Tens suspensão Fox? E problemas? Eu tenho !!!

miguelcarromeu

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Ora bem,

Este tópico não é aberto com o intuito de ironizar ou escarnecer as suspensões Fox e, muito menos, fazer alguma piada com o existente sobre o tópico de mesmo título, mas relativo à Rock Shox. Pelo contrário, a minha ideia é repor alguma equidade pois, tal como eu quando me "iniciei" aqui no fórum, a ideia inicial é a de que "Rock Shox só dá problemas" e, como já é algo de mito urbano, "Fox é Fox".

Também pesquisei por outros tópicos onde se pudesse inserir esta temática, mas todos os que encontrei sobre problemas relativos a suspensões Fox eram algo dispersos e muito específicos.

Pois bem, passados alguns milhares de kms, uma Rock Shox, uma Magura e uma Fox, sinto que há algo a dizer e alguma justiça a repor.

Em primeiro lugar, dizer que o referido tópico "Tens suspensão Rock Shox? e problemas? eu tenho!!!" é uma "fonte" de entreajuda para os utilizadores Rock Shox, muito graças ao user e representante da marca em Portugal (Rock Shox Portugal) e não um muro das lamentações sobre as suspensões RS.

Segundo, a minha experiência com suspensões deveria ter sigo gradualmente mais positiva, sendo que, neste momento, deveria estar no topo da qualidade, pois, como diz o ditado "Fox é Fox" e eu tenho uma de gama média-alta / alta.

Ora acontece que se passa precisamente o contrário: não só a Fox não é a melhor, como, arriscaria dizer, é a pior das 3.

Vamos contextualizar:

- a minha bicicleta actual vem equipada de origem com uma Fox Float FIT 140 RL (eixo 15mm / cónica);
- inicialmente o seu funcionamento parecia linear, mas, desde esse mesmo começo, nunca a achei superior, por exemplo, à Magura;
- com o passar do tempo, algum andamento agressivo, noto que cada vez menos me surpreende o funcionamento da Fox;
- tenho a sensação que estou mais lento em trilhos já meus conhecidos;
- reparo que deixo sempre um pouco de curso (20 mm) por fazer;
- o ar encontra-se a cerca de 60 psis (muito longe dos 80 recomendados pela Fox) mas como "toda a gente" diz que é "normal as Fox andarem com pouco ar" e que "Fox é Fox", deixei andar.

Ora neste feriado de sexta (dia 15 de agosto), numa volta endureira no PNSAC, em conversa com o companheiro Nozes, (que tem uma Fox muito semelhante à minha) percebi que não era o único a achar o comportamento da Fox nada impressionante. Achei curioso e até gracejamos que os gajos (Fox) tinham mudado a produção para Taiwan e pronto, lixaram tudo.

Não obstante, chegado a casa, lembrei-me de investigar. Ora não demorou 5 minutos que tivesse dado de "caras" com vários tópicos relativos aos mesmos sintomas, sendo o tópico mais relevante um de 15 páginas do MTBR, de título "Bath oil migrating to top of air piston", ou seja, "óleo de lubrificação (da perna esquerda) migra para o topo do piston de ar".

Li meia-dúzia de páginas e imediatamente associei alguns sintomas às minhas queixas. Toca de ir à garagem, abro a tampa do piston de ar e voilá: retiro de lá 25 ml de óleo (apenas deveriam estar 5ml).

Pois obviamente que não é preciso ser um cientista espacial para perceber que a redução do volume na câmara de ar (mercê do enchimento por óleo) obriga à redução de ar para compensar e torna o funcionamento da suspensão mais "duro", muito menos sensível.

Aparentemente o problema até é de resolução simples e, posteriormente, caso tudo me corra de acordo com o previsto, colocarei aqui a restante informação com vista à resolução do problema. No entanto, para terminar, fica a nota que nem tudo é o que se diz ser, ou seja, "Fox é Fox" e isso não é necessariamente bom.

Mesmo resolvendo o problema, não acho admissível numa marca com o renome da Fox, em teoria, o supra-sumo da batata-frita das suspensões, ter este tipo de problemas tão comuns (pesquisa rápida do google) a nível mundial.

Outra coisa impressionante é o facto de, falando nisto em várias lojas/oficinas, o problema raramente ser conhecido (tendo em conta a sua propagação mundial) ou, pelo menos, pouco "esclarecido", o que me leva a questionar se será, de facto, pouco investimento dos nossos mecânicos em suspensões Fox.

Cumps
 
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FMCurto

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Boas,

é curioso falares nisso, não sou propriamente um expert na matéria mas na verdade acho muitas diferenças entre comportamento de garfos (nos mesmos niveis de preço) é uma questão de feeling que o marketing obriga, gosto do assunto e tenho lido bastante sobre a matéria e há uns anos em que as molas eram vulgares e ainda usadas por exemplo no DH (ou mola assistida a ar) uma grande parte das pessoas estava habituada a um garfo progressivo, depois com a vulgarização das molas a ar um garfo linear é que era bom.

