Rolamentos selados (Susp traseira)

andrextr

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Boas pessoal,

Eu sei que isso dos rolamentos selados usados para os pivots de uma FS é melhor do que os não selados, mas na pratica o que são rolamentos selados e não selados? É por uns estarem fechados e outros nao!? :oops: Expliquem-me melhor essa questão..Podiam dar exemplos? Como é que eu consigo ver a olho se é selado ou nao?

Obrigading ;)
 

Rush

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Aqui vai uma foto que vale mais que mil palavras, claro que os rolamentos das suspensões não são iguais.

p01.jpg


Nos selados as esferas não estão visíveis e estão lubrificadas internamente.

bearings.jpg


Rolamentos selados
 

Rush

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Sim efectivamente esse quadro tem os rolamentos da suspenção traseira selados.

Beide Modelle bieten einen wartungsfrei gelagerten Hinterbau mit bestem Ansprechverhalten und Top-Kinematik.

que traduzindo (Não é grande coisa mas dá para perceber):

Both models offer a maintenance free rear triangle with best responsing mode and Top kinetics.

Ou seja para não haver manutenção os rolamentos têm que ser selados.
 

Biker

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Olá Rush,
apesar de muito fabricantes garantirem que os rolamento selados carecem de manutenção, na prática não é bem assim, apesar de serem selados e por muito bons que sejam, há sempre alguma humidade que entre e alguma condensação que se cria e que já não sai sem o recurso à manutenção, eu já a fiz aos rolamentos da biela do meu amortecedor, que estavam uma lástima, consegui recuperar 2 e os outros 2 tive mesmo que substituir. No meu caso os rolamentos são selados por uma chapinhas revestidas por teflon que se retiram facilmente mas com algum cuidado para não danificar. Depois librifica-se com uma massa própria para rolamentos e volta-se a colocar o revestimento. Se isto for feito com alguma regularidade prolonga-se e muito a vida dos rolamentos que são, pelas suas caracterisitcas (pequenas dimensões) rolamentos bastante caros.
Um abraço
 

Rush

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Biker said:
na prática não é bem assim, apesar de serem selados e por muito bons que sejam, há sempre alguma humidade que entre e alguma condensação que se cria e que já não sai sem o recurso à manutenção,

Tens razão naquilo que dizes tudo depende da utilização que se dá a bike, o tipo de trilhos, etc.

Mas o que eu queria dizer era:
:arrow: O quadro que o andrextr falva tem rolamentos selados.
:arrow: Quando se fala em não haver manutenção os rolamentos têm que ser selados.
 

Maddox

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Boas!

Aproveitando a deixa dos rolamentos selados, pergunto como os retiram do quadro, caso os queiram susbituir? Existe alguma ferramenta própria?

Cmps
 

Mox

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Maddox said:
Boas!

Aproveitando a deixa dos rolamentos selados, pergunto como os retiram do quadro, caso os queiram susbituir? Existe alguma ferramenta própria?

Cmps

Depois de ler este tópico ( e verificar que ja é um pouco antigo) , fiquei com a mesma dúvida em relação a ferramentas próprias.
Deve haver quase de certeza , mas também ha os métodos mais a ( portuga ) ...

Alguem sabe como retirar mesmo sem estragar a capinha de plastico dos rolamentos ??
Eu andei a experimentar noutros antigos que tinha la pra casa e tau ... fica sempre uma pontinha levantada , sempre ... e depois entra logo lixo para ´lá.

Espero por uma ou outra resposta acompanhada por uma pic .

Já sei que muitos vão dizer ( search ou googla ) mas isso é o que estou a fazer ao memso tempo que leio os topicos do forum.

Abraço
 

RPires

Member
andrextr said:
Boas pessoal,

Eu sei que isso dos rolamentos selados usados para os pivots de uma FS é melhor do que os não selados, mas na pratica o que são rolamentos selados e não selados? É por uns estarem fechados e outros nao!? :oops: Expliquem-me melhor essa questão..Podiam dar exemplos? Como é que eu consigo ver a olho se é selado ou nao?

