Sistemas de suspensões - Não te deixes enganar pelo Marketing

SeteGu

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Tentando responder à minha própria pergunta...

Uma das razões pela qual desenterrei este tópico foi o andrextr também ser adepto do sistema Maestro e depois ter mudado de ideias. Não cheguei a perceber o porque porque o link remete-me para esta página. :confused:

O pouco que percebi foi que todos têm vantagens e desvantagens... não há sistemas perfeitos, obviamente. Mas não haverá sistemas mais evoluídos e "melhores"?

No que toca à imprensa apontam mais virtudes que defeitos não havendo, segundo "eles", desvantagens de maior...

Volto a perguntar... estou errado?

(este tópico vem no seguimento do meu tópico da páguina anterior)
 

SeteGu

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Pegado no referido simulador (que coloquei no 1º post e que está também referido na 1ª página) e em bicicletas de 2000-2005 fiz a seguinte tabela:

Curso traseiro de 120-125mm:
(Alongamento de corrente (mm) - ratio - ano - marca/modelo/tecnologia)
1) 09,0 - 2,2/2,5 - 2004 - Giant VT (?maestro?)
2) 09,5 - 2,7/3,6 - 2005 - FSR - Specialized Stumpjumper (FSR - Four Bar)
3) 10,0 - 2,9/3,3 - 2000 - GT i-drive (ID)
4) 17,0 - 3,1/3,6 - 2004 - Iron Horse (DW Link)
5) 18,5 - 2,9/3,1 - 2000 - Trek VRX400 LT (?ABP? - Faux Bar)

Curso traseiro de 90-100mm:
(Alongamento máximo da corrente (mm) - ratio min/ratio max do quadro - ano - marca/modelo (tecnologia))
1) 07,8 - 2,6/2,8 - 2003 - Kona Dawg Deluxe (Faux Bar)
2) 09,5 - 1,9/2,8 - 2004 - Scott Genius RC (?)
3) 12,0 - 1,9/2,3 - 2001 - Giant NRS (?)
4) 16,0 - 2,9/3,2 - 2002 - Rocky Mountain (ETS - Four Bar)

A Giant VT já usava tecnologia Maestro?

Claro que esta informação é muito pouca... nada se sabe relativamente ao efeito da pedalada, travagem... penso que este simulador não fornece esses dados...
Há outros dados que são fornecidos mas fui ao Help e não tirei nenhuma conclusão de maior. Se acharem que há algo mais que o simulador forneça e que seja importante digam.

Alguém sabe se se pode fazer o download de modelos mais recentes? Como?
 
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Jorge Gomes

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Os efeitos da pedalada é uma das partes mais interessantes do simulador.
Para ver é só clicar em "Anti squat lines" que está nas checkboxes no canto superior esquerdo.
Depois na caixa amarela vai aparecer o nivel de squat, para a compressão que está actualmente definida e também para as mudanças. Note-se que principalmente o chainring da frente tem uma grande influência no anti-squat.
Anti-squat de 100% é um equilibrio perfeito de forças -- não há pedal bob e o amortecimento não é comprometido.

Aquilo tem lá mais modelos recentes, basta clicares em "search web library".
 

SeteGu

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Obrigado Jorge Gomes.

A minha versão é a Demo e ao clicar em "search web library" pede-me o nome e a password; suponho que só dê para as versões pagas...
Ao tentar criar uma versão para a minha Astro (através da foto de perfil, por exemplo) aparece a mensagem "Demo version" e não me permite avançar mais.
Por curiosidade... para se ter a versão paga
pedem mais de 200€.
Há alguma outra forma de conseguir ir buscar modelos mais recentes?

Mas como interpretar valores de anti-squat negativos? Nomeadamente -100%?
Depois há valores de "current anti-squat" e "current anti squat / no chain". Qual a relevância do "no chain"? Sem corrente? :confused:

E me relação à travagem? Há algum parâmetro que o simulador nos dê?
 

Jorge Gomes

New Member
Eles efectivamente pedem o nome e o mail, eu meti e o programa não se queixou e deixou-me aceder à web library.
Não tenho a versão paga e não me tinha registado em lado algum.

Relativamente às outras questões, não te sei ajudar, mas também gostava de saber as respostas.
Achei este programa muito interessante, e vou procurar ler um pouco na ajuda a ver se encontro alguma coisa.
 

SeteGu

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Sim... eu com calma vou fazer o mesmo.

Já consegui aceder e... brutal. Tem todos (ou praticamente todos) os modelos, muito bom, mesmo! Não pedia nenhuma password mas sim o nome e o e-mail.

Quando perceber mais da "poda" faço umas listas com algumas bicicletas recentes e o seu comportamento de forma a não nos deixarmos enganar pelo marketing.

De qualquer das formas é bom lembrar que o software em si também tem erros e algumas das bicicletas da base de dados estão com muito pouco rigor mas é mais uma ferramenta importante (ainda que não seja exata nem infalível).
 

shelltox

Super Moderador
Ainda se pode acrescentar o "Monolink" da Maverick Bikes (pessoalmente acho tão interessante quanto estranho) e o "Equilink" da Felt
 

andrextr

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Soube agora que este topico foi desenterrado (desde 2006...) eheh

O topico foi escrito na altura que começei a tentar perceber um pouco mais sobre sistemas de suspensao, e desde então deu para aprender muitas coisas, e se calhar se fosse hoje escreveria as coisas de maneira diferente, ou então o mais provavel, não escrevia nada porque ultimamente nao tenho andado neste forum e ja nao tenho muita paciencia para testamentos. eheheh

De qualquer forma, aqui o user azzacove relembrou-me do blog do Osuna. Passem por lá porque o blog é muito bom e o tipo tem a papinha toda feita.
http://linkagedesign.blogspot.pt/

Um abraço e boas descidas!
 

andrextr

Active Member
Mas respondendo de um forma muito geral, essa coisa dos sistemas de suspensão serem melhores nisto e naquilo e não sei o que é uma treta.

O que influencia é o desenho e a localização dos pontos de rotação e não o nome que deram ao sistema. Dentro do mesmo sistema (FSR, VPP, etc) podemos ter um desenho de trampa, e outro bom. E depois há ainda outra questão, aquilo que cada um espera da bike. Para mim uma bike de "trampa" poderá ser uma bike boa para quem não abusa nas descidas. E já não falo do tipo de amortecedores (mola, ar volume pequeno, ar grande)! Isso é outra questão à parte que não depende do desenho do quadro, mas que influencia o amortecimento final.

Eu o ano passado fiz um video a exemplificar isso (lembrei-me de fazer isto quando estava no WC).

[video=youtube;1vno2gcCtkc]http://www.youtube.com/watch?v=1vno2gcCtkc[/video]
Atenção: O video está uma seca e não aconselho ninguem a ver, a menos que seja um nerd !

Um abraço
 
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SeteGu

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Obrigado pela partilha shelltox e andrextr.

Realmente o video explica bem e acho que faz todo o sentido. ;)
Gostei do desenho em paint para explicar o efeito alavanca :mrgreen:

Por curiosidade... tens a versão paga? É que tentei mover o ponto do amortecedor no desenho tal como no video e mesmo esperando algum tempo nada aconteceu...
Ah e sim... sou "nerd"... estudo engenharia. :p

Também já dei uma vista de olhos no blog mas ainda o vou ler melhor.
 

andrextr

Active Member
Não tenho a versao paga, mas tenho (ou tinha) uma versao demo muito antiga que dá para modificar os pontos e criar bikes novas.
O programa pago, versão utilizador domestico, sao cerca de 20 ou 30€ (pelo menos há uns anos atrás era).
 
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