Specialized Epic S-Works 2010

Nozes

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Sempre que lavo a minha bike tiro o espigão de selim e deixo escorrer a água.Há sempre alguma que entra,principalmente a que escorre pela parte de trás do espigão e entra pelo quadro junto ao aperto.
Já estou a ver toda a gente a ir a correr ver se a bike tem 1 litro de água dentro :mrgreen:
 

Dadupe

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A cena do aperto não faz sentido fazer como vocês estão a dizer. A ranhura existe lá precisamente para o quadro poder ceder um pouco (micrometros) na zona de aperto. Se viram o aperto ao contrário terão de fazer mais aperto para conseguir o mesmo efeito com possíveis consequências fatais para quadros de carbono.
 

Marreiros

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Também penso assim mas tenho um documento (gentilmente enviado por um colega do fórum) da Specialized Portugal a contrariar a tua teoria...
 

Hetfield

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A questão do aperto de espigão de selim realmente tem suscitado algumas dúvidas. Pessoalmente sempre tive assim, o aperto alinhado com a ranhura do quadro. Tanto o HT que tinha como este foram montados numa loja oficial, por isso nunca me preocupei muito com a questão. No entanto, pensando apenas do ponto de vista mecânico acho que tem lógica estar desta forma e não desalinhado com a ranhura.
 

Pedro MM

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Meus senhores e caros colegas betetistas!
Independentemente de pensarmos como deve o aperto de espigão ser ou não montado, no meu entender, visto que fui eu que contactei a Specialized Portugal para esta duvida, e como tenho um mail assinado por alguem da marca e o respectivo anexo, creio que só há uma solução!! Usar como eles referem, porque se der para o TORTO, especialmente em quadros de carbono, a marca não assume!
Assim, o mail que a marca me enviou bem como o anexo, é uma salvaguarda para o quadro.
Eu tenho um S-Works HT Carbon e estou a usar como a marca me aconselhou, dando o binário necessário entre o minimo e máximo recomendado, usando para o efeito uma chave dinamométrica e alguma massa de atrito no espigão.
Posso dizer, que até agora tem-se portado lindamente!
Meus amigos, isto é como fazer um seguro automovel, muitas condições e no final não temos nenhumas!
Aqui neste caso, quando compramos a Bike é tudo "maravilhoso", se der para o torto e eles derem conta que é má utilização, o "maravilhoso" acaba-se!
Agora cada um, é livre de fazer como quer!

Cumprimentos.
 
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Pedro MM

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Quanto à afirmação do Hetfield, dizer que nunca se preocupou porque o aperto sempre foi montado numa loja oficial, eu tenho as minhas reservas!
Posso te dizer que no outro dia, um senhor com uma S-Works foi andar comigo e disse-me que lhe partiram o espigão de carbono ao ser colocado e apertado no quadro! E foi numa loja oficial da Specialized!! Tiveram que lhe dar um espigão novo!
Portanto Hetfield, pode-se concluir que ainda existe muita falta de formação para "mexer" em brinquedos de milhares de euros!
 
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Hetfield

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Pedro, não ponho em causa o que dizes. Mas também temos que considerar que acidentes acontecem, mesmo a pessoas competentes e cuidadosas. Basta um erro na regulação do torque da chave para partir um espigão. Se até os mecânicos da Fórmula 1 falham...

Quando disse que nunca me tinha preocupado muito com isso, também foi com base na experiência que tive com os dois quadros anteriores. No entanto, da próxima vez que fôr à loja vou questioná-los sobre isto.
 

Pedro MM

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Claro, eu compreendo perfeitamente o que dizes e concordo contigo.
Sim faz isso, questiona-os acerca de como se deve colocar o aperto de espigão.
Ah, além da marca me ter respondido documentalmente como se devia colocar o aperto de espigão, fiz tambem algumas chamadas telefónicas para outras lojas do país, representantes da Specialized e todos me responderam de modo igual.
 

pimentoski

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e qual foi a resposta já agora? invertido em relação ao rasgo? (partindo do principio que é a mesma pessoa que mandou uma PM ao Marreiros)
 

Pedro MM

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Boas Pimentoski!
Quem solicitou o esclarecimento à Specialized Portugal, fui eu!
E quem enviou ao Marreiros, tambem fui eu!
E a marca recomenda que o aperto de espigão fique do lado oposto á ranhura do quado, mas alinhado com esta ultima.
 

Marreiros

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Confirmo tudo o que o amigo Pedro MM escreveu. E depois de ter visto o documento em causa hoje já rolei com o aperto da Carbon Ti da maneira preconizada no referido documento. Agradeço ao Pedro pela partilha da informação. ;)
 

essence_s

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É engraçado como um pormenor no aperto de um componente pode fazer toda a diferença.
Para partilhar informação é que o forum é bom!!
 

Giantfreerider

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Não deve ser ele decerteza. Diz aros roval, quando os da foto são uns alpine. E o preço....prontos, denuncia logo. Mas já lá tem uns comentários para avisar os "possiveis compradores"! ;)
 

Radonbiker

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Grande máquinão Hetfield!
Em relação ao RRon e aos problemas que tiveste, devo dizer-te que também os tive, e embora o meu tivesse acusado 435g na balança, esses poros laterais também me "chatearam" muito. Neste momento aguenta voltas de 50kms e depois no dia seguinte está com 1,5bar de pressão.
Não há milagres, pouca borracha = mais furos!
Vou acrescentar mais um pouco de achas á fogueira no que toca ao ao aperto de espigão: o meu quadro tem dois rasgos, logo de que lado é que coloco o aperto do espigão?
Cumps
Boas pedaladas
Ricardo Jesus
 
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