[RESCALDO] XII Maratona Alte - 25 de Abril

paulo faia

New Member
(amigo vento)não sei que idade tens,mas pelo que dá a entender é que
andas nestas andanças do btt á pouco tempo!porque bttistas como
tu não fazem falta nenhuma a estas maratonas!cá para mim és
menino de copo de leite,abraço
 

vento

New Member
(amigo vento)não sei que idade tens,mas pelo que dá a entender é que
andas nestas andanças do btt á pouco tempo!porque bttistas como
tu não fazem falta nenhuma a estas maratonas!cá para mim és
menino de copo de leite,abraço
Amigo Paulo ando disto ja vai fazer 5 anos apenas dei minha opiniao e o meu objectivo e dar bem com toda gente
so achei que se devia haver mas respeito para quem fez 300km ate algarve...nada mas
Abraço encontramos dos trinhos
vento
 

cairum

New Member
eu gostei do dia 25 de Abril foi bem passado a fazer o desporto que mais gosto de praticar
parabéns á organização por me ter dado muito boas condições para tal
 

paulo faia

New Member
obrigado amigo agirão,depois da organização e de todo o staff e voluntários
terem este trabalho todo, custa ler estes comentários.
ainda não tive o prazer de o conhecer talvez um dia,pois o meu irmão já
o conhece(nuno faia)um abraço.
 

Pupas

Member
Depois de alguns anos, sem aparecer em Alte, deste do ano que andou toda a gente perdida e a pé pelos trilhos, tal era a quantidade de pessoas, resolvi marcar presença este ano e de facto, tenho de ser realista Alte infelizmente continua sem grande capacidade, para acolher aquele numero de atletas, contudo nota-se isso pelas dificuldade em estacionar e nos banhos, eu para me livrar das confusões fui a Benafim, cheguei e despachei-me em menos de nada. Em relação ao percurso fique-me pelos 55 km gostei muito, tinha sinalização adequada e abastecimentos bem rechedos, coisa que em anos anteriores era dificil, o almoço, de facto foi fraco, mas compreendo que seja dificil de melhorar, fase a quantidade de almoços que têm de servir.
Á outro motivo pelo qual tive estes anos ausente de Alte é tambem pelo facto de se partir as 10h a esta hora já faz muito calor e isso tem uma grande influencia em termos fisica nos atleta.

Em relação as fitas, só tenho a dizer que não estou a gostar da forma com a nossa modalidade está a crescer, as pessoas estão a ficar mais parvas, prefiro o btt de conheci á 15 anos atrás quando começei.
 
Last edited:

agirão

New Member
Vento!

Tive o cuidado de verificar os teus comentários a outros eventos e, realmente, fazes bem publicidade ao nick, ou nome, por que te apresentas! Nota-se uma permanente azia anti-ciclónica nas afirmações que fazes por onde passas..!! Repetes sempre que é caro, até num discurso lacónico, na construção frásica e na ortografia!

Permanentemente, acusas tudo e todos de ser caro, de haver lucros das organizações, de fazer contas em casa de outros..!!

Talvez fosse útil um exercício de consciência e pensares que, se um dia fores a conduzir na auto-estrada e se vierem muitos automóveis no sentido inverso ao teu, nunca digas para ti próprio: " 653765da-se..!! Este pessoal vem todo em sentido contrário..!!"

Sabes que, com a minha idade, até já tenho paciência para te responder..!!

Fica bem...em casa!
 

Nuno Caeiro

New Member
Boa noite pessoal do pedal, :wink:
Desde já parabéns a organização do evento :clap:, pois não deve ser fácil agradar a gregos e a troianos ao mesmo tempo, num evento que junta 2000 participantes mais os seus acompanhantes, arranjar espaço para tanta gente não é fácil.

Eu fui de bike até Alte para poder fazer um bom aquecimento e para evitar confusões de falta de espaço, arranquei do Parragil (um familiar foi lá me deixar), e pedi ao meu Pai para ir bastante cedo de modo a conseguir um lugar de estacionamento o mais perto da partida o que acabou por conseguir.
Para meu espanto, quando estou a chegar a alguns Km de Alte já existiam carros estacionados nos dois lados da estrada, uma loucura.
Tentei ir dar a volta á rotunda do cemitério nem consegui passar da zona do controlo 0, tal era a afluência de transito que se fazia sentir na altura em ambos os sentidos, (aqui aproveito para deixar um conselho a organização no sentido da próxima vez tentar minimizar estes congestionamentos de tráfego, nem é bom para os atletas e acompanhantes nem para os outros utilizadores da faixa de rodagem, pois acabam por stressar com os atletas e a acabam por falar mal do evento, sei que não é fácil devido as características da aldeia pois é a uma das unicas estradas de acesso entre os dois conselhos vizinhos).

Bem, vi que ia ser um belo dia de puro BTT na zona do Barrocal Algarvio, que conheço desde gaiato, pois estava volta a terra da minha família materna e a uma província do nosso país onde vivi há alguns anos.

