[Rescaldo] VII maratona BTT Luso Galaico - Esposende - 26/04/09

Status
Not open for further replies.

tiago cunha

New Member
Boas camaradas bttistas :mrgreen:

Parece que compete-me iniciar este topico :roll:
Foi a minha primeira participação no Luso Galaico e estou deliciado com a maratona, pareceu-me ouvir o senhor que esrava ao micro que eram cerca de 1700 e tal participantes muita coisa.
Apesar de adormecer ainda consegui chegar cedo, eu como ainda não tinha levantado o meu dorsal fui levantar eram 8:45 e foi muito rapido nem um minuto demorou. A partida estava marcada para as 9:30 (e eu a pensar que era as 9h :eish:) deu-se por volta das 9:45 não foi muito tempo de atraso mas é chato pra quem tá lá a horas para começar e nunca mais começa enquanto muitos senhores ficam a espera da hora de partida para entrarem no parque fechado por cima das grades e passando á frente de muito pessoal que tá lá a horas para arranjar um bom lugar, quem tentou entrar á minha beira foi logo pra trás :twisted:
O percurso foi muito bem pensado evitando os engarrafamentos no começo, a primeira grande subida para o prémio de montanha deixou muitas mazelas no pessoal, de resto foi um percurso muito rolante e tinha marcações 5* não havia dúvidas qual o caminho a seguir pelo menos na meia maratona.
O abastecimento estava um pouco longe 30km mas aos 20 e poucos tinha um ponto de água, eu parei no abastecimento mas não vi bem o que estavam a servir não sei se há a queixar-se do abastecimento. Os tempos eram cronometrados pelos amigos da montanha, espero que também me envie a minha classificação.
Os banhos estavam 5* agua quentinha nas piscinas, mas ainda tive que aguardar cerca de 10min, sei que houve pessoal que aguardou muito mais. O almoço foi servido no mercado municipal e a espera para almoçar foi longa. O prato eram frango do churrasco costelinha arroz e batata frita, sopa, sobremesa e bebidas, por acaso estava apetitoso mas o se não eram as condições em que eram servidos, pratos e talheres de plastico sem tabuleiro, os pratos em cima das pedras frias de pressa a comida arrefecia :roll:
No geral uma prova 5 * com muita gente a apoiar na organização, pro ano lá estarei :mrgreen:
Não sabem se vão colocar as classificações no site?

Abraços

PS - Eu acho que as regras é para todos cumprirem ou não cumpre ninguém, é que eu vi um betetista que não levava capacete, então não estava lá nas regras da organização? E onda estava a organização? :evil:
 

diogomoura

New Member
Pois é, mais uma edição (a minha 2ª consecutiva) e felizmente estive lá!

Esteve um dia excelente, tirando o vento que se fez sentir mais perto do meio dia (perfeitamente normal em Esposende), para quem não está habituado deve ter sido um pesadelo mas o vento é algo que caracteriza a minha região :mrgreen: :mrgreen: Apesar de tudo, deu um jeitão na parte final visto que iamos a favor do vento, ainda deu para fazer a marginal de Esposende a uns 40km/h-49km/h (registados no GPS que levei na pasta).

Foram precisamente 44,34km percorridos a uma velocidade média de exactamente 17,50km/h. :mrgreen: :mrgreen: Estive mesmo para ir para a maratona dos 80 mas foi melhor assim, pelo menos não estou ressentido e pronto para outra, além disso tinha 2 trabalhos para fazer e um torneio de futebol amanhã.

Para não vos massacrar e enquanto não há fotos:

Pontos a favor:

- Percurso escolhido, boas subidas, boas descidas, singletracks, um bom retrato de Esposende, muito rolante e muito rápido como eu gosto;
- Boa organização geral da prova, tudo lindamente sinalizado, a GNR/guias onde era preciso, os picas bastante organizados, informações actualizadas no site, etc;
- Informação de tempos no final da prova, referindo também a posição - fiquei em 230º (Lugar provisório);


Pontos contra:

- Muita gente (1495 participantes), mesmo havendo alguns km's iniciais para tentar separar o pessoal, a verdade é que a subir a Abelheira, foi só sustos (não da minha parte pois já sei como é por isso ia a fazer uma condução o mais defensiva possível), e eu nem olhei para trás, pois presumo que atrás de mim as coisas tenham sido ainda mais complicadas;
- Lixo, o pessoal curte atirar as garrafas de água para o chão;

Na última curva ainda vi um gajo que ia com medo que eu lhe passasse (estava constantemente a olhar para trás a ver a que distância é que eu ia), como eu vi que ele se estava a matar todo mantive o meu ritmo sem stress, até que ele na última curva mesmo antes de passar o dorsal no computador, caiu... ia para aí a 50km/h naquela curva apertada e não conseguiu fazer a curva, deve ter ficado sem os pelinhos das pernas :shock: E foi assim que cheguei à 230ª posição.