Não acho que seja um problema, mas muito poucas pessoas se dão ao trabalho de "afinar" os garfos.O facto de ter lá 25 ml não poderá ser uma preferencia do dono anterior ou do sítio onde seria revisto?Não acho que seja grave, eu fiz o caminho inverso, se bem que tenho uma MArzocchi de entrada (gama baixa): não conseguia arranjar uma pressão de ar que me desse para um uso geral.Com menos pressão esgotava o curso muito facilmente, com pouco mais pressão a sensibilidade aos pequenos buracos e pedras era pouca e ficava rija, a minha solução passou por aumentar o volume do óleo em 10ml em relação ao "normal"(algumas FOX/Rochshox usam um espaçadores de plastico para reduzir volume de ar) e manter uma pressão mais baixa.O volume maior de óleo (ou menor volume de ar) só se nota na ultima metade (ou ultimo terço) do curso evitando assim o esgotar de curso facilmente.Não a torna uma Fox, mas para mim está bem melhor. :)
 
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Jorge Gomes

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Também tive esse problema na minha Fox Float CTD, quando ela era praticamente nova (tipo 500km feitos).

Cada vez fazia menos curso e era menos sensível, tal como descreves. Foi para a garantia, e segundo o relatório, praticamente todo o interior da suspensão foi trocado.

Na minha opinião, a Fox neste momento encontra-se numa posição complicada. Face à concorrência (Rockshox, Magura), a verdade é que as Fox não trabalham melhor, não são mais leves, não dão menos problemas, e ainda por cima são mais caras!
 
Existe uma grande variedade de suspensões hoje em dia, já tive algumas marcas e por isso considero um erro achar que a FOX é o melhor que há. Até por uma questão de relação preço/qualidade.
Claro que não estou a dizer mal da FOX, sem dúvida tem grandes suspensões, mas não é por isso que também não têm problemas, todas as marcas têm, por vezes certos anos em que decidem introduzir novas
funcionalidades ou tipos de cartuchos que podem ou não correr bem. Por vezes não são defeitos são feitios, em que simples tunnings ou pequenas alterações melhoram o funcionamento.
 

miguelcarromeu

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Boas Miguel

Não: a Fox é uma FIT, ou seja, tem um cartucho fechado na perna direita e nesse "não mexemos". É esse cartucho o responsável pelo amortecimento e progressividade. Na perna esquerda tem a câmara de ar. E dentro da câmara de ar apenas podes colocar 5 ml de líquido lubrificante específico (Fox Float Fluid), ou, basicamente um óleo sintético de alta viscosidade ( o equivalente a 80W das caixas de velocidades). Serve apenas de lubrificação mínima aos rententores. O que lá estava era uma misturar esverdeada, o que indicava, sem sombra de dúvida, que tinha havido uma mistura com o óleo de lubrificação das jarras (onde leva 30 ml de óleo 10W).

Não pode estar relacionado com revisões ou preferências porque, apesar de ser em 2.ª mão, era material novo. É grave porque reduz o espaço destinado ao ar e substitui o mesmo por óleo. O óleo é muito menos progressivo e linear.

Essa "solução" que adoptaste no teu caso diz respeito a suspensões O/B (open bath) em que é possível jogares com os ml e até a viscosidade do óleo. Neste caso, o cartucho FIT é o responsável por isso.
 

FMCurto

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Ok,lendo melhor já percebi, a minha teve um problema idêntico mas no rebound e aliás comum em algumas Marzocchi onde o óleo da jarra entra na cartridge do rebound (que tb faz lock-out) por má qualidade da anilha vedante provocando um "hydro-lock".

Será então algo similar: um problema do vedante?
 

FMCurto

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miguelcarromeu said:
tinha havido uma mistura com o óleo de lubrificação das jarras (onde leva 30 ml de óleo 10W).

Não será de todo o ideal por certo mas no caso de algumas Marzocchi a solução (na jarra do rebound) era usar massa lubrificante (Calcium Grease) em vez de óleo para a lubrificação interna (vedantes e assim) e já não "vertia" para dentro do cartucho.
 

miguelcarromeu

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Jorge Gomes said:
Na minha opinião, a Fox neste momento encontra-se numa posição complicada. Face à concorrência (Rockshox, Magura), a verdade é que as Fox não trabalham melhor, não são mais leves, não dão menos problemas, e ainda por cima são mais caras!

Jorge, na mouche ;)
 

Jocas22

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Suspensões Fox ou outra coisa qualquer tem o valor que os clientes lhe dão e não o que a marca acha que devem ter. Dizia-se isso da Fox porque construiram essa máxima com os seus produtos e qualidade. Eu tenho e nunca tive problemas, agora sei perfeitamente que eu como 99,9% de quem as usa não cumpre as recomendações do fabricante para as revisões e dai podem aparecer muitas queixas injustas. Acabada de sair da revisão é imbativel, depois a modos que se vai transformando pra pior com o passar do tempo e andando e ignorando as revisões.