Obrigading ;)

Viva,
Vou-te dar uma breve descrição embora te possa dizer que esta questão dos rolamentos é bastante mais vasta do que parece...
Existe uma enorme diversidade de rolamentos e existe tb alguns que são fabricados especificamente para determinados fins, no entanto vou apenas falar dos rolamentos básicos (aqueles que geralmente todos conhecemos) de esferas.
Estes não têm selagem se de ambos os lados conseguires ver as esferas, se só conseguires ver as esferas de um dos lados então podes dizer que é um rolamento selado num dos lados e geralmente o lado selado fica montado para exterior da caixa onde o mesmo rolamento irá ser montado, se ainda olhares e não conseguires visualizar as esferas de ambos os lados então estás na presença de um rolamento de selagem total.
Quanto a selagens, normalmente usam-se as vedações e as blindagens, mais concretamente o sufixo RS e o sufixo Z respectivamente e sempre que vires uma determinada referência com 2RS ou ZZ significa que a selagem é total (dos dois lados), ex: um qq rolamento com referência 6004-RS (vedado de um dos lados), 6004-2RS (vedado de ambos os lados) e a mesma coisa para as blindagens ou seja 6004-Z (blindado de um dos lados) e 6004-ZZ (blindado dos dois lados).
Sempre que o rolamento é blindado, a selagem é feito com um anel de aço. Se se tratar de uma vedação esta é feita através de um anel tipo plástico, teflon ou material semelhante.
Básicamente a selagem utiliza-se em rolamentos que não são lubrificados em banho de óleo e assim permite aos mesmos que a lubrificação se mantenha e que tb os mesmo não fiquem sujeitos a contaminação exterior, sendo que para prevenir a entrada de contaminação se utilize mais a vedação por ser mais eficaz que a blindagem...
 

Jorgex

New Member
RPires said:
"Básicamente a selagem utiliza-se em rolamentos que não são lubrificados em banho de óleo e assim permite aos mesmos que a lubrificação se mantenha e que tb os mesmo não fiquem sujeitos a contaminação exterior, sendo que para prevenir a entrada de contaminação se utilize mais a vedação por ser mais eficaz que a blindagem..."


Agora vem a fatídica pergunta - "Casas de rolamentos em Lisboa?" -
Uma boa casa de rolamentos tem o que preciso ou tou mesmo agarrado, neste caso, a Canyon?
 

RPires

Member
Jorgex said:
Agora vem a fatídica pergunta - "Casas de rolamentos em Lisboa?" -
Uma boa casa de rolamentos tem o que preciso ou tou mesmo agarrado, neste caso, a Canyon?

Não estás nada agarrado, uma boa casa de rolamentos arranja o que necessitas.
No Montijo existe uma boa casa de rolamentos e é relativamente perto de Lisboa. Se tiveres acesso à referência do rolamento e tiveres dificuldade em arranjar, manda-me uma MP que eu vejo por aqui e depois dou-te a informação necessária quanto a preço e prazo de entrega. Presumo que és de Lisboa e se quiseres tb, podemo-nos encontrar aqui no forúm e eu levo-te lá a tal casa de que te falo.
Por acaso qq dia tb vou atrás de arranjar os rolamentos para a minha Stump
 

pratoni

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Isto dos rolamentos é tudo compatível, desde que sejam do mesmo tamanho?

Por exemplo, tenho uns rolamentos que não são selados ou que são uma boa banhada e posso trocar por uns melhores desde que sejam da mesma medida? Ou tem que se garantir mais alguma característica dos mesmos?...

Estou a falar de rolamentos de quadro.

Isto porque na loja já me avisaram que os meus devem estar a dar o pio mestre e achei o preço dos novos um bocado carote e não sei que rolamentos seriam...
 

P.M.

Member
A maior parte das marcas de rolamentos têm produtos compativeis, de modo que é bastante fácil encontrar rolamentos.

P.M.
 

RPires

Member
Podes sempre colocar o rolamento que quiseres bastando para isso que mantenhas as dimensões e tb as caracteristicas e aqui por caracteristicas refiro se o rolamento é de uma pista de esferas, não faz sentido colocares um de agulhas ou de duas pistas, etc...
Quando os substituires podes muito bem colocar rolamentos selados.
As medidas são geralmente universais de marca para marca, e digo geralmente porque existem rolamentos especificos produzidos por uma qq marca para um cliente especifico.
As marcas usuais são a SKF, INA, NSK, se bem que existem outras, mas estas são encontradas fácilmente no nosso mercado.

Quando quisers comprar um determinado rolamento, mesmo que não tenhas a lista de spare parts da bike, podes retirar o rolamento e neste como em todos vem descrita a referência, se o rolamento estiver muito gasto e não conseguires ver a mesma, agarra num paquimetro e medes o diâmetro exterior, o diametro interior (furo) e a espessura do rolamento e com estas medidas chega-se à referência. Se um dia necessitares eu dou-te a referência com base nas medidas que me fizeres chegar.
 

pratoni

Active Member
RPires said:
Podes sempre colocar o rolamento que quiseres bastando para isso que mantenhas as dimensões e tb as caracteristicas e aqui por caracteristicas refiro se o rolamento é de uma pista de esferas, não faz sentido colocares um de agulhas ou de duas pistas, etc...
Quando os substituires podes muito bem colocar rolamentos selados.