A minha participação só foi possível graças a um colega e amigo que faz parte do Clube do qual faço parte, se não tinha de ir de pasteleira :mrsock: adorei o percurso, a malta do BTT, a malta cá da terra! Só foi pena não haver mais descidas e mais técnicas porque era aí que eu estava a voar com a Foxy :shock:

Fotos não tenho mas não tardarão a surgir certamente :wink:

E o resto do pessoal? Como correu a voltinha?
 

macpena

Utilizador Banido
Foi a minha primeira participação no Luso-Galaico e a apreciação que faço é positiva. O percurso era muito rolante (fiz a meia-maratona) pelo que era acessível a qualquer BTTista. Os cruzamentos estavam bem marcados e o pessoal da organização estava bem distribuído e sempre atento. A repetir.
 

Danielm

New Member
Boas, eu tambem foi a primeira vez que participei(40km), levantamentos dos dorsais e marcações foi do melhor que vi ate hoje, muito bons mesmo, em relação aos banhos, na escola decorreram de forma rapida e sem problema(agua quente :)), o abastecimento tava razoavel dado o nr de participantes,o almoço não participei, não me posso pronunciar, mas a fila não tava muito 'apelativa' :s, de uma forma geral gostei bastante do passeio.

O unico ponto que não gostei foi mesmo a organização do passeio pedestre, muito fraca, 1º na hora do pagamento foi-nos dito que a minha namorada não constava na lista, e logo ela e uma amiga que foram das 10primeiras a ser incritas pela net, depois não houve o prometido lanche para ninguem, assim como a t-shirt alusiva ao evento que só chegaram para alguns, tirando mais uns contratenpos com o autocarro que não era suficiente para todas as pessoas, e a má sinalização em algumas zonas do precurso, tirandos estes pontos elas gostaram do percurso e até não ficaram muito chateadas :evil:
 

cobrabtt

Member
Palavras para quê... É o luso Galaico e está tudo dito.
Foi a minha terceira presença neste evento, e por incrivel que pareça continuam a surpreender-me.
Sem sombra de duvidas é uma grande maratona, bem organizada, boas maracções, sem grandes alaridos e o pessoal lá se vai desenrascando. A camara Municipal de Esposende e o seu Pelouro do Desporto, estão de parabens.
Não me vou pronunciar sobre a qualidade dos abastecimentos, do almoço, do secretariado, etc. Só espero que chegue Abril de 2010 para tornar, se puder, a participar na Maratona.
Então só me resta dizer a todos os BTTistas que participaram na maratona, um até ao Ano.
 

Rui M Silva

New Member
Foi a 1º vez que participei no Luso Galaico e logo na maratona dos 80km´s que na realidade foram 88.4km´s.

Estava tudo 5 estrelas, nada a opor.

Para além das garrafas que o pessoal foi deixando ao longo do percurso, desta vez tb deixaram imensas câmaras-de-ar. Grande lixeira, acho que não deveriam ter feito isto.

Parabéns e para o ano lá estarei.

Fico a aguardar pelas fotos, pois estas devem mostrar a beleza dos trilhos que a organização nos presenteou.
 

madax

Member
Realmente, a minha primeira participação neste evento e nada menos que 5* em todos os aspectos...

Para uma gestão de 1400 e tal pessoas, conseguiram por tudo a funcionar o melhor possível :D :D

Tive foi as mulheres quando cheguei a reclamar que o passeio pedestre foi um pouco ou tanto vergonhoso... Até os ditos guias perderam-se uma ou mais vezes... ... Muitos não ligam, mas torna giro, porque assim podemos levar família, pois o dia é passado com todos em actividades ;)

Mas em geral, 5*
 

bruncata

New Member
Boas!
No que ao BTT propriamente dito diz respeito, nada tenho a apontar.
Finalmente uma maratona com um grande número de participantes, em que pude tomar banho de água quente!!!
Mas, como não há bela sem senão, este foi um dos piores, para não dizer o pior almoço que eu tive após as provas!!!
Pratos e talheres de plástico?
Batatas fritas de pacote ???(e na altura que passei não havia arroz)
Pão ainda meio congelado?
Um copito para beber?
E o tabuleiro?
Acho que este deve ser o ponto inicial da preparação do Luso-Galáico de 2010!

