sram X01

kanoysta

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Já agora edununo. Como anda a duração da tua transmissão 1x11? O meu prato de aço sram já tem 3225km e parece ainda "novo"!
Amanhã já devo instalar a 3ª corrente.
 

edununo

Well-Known Member
A k7 passou dos 7000 com 3 correntes a rodar entre si.
O prato 30 fez mais de 3000 e ainda tem muito para dar. Contudo quando troquei a k7 quis experimentar um oval.
 
Já agora deixo aqui o bitaite do meu 1x11 a nível de duração.
O conjunto está a roçar os 5000kms, vai na quarta corrente. A k7 deve acabar esta corrente e vai fora, as roldanas parecem novas e o prato da frente já nem me lembro como era antigamente, por isso nem sei como vai de desgaste lol mas deve estar bom, apesar dos novos pratos me andarem a luzir o olho.
Quanto ao 1x12, se pudesse trocava para poder meter um 34T e ficava uma relação perfeita!
 

camponubla

Well-Known Member
A voltas com o "eagle", se passasse um dia para um prato para mim a combinação de eleição seria 34 a frente e 10-50, com esta combinação ainda teria melhor relação tanto inferior como superior que na actual que tenho (38-24 a frente e 11-36 k7). Pena são os € :p

Não fiz as contas aos €, mas ao peso seria:

Shimano 2x10 que tenho na bicla -> 2112 gramas
Sram 1x12 (peso para prato de 32) -> 1472 gramas

Uma diferença no peso de mais de 600 gramas......mas acredito que em quanto a € o grupo completo estará na casa dos 1000 €???
 
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Mr.sa

Active Member
34 ficaria curto. No mínimo seria um 36 ou 38, eu se mudasse do meu atual 1x11 xt com prato 32 à frente para o eagle, seria para o prato 38 ou 40, o mais provável seria mesmo o 40
 

edununo

Well-Known Member
Prato 40 num SRAM com carreto de 10? Para que? Isso é equivalente a ter um prato 44 numa transmissão com carreto de 11 como menor.
Nem as triplas usam prato de 44. Numa 29er as triplas costumam ter prato de 40 ou 42.

O ideal seria 34 ou no máximo dos máximos 36. E já é necessário um bom par de pernas para rolar com isso.
Para mim seria 34 com k7 10-50.
 

camponubla

Well-Known Member
Para mim (e para as minhas pernas) o 34 é mais que suficiente, e ainda ganharia um pouco de "ponta" ao ter o carreto de 10T.

 

edununo

Well-Known Member
Não ganhas ponta.
38 com carreto de 11 é ligeiramente mais pesado que 34 com carreto de 10.
Basta ver esses valores.
Da mesma forma que 24/36 é ligeiramente mais leve que 34/50.

A diferença é pequena contudo.
 

camponubla

Well-Known Member
Pois, tens razão...estava a olhar para os valores de "lowest gear". Bem, seja como for teria de puxar por menos 600 gramas ;-)
 

Mr.sa

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Eu uso atualmente o 32T com 11-42 da shimano. Faço todo o tipo de subidas com ele... ao início admito que era algo penoso, mas depois de desenvolver as pernas com o uso, dia após dia, hoje subo de tudo, seja paredes de 20 e muitos %, seja terrenos técnicos...

Para eu manter a mesma pedalada mais leve no atual ou no eagle, usaria o 38, sim, diria que o 40 seria já um exagero, pois a velocidade de ponta que se consegue com um 38 ou um 40 é quase insignificante.

Para mim só faria sentido mudar de 1x11 para 1x12 para ganhar velocidade de ponta, e sim, admito que com o atual sistema 1x11 shimano, perco algo em algumas secções das provas, daí já ter pensado manter o 1x11 com tudo o que tenho, mas cassete sram gx ou manter-me tudo shimano xt e mudar para 2x11 com o 28x38 de pratos à frente.

Admito que depois de "perder" o desviador frontal, voltar a ter me faria confusão... fica tudo mais fluído sem o menino chato da frente
 
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edununo

Well-Known Member
Volto a dizer, 38 para quê?
Tu com um 34 ficavas equivalente a ter 38 no teu sistema actual.
Tinhas ponta suficiente e escusavas de penar tanto nas subidas muito íngremes.
 

camponubla

Well-Known Member
Vendo os valores com o prato de 36 (a falta de experimentar um dia!) com o prato de 36T e com o carreto de 50T equivale ao prato de 24T com o carreto de 32T do 2x10...E não são muitas as vezes que tenho de por o carreto de 36 atrás. E neste caso sim, ganhasse ponta. Claro que o 36T sempre seria um pouco mais puxado que com o 34T, a lógica seria o 34T o 36T seria um pouco mais arriscado.