Eu que fui fazer a Meia-Maratona, resumindo melhor na minha humilde opinião, outros tem a sua, igual ou divergente, todos nós temos que respeitar, não fosse o dia da comemoração da liberdade:

Inscrição como já foi aqui dito: “Mais fácil não há, nem sequer foi necessário enviar o comprovativo do pagamento”

Levantamento dos dorsais, como também aqui já foi dito:” Melhor só se forem entregues em casa”

A partida: A horas certas, com direito a foguetes e tudo.

O percurso: Espectacular muito bem escolhido, teve de tudo QB.

A sinalização: A suficiente, até ao ponto da separação, quando entro na descida, chegou a uma determinada altura deixei de ver as fitas e com receio de estar enganado voltei para traz, até a altura que chegou o rapaz da moto, que me informou que estava a ir bem e que era o primeiro e que iria na minha frente a abrir o percurso, desta forma descansei, pois não liguei mais a marcações porque ele ia bem na minha frente e até determinada altura eu já conhecia o percurso pois tinha ido velo no dia anterior.
Outra situação, como havia também perdido algum tempo em voltar para traz arrisquei um pouco a descer e a certa altura na passagem de uma vala com água, acabei por sofrer uma queda aparatosa, sorte que não foi grave nem para mim nem para a máquina, aqui acho que deveria existir uma sinalização de perigo, pois a vala ainda era funda.

Os abastecimentos: Não sei, pois não parei em nenhum, porque tinha alguns familiares e o meu Pai a fornecer abastecimentos durante o percurso.

As lavagens das montadas: Não posso falar porque normalmente lavo quando chego a casa.
Os banhos: também não posso falar, pois fui tomar a casa.

O almoço: Também não posso falar pois fui almoçar a Quarteira um belo peixe fresco grelhado.

Resultado final: Muito bom, evento a repetir, não só por todos estes pontos que mencionei anteriormente como também o resultado obtido na classificação final, pois é o culminar de um trabalho que tenho vindo a realizar com bastantes sacrifícios não só pessoais, profissionais e mais ainda da família.

Parabéns e um bem-haja a todos os atletas que participaram neste grande evento do BTT nacional, a todos os intervenientes directos e indirectos do staff, da organização e todos os outros que nós nunca vemos os seus rostos.
ALTE até para o ano. ;)

Saudações desportivas,
Nuno Caeiro
 

scott algarvia

New Member
boa noite a todos a organizaçao teve de parabens visto a quantidade de bttistas e complicado, tenho so em nota 2 pontos negativos:
1- a falta de organizaçao do transito visto ter sido abalroado por uma viatura quando me encontrava a espera de ir para a posiçao da partida.
2- o pessoal dos 23km nao ter sitio de chegada,ao menos passar pela chegada,e nao haver ninguem da organizaçao saber informar o pessoal a onde acabava a prova dos 23km,visto que tem menos importancia em relaçao aos 55km e aos 100km.

boa pedaladas.
 

antoniomelgaco

New Member
A organização está de parabéns um bom percurso acima de tudo, o resto bem por acréscimo,mas a canja no ultimo abastecimento esteve divinal. :D

P1300396.JPG

Lamentável continua a ser o comportamento de alguns participantes que continuam a deitar as embalagens para o chão, será que em vossa casa fazem o mesmo?:(

mesmo sendo uma prova de btt como qualquer outra actividade tem regras que devem ser respeitadas. Aqui estão os 11 mandamentos que ninguém deve esquecer quando sai de bicicleta:

Ceder a passagem a outros transeuntes não motorizados.

Abrandar à proximidade de pedestres e cavaleiros, ultrapassá-los com precaução após os haver prevenido.

Controlar a velocidade nas passagens sem visibilidade.

Circular nos trilhos para evitar destruir a vegetação sobretudo em Parques e Zona Protegidas e evitar passar sobre culturas.

Passar à distância de animais selvagens e não enervar os domésticos.

Jamais deitar detritos no solo. Conservá-los até ao próximo caixote de lixo. Advertir quem assim não proceda.

Respeitar a propriedade privada e pública.

Aprender a rolar em autonomia total. Preparar o seu itinerário, prover a sua alimentação, saber efectuar reparações.

Nunca sair só para uma incursão em terreno desconhecido. Deixar informações acerca do seu itinerário aos que ficam.

Saber, em todas as ocasiões, estar de forma discreta e amável.

Usar o capacete a fim de se proteger, em todas as circunstâncias.


Adaptado das 11 regras da NORBA (National Off-Road Bicycle Association) .



mais algumas fotos:

http://picasaweb.google.pt/algarveantonio/Alte2010?feat=directlink
 
Last edited:
Com vento ou sem ele, meus amigos/as, adorei este evento em tudo, apenas uma coisa estragou.... CALOR!!!!
Vamos fazer um abaixo assinado para que a organização tente melhorar este aspecto para o ano, pois em todos os outros... EXCELENTE

Ora, marcações, não falharam, assim como a hora de partida. Abastecimentos não faltavam. Boa disposição imperava!!! Massa com bolas a saber a molho de tomate???? Amigos, nós vamos andar de bike ou vamos comer?!?!?! A mim souberam-me pela vida. E o bacalhau?????

