Novo grupo SRAM X7 - 10 velocidades à carga

KLUCA

New Member
vascor, isso parece ser um bocadito de musica que as marcas nos tentam dar. posso estar enganado, mas

* já há uma cassete slx de 36 que anda com desviador de 9, ou seja, os desviadores de 9 aguentam com o maior diametro do disco de 36

*em relação a essa optimização" do sitio onde passa o cabo, nada li acerca disso, mas penso que será o manipulo de mudança a gerir o movimento do desviador a cada click, e não a suavidade ou a maior optimização do sitio onde passa o cabo.
 

Vascor

New Member
Em relação à shimano desconheço, mas que falei de cassetes de 10 velocidades 11-36 e em especifico da SRAM que é a unica marca que tem 10 velocidades.
Também te posso garantir que nao é musica, mas façam as vossas experiências.
 

Kamoes

Active Member
Não sabendo da cassete 36 SLX, o resto parece-me estar correcto.

Sempre me disseram que são os shifters que comandam o desviador.

Pode-se dar o caso é do rácio 1:1 dos SRAM ficar um bocadinho atabalhoado com mais uma mudança! ;)

Para mim, vão continuar as 9 mudanças do meu X9!

VT, tu que sabes mais que todos, para quando o raio dos gripshift? :mrgreen:
Já tá mais que na altura, uns Gripshift XX :D Lindos como o resto do grupo ;)

Abraço ;)
 

ny12xx

Super Moderador
obrigado pela resposta.
Já agora se não fôr pedir muito sabes as equivalências?

de 44/32/22 com cassete de 9V com 11-34 para um setup de 2x10?
qual o mais semelhante em pedaleira? 42-26? se é que há?
E cassete de 11-36?

Bom dia companheiro

É muito simples fazeres o cálculo.

Divides o nº de dentes do prato pelo nº de dentes dos carretos.

Ex:
22 : 34 = 0,647
32 : 16 = 2,000
44 : 11 = 4,000

Estes valores podem não te dizer muito, mas basta multiplicar pelo perimetro da roda (que deve ser aproximadamente 2,00m) para saberes quanto avanças em cada pedalada (completa).

Nos exemplos que te dei acima, podes ver que avanças 1,294 metros em cada pedalada (completa) em 22/34, AVANÇAS 4,00 metros em 33/16 e por ai a diante.

Para mudades de 3x9 com 22/34 para 2x9 e manteres a (quase a) mesma desmultiplicação, tinhas de meter um prato de 23 ou 24dentes.

No teu caso específico não encontro vantagens. Este setup é vantajoso para quem usava carretos de estrada com o maior carreto até 28.

Para usares 2x10 tens mesmo que ter pernas, visto que a relação mais curta do XX (29/36) equivale a andares no prato de 22 e num carreto de 18, o que numa cassete de 34 é a quarta mudança mais pesada (longa).

O que podes começar a fazer é o "desmame" do prato pequeno.

Eu explico:

- metes uma cassete 12/34 (ex: SLX)
- metes um prato 40 ou 42 (no grande)
- Metes um prato 29 (no meio)
- continuas com o prato 22

Vais andando com este setup até (quase) dispensares o prato pequeno. Quando tiveres "pernas" para tirar o prato pequeno, podes fazer a troca por um de 26; tiras o de 29 e passas o de 40 (ou 42) para o lugar central da pedaleira.

Com tudo isto o que tu vais ter que comprar é:

- Cassete 12/36
- Pratos 40 ou 42 + 29 e depois 26

Não acho que seja um investimento muito elevado, tendo em conta a possivel eficácia que possas obter deste setup.

O que deves ter em atenção é o seguinte: vais ficar com mais peso com um setup de 2x9 do que 3x9. Pode parecer que não, mas, o prato de 22 (desde que seja em alumínio) é sempre mais leve do que o acréscimo de dentes na cassete.

Já me esquecia. Não podes usar 11 ou 12 / 36 com um desviador de caixa curta, até mesmo o de caixa média não é muito aconselhavel (mas mesmo assim funciona).

