Também há outra situação em relação às queixas dos peões por usarmos os passeios. E nesta situação tenho tido muitos exemplos.
Na cidade da Figueira da Foz, que eu tenha conhecimento, só existem 4 ciclovias, em duas das ditas ciclovias parece-me que existe um iman que atrai os peões e eu passo a explicar e estou a referir estas duas porque existe maior afluência de peões às ditas ciclovias.
Uma das ciclovias encontra-se na Avenida e encontra-se paralela com um passeio bem largo onde os peões podem passear à vontade, infelizmente tanto eu como outros usuários de bicicletas deparam-se com a nossa via ocupada e quando chamamos à atenção ainda acham que a razão não está do nosso lado, assim como também gostam de atravessar fora das passadeiras e sem olhar para os dois lados e nesta dita ciclovia até temos bastantes passadeiras. A outra passa por dentro da praia e além das duas vias para biciclistas tem uma via exclusiva para os peões, ainda assim gostam mais da nossa. Podem até dizer que ao contrário da ciclovia Figueira-Buarcos não existem os desenhos de bicicletas pintados mas logo ao inicio na entrada de cada um dos lados existem os sinais a identificá-la, pena que a infracção dos peões nas ditas vias não tenha o mesmo peso que as infracções na estrada.
Já tenho apanhado pessoal de cultura, civismo e bom senso que reparam que estão a errar e até pedem desculpa e retiram-se para o passeio, mas outras são de uma ignorância tão grande que só dá vontade de lhes chamar burras, coisa que faço constantemente na minha cabeça claro.