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tinric

Super Moderador
Boas amigos

um torneiro... levava mais de fazer o copo que um movimento novo :) eheheh (a minha esposa está a dizer que brevemente tens que vir apresentar a Maria à Laura) :)


Amigo Radon, nem preciso do rolamento, pois os rolamentos são mesmo novos... apenas o copo que dei cabo...

Mas se tiveres apita que agradeço.

Abraço e obrigado.
 

tinric

Super Moderador
Ok... nem sempre escrevemos só coisas boas... :)

Hoje, pela primeira vez na vida fiquei apeado com a burra ... ora bolas.

Estava para levar um aperto de espigão original, como medo que o novo fininho não se aguentasse.

Estava ontem para trocar a caixa da direção que era para ir junto com o quadro antigo num negócio...

Mas não fiz nada disso :) nem uma coisa nem outra...

A meio da volta o aperto e espigão estavam bons :) assim como no final :)

Já em pelo alcatrão lisinho como tudo (raio da bike ainda gosta menos de alcatrão que o dono) ... senti um estalinho... será que vinha da direção, será que era um bocado de lama ou assim no guarda lama, disco!?!?... nada... vou a travar com o da frente a ver se era do disco que vinha a fazer barulho com a lama...

Tau.. mais um estalo e folga na direção...

Parei vou para apertar... pensei que tivesse sido a testa da ritchey ou uma das anilhas de PVC vermelhas que tivessem cedido.... mas não... apertei um pouco... vi logo que o mal não era aperto...

Tirei o avanço fora... e #$%& :mad: What the hell!!!!

A caixa de cima tinha cedido... o rolamento rebentou, as esferas piraram-se.... e o interior do rolamento e cone da direção passaram para dentro da testa da direção...

só ficou a parte de fora do rolamento no sitio (depois posto fotos)

Era para vir a pé... pois no meio do azar tive uma sorte tremenda... estava a 2 km se tanto do carro e uma descida a direito em alcatrão....

Apertei tudo ao máximo... para não ficar com folga e com jeitinho lá desci direito ao carro....

Perfeito... volta para casa quando aqueles "marmelos" todos iriam continuar o que já estava a ser e prometia sempre melhorar uma bela volta de BTT a sério :(

Ora bolas.


Na verdade, ainda bem que assim aconteceu, pois, caso contrário, iria entregar uma caixa que parecia em tudo boa... mas depois ao analizar ao pormenor... nota-se bartante o desgaste.

Para 8 meses, não me parecem ser grande coisa... (ainda pior, deixar um gajo a pé sem aviso prévio...)

Se bem que não são das mais caras... não se pode ter tudo... vai levar com outra igualzinha :)
 

mauroferreira

Active Member
Bem agora fiquei com medo de me acontecer o mesmo.
Antes de isso acontecer, notavas alguma coisa de esquecito?
É que a minha caixa hoje começou a ficar perra e a fazer barulho.
 

tinric

Super Moderador
LoL

Nada, não deu sinal nenhum.

Mas há muitos fatores a considerar para o que aconteceu... se bem que nenhum deles é justificativo.

Quando a colocar igual é simples... 8 meses tendo em conta o preço provavelmente é uma má relação qualidade preço (ou não ) mediante o preço de uma superior em comparação com esta... será que ao custar o dobro, dura o dobro... será que foi azar...

Vamos saber daqui a mais 8 ou 9 meses :) eheheh
 

Nozes

Active Member
Cá eu ando com caixas de direcção de 25€ (promoções online,claro) e a última durou perto de 3 anos.
Tanta marca que há no mercado...dessas não voltava a meter,garanto-te.
 

essence_s

New Member
8 meses?mesmo 3 anos é pouco!
A minha cane creeck tem para ai...10 anos?! e de vez em quando leva uma rolamento novo e fica como nova outra vez!Mas isso sou eu que quando acho que está na altura abro aquilo tudo , limpo a massa e a porcaria , volto a lubrificar tudo e meto massa até "botar fora"!
 

tinric

Super Moderador
lol essence_s mas estas caixas que falo são só e apenas o rolamento :)

