[Rescaldo] VII maratona BTT Luso Galaico - Esposende - 26/04/09

Status
Not open for further replies.

miguelmarques

New Member
boas,

fui aos 88 km gostei muito do trajecto escolhido.. vou destacar aqui alguns pontos que considero ser aqui falados independentemente de serem negativos ou possitivos..

- divisão maratona/ meia maratona acho que muito cedo essa divisão foi aos 15 km e nessa altura tinha que arriscar independentemente da condição física.

- descida do monte facho foi sempre abrir muito rápida e técnica e sempre com meninas da cruz vermelha no final de cada descida  :D

-singletrack junto ao rio Neiva absolutamente lindo dá vontade de lá voltar

-tudo muito bem marcado, cruzamentos e descidas mais acentuadas assinalados e com policia a parar transito nas nacionais..

- algum pessoal na parte final da maratona apareciam em certos cruzamentos vindos do nada todos "frescos" fisicamente e diziam.. "ai e tal tinha me enganado no caminho.."

- abastecimentos estavam bons  :D e aqueles iogurtes líquidos fesquinhos aos 70 km +/- estavam 1 mimo..

-banhos na escola e nas piscinas serviu para dispersar o pessoal.. a água estava boa.

- almoço, bem o pior que alguma vez assisti :shock: a comida até estava boa mas prato plástico sem tabuleiros.. :s
já para não falar na quantidade acabei de almoçar fomos directamente comer mais uma francesinha..  :mrgreen:

- jersey com muita qualidade e muito bonito.

uma Maratona a repetir sem duvida alguma
 

XC_biker

Utilizador Banido
boas,

Na minha opinião este foi o pior ano de todas as edições do lusogalaico.

1º Tinham anunciado que levariam, vens dos participantes para o postos de abasticimento.
Quando foi levar as minhas coisas, ao secretariado, para levarem para o posto de abasticimento, afinal não era bem assim, pois não havia muita gente a aderir. E então não me levaram as coisas.

2º precuso da meia maratona, de todas as edições este foi sem duvida o precuso mais fraco . Muita estrada, não se compreende numa prova de BTT, andarmos em entradas rodeadas de mato. A unica subida do percuso era em estada ao KM 7.
O resto foi estradões planos.

Acho que deviam melhorar o precuso pois isto e BTT, não cicloturismo.

Abraço e até 2010.
 

miguelmarques

New Member
XC_biker said:
boas, 

Na minha opinião este foi o pior ano de todas as edições do lusogalaico.

1º Tinham anunciado que levariam, vens dos participantes para o postos de abasticimento.
Que foi levar as minhas coisas então para levarem para o posto de abasticimento afinal não era possivel pois não havia quase ninguem a trazers os bens.

2º precuso da meia maratona de todas as edições este foi sem duvida o mais fraco precuso, muita estrada, não se compreende numa prova de BTT, andarmos em entradas rodeadas de mato. A unica subida do percuso era em estada ao KM 7.
O resto foi estradões planos.

Acho que deviam melhorar o precuso pois isto e BTT, não cicloturismo.

Abraço e até 2010.

sim, segundo que me disseram é que a meia maratona foi muito soft...
mas nesse aspeto poderias sempre fazer os 88 km - já não era cicloturismo :lol:
 

RinuM

New Member
Adorei a maratona, HOUVE UM ATLETA CUJO Nº DO DORSAL NÃO REGISTEI QUE AJUDEI A RECUPERAR DE UMA QUEDA E QUE ME EMPRETOU O KIT DE FERRAMENTA PARA REPARA A CORRENTE QUE REBENTOU LOGO A SEGUIR, PROCUREI-O NO FINAL, MAS NÃO O ENCONTREI, DEIXO AQUI A INFORMAÇÃO DE QUE DEIXEI O RESPECTIVO KIT COM A ORGANIZAÇÃO (Um senhor que estava no palco e que usava barba - O MEU MUITO OBRIGADO
 

miguelmarques

New Member
picos-agrestes said:
Foi o me primeiro LG (fiz os 80kms...ou será 88kms?)

Adorei, apesar naquela grande descida depois dos 40kms, ter apanhado o tubo de água em pead, ter resvalado e ter ido direitinho contra uma árvore.
Passado cinco minutos tive logo assistência de umas meninas enfermeiras :D

Adorei os single tracks...

Adorei o ambiente...

4h50m de puro prazer...para o ano lá estarei.

