mm de curso...muito pouco para uma bicicleta deste género..." Mas fui ver ao site da Marzocchi e voilá: faz 130mm, estes meninos italianos andam a trabalhar bem. Força nisso e boa sorte com a suspensão.

Se queres continuar a tirar peso ainda podes mudar os dual-control XT para uns rapid-fire XTR, eventualmente mudar a pedaleira também e eventualmente pedir um crédito pessoal no teu banco :mrgreen:

PS: a suspensão a branco ficou muito porreira com o resto da bicicleta.

abrazzi

Por enquanto não posso gastar mais €€ na bike. O selim da BBB é que se torna desconfortavel após alguns quilometros, e se arranjar um novo já vai ser muito bom... quando faço contas ao que gastei na bike fico :doente: , mas quando pego nela apercebo-me e sinto que o investimento foi bem feito.
O branco da suspensão é exactamente igual ao branco do quadro, deve ser por isso que o modelo de 2007 já vem com esta suspensão de origem. :mrgreen:
 

Patubravu

New Member
Re: [TESTE/ANÁLISE] Rocky Mountain ETSX-TEAM

ò Biklas´, és um vaidoso do caraças! ehehhe

ainda bem que estás contente com o maquinão.
Em vez da Marzocchi experimenta antes a Pace RC 41 e umas rodas Xentis como tinha na minha, fica um verdadeiro avião.
Troquei as rodas, das mavic SL para as Xentis, durante a Travessia de Portugal, excelente troca, para selim devias colocar um SMP, fica mais no nível em que está montada, bem como o espigão que não devia ser FSA mas sim USE.

o que achas?

Paulo R (PAto)
 

OBiklas

New Member
Re: [TESTE/ANÁLISE] Rocky Mountain ETSX-TEAM

eu sei, eu sei :lol: ...desde que vi as fotos de uma a fazer a travessia de portugal que fiquei :shock: passado pela bike. Só quem a experimenta é que fica a entender a diferença desta bike para as outras.
As Xentis são realmente um sonho de rodas. A Pace RC 41 fica pra próxima.
Como ia meter avanço e guiador da FSA mandei vir o espigão.
 

card050

Member
Re: [TESTE/ANÁLISE] Rocky Mountain ETSX-TEAM

OBiklas said:
e Só quem a experimenta é que fica a entender a diferença desta bike para as outras.

a diferença é que essa é pior que as outras todas :twisted:
loool
tou na brincadeira pah... tu queres é uma placa nova para sentares o cú... é este fds que ficas a conhecer a pluma confortável :D
(vá confessa lá... querias era estaleca pa bombar num HT d carbono com 80mm de curso :lol: :mrgreen: ... )
deixa-me ter a minha d volta e trocamos numa voltinha... ;)
 

OBiklas

New Member
Re: [TESTE/ANÁLISE] Rocky Mountain ETSX-TEAM

card050 said:
tou na brincadeira pah... tu queres é uma placa nova para sentares o cú... é este fds que ficas a conhecer a pluma confortável :D
(vá confessa lá... querias era estaleca pa bombar num HT d carbono com 80mm de curso :lol: :mrgreen: ... )
deixa-me ter a minha d volta e trocamos numa voltinha... ;)

Amanhã quero testar essa tal "placa"!!!!
Nunca experimentei uma Ht de 80mm de curso, mas por acaso estou curioso para testar uma máquina dessas! aceito o convite e quando tiveres a tua de volta avisa-me :wink:
 

OBiklas

New Member
Mais um teste e mais uma análise e desta vez ao Selle Itália SLR Kit Carbonio Flow emprestado por um amigo também membro do fórum. Eu sei que não faz parte do conjunto de equipamento da bicicleta, mas o selim mereceu e cá está a análise.

Ao pegar no selim deparei-me com algumas coisas que é necessário salientar: o peso reduzido do mesmo (depois confirmo com foto na balança, segundo o fabricante: 120g), a espessura do selim que é mesmo mínima, o material utilizado (carbono) e os acabamentos.
Na montagem do selim temos de ter em atenção com a força do aperto do espigão para que não tenhamos o azar de partir os carris feitos em carbono.
Durante o percurso foi necessário rectificar a posição, devido à ponta do selim estar ligeiramente virada para baixo. O encaixe do corpo ao selim é perfeito, não senti o típico deslizar nas subidas, digamos que o “rabo” fica colado ao mesmo. A zona central não sofre nenhuma pressão resultante da abertura característica do modelo Flow. A flexibilidade proveniente do carbono nota-se muito neste selim, ele funciona como um pequeno "amortecedor". A capa é feita em pele de boa qualidade, porque com vários km feitos a superfície do selim continua impecável. O mesmo já não se pode dizer das letras…

Para concluir, fiquei muito satisfeito com o selim. Nunca pensei que uma “tábua” feita em pele e carbono fosse tão confortável. A única barreira a transpor é o preço, 161,00€.  :wtf:
 

OBiklas

New Member
Re: [TESTE/ANÁLISE] Rocky Mountain ETSX-TEAM

Cá estou para falar da suspensão Marzocchi XC 700 SL…

A suspensão tem rolado na maior parte das vezes com os 130mm de curso disponíveis, reduzindo apenas o curso nas subidas mais acentuadas.
A pressão utilizada na câmara positiva tem sido 7 bar e na negativa 9 bar para um peso de 72kg. Sendo o aconselhado pela marca 8 bar e 10 bar respectivamente.
A regulação do rebound tem estado +/- no meio e a posição do TST na DS “best setting for downhill”.
Com estas regulações a suspensão torna-se muito suave e “come” tudo o que lhe aparece à frente sem esgotar os 130mm. Isto numa utilização normal de XC com pitadas de AM. A suavidade de absorção é impressionante quando rolamos num terreno irregular, sendo muito mais suave que a Marzocchi que tinha anteriormente.
Nas descidas mais inclinadas a geometria da bike com esta suspensão é o ideal, oferecendo uma segurança extra quando queremos ultrapassar um obstáculo mais complicado. A velocidade de recuperação é perfeita pois já tive alguns momentos de grande stress onde o importante era não fazer um OTB.

A nota negativa vai para o facto da regulação do curso não ser como a concorrência.

Com um peso total nas 1645g c/ aranha e tubo cortado é das suspensões mais leves com um curso variável dos 90-130mm.

Boas pedaladas :wink:
 

Alf

Active Member
Re: [TESTE/ANÁLISE] Rocky Mountain ETSX-TEAM

Epah quando é que tiras os Crank bros e me deixas experimentar o bicho?? Não eras tu que querias experimentar uma hardtail??? :lol: :lol:

Eu vendia a MZ e metia-lhe uma pace :twisted: :twisted: :twisted:

Ou então vendia o quadro a um talhante :rotfl: :rotfl: :rotfl: :shh:
 

Nuno Machado

New Member
Re: [TESTE/ANÁLISE] Rocky Mountain ETSX-TEAM

Ora aqui está uma Bike montada com gosto, embora pessoalmente ache que essa montagem merece uma Pace RC 41 - mas é opinião pessoal.

E quanto ao selim aconselho-te (se me permites) a experimentar o SMP - muito confortavel - dentro do género.

Um abraço e pedala muito
 
Top