Acerca dos banhos, amigos, eu tomei um banho quente num desses contentores "sem condições", mas digo-vos que, dois amigos meus tomaram banho com a mangueira de lavagem das bikes, e digo-vos, depois de os ter visto a fazer aquilo, fiquei arrependidissimo por não ter feito o mesmo, imaginem o divertimento, sim, porque isto resume-se a isso... DIVERTIMENTO!!!

Não peçam estacionamento nem condições numa aldeia como a de Alte amigos. Aldeia não... MUITO LINDA ALDEIA!!!!!! Imaginem Alte com esse cimento todo, certamente já não seria Alte!!!!

Bem, resumindo, adorei o evento, e fiquei mesmo com muita pena foi de não ter tomado banho na mangueira do jardim. Não quero falar em ninguém, mas na próxima, António e Rui, contem com a minha companhia lá!!! :)

Forte abraço e um grande bem haja a toda a organização, voluntários e á sra que cozinhou aquelas bolas de carne com sabor a molho... ESTAVAM EXCELENTES!!!
 

Kixopt

Member
Ora viva caros amigos,

Falo-vos enquanto Director Executivo do BTTAlte,

Antes de mais gostaria de agradecer a todos e todas os participantes que se deslocaram a Alte este ano para participarem neste evento e que tanto o embelezam, é por vós que continuamos a trabalhar e continuaremos para conseguir manter de pé um evento como este.

Aqueles que me conhecem bem sabem que não entro nunca em disputas fúteis que a nada levam a não ser a algumas dores de cabeça para uns, por vezes gargalhadas para outros e algumas vezes dissabores a outros. Contudo e porque tenho um cargo de grande responsabilidade dentro da organização deste evento, sou forçado a deixar algumas considerações sobre alguns comentários aqui tecidos, os quais considero injustos, injustificados e sem razão de ser.

Não querendo alongar-me muito, vão permitir-me uma pequena introdução antes de poder referir-me ao resto.

A organização do BTTAlte conta com cerca de 270 pessoas envolvidas na operação logística do dia. Trata-se de uma organização onde nem um único colaborador ganha um único Euro pelo seu trabalho neste dia, são pessoas da comunidade, professores e alunos da Escola Profissional de Alte, voluntários que dedicam o seu tempo, paciência e dedicação para receber bem as cerca de 6000 pessoas que chegam a Alte neste dia. São alunos, jovens em aprendizagem. que muito dificilmente terão nas suas vidas outra oportunidade de estar por dentro de uma organização com esta dimensão e com este intuito. São pessoas com a pretensão de poder proporcionar neste dia a quem visita esta muito bonita aldeia típica, um dia de muito bom convívio e alegria, que neste dia se esforçam para além das suas capacidades para que nada falhe. A todos eles o meu muito obrigado.

A operação assente nestas pessoas é coordenada e dirigida por duas pessoas, eu e o “Grande” mentor de todo este projecto, um visionário do BTT que há 12 anos atrás se lembrou de organizar um evento pioneiro e que hoje tem a dimensão que tem, estou a falar do meu amigo e colega de aventuras Professor Acácio Café, que de muito abdica sem receber um único cêntimo em troca, para conseguir dar ao BTT este evento. Mas como não quero ser “advogado do diabo”, não me vou alargar muito mais.

Eu que vivo o desporto desde a minha infância, tendo sido atleta federado desde o futebol à natação e por ultimo o BTT (aqui nunca fui federado), inclusive aquando da minha licenciatura em psicologia clínica, publiquei um estudo sobre a motivação para a prática desportiva em jovens e adolescentes (na altura, hoje adultos certamente), do qual lembro-me que os resultados mais interessantes e relevantes era que os jovens praticavam desporto pelo desporto e bem estar e apenas uma pequena percentagem, pelo estatuto social que poderiam vir a ter com o desporto, muito me custa agora que quase completo o meu Doutoramento em Neuropsicologia Clínica, constatar que talvez estes valores possam estar a inverter-se. Felizmente muitos de vós que talvez até tenham sido alvo desse meu estudo cientifico, ainda mantêm os valores da prática desportiva e conseguem obter com o desporto uma satisfação pessoal que provavelmente não se consegue obter noutros contextos que não este, com o quotidiano exigente dos nossos dias.

Meus caros amigos, esta Organização sempre se tem esforçado por melhorar naquilo que está ao seu alcance as críticas construtivas que lhe são apontadas; e se hoje tem a dimensão que tem, é porque tem feito muito para poder ir ao encontro de todos os que nela participam. Impossível dirão uns, possível dirão outros, eu prefiro acreditar que o Homem consegue sempre superar-se desde que assim o deseje. Nesta nossa sociedade em constante mudança e muito marcada pela exigência de que façam por nós aquilo que nós não queremos fazer, mas que gostamos muito de exigir, custa-me muito e podem crer que me custa muito sentir e por vezes ouvir e ler coisas que são muito injustas e infundadas.

Bem e porque já me alonguei demais (parecia que estava a escrever a minha tese), vou directo ao assunto.