Miguel


é verdade o tubo da água :shock:

mandei alto salto e aterrei em cima desse tubo :shock: vi a minha vida andar para trás :mrgreen:
 
Resumidamente...

N quero deixar de partilhar a opinião do duchene em relação à forma simples e prática com q foi possivel realizar a inscrição, proceder ao pagamento e receber a confirmação.

Gostei muito da Jersey que é sem qq duvida a melhor q me foi oferecida até agora.

Qto à prova e com tantos participantes presentes é perfeitamente normal surgirem "apertos" ou qd a estrada estreita ou qd o terreno empina. Essencial nestas alturas, apesar das bikes n terem rectrovisores, seria q cada atleta ou participante se preocupasse com o esforço q outro companheiro q vem atrás ou ao seu lado está a fazer. Muita vezes há participantes q se preocupam mais em mandar bocas e comentários a quem vai a passar do q em facilitar a vida dos q têm objectivos pessoais diferentes. Aliás, calados conseguem obter uma melhor oxigenação e com isso melhor o vosso próprio rendimento, caso queiram... Na sequência disto e ao contrário do q já foi mencionado anteriormente, considero uma boa medida q a separação da meia-maratona da maratona venha o mais cedo possível. Nisso até sou apologista de partidas separadas.

Na maratona destaco o piso q em alguns sítios foi bastante duro tornando-a assim numa prova mais exigente do q a altimetria faria transparecer.

Os reabastecimentos não surpreenderam pela diversidade, no entanto, n fiquei por lá mt tempo para inspeccionar melhor.

Os banhos corresponderam às minhas necessidades, ou seja, um balneário limpo e com água quente.

O almoço sinceramente não condiz com o resto... é pena. Já no ano passado foi algo deste género se bem me lembro. Seria bom se dessem outras condições aos atletas para se alimentarem devidamente. Desde os pratos, aos talheres, à falta de um tabuleiro, o tempo de espera e isto para n falar na qualidade da comida, pq com outra apresentação talvez a comida tivesse um sabor melhor (os olhos também comem).


cmptos!
 

Lordebiker

New Member
Foi a minha 3ª participação no LG e sempre achei a organização excelente e este não foi excepção numa palavra: Profissional! É a referência no Norte e uma das melhores do país.

Sei que com este parágrafo anterior fica apenas espaço para analisar o percurso e a prova em si.

Quanto ao percurso, da meia maratona 45 Km, a altimetria, a que tinhamos acesso, dizia tudo: única dificuldade nas 1as pedaladas e depois rolar até ao fim...pena, que a dita exigência, ter sido em asfalto. Com estas caracteríscas a prova não foi muito selectiva não fazia prova de quem bem subia ou de quem bem descia...rolar toda a gente sabe mais ou menos bem. Pelos tempos comprovamos isso, 5 min podem representar 60 lugares!!

É das provas a manter no meu calendário de 2010 sem margem para dúvida!!

Parabéns a Esposende que como poucos sabe receber. Em poucos lados se vê tanta gente a ver passar os atletas, é fantástico!!
Parabéns a todos, sem excepção, que tudo fizeram para que a prova fosse um êxito!! Parabéns porque conseguiram.
 

patriota

New Member
Creio que a organização do evento já levou os justos elogios.

Quanto aos atletas, tenho alguns comentários que considero pertinentes:
-Lamento imenso por todos aqueles que, descendo a ritmos alucinantes, ultrapassaram sem cuidado e respeito os menos experientes, desviando-os para o meio das raízes, pedras, regos e mato.
- Critico aqueles que subindo quase tudo a pé impediram os “trepadores” de passar nas partes mais técnicas ou maior declive. Não sei se foi falta de treino, de força ou de técnica :oops:. Certo é que a descer ninguém os “comeu”.