Cumprimentos
 

picos-agrestes

New Member
Foi o me primeiro LG (fiz os 80kms...ou será 88kms?)

Adorei, apesar naquela grande descida depois dos 40kms, ter apanhado o tubo de água em pead, ter resvalado e ter ido direitinho contra uma árvore.
Passado cinco minutos tive logo assistência de umas meninas enfermeiras :D

Adorei os single tracks...

Adorei o ambiente...

4h50m de puro prazer...para o ano lá estarei.

Miguel
 

masantos

New Member
Para mim o terceiro luso ,continuam a ser uma excelente organizaçao com algumas falhas como é normal num evento como este que envolve muita gente ,participantes
,logistica .
Só nao volto se nao puder ,lá porque tiveram pequeno erro comigo nao deixo de fazer os proximos LUSO-GALAICO
Na questao do lixo ,penso que a organizaçao terá o maior gosto em deixar tudo estava ANTES ou melhor, que foi o que eu faço sempre ande de btt ou nao .
MANTENHAM OS TRILHOS LIMPOS
 

Rok

New Member
Boas , já vão uns anitos de Luso Galaico,e sempre ao mais alto nivel. (para mim a refêrencia no norte do pais)
Os meus sinceros parabens à organização pela excelente organização (marcações,segurança,reforço,banho,rapidez no envio de tempos,etc ...)
Todos nós temos que compreender que um evento desta grandeza,tem e terá sempre algumas falhas...agora os melhores falham menos !!!
Um abraço e até para o ano.
 

ocram

New Member
1ª participaçao neste evento e adorei 5* parabens .... deixei me ficar para traz no inicio e fiquei parado varias vezes :( , para a proxima ja sei que tenho de chegar a 1ª subida a frente do pessoal que nao consegue subir em cima da bike ;)
 

r3m

New Member
Quando as pessoas repetem a "mesma" maratona é porque vale a pena...
Esta foi a minha 4ª participação...e mais uma vez a organização está de parabéns...não é fácil organizar uma logistica para este número de participantes e nada falhar (penso que seram cerca de 1750)...
Apenas 2 reparos...
1º - não se pode ter um posto de abastecimento no inicio de uma subida...(digo eu!!) parar de pedalar para beber um pouco e quando montamos novamente temos 1 subida!!!!!
2º - o almoço foi um pouco "fraco"...comida racionada (o que não aconteceu na edição anterior)...comida quase fria, e depois de colocar o prato naquela pedra gelada era mesmo para esquecer...
De qualquer das formas...são pontos que facilmente podem ser melhorados...e para o ano lá estarei!!!! (se poder!!) :)
 

duchene

New Member
Primeira participação no afamado Luso-Galaico este ano, e claro, um nível de expectativa elevado.

Porque o período pré-maratona também importa, nota extremamente positiva para o esquema de inscrição e confirmação. Tudo por SMS, tudo devidamente coordenado e registado. Como deixei passar o prazo de pagamento tive de ir pessoalmente de Valongo a Esposende, à Câmara, para proceder ao pagamento. Ainda não tinha saído das instalações e já tinha a SMS com o número de frontal e código de validação!

No Domingo cheguei relativamente cedo e, além de ter conseguido lugar facilmente na zona da marina, levantei o frontal em 30 segundos. Impecável.

O jersey é muito mais interessante do que no ano anterior e a qualidade é bastante boa. Confesso que é um atractivo que pode decidir a participação numa maratona em favor de outra. Prefiro o saco vazio de inutilidades mas com um bom jersey do que o contrário.

O sistema de registo de tempos este ano era uma referência para muitos outros eventos. Aparte da pouca sensibilidade do chip que obrigava a parar em frente ao leitor (sistema mais económico) era garantia de que tudo batia certo. Assim é que se fazem as coisas como deve de ser!

A partida decorreu com algum atraso, nada do outro mundo, mas evitável.