Segui e sigo com interesse as muitas opiniões aqui expressas neste fórum, fico feliz por constatar que a maioria é muito positiva. Existiram falhas certamente e temo-las anotadas todas as que tomámos consciência, pois só assim poderemos colmatá-las em próximas edições. Temos consciência das nossas limitações, mas também estamos muito convictos das nossas capacidades.

Se este evento é possível de organizar com o que proporciona às pessoas, é porque existe ainda quem esteja disposto a investir nele e a patrociná-lo. O custo real deste evento é muito grande e talvez muitos de vós que hoje apontam aspectos muito negativos, não tenham a noção desse custo. Se o preço da inscrição é de 15€ é porque existe possibilidade de ele ser de 15€. Se o preço da inscrição correspondesse ao valor real de uma participação neste evento ele nunca seria inferior a 55€.

Permitam-me que vos relembre algumas coisas nas quais este evento foi e continua a ser pioneiro.

Quando era possível oferecer uma T-Shirt e mais alguns brindes de lembrança, fomos pioneiros em faze-lo, outros seguiram-nos, talvez este tenha sido um erro grande da nossa parte, ao criarmos hábitos insaciáveis para poder satisfazer quem nos visitava, mas enfim….

Quando julgámos ideal retirar os tempos de quem fazia a prova para que tivessem referências dos seus desempenhos, mais uma vez fomos pioneiros em faze-lo.

Quando era hábito fazer inscrições em papel e fichas de inscrição, utilizámos as novas tecnologias para facilitar o trabalho e fizemos inscrições online.
Quando tivemos condições para o fazer, montámos o pagamento via Mb pois facilita muito o trabalho a todos, organização e participantes.

Aprendemos com quem faz bem, como é o exemplo de Portalegre e seguimos o exemplo de entregar os dorsais nas lojas parceiras. Obrigado Portalegre BTT pelo excelente exemplo.

Quando se utilizavam apenas algumas setas indicadoras para marcar percursos, nós utilizámos fitas, tendo igualmente aprendido com quem faz bem, neste caso com nossos vizinhos espanhóis de Ronda, Obrigado/Gracias Hermanos por lo que nos han ensidado! Hoje por exemplo foram utilizados mais de 1000 mts de fitas de marcação e centenas de placas informativas. Permitam-me a questão, vêm disto em mais algum lado?

Quando a segurança dos participantes não era uma prioridade, para nós sempre foi, e desde o momento em que nos foi possível faze-lo sempre tivemos equipas médicas e de enfermagem de apoio ao evento. Hoje são 2 médicos e 6 enfermeiros, 16 ambulâncias, 40 socorristas, 1 Hospital de Campanha, 1 Centro de Comando e de comunicações para controle de todo o percurso.

Aquilo a que alguns chamam de luxo para nós é uma prioridade, estou a falar de um Helicóptero que a sua função não é só filmar a partida, mas sim servir de meio de acompanhamento da prova do ar, o que permite uma percepção muito clara de como está a prova, para que saibam, foram 3 voos de controle e 4,5 horas em “stand by” preparado como ambulância para que se fosse necessário evacuar algum acidentado urgente se tal fosse necessário.

Quando se começou a falar em sistemas de inscrições com a possibilidade de ter como opções ou extras tudo o que não fosse a inscrição, ai está um sistema montado de raiz para permitir isso, mais uma vez estivemos na frente.

Caros amigos poderia estar aqui a enumerar outras coisas, mas não vos quero maçar mais.

Quanto ao que disse no início, vou responder a estas críticas que acho desajustadas injustas e não fundamentadas:

Caro “Vento”,

“Não FUI UNICO QUE NÃO VI PLACA DA SEPARAÇAO DA MEIA E MARATONA, “

Quanto à sinalização do desvio de nível de facto deve ter sido o único que não a viu e aconselho-o seriamente a consultar um oftalmologista, pois o desvio de nível estava sinalizado da seguinte forma:

Cerca de 500 Mts antes do desvio estava um placa informativa dizendo “ATENÇÂO – DESVIO DE NÍVEL – 500 Mts” , em seguida estava outra dizendo ATENÇÂO - Desvio de Nível – N3 (seta para Dta) N4 (Seta em frente) Depois no referido desvio de nível estava pelo menos uma rapariga devidamente identificada como Organização que vos alertava para o Desvio, se isto não fosse suficiente, já no referido percurso quer do N3 quer do N4 havia cerca de 500 Mts depois do Desvio uma placa de confirmação do Percurso que se seguia.
Se não conseguiu ver nenhuma destas indicações então é grave.

Quanto às restantes críticas, julgo já ter respondido antes. Não posso é aceitar que diga que os membros da organização no geral nada sabiam e eram pouco simpáticos, pois isso é uma inverdade. Que alguns alunos possam não se lembrar do que lhes foi comunicado em Breefing na Escola cerca de 3 dias antes da prova, isso meu caro, já não posso certificar-me que não tenha acontecido, agora simpatia, meu caro haja muita paciência para aturar alguma coisas que se vão vendo e ouvindo por aqueles trilhos. São crianças e jovens em formação, aprendizagem e desenvolvimento, pessoal, também já o fomos, tenhamos um pouco de compreensão.

