Pneus não compativeis com aros EQ21 - A ciência dos Diâmetros!

Tecnical

New Member
Boas noites.

Montei recentemente umas rodas com os aros Sun EQ21, o modelo de peso anunciado de 350, com 370g confirmadas por mim!

Acontece que para estrear as rodas tencionava usar uns Kenda Karma, 26x2.0 60 TPI mas a desilusão cai quando o pneus não entra na jante.

não sei se o aro é ligeiramente maior, ou se os Karma são ligeiramente mais curtos, mas esta combinação aro/pneu é incompatível. Não sei se o pneu poderá ter algum defeito de fabrico, e como tal já contactei o vendedor para ver o que ele tem a dizer!

Experimentei também uns Michelin A.T. 2.0 e também não entraram. Os unicos que couberam foram uns Tioga XC, mas foi só com um desmonta enorme de ferro, e não é solução... se precisar de o tirar no meio do mato estou lixado, porque parti 3 desmontas com as tentativas anteriores.

Estes pneus entravam todos à mão, sem desmontas e com bastante folga nas rodas anteriores!

Gostaria que o pessoal que usa estes aros me ajuda-se e dissesse qual poderá ser a origem do problema, e que pneus usam!

Obrigado

TEC
 

Jepas

Super Moderador
Re:pneus não compativeis com aros EQ21

Boas,

se por exemplo usasses umas rodas UST (Mavic, Shimano, etc) ou outro sistema sem câmara podias reparar que o aperto entre a jante e o pneu é bem útil para segurar o pneu no sítio. O que te posso sugerir, além de desmontas de plástico (para não danificar jante nem pneu) é:

1º usar o centro do aro, o diâmetro aí é menor e o pneu tem de caber aí com facilidade
2º usar água com sabão para ajudar à montagem do pneu

Isto são os truques usados em pneus/rodas UST onde as tolerâncias pneu/aro são muito mais apertadas e até agora tenho conseguido sempre. Por isso, mais paciência, mais força nas mãos e usar as 2 sugestões acima.

Jepas
 

Tecnical

New Member
Re:pneus não compativeis com aros EQ21

sim.. Eu uso sabonárias, e os desmontas de plástico partem todos...

Algum pneu é conhecido por entrar de forma mais folgada?
 

Jepas

Super Moderador
Re:pneus não compativeis com aros EQ21

Desde que uso Tubeless, a minha experiência resume-se a pneus sempre apertados ou muito apertados (Schwalbe, IRC e Michelin).

Tinha uns IRC Mythos (não UST) e notava-os apertados nas Crossmax (por serem aros UST).

Vamos aguardar mais opiniões relativamente a esses aros e a pneus possivelmente mais fáceis de montar.

Jepas
 

Tecnical

New Member
Re:pneus não compativeis com aros EQ21

A malta da bikezone disse que os Aros Sun EQ21 tinham tendencia a dar dificuldades a por e tirar pneus, e foi lá na loja que se partiu o 1º desmonta...

E de facto, com o aperto que damos, e com o pneus que faltava para entrar! considero IMPOSSIVEL aquele pneu algum dia rodar num EQ21!

Será que a fita que foi colocada por dentro é grossa de mais?
 
Re:pneus não compativeis com aros EQ21

a mim parece me que a fita que colocaram e grossa demais
mas isso tem remedio basta tirares a fita fora e experimenta sem fita
 

Tecnical

New Member
Re:pneus não compativeis com aros EQ21

Sim.. de facto aquela fita vermelha parece grossa! Mas a fita não faz lá falta para proteger a câmara de ar?
 

duchene

New Member
Re:pneus não compativeis com aros EQ21

Os Sun Ringlé são famosos por serem problemáticos com alguns pneus. Já estive no meio do monte mais de 20min a tentar tirar um WTB Weirwolf de arame, com mais 3 amigos e só ao fim de 3 desmontas partidos é que consegui tirar o pneu. E não foi por azelhisse nem falta de força...

Experimenta com os desmontas da Pro, custam 2.5€ e vendem-se em qualquer sport zone. São dos mais fortes que já experimentei e resolveram-me mais alguns apertos em furos posteriores. Curiosamente já com os Nobby Nic, não tinha problemas nenhuns em mudar os pneus...
 

