Soluções e considerações para uma relação 1x [1x1;1x8;1x9;1x10;1x11]

demorider

Active Member
Não são os cranks que vêm com o numero de velocidades de trás especificadas, os pratos que vêm nos cranks e que são para determinado numero de velocidades traseiras..
 

Terramoto

New Member
Mas qual é a lógica por trás disso? Resistência dos pratos? O tamanho ou o espaçamento dos dentes? O desenho do prato? É algo que eu deva ter atenção na escolha de um crankset de uma velocidade?
 

demorider

Active Member
As correntes de 10v são mais "finas" que as de 9v, os carretos da cassete de 10v sao mais finos que os de 9v e os pratos igualmente.. A diferença e praticamente insignificante e geralmente não há stress em andar com pratos de 9v numa transmissão de 10v mas podendo andar com tudo específico para as velocidades que se tem é sempre melhor..

As únicas coisas que não funcionam mesmo são os manípulos e os desviadores, um manipulo ou desviador de 10v nunca vai funcionar a 100% numa transmissão de 9v, vai haver sempre uma mudança que não vai entrar bem ou vai acabar por saltar uma mudança..
 

ruben n

New Member
ja ca tenho tudo para fazer a montagem agora e so montar e comecar a andar

Para comprar um prato de 42 para acrescentar na cassete que recomendam onde procurar e a que precos fica?

ninguem me sabe dizer onde arranjar o prato 40 ou 42 para a cassete?
 

demorider

Active Member
De 40t o mais barato que vi ate agora foi o da superstar components (30 libras)..

Já os de 42t os preços que tenho visto são bastante puxados, vi por exemplo um e-thirteen por 60 e tal euros em loja online nacional e mesmo em lojas online estrangeiras não foge muito disso..
 

DarknightOM

New Member
eu uso da oneUP

é um pouco mais caro , mas em comparação a outras marcas.
a oneUp manda o 42T e um 16T

de Forma á se tirar o 17T e o 15T da cassete, e em vez de ficar 19T - 15T-13T , fica 19T-16T-13T
não há aquela diferença muito grande de 19T para 15T

pode haver ja outras marcas a fazerem o mesmo, ou entao aproveitarem um 16T de uma XT de 9V por exemplo.
cada um é que sabe.

a oneup ficou-me em 75/80€ salvo erro
 

ribas1972

New Member
E não tens problemas de mudanças. Ou seja a mudança de carreto é precisa? Tenho um amigo que fez essa mesma mudança e tem dificuldades em acertar com o carreto as vez tem de tirar dia velocidades para mudar e depois subir uma.
 

RTC

Super Moderador
Então se é para xco, o rolar não será a preocupação.
30 com 36 atrás pode ser curto, na minha opinião.
 

alferes

Member
Bom dia,

Para quem fez a transição no pedaleiro para um só prato (com a tecnologia narrow wide tooth) e na cassete (11-36) retirou o pinhão 17 e 15 e colocou o pinhão 16 (para uniformizar as passagens de corrente) e acrescentou o pinhão de 42 dentes, e considerando que tinha um desviador traseiro shimano xt ou outro (caixa longa), em que trocaram o parafuso traseiro por um maior, para permitir o afastamento da roldana do pinhão de 42 dentes, tenho duas perguntas:

1) Com o conjunto todo montado e devidamente afinado, sentiram que a passagem da corrente, quer nas baixas velocidades, quer nas altas pode ser equiparado ao funcionamento que tinham quanto possuíam só a cassete 11-36 e 2 ou 3 pratos na pedaleira? Ou

2) Sentiram necessidade de adaptar ao desviador traseiro o seguinte componente da One Up Components: RADr Cage (ver site da marca)? Para melhorar as passagens!

Obrigado pelos possíveis esclarecimentos.
 

miguelcarromeu

Active Member
Boas

Alguns dirão que sim, mas, das duas uma:

- não dão grande importância à passagem das mudanças e/ou não querem dar o braço a torcer;
- têm um dropout "amigo".

Alguns dropouts têm uma posição mais conveniente para montar e afinar o prato 42.

No meu caso, por exemplo, (ainda não troquei o 17 pelo 16 mas irei fazê-lo) apesar de não ter necessitado de um parafuso de B-tension mais comprido, está no limite. Ao estar no limite, para permitir o desviador subir para o prato 42, fica demasiado afastado dos carretos pequenos. Assim sendo, a transição não é tão suave quanto eu gostaria, ou estou habituado. Para alguns servirá. Quanto a mim, aquele lag na passagem não deve existir.

O que fiz foi encomendar a cage RAD (não precisas da RADr pois é indicada para Zee e Saint). O desenho da cage permite deixar o parafuso de B-tension muito menos tenso voltando a aproximar a corrente dos carretos mais pequenos ;)
 

diogobike

Member
Qual o adaptador 42 que usas miguelcarromeu? queria comprar um a bom preço mas é tudo acima de 70 euros, não encontro nada por volta dos 40-50 euros...
 
Top