Temos noção que os banhos são um problema a resolver urgentemente, estamos muito empenhados em melhorar essa questão, e acreditem estamos a tentar tudo para faze-lo, aquilo que vos proporcionamos é o que nos é possível oferecer por enquanto.

Quanto aos estacionamentos, meus caros um pouco de civismo também fica muito bem em cada um de nós e muitas vezes não existe. Para ficarmos por cima do outro e à frente do outro, fazemos tudo e mais alguma coisa para atingir, felizmente ainda há muito boa gente, e também gostamos muito de chegar em cima da hora, pois mais uns minutinhos na cama de manha sabem sempre bem.

Um aspecto a melhorar e o qual registamos é o acesso ao controlo 0 e não permitiremos estacionamentos nas imediações deste, infelizmente temos que disciplinar esta questão, pois não temos outra forma de o fazer.

Mais uma questão que assumimos a nossa falha, faltou a placa de META no percurso dos Níveis 1 e 2 “Passeio da Família/Fundação Inatel”, estava lá o arco da Inatel, mas faltou a indicação de META, apesar de todas as outras indicações do percurso para lá indicassem, falhou essa questão e não podia ter falhado. Aos participantes nestes dois níveis as nossas sinceras desculpas.

Saliento ainda que sempre é feita uma reunião de avaliação do evento entre os responsáveis do mesmo e da qual é elaborado um relatório do mesmo.


Caros “The Traveller e Biculas”

ASSUNTO IMPORTANTE E MUITO GRAVE.


Pois é, acerca do caso das fitas jogadas para o chão e para os campo, já fiz uma denuncia por mail hoje à C. M. de Albufeira, e amanhã se conseguir irei lá apresentar uma queixa directamente e por escrito.

Nós até tinha-mos agradecido o facto de terem recolhido as nossas fitas, para colocarem as deles, agora depois joga-las para o chão, isso é coisa que não se faz, ainda para mais quando usam trilhos que pertencem a outro concelho.

Isto é o exemplo que uma organização dá?

Acreditem que quando deparei com um cenário daqueles a vontade que me deu foi recolher todas as fitas da EPALTE, só que depois ponderei e achei que os participantes não têm culpa da porcalhice dos outros.

Espero que ao menos admitam que erraram e que peçam desculpa publicamente.”

Antes de criticarem da maneira efusiva que o fazem, por favor procurem informar-se correctamente das questões que aqui colocam. Antes de acusarem questionem se as fitas não estavam já no chão ou não voaram com os temporais que têm acontecido. Estou certo que nenhum dos membros da organização do BTTAlte que fez as marcações do percurso vos atirou as vossas tão preciosas fitas para o chão, muito pelo contrário, se desejarem poder-vos-ei mostrar os sacos do lixo (se tal ainda for possível), com as muitas fitas vermelhas e brancas que nós tirámos do percurso onde de facto vocês andaram na semana passada.

De facto organizar m passeio de iniciação ao BTT com guias, e depois levar mais de uma semana para retirar as fitas de marcação do terreno é que a mim me parece pouco admissível, para não utilizar as vossas palavras “MUITO GRAVE”, uma vez que estão tão preocupados com as questões ambientais.

Caro Roberto ”Biculas”, prezo muito em saber que tenhas feito a queixa à CMA, nós cá estaremos para responder pelos nossos actos como sempre o fizemos, pois estamos tranquilos que nada disso que nos acusam é verídico. Talvez isto sim seja interessante referir e um exemplo, que hoje mesmo o nosso percurso começou a ser limpo desde as placas de marcação, às fitas e ao muito lixo que todos deixaram infelizmente nos trilhos. Talvez seja igualmente interessante referir aqui que a CM Albufeira, uma entidade que muito respeito, pois sou morador deste concelho, quando em Novembro lhe enviámos uma comunicação pedindo autorização para divulgar o nosso evento nesse concelho, fazendo as coisas como devem ser feitas, até hoje, nem sequer um NÂO, NÂO AUTORIZAMOS se dignou a enviar-nos. Muito obrigado CMA.

Outra coisa que talvez desconheças caro Roberto, é que nós todos os anos organizamos um dossier intitulado “Dossier de Prova” com todos os dados sobre o evento, desde dados técnicos a mapas, etc, o qual fazemos chegar a entidades como CM Loulé, Associação de Ciclismo do Algarve, Federação Portuguesa de Ciclismo e Governo Civil de Faro, para que a prova possa ser devidamente autorizada. Como tal meu caro, quando falas que “passamos nos trilhos de outro concelho” sem autorização, deves informar-te melhor sobre o que dizes.

Só mais uma questão em relação ao dinheiro das inscrições. O valor conseguido com as inscrições tem sido desde que se começou a cobrar inscrição, sempre doado a causas sociais, como podem facilmente constatar no nosso site através do Projecto “Escola Solidária”, portanto quando falam em muito dinheiro envolvido na organização, por favor pensem bem antes de dizer barbaridades.