Primeira nota negativa logo nos primeiros km's. O pessoal entusiasma-se demais com a confusão. Vi dezenas de fângios aos S's no meio da multidão, a tentar ganhar 50 metros. Manobras perigosas, ultrapassagens a rasar, enfim. Resultado disso ou não, foi o facto de aos 150mt de prova já estarem 2 colegas de pedal estatelados no chão. Os atropelos continuaram até à subida dos 7km onde vi alguns dos artistas a encostar à boxe com as pilhas fracas.

Compreendo que tenhamos andamentos diferentes, mas quem está mais lento, em agonia ou não sabe usar as mudanças, deve fazer por facilitar, na medida dos possíveis, a progressão a quem sobe mais depressa. A subida foi disso exemplo, com pessoal a desmontar e a ficar lá no meio especado, grupos a bloquear a largura da estrada e pessoal ainda aos S's sem o mínimo de respeito.

Aliás esta atitude manteve-se ao longo dos primeiros km. Muita gente muda, muita tostesterona no ar e passagens sem falar, sem avisar, e quem quiser que se arrume. Tive de fechar a porta a um ou dois espertinhos...

O percurso da meia maratona era interessante, a lembrar, em muitas partes as zonas do Interfreguesias da Maia, na semana anterior. Solo compacto, sem grandes zonas empoeiradas, bom para rolar. Muito pinheiro o que é sempre um bónus de quem vem da eucaliptolândia (Valongo). A dificuldade era relativamente baixa, mesmo na afamada subida da ovelha. Era complicada mais pelo volume de pessoal do que pela inclinação em si.

Nota menos positiva para a zona da segunda travessia do rio com ponte, na zona dos moínhos. Nessa zona, a primeira ponte já era estreita, mas o verdadeiro perigo escondia-se na curva à direita mal acabava a ponte. Eu ia a contar com um trilho e saí-me uma ponte ainda mais estreita (80cm?) com a zona de ligação ao trilho, do outro lado, a ser de esquina, e perigosamente perto de uma queda feia no braço de rio que alimentava o moínho. Nessa zona deveriam ter sido asseguradas algumas medidas de segurança.  :shock:

Nota igualmente menos positiva para as marcações na parte final em que era preciso estar com olhos de línce para descobrir algumas das fitas no meio do emaranhado de cruzamentos, especialmente nas zonas de paralelo onde não há rastos de pneu.

Nota positiva no entanto para as indicações de curvas, abastecimentos e pontos de controlo ao longo do restante percurso. A separação da maratona e meia maratona estava também muito bem sinalizada.

Um abastecimento de líquidos intermédio ao abastecimento principal é sempre bem vindo, embora não tenha utilizado. No abastecimento principal também só peguei numa banana, por isso não faço ideia da variedade oferecida.

A parte final (últimos 5km) foi algo monótona tendo no entanto dado para atacar nos últimos 3km e ganhar ainda algumas posições. Ainda devo ter assustado um par colegas do pedal já na recta da meta com os Nobby Nic a zumbir que nem loucos por ali fora e a Canyon com frente aos saltos a mais de 40 à hora :lol: Valeu mais 4 posições!

Lavagens das bicicletas com várias saídas de mangueira, num espaço porreiro, a merecer nota positiva.

O banho era quente! O sistema estava bem organizado, e a espera (10/15min) valeu a pena. Não sei como terá sido no grande bloco de chegadas (presumo nos 200 a 400 primeiros) mas no meu caso ainda estava tudo a funcionar muito bem para uma maratona com este volume de participantes.

O almoço, não foi a coisa mais entusiasmante do mundo, mas escapou. Já comi pior em eventos com 1/4 dos participantes. A sobremesa ficou lá porque pessoalmente não aprecio estes doces de marcas desconhecidas. Uma fruta como alternativa tinha sido bem vinda. E juro que não era do vinho mas a menina do arroz e a menina das batatas eram iguais! :D

Em suma, não obstante os pequenos detalhes, foi uma organização muito bem conseguida e que prova que estão cá para fazer as coisas bem feias. Para o ano estou lá estarei de novo, quem sabe para os 80km!

