A all mountain era vendida pelo mesmo preço a que se vende a 44 e é mais pesada...
Essa 44, mesmo sem ajuste de rebound externo, dá para ajustar a teu gosto :arrow:Um óleo mais fino torna a recuperação mais rápida.
Dá para jogar com o nível do óleo para conseguir que ela fique mais ou menos progressiva. Juntamente com a pressão que usas isso permite-te ter uma suspensão com bastante SAG e que seja mesmo muito sensivel e activa sem que bata no fundo, mesmo em impactos maiores... Ou pelo contrário ter uma suspensão que quase não mexe em uso normal, mas que bate no fundo num impacto razoável... e isto variando apenas o nível e viscosidade do óleo e a pressão. Caso se altere o volume da câmara de ar ainda dá para brincar mais.
As suspensões vêm com estes parâmetros afinados para o que o fabricante considera um uso típico. Dependendo do utilizador podem agradar ou não...
E o nível de óleo usado nem sempre é controlado minuciosamente na montagem, fazendo com que duas 44 novas idênticas à tua se possam portar de maneira diferente, mesmo usando a mesma pressão.
Alguem experiente poderá afinar-te isso a teu gosto ou podes aventurar-te tu mesmo, partindo do manual de manutenção da suspensão, caso tenhas alguma habilidade e paciência. Alterar a viscosidade do óleo é coisa de meninos
Podes ver a descrição dos passos de algumas alterações do género aqui no fórum, incluindo a da Suntour que está na minha assinatura e análises a suspensões alteradas pelo Rockshox Portugal e pelo Nuno "Moca" Duarte. Informação não falta pela net... Exemplos:
http://forums.mtbr.com/showthread.php?t=589331
http://bichoconruedas.foroactivo.com/t55-tutorial-mantenimiento-de-horquilla-marzocchi-tst2-44-air
Trocar a suspensão antes de tentar ajustá-la, se o peso, a estética e a robustez estão dentro do que queres, acho q não vale a pena. Não te precipites
Qualquer dúvida está aqui o fórum.