CS HG 61 (29er) 12/36
cshg61123629er.jpg


Demorei tanto a responder a este tópico, que quando o ia "postar" já haviam mais respostas.

Caro ny12xx

Esta enganado!


Caro Vascor, eu não estou enganado. Qualquer desviador de 9v (e provavelmente de 8v) funciona com 10v.
Se assim não fosse, eu não teria andado 2 anos com um desviador Alivio (8v) numa cassete Deore (9v - 11/32) e shifters LX.
Desde que um desviador consiga ter amplitude de movimento lateral desde o carreto maior ao menor da cassete, pode ser operado nessa cassete. No caso do XX isso não se aplica e eu explico porquê: o XX tem um rácio de desmultiplicação diferente do habitual (Sram 1/1 - Shimano 1/2) e é 1,33 (acho eu).

Desde que consigas arranjar um shifter com o rácio correcto em relação ao desviador que tens mas para 10v, podes operar esse desviador com 10v ou com 8 ou 7 ou 3, o shifter é que manda.

O que se passa com a cassete de 10v é que o espaçamento entre carretos é inferior ao de 9v. Só existe uma dimensão comum a 9v e 10v, que é a distância entre o carreto grande e o pequeno.

O facto de se falar em 10v não implica o uso de um desviador de caixa longa; o "comprimento" da caixa do desviador tem a ver com a disparidade no tamanho dos carretos da cassete. Qualquer desviador de estrada para 10v, comparativamente com um de BTT é de caixa curta. A caixa longa é necessária para "acomodar" a corrente mais longa que será necessária no caso de 11 ou 12/36. Não é o numero de "carretos" que influencia o tamanho da caixa do desviador mas sim o comprimento de corrente que sobra entre o carreto pequeno e o grande.

Espero ter sido útil de alguma forma.

Um abraço

NY
 

agirão

New Member
ny12xx

Não leves a mal o meu reparo! Antes, quero agradecer as informações que nos dás! Obrigado!

Cá vai! Pelo que sei, e não é muito, acredito piamente na informação prestada por Vascor!

Além de logicamente ter cabimento, nota-se que está alicerçada em bases técnico-científicas!

E, acredita que não é possível a tua hipótese!
 

Vascor

New Member
Ok, se estou enganado, peço desculpa, pensava que estava a ser útil, mas afinal não sou assim tão conhecedor.

Obrigado.
 
Ambos têm alguma razão.

De facto as marcas "dizem" que não é compatível os sistemas entre eles por razões também comerciais... ninguém aqui é ingénuo certo?

Quantas vezes não uso peças de marcas diferentes todas misturadas e funcionam tão bem!
É sem dúvida o manipulo que controla o desviador, desde que sejam da mesma "familia" ou rácio 1:1 ou Exact como no XX.
O que pode acontecer é por exemplo, os rodizios do desviador desenhados para 9V serem um pouco mais finos e encaixarem melhor na corrente de 9V do que numa de 8V onde ficaria com uma pequena folga (entre rodizio e paredes da corrente)

Isto apenas baixaria os 100% de precisão de um sistema todo da "mesma familia" para 95%.

Ontem tive a noite toda a ver em detalhe as novidades para 2011 e muito do que dizem aqui está correcto, se se enganarem eu aviso ok? mas mais não posso! lol

VT
 

ny12xx

Super Moderador
...Nos desviadores de 10 velocidades, os paralelogramas são diferentes dos de 9 velocidades...
...Porque a forma onde passa o cabo foi optimizada para os shifters de 10 velocidades, logo um shifter de 10 velocidades com um desviador de 9 não vai funcionar bem...

Companheiro agirão e Vascor

Vou repetir a mesma informação que já postei.

Shimano - Relação 1/2
Sram (excepto XX) - Relação 1/1
Sram XX - Relação 1/1,33 (acho eu)

Os paralelogramos e a passagem do cabo do desviador XX estão optimizados para a relação 1,33 do shifter.