Participo nestes eventos para o convívio e porque me dá imenso prazer. Se calhar fui dos poucos que se esmerou a subir a calçada em cima da menina. Foi pena escorregar a 50 metros do topo (fica para o ano, se Deus quiser). Muitos não conhecem o prazer de subir pedalando nos sítios mais difíceis e longos e dizer bem lá no cimo …JÁ FOSTE! (esforcem-se porque conseguem e depois dar-me-ão razão!) :p
 

miguelmarques

New Member
por acaso essa calçada subi mais de metade, mas cheguei a meio e alguem disse não se matem não compensa ir em cima e realmente andava se mais depressa com a menina a mão do que em cima dela :ideia:

em relação ao pessoal desmontar é 1 velha questao eu paguei o mesmo que os restantes participantes e sempre que posso deixo passar quem vai apressado seja subir como a descer
apanha-se pessoal que não sai da frente quando vamos em esforço nas subidas e apanha se pessoal com bikes de carbono e material todo pipi que não sai da frente nas descidas e quase desmonta para nao passar por cima de calhaus..

isto já faz parte das maratonas e muito mais nas que tem muitos participantes.. TEMOS QUE TER PACIENCIA...
 

duchene

New Member
Eu nem contesto a questão do pessoal mais apressado ter direito a passar. Cada qual no seu ritmo, isso é indiscutível.

Contesto é a forma como alguns o fazem. Se ouvir um "direita" atrás de mim, tento prever (se possível) espaço para a passagem de alguém pela direita, caso contrário continuo a descer na minha trajectória. Nem que seja aos S's. O problema aqui é mesmo o pessoal não ser capaz de falar para dizer que vai a passar (quanto mais agradecer a passagem). Metem a frente e quem quiser que se encoste.

E não estou a ser picuínhas. Há ultrapassagens em quem naturalmente não é preciso falar. Passa-se e pronto. Falo sim dos pontos mais complicados, estreitos e sinuosos. Aí tem de haver atenção redobrada.

Já no outro extremo, do malta lenta, está o pessoal que desmonta e fica no meio do trilho especado. Há que ser desembaraçado. Primeiro saímos da frente de quem ainda está a pedalar e depois logo se experimenta se dá para montar e continuar a pedalar ou se é preciso ir um bocado a pé.
 

madax

Member
O pessoal andou todo possuido lol

Estou numa de assumir que houve pessoal amador (como muitos o são), mas que dava jeito um enconsta depois de um desmonta, isso dava!!

Consegui andar entre pessoal que nunca causou grandes problemas, tive a coincidencia disso, tirando um ou outro... Mas quando se está lá pelo gozo, tudo na boa!! Os artistas, que corram federados :D

Não fui muito com o percurso final entre os campos, mas não vejo grande alternativa vindos da Quinta da Malafaia (para manter os Km em 40)...
 

root

New Member
Olá Pessoal

Participei pela 1ª vez numa maratona de 80km, não obstante já ter feito passeios com mais kms e é pela quarta vez consecutiva que participo neste evento.

Quero apenas deixar aqui registado um “pequeno” pormenor, que senti ao longo do dia de ontem.

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:Simpatia das pessoas de Esposende :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:​

Desejo voltar ai para o ano :yeah:
 

PAULOHUGO

New Member
Caros Colegas:

Participei pela primeira vez no LG2009, ficando logo fã desta prova!
No conjunto grande organização para tão elevado número de participantes!- PARABÉNS :clap: :clap:
Excelente combinação de percurso: rolante, single track, subida, descida,paisagistico junto ao rio e outas partes "in monte" etécnico(calçadas e entre árvores).
Abastecimento boa qualidade, mas achei um pouco tardio(podia ser mais cedo)!
Boa parte final rolande para recuperar tempos, aliviar possiveis caimbras ou apreciar a paisagem sentindo a brisa do mar!
Sistema de partida e chegada de tempos 5*!
Negativo a REVER!: almoço- mau!
Como opiniei no início: excelente no conjunto- a participar em 2010!

Atenciosamente.
Cernnunus

P.S: UM GRANDE OBRIGADO AO/Á COLEGA OU TRANSEUNTE QUE ENCONTROU A RODA AO LADO DA PICK-UP E A COLOCOU NO CIMO DA CARRINHA ( :shock:) E ÁS PESSOAS DE ESPOSENDE QUE A DEIXARAM ESTAR LÁ.
 

semnickname

New Member
Boas,

Realmente a organização de Esposende é muito competente e como organizador da Maratona de BTT de Viana do Castelo, só queria agradecer o facto de se disponibilizarem na promoção deste evento, com todo o material logístico pedido.

Obrigado e que o Luso Galaico continue na senda do sucesso, pois transmite uma boa imagem do concelho e do Minho em geral.