Caros amigos porque isto já vai longo, certamente muito fica por dizer, mas permitam-me que vos agradeça uma vez mais pela vossa presença, e que vos prometa que esta organização vai sempre fazer tudo o que estiver ao seu alcance para vos oferecer um evento que seja digno da vossa presença.

Cumprimentos BTTistas a todos, até breve,

Dário Coelho
Director Executivo
BTTAlte
 

pitbulll

New Member
pois bem é assim eu tenho estado a ler os comentários e já deixei um logo atrás sobre como me tinha corrido os 103 quilómetros, então tb vou deixar aqui a minha critica sobre esta maratona.

é o seguinte eu terminei a prova depois da hora de recolha dos tempos, e quando chego e vejo a placa a dizer que estava no ultimo quilómetro foi um alivio enorme e uma satisfação ter terminado, pois fiz os restantes 40 quilómetros a sofrer, e fiquei desapontado quando vejo a placa da meta , pura e simplesmente não estava 1 única pessoa a puxar ou a dar força a quem + atrasado estava, só via era carros de atravessado e lixo no chão por todo lado, e os últimos ficam entregues a si próprios, pois não se importam quem ainda está para chegar só interessa é os 1ºs classificados o resto já não tem interesse.

eu faço parte do STAFF da ultramaratona SRP160, e mesmo o ultimo tendo esgotado o tempo, enquanto o carro vassoura não chegar a meta está a funcionar, não se tira o carinho pelos últimos participantes...
 

touros em furia

New Member
Para um evento com 11 anos não é preciso que o senhor Dário Coelho Director Executivo BTTAlte perca tanto tempo a escrever. Eu que até tenho alguma larga experiência, infelizmente por coisas menos bem organizadas, facilmente percebo o que eventualmente não esteve tão bem. E é muito simples. Em vez de 2000 ou 1500 ou 1000 pessoas, façam a festa com 700 ou 800, porque a aldeia passa a respirar e consequentemente os visitantes. Foi claro ao dizer que o dinheiro não interessa e que os possíveis lucros é para causas sociais, então mais uma razão para simplificar.

Julgo que este ano, a máquina andou em stress, porque logo à partida, os federados partiram juntamente (ou mesmo misturados) com os amadores, quando não era para acontecer e depois, uma situação sem ofensa e com o devido respeito, anedótica, umas miudas com umas bandeirolas amarelas logo ao início a indicar perigo, quando não existia. Esse sistema é utilizado lá fora, mas nas separações e se tivessem feito o mesmo aqui, todos estariam a elogiar. Ou seja, a ideia estava lá, não foi é bem aplicada, entre outras questões que estavam lá, mas se calhar os jovens faltaram às aulas de preparação, só pode ser...

Em suma e apesar de tudo, eu dou nota positiva porque já sou cliente há oito anos e como tal, também já estou mais do que vacinado para estes lapsos, que curiosamente são quase sempre os mesmos. Como tal, quando chego, lá vai um banho para o rio, um bocado de sabão e estou pronto para ir procurar a comida e consequente regresso.

Por último, julgo que Alte apanhou a doença dos preços elevados e não havia necessidade, porque uma Escola tem diversas formas de obter apoios do estado e não só.
 

Espigão

New Member
Bem… chegou agora a vez do “arrasador”… pelo menos, foi o que alguns amigos me chamaram durante esta Maratona, acerca da minha participação aqui no fórum…:mrgreen:

Sobre esta nova alcunha, tenho a dizer que prefiro antes “construtor” do que “arrasador”, embora por vezes, estas duas “vertentes” estejam interligadas. Pode ser necessário arrasar para se erguer algo de novo…:twisted:

Não é de certeza o caso da Maratona de Alte.

Toda a minha participação no fórum é acima de tudo, construtiva! Afinal sou eu, a minha mulher, o meu irmão, os meus primos, tios, amigos… todos viciados neste desporto e de vez em quando lá participamos nestes eventos onde desejamos correspondência às nossas expectativas. Só ainda consegui foi por a cadela a pedalar mas ainda vai lá…:mrgreen:

Vamos então ao que interessa.

5ª presença na Maratona de Alte!

Aspectos positivos:

- Simpatia extrema da Organização: de toda a Organização! Tenho o prazer de conhecer os “mentores” (não digo “cabecilhas” senão as feras que por aqui andam se aproveitam…) já há uns bons anos, de ter pedalado com os mesmos, convivido com os mesmos e conheço bem as suas personalidades, os seus feitios e são sem dúvida as pessoas a ter à frente de um evento desta envergadura. Só que em Alte, os que estão à frente, ao meio e atrás, comungam do mesmo espírito. Um espírito de ajuda, de boa disposição, de simpatia… impressionante! É impossível ficar indiferente. É um dos principais aspectos que me levará sempre a Alte! Haja saúde e aproveito para desejar a mesma a todos os envolvidos na Organização.

- Valores da inscrição: vários valores de inscrição indo ao encontro das necessidades e/ou possibilidades de cada participante. Muito bem!

- Secretariado: muito bem organizado e o levantamento dos dorsais, mais rápido, seria impossível.

