miguelcarromeu
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Ora bem,
Este tópico não é aberto com o intuito de ironizar ou escarnecer as suspensões Fox e, muito menos, fazer alguma piada com o existente sobre o tópico de mesmo título, mas relativo à Rock Shox. Pelo contrário, a minha ideia é repor alguma equidade pois, tal como eu quando me "iniciei" aqui no fórum, a ideia inicial é a de que "Rock Shox só dá problemas" e, como já é algo de mito urbano, "Fox é Fox".
Também pesquisei por outros tópicos onde se pudesse inserir esta temática, mas todos os que encontrei sobre problemas relativos a suspensões Fox eram algo dispersos e muito específicos.
Pois bem, passados alguns milhares de kms, uma Rock Shox, uma Magura e uma Fox, sinto que há algo a dizer e alguma justiça a repor.
Em primeiro lugar, dizer que o referido tópico "Tens suspensão Rock Shox? e problemas? eu tenho!!!" é uma "fonte" de entreajuda para os utilizadores Rock Shox, muito graças ao user e representante da marca em Portugal (Rock Shox Portugal) e não um muro das lamentações sobre as suspensões RS.
Segundo, a minha experiência com suspensões deveria ter sigo gradualmente mais positiva, sendo que, neste momento, deveria estar no topo da qualidade, pois, como diz o ditado "Fox é Fox" e eu tenho uma de gama média-alta / alta.
Ora acontece que se passa precisamente o contrário: não só a Fox não é a melhor, como, arriscaria dizer, é a pior das 3.
Vamos contextualizar:
- a minha bicicleta actual vem equipada de origem com uma Fox Float FIT 140 RL (eixo 15mm / cónica);
- inicialmente o seu funcionamento parecia linear, mas, desde esse mesmo começo, nunca a achei superior, por exemplo, à Magura;
- com o passar do tempo, algum andamento agressivo, noto que cada vez menos me surpreende o funcionamento da Fox;
- tenho a sensação que estou mais lento em trilhos já meus conhecidos;
- reparo que deixo sempre um pouco de curso (20 mm) por fazer;
- o ar encontra-se a cerca de 60 psis (muito longe dos 80 recomendados pela Fox) mas como "toda a gente" diz que é "normal as Fox andarem com pouco ar" e que "Fox é Fox", deixei andar.
Ora neste feriado de sexta (dia 15 de agosto), numa volta endureira no PNSAC, em conversa com o companheiro Nozes, (que tem uma Fox muito semelhante à minha) percebi que não era o único a achar o comportamento da Fox nada impressionante. Achei curioso e até gracejamos que os gajos (Fox) tinham mudado a produção para Taiwan e pronto, lixaram tudo.
Não obstante, chegado a casa, lembrei-me de investigar. Ora não demorou 5 minutos que tivesse dado de "caras" com vários tópicos relativos aos mesmos sintomas, sendo o tópico mais relevante um de 15 páginas do MTBR, de título "Bath oil migrating to top of air piston", ou seja, "óleo de lubrificação (da perna esquerda) migra para o topo do piston de ar".
Li meia-dúzia de páginas e imediatamente associei alguns sintomas às minhas queixas. Toca de ir à garagem, abro a tampa do piston de ar e voilá: retiro de lá 25 ml de óleo (apenas deveriam estar 5ml).
Pois obviamente que não é preciso ser um cientista espacial para perceber que a redução do volume na câmara de ar (mercê do enchimento por óleo) obriga à redução de ar para compensar e torna o funcionamento da suspensão mais "duro", muito menos sensível.
Aparentemente o problema até é de resolução simples e, posteriormente, caso tudo me corra de acordo com o previsto, colocarei aqui a restante informação com vista à resolução do problema. No entanto, para terminar, fica a nota que nem tudo é o que se diz ser, ou seja, "Fox é Fox" e isso não é necessariamente bom.
Mesmo resolvendo o problema, não acho admissível numa marca com o renome da Fox, em teoria, o supra-sumo da batata-frita das suspensões, ter este tipo de problemas tão comuns (pesquisa rápida do google) a nível mundial.
Outra coisa impressionante é o facto de, falando nisto em várias lojas/oficinas, o problema raramente ser conhecido (tendo em conta a sua propagação mundial) ou, pelo menos, pouco "esclarecido", o que me leva a questionar se será, de facto, pouco investimento dos nossos mecânicos em suspensões Fox.