Com um shifter de 10v com uma relação de 1/1 podes operar um X9 ou X0 com 10v.
Com um shifter de 10v com uma relação de 1/2 podes operar um XT ou um XTR com 10v.

Obviamente que a informação que o Vascor aqui postou está correcta, o que não implica que a minha explicação esteja incorrecta (não está, para isso basta fazer umas contas +/- simples).

O que não se pode utilizar NUNCA são shifters com com mais ou menos relações que a cassete.

Companheiros, provavelmente não me fiz entender, e por isso, peço desculpa.

Acho que se deveria criar um tópico só para este tipo de questão (provavelmente até já existe) visto que o assunto de que se deveria estar a falar por aqui seria:

Novo grupo SRAM X7 - 10 velocidades à carga
 
Last edited:

biciteks

New Member
Concordo em parte com esse facto da era do "cabo de aço", contudo é com isto que vivemos e convivemos na actualidade e essas mudanças de cores têm resultado para as marcas.

È um facto evidente que aquilo que é realmente uma evolução seria deixarmos o cabo e passarmos para mecanismos bem mais inovadores, mas somos nós que ditamos essa evolução e se as marcas não sentem essa necessidade por parte do público, não vão estar a investir milhões nesse sentido.

Enquanto isso, é com estas pequenas evoluções ou ilusões de evoluções que teremos de continuar a conviver.

Para quê resolver um problema que não existe?
Para quê gastar milhares e apostar em algo que não tem tanto interesse. Gastar por gastar?
As marcas acompanham o mercado.
Se o cliente quer algo exclusivo aparece alguem para lhes dar algo exclusivo.
Se o cliente quer algo leve(e não faltam), aparece alguem para lhes dar a leveza.
Se o cliente quer carbono, aparecem para lhe dar o carbono.
Não são ilusões. é o tempo em que vivemos. Lei do mercado. Procura e oferta.

Se virem bem o BTT não tem inventado nada. Mete-me mais impressão pessoas que conhecem agora bicicletas e pensam que ja percebem de tudo.
Que por ser nova colecção ou de 2010 é melhor que de 2009 ou de 2007. Mete-me impressão a quantidade de desperdicio. Queixam-se da crise mas sempre que sai novidade têm de a ter. O mercado faz com sintam que é uma necessidade em terem a ultima geração do XPTO. Criam necessidades que não têm. Markting...lei do mercado...como quiserem...somos todos vitimas disso...

Mas o que é certo é que tenho acompanhado o "BOOOOM" do BTT. Fico feliz mas sempre com aquele "uh?!" no pensamento.
Eu olho para trás e já há 20 anos os quadros em carbono eram usados. Resistentes e leves e bem mais baratos. Aos anos que já existem transmissões de 10V (cerca de 10anos). Aos anos que já existem os travões hidraulicos.há 6 anos já existia uma transmissao electrica da MAVIC. As rodas pesavam o mesmo que agora. há 8 anos já existia shimano XTR e era mais resistente e mais leve do que os de agora. Já existe transmissão de 11v.

Será que precisamos mesmo disso?

é a Natureza Humana evoluir e re-inventar-se. Todos os dias o Mundo continua a mudar, é natural que mudemos também e nos deixemos levar.
 
Last edited:

TheShadow

New Member
Bom dia companheiro

É muito simples fazeres o cálculo.

Divides o nº de dentes do prato pelo nº de dentes dos carretos.

Ex:
22 : 34 = 0,647
32 : 16 = 2,000
44 : 11 = 4,000

Estes valores podem não te dizer muito, mas basta multiplicar pelo perimetro da roda (que deve ser aproximadamente 2,00m) para saberes quanto avanças em cada pedalada (completa).

Nos exemplos que te dei acima, podes ver que avanças 1,294 metros em cada pedalada (completa) em 22/34, AVANÇAS 4,00 metros em 33/16 e por ai a diante.

Para mudades de 3x9 com 22/34 para 2x9 e manteres a (quase a) mesma desmultiplicação, tinhas de meter um prato de 23 ou 24dentes.