Agora esse problema devia ser visto por eles se é que existe e é persistente, não sei acredito em ti e nos relatos. Mas será que abrange assim tantas suspas num universo gigantesco ou é pontual?
Agora não há produtos infaliveis ou marcas infaliveis, isso não existe, ainda de manhã estava a ler o problema dos super fiáveis Mercedes que se incendeiam. Convem haver espirito critico de quem compra.
Boa sorte com isso, vai dando noticias.
 

miguelcarromeu

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Eu sou bastante cuidadoso com todos os meus pertences. Esta suspensão não foi excepção. Acredita que abrange mesmo uma amostra considerável no universo de proprietários Fox. Lê o tópico do MTBR quando tiveres um tempinho e verificas também a diversidade de modelos em que acontece ;)

Acabei por enviar hoje a suspensão para o Pombo. Não porque estivesse fora dos meus alcances técnicos, mas porque apenas em retentores gastaria 30€. Por mais 30€ leva com as mãozinhas do Daniel, retentores RS (são superiores) e fico confiante no trabalho.

Acabando com a tua primeira observação:

outra coisa qualquer tem o valor que os clientes lhe dão

Não sendo mentira, também é verdade que neste caso (como os dos Mercedes que falaste - e eu ainda acrescentaria os BMW e o problema crónico dos motores 2.0 D partirem) estamos a falar de preços, por vezes, muito superiores à concorrência.
 

Jocas22

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lá está Miguel é preciso ter espirito critico, e por vezes pesquisar, duvido que muita gente saiba desses problemas. Acho que com a crise muita gente já não vai tão facilmente atras de marcas e supostas superioridades, pelo menos falo por mim, investigo muito mais e ligo cada vez menos ás marcas pelo autocolante apenas. Dai dizer que a Fox vale o que o valor que lhe dermos, e como se nota vale por estes dias menos do que o que eles pensam, porque como falas existe um desfasamento no preço dos produtos deles. Mas doi pagar mais e acabar tao mal servido, isso sem duvida.

Agora não me digas que cumpres as recomendações de revisões deles, epá aquilo levava qualquer um á falência :rolleyes:
 

miguelcarromeu

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Até cumpro porque sou eu que faço tudo ;) No caso desta, como nova que era, foi revista ainda nem 6 meses passaram desde que tenho a bicicleta.

Relativamente a muita gente não saber, também me faz alguma confusão. Mas é especialmente estranho neste meio (BTT / ciclismo), o que não deixa de ser curioso. Se reparares, no caso dos carros / motas, por exemplo, hoje em dia o pessoal anda muito mais informado e sabe de quase tudo quanto são problemas graves / crónicos das marcas. Aqui (entenda-se "BTT"), tirando um par de amigos mais curiosos, parece que é tudo muito oculto. Apenas os (alguns) mecânicos/técnicos sabem de alguns problemas crónicos e pronto. Quanto falei no assunto ao Pombo ele disse logo, de caras, "sim, sim - é normal". Caraças, mas "normal"?!

Entretanto dás um pulo ali "ao lado" e tudo se sabe e tudo se relata.

Enfim.
 

abelha2

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Eu comprei uma bike com suspensão e amortecedor FOX, mas a loja enviou manuais da rock shox. Fiquei na dúvida s devo pedir conselhos neste ou no outro tópico :lol::lol::lol::lol:
 

miguelcarromeu

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Abelha,

Ahahahahahahahahahahaha :rotfl:

Jocas,

Essas horas são indicativas. Eu vou verificando o estado do óleo das jarras, limpo e se necessário, limpo e adiciono óleo.
 

miguelcarromeu

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Resposta da Fox internacional:

Hello,

The scraper seal for this fork would be part number 036-01-046 and you would also want to replace the air seal which is part number 03-01-018.

Thanks,

Quando encomendei os vendantes, acertei na mouche :)

Resposta da Bicimax:

Bom dia caro Miguel,

Desde de já obrigado pelo seu contacto,
A solução que encontrou é a adequada para este problema, realmente essa esponja esta na causa da transferência de óleo e ao retirar resolve o problema em definitivo.


Cumprimentos | Thanks | Un saludo

Ricardo Sousa

Esta resposta da Bicimax confimra também o que fui lendo, NO ENTANTO, também li várias situações em que a passagem de óleo continuava.

Entretanto, como já referi, enviei a suspensão para o Daniel Pombo, que nem sequer usa material da Fox para os "tunes", pelo que, caso alguém tenha este problema, entre em contacto comigo que dispenso os vedantes e terei todo o gosto em ajudar na troca/reparação do problema.
 

miguelcarromeu

Active Member
A FOX veio do Daniel e foi testada na sexta, em Sesimbra, nos trilhos de AM.

Aprovadíssima e comprovo que esteve melhor que alguma vez ponderei. Pedi progressividade em vez de linearidade e assim parece ter-se feito - está muito suave no início de curso mas não me parece que esgote com facilidade, o que dá quase a ideia de ter uma mola.

Agora faltam o teste maior: Sintra.
 
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