Boas pedaladas,

Ordeptur – Animação Turística, Lda
 

depinho

New Member
3ª maratona realizada.
Sempre no topo das organizações. Não tem peneiras de pedir ajuda a outros clubes com já mais experiência. 5* nos postos de controlo.
Apesar de pedalar à muito tempo por estas bandas, fui surpreendido por trilhos completamente desconhecidos ( a nascente do Neiva)
A subida da Abelheira, foi feita depois de um bom aquecimento, o que foi ótimo.
Gostei(cá de trás como de costume) de ver aquela enorme multidão de BTT'istas ao longo da estrada que liga à A28.
Apoios da organização e habitantes, ao longo de toda a prova, nos sitos certos, prontos para socorrer os que voam a descer e tossem a subir :mrgreen:
Como disse ano passado, para o ano nem que seja só para ver, lá estarei.
(tou a ficar velho, as miudas já passam por mim. Grandes mulheres :oops: não viram para os 40's !!!)
Por isso e que gosto de andar cá atrás, não levo ovelhas nem galos, mas gosto de as ver pedalar :clap:
 

joserato

New Member
Boas

Simplesmente adorei :mrgreen:

Participei pela 3º vez no LG, reparei nas grandes melhorias e nos continuados esforços da organização em fazer as coisas bem feitas, parabéns a todos os envolvidos nessa MEGA estrutura, que não faltou com nada durante todo o dia.
Não posso deixar de referir o quanto fiquei admirado com o numero de pessoas a assistir ao longo do percurso, bem sei que não é todos os dia que se vê um pelotão de 1700 bttistas, mas mesmo assim foi uma surpresa para mim ver tanta gente junto dos trilhos :yeah: :yeah:


continuação de boas pedaladas

joserato
 

cobrabtt

Member
Boas pessoal dos pedais.
Já dei a minha opinião sobre o LG 2009 e continuo a afirmar "Palavras para quê... É o Luso Galaico"
Digo isto porque não há igual. Sabem porque não há igual. É simples, no primeiro ano em que participei (2007) foi um trajecto, em (2008) outro completamente diferente (até tinha uma ponte com canoas, neste ano outro. Que melhor podemos ter? Sempre o mesmo trajecto, para depois vermos os "XICOS ESPERTOS" a surgir do nada. Não amigos do pedal, o bom do LG é não sabermos por onde ira ser a maratona. É só termos os TRACK GPS a algumas horas da prova (por mim eram só disponibilizados na hora, ou então até não devia de haver, ou até utilizar o GPS numa prova que esta sinalizada). Como não há bela nem senão, também devemos de não deixar de acarinhar os muitos, mas mesmo muitos, BTTistas que pela primeira vez participam neste evento. São eles que dão cor, brilho, e quer queiramos ou não criam algumas dificuldades aos mais treinados, aos profissionais que sempre aparecem nestas andanças. Sem estes "maçaricos do pedal" o LG nãop teria o mesmo encanto, não seria como é. Quanto ao melhorar algumas coisas, também concordo, até porque devemos sempre tentar fazer melhor. Mas engraçado da questão é que toda a malta fala da sinalização, de serem muitos, da Jersey, dos que não pedalam a subir, dos que não deixam passar a descer etc, mas alguem reparou que por deficiencia da organização, ou não, as meninas (que não têm culpa, pois presumo que são voluntárias) nos serviam as batatas fritas com a mão nua, assim como algumas das vezes nos serviam o frango e as costelas também com a mão nua. Isso ninguém repara, será do esforço dispendido na prova. Digo isto para que no próximo ano, pelo menos haja luvas, haja mais camaradagem, nas descidas, nas subidas, no plano e que os mais treinados, compreendam os menos treinados e façam do LG uma verdadeira festa do BTT, seja ele em alcatrão, em estradão, em single track, ou noutro trajecto qualquer. Companheiros do pedal digo isto pois é com todos que o BTT e bonito, e alem disso nós andamos nisto porque adoramos as nossas BIKES, A FLORESTA, OS COMPANHEIROS BTTISTAS e essemcialmente as provas em que participamos.
continuação de boas pedaladas e até FAFE09, lá estarei.

PS: Para que se saiba eu sou dos que não pedalo para ganhar, pedalo sim para me divertir, tirar fotos, resumindo corro na cauda do pelotão deste numeroso grupo, mas essencialmente bem disposto grupo de BTTistas que vou encontrando por este pais fora.
Cobrabtt
 

HR

New Member
Mais um rescaldo...