No teu caso específico não encontro vantagens. Este setup é vantajoso para quem usava carretos de estrada com o maior carreto até 28.

Para usares 2x10 tens mesmo que ter pernas, visto que a relação mais curta do XX (29/36) equivale a andares no prato de 22 e num carreto de 18, o que numa cassete de 34 é a quarta mudança mais pesada (longa).

O que podes começar a fazer é o "desmame" do prato pequeno.

Eu explico:

- metes uma cassete 12/34 (ex: SLX)
- metes um prato 40 ou 42 (no grande)
- Metes um prato 29 (no meio)
- continuas com o prato 22

Vais andando com este setup até (quase) dispensares o prato pequeno. Quando tiveres "pernas" para tirar o prato pequeno, podes fazer a troca por um de 26; tiras o de 29 e passas o de 40 (ou 42) para o lugar central da pedaleira.

Com tudo isto o que tu vais ter que comprar é:

- Cassete 12/36
- Pratos 40 ou 42 + 29 e depois 26

Não acho que seja um investimento muito elevado, tendo em conta a possivel eficácia que possas obter deste setup.

O que deves ter em atenção é o seguinte: vais ficar com mais peso com um setup de 2x9 do que 3x9. Pode parecer que não, mas, o prato de 22 (desde que seja em alumínio) é sempre mais leve do que o acréscimo de dentes na cassete.

Já me esquecia. Não podes usar 11 ou 12 / 36 com um desviador de caixa curta, até mesmo o de caixa média não é muito aconselhavel (mas mesmo assim funciona).

CS HG 61 (29er) 12/36
cshg61123629er.jpg


Demorei tanto a responder a este tópico, que quando o ia "postar" já haviam mais respostas.


Espero ter sido útil de alguma forma.

Um abraço

NY

Obrigado pela resposta completa.
Já tive a ver os dentes da minha cassete e da pedaleira e a fazer contas por alto.
Acho que um setup 2x10 é demais para as minhas pernas de momento.
Tb depende de onde se anda pois se não se subir aí o problema é minimo.
Agora aqui na zona do Caramulo sobe-se e bem em varios lados e assim as pernas queixam-se LOL.

A minha pedaleira é 44/32/22 e a cassete de 9 com 34-30-26-23-20-18-15-13-11 ( se não me enganei).
Como só lá mais para o final do verão ou outono é que sairão mais novidades e 2x10 pode ser que mude de ideias ou talvez não. Quem sabe.........
 
Bem... terás de empurrar essas datas bem mais para trás... XTR tem mais de 15 anos! Travões de disco hidráulicos têm mais de 10 anos! pedais de encaixe? uso-os há 17 anos! suspensão da frente? tive uma Manitou 1 em 1992. A minha bicicleta pesa 9,6 Kg há 12 anos! e continua a andar!

Só não concordo totalmente com o que chamas "oferta e procura", terás de ter em conta que existem duas realidades, procura do consumidor que cria produção do artigo e criação de tendências que criam sentimentos de necessidade no consumidor.

Exemplos:
- Uma frase famosa de Bill Gates: 248Kb de memória deverá ser suficiente para todos! (ou parecido, não estou a citar) e hoje mede-se em Gigas!
- A Rock Shox chamava "Long travel" a uma suspensão com 80mm :) hoje o standard ronda entre 180 e 200mm

Mas os quadros de Carbono não eram mais baratos há 20 anos... estás enganado, agora sim, devido à deslocalização a Oriente e maior numero de unidades o preço baixou. Não eram mais resistentes e não eram mais baratos.

MAS.... numa coisa concordamos plenamente! Faz-me muita confusão quem está nisto há 2 ou 3 anos e pensa que é o novo guru do BTT. A atitude que tiveste neste teu post eu também já a tive, há quem ache que sabe Bueeeeeeeeee mais do que quem tem experiência profissional... vá-se lá perceber!