- Cumprimento rigoroso do horário de partida.

- Partida: Bem… aqui confesso que me assustei na altura da mesma. Depois do webibinho me ter dito que a partida iria ser em princípio como nos anos anteriores (partidas com 5m de diferença entre distâncias), quando vejo retirarem as fitas separadoras das distâncias e a pedirem para o pessoal se juntar todo pensei logo: “O quê? Vão enfiar mais de 2000 participantes nos trilhos ao mesmo tempo?!”

Eu não iria ter grandes problemas. Fui o 1º a entrar no PC0 da Maratona de promoção e estava imediatamente atrás dos federados. Mas quando se deu a partida, tirando alguma confusão inicial na passagem da ponte, não houve mais engarrafamentos e porquê? Porque ao contrário dos anos anteriores, o início dos percursos foi este ano a trepar por estradas e estradões e onde não houve qualquer tipo de problemas no que diz respeito a paragens, engarrafamentos, etc… muito bem! Assim consegue-se perfeitamente “enfiar” milhares de participantes ao mesmo tempo nos trilhos. Ou assim, ou com diferenças de minutos quando se trata de inícios de percursos mais rápidos ou mais afunilados…

- Desenho do percurso: Até aos 70km estava a adorar. Já ía com 1700m de acumulado e alguns singles “muita locos” que não conhecia. As paisagens então… ui… tive pena de não poder acabar por problemas técnicos e passar pela zona mais mítica desta Maratona. Mas também, como já passei por lá várias vezes não fiquei assim tão triste…
Quanto à dureza que tanto falam, eu sou apologista da mesma ainda mais tratando de uma prova da Taça de XCM. Espero que mantenham os 100km futuramente…

- Sinalização do percurso: Excelente! Pelo menos até ao km 70…

- Abastecimentos: Ui… que bolinhos, que laranjas… do melhor… Provei de tudo no último abastecimento enquanto esperava em vão por uma hipotética carrinha de assistência para me transportar até Alte…

- Apoio médico: exemplar! "Hospital de Campanha" montado em Alte, inúmeras ambulâncias em acção (infelizmente), penso que neste capítulo, correu tudo bem.

- Almoço: Epá… eu adorei (bacalhau à Brás) apesar da pouca fome e a minha mulher então, ficou deliciada com as almôndegas. Também chegámos já muito tarde ao restaurante e tínhamos uns tachos quase só para nós. Não faltou nada e o pudim também estava divinal. Quanto à sopa, posso garantir que estava toda no 4ª abastecimento e que também estava uma coisa de outro mundo. À saída do restaurante, como é óbvio, só podíamos dar os parabéns às cozinheiras.

Aspectos negativos:

- Acessos/parqueamento em Alte: Eu cheguei cedo a Alte mas mesmo assim, estacionei fora da Aldeia talvez prevendo a confusão para sair da mesma. Não compreendo como é que até à hora da partida do evento se permite o acesso ao centro da Aldeia. Ou como é que se permite o acesso à Aldeia nesse dia quando o mesmo deveria ser apenas para viaturas de emergência médica, viaturas de apoio à organização, habitantes/comércio locais e outras excepções. É verdade que não iriam existir muitas opções de estacionamento e realmente encherem estradas de carros dos dois lados da via não é boa opção mas é que vi participantes a serem abalroados por viaturas, ambulâncias encurraladas, condutores quase à pancada… um cenário verdadeiramente caótico…

Pergunto se com tantos campos à volta de Alte ainda não houve uma “alminha camarária” que se lembrasse de construir um parqueamento para os “6000 visitantes” que Alte recebe por estas alturas?... É que já vamos a 12ª Edição deste evento e é um aspecto bastante crítico que se repete e repete e repete e que pelo andar da carruagem se voltará a repetir…

- Assistência ao longo do percurso: Aqui vou atrever-me a dizer que ela simplesmente não existe. Também já era uma crítica que tinha ouvido de outras edições mas desta vez, senti eu na pele ou talvez mais na sola dos sapatos que desapareceu.

Por volta do km70 tive uma avaria técnica que me impossibilitou de continuar a prova. Já agora, agradeço a todos os amigos que pararam para me ajudar mas que infelizmente de nada valeram os seus esforços. Obrigado por tudo!

Andei cerca de 4km a pé na esperança de encontrar um cruzamento com alguém da organização ou alguma forma de resolver o meu problema. Como estava no meio de uns montes que não conhecia e já algo cansado da caminhada, liguei para um nº de emergência que se encontrava no dorsal (o da TMN). Atendeu uma menina toda simpática, expliquei o sucedido, o km em que me encontrava e fui informado que uma viatura viria ao meu encontro para me ajudar. Disse também que ía andando pelo percurso até encontrar a viatura. O que é certo é que andei cerca de 8km a pé até chegar ao último abastecimento e que alívio ao ver alguém da organização. Aí voltaram novamente a ligar para a tal “hipotética viatura” que viria buscar-me a mim e a outros participantes que já se encontravam há algum tempo nesse abastecimento. O que é certo é que passou quase uma hora e nada de viaturas de assistência.