Não percebi bem esta parte, afinal posso mudar o tipo de rolamentos, garantindo apenas as suas dimensões iguais, ou não convém?...

RPires said:
As marcas usuais são a SKF, INA, NSK, se bem que existem outras, mas estas são encontradas fácilmente no nosso mercado.

E já agora, pela vossa experiência qual a melhor marca/modelos de rolamentos? Já percebi que os selados serão melhores, mas quais a(s) marca(s) com os melhores rolamentos em termos de fiabilidade/duração e suavidade?
 

RPires

Member
Desde que seja garantido as dimensões, podes colocar o rolamento que quiseres, agora se calhar não fará sentido. As diferenças de caracteristicas têm a ver com cargas, dissipações térmicas, rotações, etc... e por isso existem variadissimas formas de rolamentos que jogam com estes factores todos.

Quanto a marcas, qq das três é boa.

Quanto a suavidade e em relação aos rolamentos do quadro, penso que nem conseguiremos ter essa percepção, se reparares não há nenhum rolamento do quadro que gire os 360° (não estou a falar de rolamentos de cubos nem de eixos pedaleiros, esses são à parte), quanto muito movem-se um pouco quando a escora oscila e até podemos pensar, então um rolamento que é feito para rodar e rodar a X rotações, na bike nem chega a dar uma volta, não parece muito lógico mas de facto é o que se passa. Até posso pensar que por este mesmo facto o rolamento possa ter um desgaste não uniforme, mas isto é só uma teoria minha que vale o que vale...

Se estivermos a falar de rolamentos para cubos (e tb os restantes), eu penso que qq das marcas indicadas servirá perfeitamente na questão da fiabilidade e suavidade, pois estas são as mais uilizadas na indústria (pelo menos na indústria que eu conheço) e em aplicações sujeitas a muito maior desgaste e com graus de precisão muito elevados. Eu poderia dar exemplos de máquinas que conheço, que utilizam rolamentos destas e doutras dimensões que aguentam cargas de trabalho que não têm nada a ver com as bikes, e estes duram e muito...há é que manter a boa lubrificação dos mesmos e garantir que estes não oscilem nas caixas ou veios que os suportam.

Eu aconselharia a quem tem bikes com rolamentos sem serem selados, a trocá-los por selados, porque as lavagens e a introdução de areias vão fazer com que os mesmos tenham um maior desgaste e tb certas prisões ou barulhos, pois areias e esferas / pista não joga lá muito bem !!!
Ainda outro promenor, areia ou outro qq material dentro do rolamento muita vezes provoca prisão e esta prisão pode provocar rotação do rolamento na caixa do mesmo quando este é sujeito a movimento, ora não convém esta rotação porque se houver material que será sujeito a desgaste, será neste caso o aluminio do quadro e não o aço do rolamento, e já tás a ver o filme da coisa...
 

pratoni

Active Member
Ok, já percebi.

Essa tua última afirmação parece-me ser muito pertinente, porque já vi aqui casos em que a escora partiu e a marca não activou a garantia porque os rolamentos estariam negligenciados em termos de manutenção ou algo que os valha... :s
 

o5car

Member
Mox said:
Alguem sabe como retirar mesmo sem estragar a capinha de plastico dos rolamentos ??
Eu andei a experimentar noutros antigos que tinha la pra casa e tau ... fica sempre uma pontinha levantada , sempre ... e depois entra logo lixo para ´lá.

Boas!

Ao retirares ou tentar retirar essa dal capinha q falas, automaticamente o rolamento fica pifado, ou seja, como dizes, já não consegues colocar a mesma, de modo a q fique e/ou faça o estanque/vedante. Deduzo q querias fazer isso para uma suposta limpeza e/ou lubrificação!... ou devido a alguns barulhos ou fricção, então é pq o rolamento já teve o seu tempo de "vida" ou eficácia! nestas situações é comprar novo e subtiruir.
Para retirar rolamentos cravados, ou metidos à pressão, costumo utilizar uma chave de caixa, com o diametro do exterior do rolamento, a modos q apanha toda a circunferência exterior do rolamento, depois com umas pancaditas, bem dadas e secas, concerteza q sai e não danifica, neste caso o quadro. Depois pegam no rolamento, e se repararem existe sempre uma referencia, q serve para identificar q tipo de rolamento é. Em qq loja de peças de automovel e agricolas encontram isso, pois estes rolamentos, são utilizados nas mais variadas peças/motores, etc. Aproveitem qdo comprarem, compre sempre dos melhores, pois os preços e as diferenças são ridiculos (baratos).
Depois por curiosidade, podem perguntar ao representante da vossa marca de bikes, qto custa o respectivo rolamento, para depois fazerem a comparação!!! :lol:

Cumprimentos e desculpem este testamento.
 
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