Tecnical

New Member
Re:pneus não compativeis com aros EQ21

Ok Nobby Nic é o segredo... Vai ter de Ser o meu pneu de eleição...

Isso não é muito limitado para um aro topo de gama??
 

Tecnical

New Member
Re:pneus não compativeis com aros EQ21

Já agora! Alguém me pode ajudar a escolher uma fita de aro fina? Penso que não é preciso muito para proteger a câmara de ar!

Já agora a fita do kit tubeless Notubes é muito grossa ou vai melhorar este problema se optar pela conversão?

obrigado
TEC
 

Fortes

New Member
Re:pneus não compativeis com aros EQ21

Boas, recentemente montei 4 pneus Kenda Karma, 2 nuns aros mavic 317 sem grandes problemas e outros 2 numa bicicleta de um amigo, nuns aros specialized. Parecia que não cabia mas coube, por momentos pensei que iria rebentar com o pneu. :shock: Não te esqueças de colocar sabão, não para entrar mas para que ele se ajuste às paredes do aro, como está tão justo julgo que vais ter de lhe dar uma pressão muito elevada (compressor) e depois de estar devidamente no sítio retiras parte do ar para ficares apenas com a pressão que desejas.
 

Tecnical

New Member
Re:pneus não compativeis com aros EQ21

Recebi um conselho que queria partilhar e discutir com vocês!

Disseram-me para nestas situações por o pneu ao alto, prende-lo com os pés e puxar com as mãos com força, e repetir este processo em todo o perímetro do pneu.

Alguém já fez isto e notou posterior diferença ao montar!

Já supus que o pneu possa ter defeito de fabrico!
 

Fábio A.

New Member
Re:pneus não compativeis com aros EQ21

Tecnical said:
Já supus que o pneu possa ter defeito de fabrico!

Para o meu bem, espero bem que seja isso mesmo :shock: :lol:

Boa Sorte amigo tec, e deseja-me a mim também .. vou ver se acendo umas velinhas quando for para montar os meus :mrgreen:
 

Tecnical

New Member
Re:pneus não compativeis com aros EQ21

6ª feira vou experimentar estica-lo em todo à volta como acima descrevi para ver se entra!

Isto não te vai tranquilizar Fábio, mas o vendedor disse que já vendeu muitos e ninguém se queixou! Provavelmente o meu pneu é igual aos outros!
 

Tecnical

New Member
Re:pneus não compativeis com aros EQ21

Boas pessoal,

O pneu lá entrou!

a partir de agora todos os pneus que comprar vão passar por um processo para esticar!

Penduro o pneu e na ponta ponho 2 garrafoes de água, de 2 em 2 dias vou lá rodar o pneu para esticar noutra noutra zona e não deformar muito..

Depois com desmontar de alumínio entram já de forma menos problemática, é melhor com 2 pessoas, mas sempre é possível eles lá entrarem!

cumprimentos e obrigado pela atenção!

Hei-de ainda tirar uma foto ao pneu pendurado para ajudar pessoal que possa vir a ter o mesmo problema!
 

Tecnical

New Member
Re:pneus não compativeis com aros EQ21

boas pessoal !

O que parece um pequeno contratempo tem-se revelado um grande problema!

Neste momento vejo-me sem pneus para montar no aro EQ21! Vamos por partes.

Na grande maioria dos pneus a sua medida é 559 que medida é esta?
Segundo o European Tyre and Rim Technical Organization, a maioria dos fabricantes fabrica pneus de um diâmetro virtual de 559mm. Impossivel por isso colocar um pneu destes num aro 571. estamos portanto a falar de 12mm a menos no diâmetro do pneu. Este pneu não irá servir, e caso seja para montar à força, corre-se o risco de empenar o aro, já para não falar em arranhar o aro com os desmontas, a fita do aro, e estragar os autoculantes do aro! Já para não falar em mudar uma camara de ar no meio do monte! Visto que demorou uns 20 min e conseguir colocar lá um pneu nesse tempo fantastico no conforto da minha garagem!