Houve um GURU do BTT mundial que me disse: You are only as good as your last ride! (és tão bom quanto a tua ultima volta)

VT
 

gc

Member
MAS.... numa coisa concordamos plenamente! Faz-me muita confusão quem está nisto há 2 ou 3 anos e pensa que é o novo guru do BTT.

VT

E mais...

X2:yeah: :venia:


Referente ao tópico

Á alguns anos, ai á uns 15anos... a Sunn lançou uma Xircuit (acho que estou enganado no modelo) com cassete de dez velocidades, e pedaleira de 2 pratos. E era uma suspensão total, sem pontos de rotação...

Na altura a cassete tinha uma relação bastante mais curta que a XX. Já não sei as medidas...
Quanto ao pedaleiro já não me lembro mas acho que era 42 - 27...

Eu experimentei e fique maravilhado...

Nunca chegou a ser linha de montagem, vá se la saber porque...
Na época as 9 velocidades começavam a sem algo de habitual nas bicicletas de topo.

Agora não digam que as marcas só inventam para vender, não existe inovação...

Ela existe e quando chega o momento correcto, impõem-se e ajuda a melhorar performances, mas no final:

"You are only as good as your last ride! (és tão bom quanto a tua ultima volta)"

Gc
 
Last edited:

Vascor

New Member
Desculpadiscordar RS PT mas não são razões comerciais, são mesmo diferentes os paralelogramas as polias o p-nuckle e o b-nuckle e especificos para os desviadores de 10 velocidades.
 

biciteks

New Member
Bem... terás de empurrar essas datas bem mais para trás... XTR tem mais de 15 anos! Travões de disco hidráulicos têm mais de 10 anos! pedais de encaixe? uso-os há 17 anos! suspensão da frente? tive uma Manitou 1 em 1992. A minha bicicleta pesa 9,6 Kg há 12 anos! e continua a andar!

Só não concordo totalmente com o que chamas "oferta e procura", terás de ter em conta que existem duas realidades, procura do consumidor que cria produção do artigo e criação de tendências que criam sentimentos de necessidade no consumidor.

Exemplos:
- Uma frase famosa de Bill Gates: 248Kb de memória deverá ser suficiente para todos! (ou parecido, não estou a citar) e hoje mede-se em Gigas!
- A Rock Shox chamava "Long travel" a uma suspensão com 80mm :) hoje o standard ronda entre 180 e 200mm

Mas os quadros de Carbono não eram mais baratos há 20 anos... estás enganado, agora sim, devido à deslocalização a Oriente e maior numero de unidades o preço baixou. Não eram mais resistentes e não eram mais baratos.

MAS.... numa coisa concordamos plenamente! Faz-me muita confusão quem está nisto há 2 ou 3 anos e pensa que é o novo guru do BTT. A atitude que tiveste neste teu post eu também já a tive, há quem ache que sabe Bueeeeeeeeee mais do que quem tem experiência profissional... vá-se lá perceber!

Houve um GURU do BTT mundial que me disse: You are only as good as your last ride! (és tão bom quanto a tua ultima volta)
VT

Concordo a 90% . Tenho um scott com cerca de 10 anos e custou 100 e pcs contos na altura. O peso não baixou assim tanto mas o preço dos quadros de marca disparou. Os de linha branca não. Na asia fica kuase ao mm preço de umas sapatilhas. lol

Agora o que eu digo é viva a velha guarda que só quer é carregar no crenque e lama pos dentes. Daquelos q Os mesmos pneus davam pa lama, pedra, terra, alcatrao. Agora é só "tias" com "tenho que ter a topo de gama pa andar na praia e não pode ter um risco senão o caldo tá entornado e os pneus xpto porque é o setup mais indicado para parecer que percebo".

eu brinquei com situação. Reconheço que os pneus influenciam e que ter o material mais indicado é fundamental, mas axo k se discute demais isso nestes tempos.

Vê-se mt gente a falar e falar...sem perceber...falar e falar...em fóruns, nas lojas... em x de estarem a montar as suas binas e darem o devido uso :D

Tenho dito!

Força aos "homens com lama nos dentes" :D
 
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