Sendo integradas, acho agora ao fim de um ano de uso de caixas integradas que estas sofrem mais e mais desgaste que uma das antigas.... mas isto sou eu a dizer... pela minha teoria... da conspiração :)
 

pimentoski

New Member
tinric de que caixa de direcção é que estamos a falar? eu só tive duas marcas na vida, cane creek e fsa porque ou vinham nas bicicletas novas ou porque troquei a pensar no peso, avariadas só tive mesmo uma FSA que tinha caixa de esferas em cima e uma vez depois de ter estado a mexer apertei de mais e aquilo berrou... será que a tampa que meteste da ritchey não estava a fazer força num sitio que os rolamentos não estavam preparados?
 

tinric

Super Moderador
Boas uma FSA ORBIT - I

A primeira coisa que pensei foi isso do cone da rithey, mas ainda teria menos por onde falhar que o original da FSA.

Pois o da FSA tem um vedante de borracha que vai espalmando conforme a profundidade do cone do rolamento ou profundidade/afundamento do rolamento dentro da testa.

Aperto a mais em alguma das vezes, sim, seria possivel mas isso também sentiria a direção presa...

Tudo tem um prazo de vida... esta berrou cedo.

Também confesso que já lhe tinha dado umas boa dose de banhos de lama e a de baixo até já tinha um bocadinho de ferrugem por fora e tudo.

O inverno é lixado.


Essence_s, upgrade ou não.. aquilo é simplesmente ter no quadro o que terias que ter em copos... é simples... neste caso é um "copo" de aluminio, "cravado"/colado no quadro (testa)

Só tem que levar rolamentos e pronto.

Em norma estas caixas são mais baratas que as outras pois resumem-se ao rolamento, cones interiores e exteriores.

Mas agora que falam nisso se calhar vem uma XPTO toda leve e tal... já que é para mudar, mete-se uma mais leve... mas custa mais do dobro... custa-me... ainda vou ver.

A ver se tiro umas fotos e já posto.
 

tinric

Super Moderador
Estava a olhar para as FunWorks... é uma ideia... mas ou meto outra FSA destas ou leva com CaneCreek

Mas tranquilo que tudo tem uma explicação

E sim, matz :) é mesmo isso..

A explicação agora que analisei como deve ser...

O rolamento de cima já devia andar gripado sabe-se lá ao tempo... pois o cone de aluminio já está todo "cardumindo" do atrito (digo eu que terá sido isso)

Agora fotos

O estado do rolamento de baixo
IMG_4683_zps4c6f3f0e.jpg



O de cima já sem esferas
IMG_4684_zpse6293b88.jpg


Por dentro
IMG_4686_zps45f1db76.jpg


Com cone
IMG_4687_zps5787f9ed.jpg


O estado do cone
IMG_4691_zps08de3f75.jpg


IMG_4692_zps3c59b674.jpg



Onde "acentam" os outros cones
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IMG_4689_zpsbbe727bc.jpg




O que aconteceu
IMG_4693_zpsf47c580c.jpg


O que vi quando tirei o avanço e anilhas
IMG_4694_zps25683032.jpg

(o tubo da suspensão a abanar, a parte de fora do rolamento de cima na caixa dele e tudo o resto lá em baixo)

Para verem que estes cones da Ritchey até são melhores para este ponto que o da FSA, veja-se no quadro
IMG_4695_zps6d9d4c41.jpg



E pronto...

Agora é meter outra e dar ao pedal. O resto são balelas. :D


Boas pedaladas.
 

essence_s

New Member
Mete uma cane creek que n te arrependes de dar umas massas a mais; e por falar em massa...n te esqueças de enxarcar isso de massa na montagem da nova!
 

tinric

Super Moderador
:)

Raio da caixa malandreca :)

Isso era das anilhas vermelhas :) e por isso

IMG_4708_zps906a6642.jpg


Uma grande... enorme... redução de peso :)

IMG_4709_zps4d7f82a0.jpg


IMG_4710_zpsd880bb73.jpg



Estou a brincar... o mal foi que nada dura para sempre e a caixa berrou e pronto.

Bom peso estas anilhas da BBB (obrigado Mox, que foste tu, salvo erro que me falaste delas)

Aspecto local....

IMG_4711_zps8a4c6f7e.jpg


Gosto mais... já estava "farto" de ver ali aquele vermelho...
 
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