Quanto ao evento em si nada de negativo apenas um ou outro ponto a melhorar...
- Levantamento do Kit efectaudo por um elemento dos TombaTrilhos na véspera em que nada a apontar excepto um pormenor que tendo eu comprado os calções atempadamente para estes virem junto com o Jersey, tal não aconteceu... mesmo depois de no dia da prova ter ido falar com quem responsável, ficaram com algumas dúvidas acerca do sucedido e o porquê de ter sucedido (tendo eu que deixar os nº do cheque, data de levantamento do mesmo, etc etc...) resumindo, espero que se resolva sem chatices!
- Organização "organizada" :D, muitos postos de controle e muito pessoal pelo percurso.
- Reforços medianos mas com o mínimo necessário (pelo menos para mim!).
- Percurso "durinho" pelo menos o de 88kms (sim 88kms!!!) bem sinalizado com singles espectaculares, subidas bravas, descidas malucas enfim um pouco de tudo... até o vento apareceu para me dar umas certas saudades da minha 2ª terra - Sagres!!!
-Banhos óptimos com água quente e boas condições (o que não é muito usual e muito menos em eventos desta envergadura!)
- Almoço mediano sem ser mau mas também nada de especial... já encontrei pior mas também já encontrei muito melhor...
- Quanto aos BTTistas é como sempre, uns rápidos, uns lentos, uns a pé que facilitam outros que não, uns que falam outros que nem por isso... enfim já estou a ficar vacinado contra tudo (é quase como as partidas atrasadas que também se verificou :twisted:)... Valeu a simpatia de um Senhor (entre outros, claro...) uns bons anos mais velho que eu, que me deixou fazer-lhe companhia e quando eu comecei a quebrar ele simplesmente, foi... encontrei-o mais tarde na zona da meta e desta forma tive a oportunidade de lhe dar os parabéns pelo andamento e de lhe a agradecer a excelente companhia proporcionada em cerca de 20 km!

Em jeito de conclusão apenas digo que para o próximo aí estarei!

Muitas e boas pedaladas.

--
Helder Ribeiro
 

junglebike

New Member
Boas pessoal,

Simplesmente espectacular… colossal organização.

Um bom inicio para aquecer e bastantes zonas para recuperar depois das subidas, evitando-se assim as tão malfadadas cãibras.

Apoio e subscrevo o “Cobrabtt”, o que é preciso é espírito de camaradagem… as ovelhas e os galos são para os verdadeiros atletas que nos deixam pasmados com os tempos que fazem.

Quanto ao ter de desmontar nas subidas por causa do x,y ou z, acontece a todos neste tipo de eventos.

Quem já tem traquejo nestas andanças não se pode esquecer que foram os km que lhes deram experiência.

Para o bem da modalidade e destes eventos há sempre iniciantes que também têm direito de participar e de aprender.

A questão é a falta de educação e civismo que alguns (poucos) demonstram quando avisas que vais passar e dizem para passares por cima do mato ou das pedras fora do trilho.

Voltando à organização, apesar do Km 80 ter cerca de 8000m e do almoço ser servido tipo “época medieval “, esta maratona recomenda-se e pela organização e pelo preço.

Classificações e fotos onde se podem encontrar?


Fiquem bem.
Luís Alves - Fafe
 

tiago cunha

New Member
É como tudo, não se agrada a gregos e troianos
No geral uma prova com esta dimensão esteve muito bem :clap: até há muito pessoal a dizer que vai á proxima edição, eu sou um deles
Eu acho que não fui o unico, parece-me que já falaram aqui, na segunda passagem sobre o rio naquela ponte em pedra. Grande susto que apanhei as pernas até termeram quando no fim de passar a segunda ponte tinha aquela curva á direita e de novo outra ponte com 50cm, não contava com ela não faltou muito pra ir a água, acho que foi o único ponto que faltou lá alguém.
Deu-me muito prazer fazer esta prova, estava a contar que fosse muito mais dura (ainda bem que não aconteceu :mrgreen:) se não fosse a subida da abelharia o pessoal fazia o percurso todo em cima da bike porque não achei dificel. Para mim uma parte dura e pra muito pessoal foi canja e um alivio, foi naqueles estradões em terra batida aos S´s no meio dos campos, havia muitas covas e como ia de rigida as vezes era cada salto do selim que até me empenou as costas :mrgreen:
É só blá, blá, blá e que tal umas fotos não há nada? E classificações costumam meter?

Abraços
 
Status
Not open for further replies.
Top