Esticar o pneu ajudou, mas não é solução, dado à elasticidade do material de que é feito, após tirar o peso que lhe cria tensão para esticar, começa lentamente a regressar ao seu diametro de origem.. isto chama-se elasticidade, Se alarga-se mesmo o pneu estaria a deformar, e isso não queremos para a borracha que nos vai levar a fazer centenas de km.

Segundo a minha consulta acerca das medidas de ETRTO, é feita para pneus de com um ISO de 650c, sendo ISO : International Organization for Standardization é aqui que adoptamos um diametro de 559 para o comum e conhecido por todos a medida de 26''

à medida que pesquiso acerca de pneus para o aro EQ21 é que me vou apercebendo do buraco em que me vou afundado, e quanto mais pesquiso, mais minhocas apanho.

Por exemplo, no site da Schwalbe, podemos fazer uma pesquisa a todos os pneus a partir da medida ETRTO que pretendemos. Nesta marca, os pneus de 571 não existem!

Noutros sites internacionais de pneus como Continental, Kenda, continuam a só haver pneus de 559, para a comum roda 26''... enquanto isso, ainda não encontrei pneus para as minhas rodas!

Sabemos agora que segundo a ISO o meu aro é geométricamente demoninado por 28 ou 571. Reza a historia que isto é uma medida usada para
571 mm : Use for - Triathlon, time trial, small road bikes

Onde estavam os engenheiros da Sun Rims quando fizeram este aro uma boa opção para XC?

Segundo um user deste forum o seu IRC Mythos tem um ETRTO de 573, perfeito para o meu aro, acontece que a marca IRC não faculta esta informação no seu site, só existindo mesmo gravada na lateral do pneu! O que faz com que deixe de poder comprar pneus pela net, tenho sem falta que esvaziar mostradores de lojas sem sim até que encontre um pneu que cumpra os meus requesitos!

Este assunto é mais complexo que possa parecer! afinal como o tópico sugere, venho a descobrir que na verdade existem mesmo pneus incompativeis com aros EQ21.

Para partilhar com os meus amigos aqui fica o meu testemunho. Se existir amabilidade para me ajudar, Faço uma vénia!

Tecnical
 

Kamoes

Active Member
Tecnical, foi exactamente isso que eu disse (mais simples claro) no tópico do Fábio A.


Pormenores, que fazem uma grande diferença. :s


Um abraço e boa sorte ! :wink:
Marco Camoes.
 

crencos

New Member
Ora tendo eu uns Sun EQ27, os quais diferem na altura e largura (14.6x21 contra 18.3x27) já montei alguns pneus nos mesmos e a maior parte foram pneus de DH que têm os flancos mais rijos.

Fica aqui a lista de pneus que já montei nos EQ27:
- Continental Mountain King 2.40 protection
- Maxxis Highroller 2.35 DH 2ply
- Maxxis Minion DHF 2.35 2ply
- Kenda Nevegal 2.35 2ply
- WTB Timberwolf 2.3

De todos estes só os Kenda é que dão mais luta para montar e desmontar. Os Continental nem precisam de desmontas para montar. Apenas um desmonta para o sacar no inicio da desmontagem.
Os Maxxis depende do jeito ou da falta dele. Já os montei com desmontas e sem desmontas.
O que pode ajudar é spray de silicone para os tabliers dos carros nos flancos. Parece estupidez mas ajuda.
Ah, e também tenho uma fita no aro grossa. Na minha opinião esta fita não influencia em nada a montagem de pneus.

Em suma, a montagem de pneus é uma questão de jeito e paciência.
 

P.M.

Member
De dizer que li isto meio atravessado (incluindo a questão das rodas dos Fabio A.)... Contudo, segundo o site da Sunringle, o ERD é de 548mm.
Os 571 não fazem muito sentido (sim, apesar do autocolante). Inclusive, se fizeres uma pesquisa, encontram-se fotos de pessoal com schwalbe montados. Obviamente existe sempre variações, principalmente nos pneus e um pneu mais apertado pode dar imensa dificuldade num aro cujo diâmetro também tem variações (se bem que menores)...

P.M.
 
Top