Cumps
Este tópico não é aberto com o intuito de ironizar ou escarnecer as suspensões Fox e, muito menos, fazer alguma piada com o existente sobre o tópico de mesmo título, mas relativo à Rock Shox. Pelo contrário, a minha ideia é repor alguma equidade pois, tal como eu quando me "iniciei" aqui no fórum, a ideia inicial é a de que "Rock Shox só dá problemas" e, como já é algo de mito urbano, "Fox é Fox".
Também pesquisei por outros tópicos onde se pudesse inserir esta temática, mas todos os que encontrei sobre problemas relativos a suspensões Fox eram algo dispersos e muito específicos.
Pois bem, passados alguns milhares de kms, uma Rock Shox, uma Magura e uma Fox, sinto que há algo a dizer e alguma justiça a repor.
Em primeiro lugar, dizer que o referido tópico "Tens suspensão Rock Shox? e problemas? eu tenho!!!" é uma "fonte" de entreajuda para os utilizadores Rock Shox, muito graças ao user e representante da marca em Portugal (Rock Shox Portugal) e não um muro das lamentações sobre as suspensões RS.
Segundo, a minha experiência com suspensões deveria ter sigo gradualmente mais positiva, sendo que, neste momento, deveria estar no topo da qualidade, pois, como diz o ditado "Fox é Fox" e eu tenho uma de gama média-alta / alta.
Ora acontece que se passa precisamente o contrário: não só a Fox não é a melhor, como, arriscaria dizer, é a pior das 3.
Vamos contextualizar:
- a minha bicicleta actual vem equipada de origem com uma Fox Float FIT 140 RL (eixo 15mm / cónica);
- inicialmente o seu funcionamento parecia linear, mas, desde esse mesmo começo, nunca a achei superior, por exemplo, à Magura;
- com o passar do tempo, algum andamento agressivo, noto que cada vez menos me surpreende o funcionamento da Fox;
- tenho a sensação que estou mais lento em trilhos já meus conhecidos;
- reparo que deixo sempre um pouco de curso (20 mm) por fazer;
- o ar encontra-se a cerca de 60 psis (muito longe dos 80 recomendados pela Fox) mas como "toda a gente" diz que é "normal as Fox andarem com pouco ar" e que "Fox é Fox", deixei andar.
Ora neste feriado de sexta (dia 15 de agosto), numa volta endureira no PNSAC, em conversa com o companheiro Nozes, (que tem uma Fox muito semelhante à minha) percebi que não era o único a achar o comportamento da Fox nada impressionante. Achei curioso e até gracejamos que os gajos (Fox) tinham mudado a produção para Taiwan e pronto, lixaram tudo.
Não obstante, chegado a casa, lembrei-me de investigar. Ora não demorou 5 minutos que tivesse dado de "caras" com vários tópicos relativos aos mesmos sintomas, sendo o tópico mais relevante um de 15 páginas do MTBR, de título "Bath oil migrating to top of air piston", ou seja, "óleo de lubrificação (da perna esquerda) migra para o topo do piston de ar".
Li meia-dúzia de páginas e imediatamente associei alguns sintomas às minhas queixas. Toca de ir à garagem, abro a tampa do piston de ar e voilá: retiro de lá 25 ml de óleo (apenas deveriam estar 5ml).
Pois obviamente que não é preciso ser um cientista espacial para perceber que a redução do volume na câmara de ar (mercê do enchimento por óleo) obriga à redução de ar para compensar e torna o funcionamento da suspensão mais "duro", muito menos sensível.
Aparentemente o problema até é de resolução simples e, posteriormente, caso tudo me corra de acordo com o previsto, colocarei aqui a restante informação com vista à resolução do problema. No entanto, para terminar, fica a nota que nem tudo é o que se diz ser, ou seja, "Fox é Fox" e isso não é necessariamente bom.
Mesmo resolvendo o problema, não acho admissível numa marca com o renome da Fox, em teoria, o supra-sumo da batata-frita das suspensões, ter este tipo de problemas tão comuns (pesquisa rápida do google) a nível mundial.
Outra coisa impressionante é o facto de, falando nisto em várias lojas/oficinas, o problema raramente ser conhecido (tendo em conta a sua propagação mundial) ou, pelo menos, pouco "esclarecido", o que me leva a questionar se será, de facto, pouco investimento dos nossos mecânicos em suspensões Fox.
Cumps
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