Soluções e considerações para uma relação 1x [1x1;1x8;1x9;1x10;1x11]

diogobike

Member
E são bons esses da superstar?, tem um preço muito bom...
Talvez o 40 fique bem com prato 34 para xco e meias maratonas, o que achas? ja estive a ver o ratio mas não percebo nada daquilo.
 

mike58

New Member
O meu feedback do sistema 1x10
Desviador atrás SLX normal
Cassete 11-36
Prato 32 a frente normal.
A corrente já me saltou 2 ou 3x.
Devo de ir colocar um prato de 34 apropriado a frente e ver se com isso da para fugir a usar guia.
Se verificar que me falta muita perna para subir tenho de ir à procura de um carreto de 42 para trás.
Para a frente 32d acho muito pouco e esgota se facilmente a direito.
Acham que com 34 ja se nota algo ou deveria optar por 36 a frente e com 42 atrás?
Para já estou a gostar da simplicidade, a subir na boa, a direito é que peca.
O ideal será ir para um 34 (julgo eu) à frente e deixar atrás normal, pelo que tenho lido neste tópico depois não fica tão suave a passagem de mudanças acrescentando um 42d atrás.
Abraço
 

DarknightOM

New Member
eu na 26 e na 27.5 usava 34T á frente e cassete adaptada com 42T.

agora na 29 , a mesma transmissão mas me fica muito pesada a fazer certas subidas.
Optei por meter um 32T ( deve chegar esta semana ainda)

na 27.5 em plano esgotava ai perto dos 37km/h ..dáva mais mas com muita cadençia.
na 29 ja consigo mais velocidade, mas com a alteração para os 32T devo voltar á mesma velocidade.

é ai que o X1 da Sram com o seu 10T faz toda a diferença, podesse meter um prato mais pequeno para as subidas, e o 10T atrás compensa a perda de velocidade.
se ver que com o 32T perco muita velocidade ou tenho que aumentar a cadençia , acho que é desta que mudo para X1
 

DarknightOM

New Member
40km/h com 30T á frente e 11T atrás?

ou vais a descer ou entao essa cadencia aceitaval é tipo boneco a pilhas...

desculpa lá, mas tou comparando comigo na 27.5 com 34T e 11T atrás e para os 40km/h ja axo uma cadencia "alta"..fará com 30T á frente.
só com X1 e 10T atrás, ai a conversa é outra.
 

edununo

Well-Known Member
Eu tenho uma 29er e tenho X01 com prato de 30.
Para chegar aos 40 tenho de fazer 98 de cadência.
Se tivesse uma transmissão adaptada com 30/11 para chegar aos 40 precisava de 108 de cadência.
Uma 650b nas mesmas condições precisaria de algo a rondar as 113 rpms.
 

Daemon

Active Member
Peço desculpa pela resposta anterior que vos induziu em erro.

O que eu queria dizer é que o prato da frente é 30 mas atrás é 10 (disse anteriormente 42 que nem sequer fazia sentido, cassete 10-42). E sim, faço os 39/40km/h vistos no GPS, com uma cadência para mim aceitavel (que não sei qual o valor pois não tenho medidor).
 

Daemon

Active Member
Sim. Mas sinceramente é mesmo raro fazer isso, pois faço pouco estradão (ou pelo menos tento fazer o menos possivel), e em trilhos um pouco mais técnicos "deixo-me ir", sem pedalar.

Os valores que indiquei são mesmo a minha experiência, e curiosidade ;)
 

malcriado

New Member
Pedaleiro 10V SHIMANO DEORE FC-M615 24/38
Desviador Traseiro SHIMANO SLX SHADOW RD-M670-SGS 10V Caixa Comprida
Cassete SHIMANO 10V SLX HG81 11/36
Corrente SHIMANO 10V DEORE HG54
Desviador Dianteiro SHIMANO SLX Type DMD 2x10V 40-38D FD-M675
Movimento Central SHIMANO ISMBB70B XT/SLX 68/73 mm
Par de Manípulos de Velocidade SHIMANO RAPID FIRE Plus SLX Double / Triple SL-M670

é tudo compatível? Mudavam algo? Falta alguma coisa? Para um transmissão completa de uma bike que estou a montar.
 

miguelcarromeu

Active Member
A k7, apesar de dar, tens de serrar o carreto 15. Enquanto que a XT, por exemplo, já o traz em separado. Tudo o resto dá. A caixa comprida, no entanto, será melhor numas coisas e pior noutras.
 

miguelcarromeu

Active Member
A mais usada da gama Shimano é a XT, pelo motivo que mencionei acima.

A caixa comprida dá mais amplitude no cruzamento e uso do carreto maior, mas vai ser difícil de gerir nas mudanças mais pesadas.

Nada que não dê para usar. No entanto, esse sistema costuma ser usado com sistemas de caixa média (ou até curta) e até existem caixas específicas para melhorar a transmissão das mudanças (da OneUp Components).
 

malcriado

New Member
fiquei um pouco a toa!
não leves a mal mas segundo percebi mudavas a cassete slx pela xt, e fica sem esse problema?
 

miguelcarromeu

Active Member
Não levo. Já percebi qeu és malcriado! (*joking*) :D

São duas coisas diferente:

- a k7 convém ser a XT porque senão na SLX, para trocar o carreto 15 ( o normal), terás de o serrar (menos perfeito). Na k7 XT esses carretos já vêm separados;

- o desviador pode ser a de caixa longa, mas a afinação das mudanças mais pesadas (carretos mais pequenos) vai ser mais complicada e menos perfeito que o normal.

Resumidamente:

Funciona? Sim
É o ideal? Não

Este sistema já é uma adaptação e, por si, já não fica a 100% na passagem de mudanças; sem as condições ideais, menos perfeito fica. Mas isto sou eu que sou um picuinhas com essas coisas todas :=)
 

malcriado

New Member
ok percebi agora.
então que recomendas utilizar para ficar perfeito?
Pedaleiro 10V SHIMANO DEORE FC-M615 24/38
Desviador Traseiro SHIMANO SLX SHADOW RD-M670-GS 10V Caixa Média
Cassete SHIMANO 10V XT M771 11/36
Corrente SHIMANO 10V DEORE HG54
Desviador Dianteiro SHIMANO SLX Type DMD 2x10V 40-38D FD-M675
Movimento Central SHIMANO ISMBB70B XT/SLX 68/73 mm
Par de Manípulos de Velocidade SHIMANO RAPID FIRE Plus SLX Double / Triple SL-M670

Alterações a sublinhado.
Fica perfeito?
 

DarknightOM

New Member
uma pergunta.
Vais converter atras para 42T , mas vais ficar com 1x10v ou 2x10v?
é que se for 1x10v nao precisas do desviador da frente.

quanto ao resto é o que ja foi dito.
caixa media é melhor

a cassete a XT facilita o processo, isto porque vais tirar(trocar) o Carreto 15T e possivelmente o 17T , e substituir por um 16T ( que em mutas marcas ja veem incluído na compra de uma 40/42T)
Eu tive isso a primeira vez numa cassete Deore , e tive que serrar os pinos para descravar os carretes , deu na mesmas mas prontos. actualmente tenho XT e muito mais simples.
 

malcriado

New Member
vai ser 2x10v e será para montar num quadro novo (estou a montar bike do zero).
Vou ter de criar outro tópico pois tenho mais dúvidas.
Gostava de criar uma coisa sem ter no futuro chatisses.
Depois passem lá no "Estou a pensar em comprar".
 
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