Resultado final: 144º na Meia Maratona com o tempo de 2h25m39s
 

patriota

New Member
Viva,

Participação: 1ª vez.
Pontos negativos: atraso na partida.
Pontos positivos: esteve tudo óptimo.
Classificação final: não vi nem perguntei :oops:
Nota final: vai ser publicada a nossa classificação? :ideia:

Bem haja à organização
:wink:
 

helvis

New Member
Bom dia...
à semelhança de muito do pessoal que já comentou, este também foi o meu 1º LG. Como morava perto e estava com pressa não almocei nem usei os banhos. Vou apenas comentar a prova.
É sempre impressionante ver cerca de 1400 pessoas reunidas para andar de bicicleta. A organização esteve em muito bom nível. O percurso foi bem escolhido e estava muito bem marcado (excepção feita a uma das pontes sobre o rio que se seguia a uma descida e que, atendendo ao número de participantes, era abordada por várias pessoas em simultâneo o que podia ser perigoso). Quanto ao abastecimento, já tenho visto melhor mas como apenas necessitava de água não me afectou muito.
Foi pena que algumas descidas/subidas, devido ao número de participantes, tivessem de ser feitas "muito na defensiva" porque isso "cortava" o ritmo. A verdade é que não se pode querer ter o gosto de andar com tanta gente e depois querer "single tracks" livres para fazer o gosto ao pedal. Não existem soluções perfeitas.
A parte logística que antecedeu a prova (levantamento de dorsais, etc...) correu com profissionalismo e sem falhas.
Bem, foi uma manhã bem passada.
Para o ano voltarei.
 

sheikman

New Member
Muito bom!
Não há muito a dizer... Só esperar pelas fotos e classificações! Eu não recebi o sms com a minha classificação...
Saliento também, infelizmente, a persistente presença do 'xicoespertismo' nestes eventos com muitos participantes, aqueles que colocam em risco a integridade física dos outros(com manobras tecnicamente estúpidas, até dá para rir...), e aqueles que colocam em risco a limpeza dos nosso 'montes'...
Um obrigado pela simpatia das meninas do abastecimento na Malafaia :yeah:, quem não parou nesse abastecimento não sabe o que perdeu!!!... com 70km nas pernas quase que me convenciam a ficar por ali :), muito simpáticas as meninas :musica: ...
Parabéns à CM de Esposende, todas fossem assim!
Um evento a repetir e um bom treino para a PTG09!
 

zecarlos_vsc

New Member
Foi a minha primeira maratona e por consequência o primeiro luso-galaico.
O atraso na partida creio que não se justificava mas toda a evolvência era 5*. Segundo o speaker eram mais de 1700 participantes e apesar de estar colocado do meio do pack para a frente resolvi partir devagar junto aos meus colegas. Foi um erro uma vez que não imaginava que a primeira dificuldade fosse tão estreita. Quem chegou lá primeiro levou grande vantagem. Daí para a frente correu tudo bem com alguns engarrafamentos em alguns pontos mas nada de especial. Não usei os abastecimentos porque quase todos estavam em zonas que ia a rolar bem e pensava... no próximo...
A parte final foi monotona e algo dolorosa para mim uma vez que o meu espigão do selim teimava em descer (obrigou-me a parar 3 vezes para o recolocar no sitio) e havia alturas em que parecia estar a pedalar numa DH. Consegui na parte final - como penso que todos - velocidades muito boas para acabar em grande "estilo". :)
A posição não sei mas fiz 2h34m a uma média de 18.57 e 2h28m a pedalar... 6 minutos parado sem usar os abastecimentos é muito...
Faltou falar nos chicos espertos que na parte final apareciam nos cruzamentos vindos sabe-se lá de onde. Para cortar caminho em vez de maratonas deveriam participar em provas de orientação.
 

madax

Member
sheikman said:
Um obrigado pela simpatia das meninas do abastecimento na Malafaia  :yeah:, quem não parou nesse abastecimento não sabe o que perdeu!!!... com 70km nas pernas quase que me convenciam a ficar por ali   :), muito simpáticas as meninas  :musica: ...

Ia comentar isto mas esperei para ver se não era o único a pensar a mesma coisa :D :D :D

zecarlos_vsc said:
Faltou falar nos chicos espertos que na parte final apareciam nos cruzamentos vindos sabe-se lá de onde. Para cortar caminho em vez de maratonas deveriam participar em provas de orientação.
Quem conhece a zona, sabe que existe muitos zig-zags para cortar caminho, mas o problema foi aquele ultimo ponto de control perto da Igreja, que acho que estava bem colocado para evitar isto... Senão entrava-se na Nacional na Malafaia e era um tirinho hehehe
 
Status
Not open for further replies.
Top