O desespero já era grande e ainda mais num participante que já lá estava há mais tempo e que se tinha sentido mal. A nossa “salvação” foi o pessoal à maneira do Colarense que nos deu bolei até Alte. O meu obrigado a esta grande Equipa!

Quando cheguei a Alte ainda ouvi mais críticas à assistência de outros participantes que se viram obrigados a desistir e que apenas lhes valeu a ajuda de amigos, familiares ou mesmo de desconhecidos que os ajudou a encontrar Alte…

E outra coisa… já me perguntaram várias vezes se não havia uma ambulância no último abastecimento. Durante o tempo que estive no mesmo, não vi nada e além disso, não são ambulâncias que fazem o transporte de bicicletas e de pessoal que felizmente se encontra bem de saúde… enfim…

- Banhos: ora depois de ter feito 8km a pé, de ter desesperado num abastecimento a cerca de 10km de Alte por alcatrão, de ter ido ter com a minha mulher que já estava à minha espera há algumas horas na meta, depois de ir a pé com a mesma até ao nosso carro que como disse, estava estacionado fora de Alte, depois de chegarmos aos balneários onde foi o secretariado do ano passado, ainda mais tempo tivemos de estar à espera pois os balneários femininos estavam a ser utilizados por participantes masculinos. Para além da espera, ainda fomos brindados com água gelada. Mas é que era mesmo gelada. E isto porquê? Porque estavam duas bilhas cheias de gás bem guardadinhas, porque a senhora de idade que por lá andava, não sabia ligar… enfim…

Sinceramente por mim, não me importo de tomar banho de água fria e ainda mais com o calor que fez mas para a minha mulher, não foi nada agradável…

Imaginemos que o dia podia perfeitamente ser mais frio e de chuva… nem quero imaginar…

Mais uma vez, apelo a alguma “alminha camarária” se ainda não se apercebeu que este é um dos maiores eventos senão o maior evento desportivo a Sul do País e que necessita de condições para receber tantos participantes, familiares e amigos que se deslocam até Alte?

Proprietários de cafés venderam mais cafés num só dia do que num ano inteiro! Alte e arredores vivem do 25 de Abril! Ainda ninguém conseguiu aperceber-se disso?

Vamos na 12ª Edição da Maratona de Alte…


Nota (de 0 a 20): 17

Sugestões: Costumo sempre dar mas acho que estão bem explícitas nas minhas críticas. Muito resumidamente, mais veículos de assitência pelo percurso (moto 4’s, TT´s, etc), restaurante com capacidade para servir milhares de participantes, balneários condignos para todos, maior controlo do acesso ao centro de Alte, mais parqueamentos...

A minha prestação: Sinceramente, não me apetece falar muito da mesma. O meu objectivo era só um: vencer a Maratona de Promoção. Ao km70 estava a 1 minuto do 1º classificado quando um rasgo no pneu e um corte na fita de tubeless me obrigou a parar. Depois já com câmara de ar, a válvula da mesma avaria-se e o cúmulo dos cúmulos, a válvula fica presa à roda e não consigo tirar a câmara de ar de dentro do pneu nem meter ar na mesma. Só quando cheguei a casa com um alicate é que consegui retirar a mesma. Enfim… pela 1ª vez fiquei apeado num evento por causa de um problema destes. Mas pelos rescaldos, já vi que muitos outros furaram e também tive a oportunidade de constatar isso ao longo dos 8km que fiz a pé onde tive a oportunidade de ajudar vários participantes com furos, correntes partidas e outros problemas.

Melhores dias virão… mas cheguei bem ao fim e isso é que interessa. As melhoras aos acidentados.

Alte, até para ano e só espero que a 13ª Edição, seja uma Edição de sorte… ou que pelo menos, os aspectos negativos que referi, os encontre resolvidos, porque já bastam os azares que cada um possa ter…

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho

Ps: Algo me desolou enquanto esperava no abastecimento… um jovem com os seus 8/10 anitos a chegar ao abastecimento com um visível cansaço e bem suado com um saco cheio de lixo deixado pelos participantes… P O R R A, eu que ando na “frente” guardo sempre as minhas embalagens e não pesam nada… porque é que o fazem?

As crianças deste evento foram incansáveis! Foram lindas! Bem hajam…
:venia:
 
Last edited:

touros em furia

New Member
Espigão, com cinco anos de presença, só podes dizer excelente, porque encontraste aquilo que sempre encontraste, nos mesmos locais e tudo e este ano tiveste a felicidade ou infelicidade de ter que abrandar e assim tirar proveito dos excelentes reforços, os melhores que existem no país. Quanto à assistência ela estava lá, agora não queiram que ela ande atrás de nós. Sinceramente, eu continuo a achar que esta organização é de longe a melhor, agora, devem é de ter mais cuidado na quantidade de visitantes, porque quantidade não é sinónimo de qualidade e muito menos de dinheiro apurado para causas sociais. Depois, comecem a preparar os voluntários bem mais cedo ou então a distribui-los melhor, porque assim, ficam ao nível das melhores provas que se fazem por esse mundo fora
 
Top