 
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edununo

Well-Known Member
Essas contas estão todas mal.

Pedaleira dupla 38-24 e cassete 11-36: O Max Ratio é 3.45 e o Min Ratio é 0.666.
Prato 34 e cassete 10-50. 0 max Ratio é obviamente 3.4. Nem é preciso calculadora. O Min Ratio é 0.68.

Numa 29er para mim seria prato 34. Numa 650b talvez arriscasse o 36.
 
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edununo

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Eu estive a ver melhor e eles fazem a proporção face à roda 26.
A ideia é boa mas deveriam apresentar os resultados de outra forma.
 

Mr.sa

Active Member
com 34t podias não ter ponta que chegue, pois conheço pessoas que usam o 1x11 da sram com prato 32 e sofrem do mesmo problema que eu. O problema não é em reta, o problema é que tu vais numa descida pouco íngreme em que tens de usar esse pequeno espaço para recuperar, mas evitar perder tempo, e aí sim, sentes a falta de um prato maior, em que um 36 pelo menos seria preciso, sendo que um 38 seria o ideal.

Mas lá está, eu falo no que eu sinto em relação a usar neste momento o 32 com 42 atrás, obviamente que existe pessoas que podem preferir um andamento mais leve.

Entretanto já vi que a shimano vai lançar um 11-46 com 11 velocidades e na mesma adaptável ao cepo normal... e o melhor é que dizem que adaptaram os carretos para terem menos desgaste... hummm assim já fico na dúvida se mudo para a cassete gx se me mantenho com uma cassete shimano
 

Jocas22

Active Member
nao vejo necessidade nenhuma pra um 1*12 e essas cassetes medonhas a por mais peso na roda de tras. Na minha modesta opiniao é simples, ou 1*11 e esquecem os pontos fracos, ou 2*10 e andor. Uma cassete que custa uma pequena fortuna e pesa uma enormidade em nome de quê? comprem 2*10 tudo de topo, ainda ficam com uns euros e se calhar no fim das contas a diferenca de peso nao é assim tao brutal.

acima de tudo o 1*11 foi um erro, demasiados pontos fracos que ninguem quis nem quer admitir, mas corrigi-lo com o 1*12 é fazer cagada em cima de cagada, e tudo só pra matar o desviador da frente.
 
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fabio viana

Well-Known Member
subscrevo o que o Jocas22 disse...

Tudo bem que existe a simplicidade(que eu aprecio muito) mas no final ficamos com uma bicicleta limitada...

Isto porque quem usa a mesma bike para treinos em estrada, btt e por vezes rolos 4x ou 5x por semana, gasta uma cassete num instante, para além de ficar muitas vezes a pedalar em seco por não haver uma mudança mais pesada para descer ou rolar..

E sim se formos a ver que uma cassete de 11v custa mais de 100€(sram para ter o carreto de 10t) rapidamente chegamos a conclusão que se gasta muito menos dinheiro com um 2x10..

Por ultimo o carreto de 10t da sram não parece ser muito bom em "puro btt", isto porque o "espigão" disse no facebook, que em provas com bastante lama, era praticamente impossível usar o carreto de 10t devido ao carreto ser tão pequeno que não evacuava a lama em condições e quando se tentava reduzir para o carreto de 10t, a corrente não agarrava ao carreto.... ah e essa teoria de não ser preciso mais guias de corrente com os novos pratos feitos para 1x está praticamente errada, porque em marrazes não faltava pessoal a empurrar a bicicleta devido a corrente não "assentar" no prato da frente xD e pelos vistos só se safou quem tinha 2/3 pratos ou usava guia de corrente.
 

Mr.sa

Active Member
Com isso concordo em absoluto. Isto é a SRAM a defender o seu tiro inicial de não voltar a usar desviador frontal... Mas depois vemos que lançou o gx com 2*11 e 2*10....

Isto é para quem quer gastar mais, e para aquelas bicicletas de topo que sairão na próxima season, tal como tem acontecido com a rs-1.

No final é uma questão de gosto e carteira
 

edununo

Well-Known Member
Isto de mudar opiniões não pode ser feito de forma brusca.
Para mim o One by veio para ficar. Este 1x12 é bem vindo. Aumenta o range e mata por completo o desviador frontal.
É caro? É mas com o tempo irá chegar a grupos mais baixos.
Falam em peso? Para já 355g é um bom valor e muito mais leve que algumas cassetes de 11 é até 10v. Por outro lado a loucura do baixo peso já passou há muito. Basta ver as últimas tendências do btt como as 27.5+, 29+ etc. Mesmo assim não será complicado ter Bikes de 9kg com 1x12.
 
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