Novo grupo SRAM X7 - 10 velocidades à carga

KLUCA

New Member
citando:TheShadow "Poderá fazer-se um mix de 3x10 ou 2x9?"

é uma boa pergunta,

será que o actual cepo onde se metem as cassetes de 9 velocidades dá para uma cassete de 10?
(já andei pesquisando, mas ainda não encontrei resposta para esta pergunta.)
 

klaser

Well-Known Member
O cepo é o mesmo Kluca,a cassete tem a mesma largura..o espaçamento entre os carretos que é menor,obrigando então uma corrente mais estreita,as de 10V.....
 

TheShadow

New Member
Actualmente tenho desviador x9 a trás com cassete de 9V.
NA frente tenho pedaleira de 44/32/22.

Um mix (3x10 ou 2x9) poderia ser a minha primeira ideia e penso que 3x10 será mais barato que 2x9 pois as pedaleiras devem ser caras.

Ou então melhor ainda seria experimentar mesmo para ver como é o feeling de ter apenas 2 pratos na frente sendo o mais pequeno de 26 ou 28 dentes pois de momento uso 22 dentes na pequena e costumo usar varias vezes em subidas mais inclinadas.


Será que a cassete ter 36 dentes (11-36) na mudança mais leve (mais 2 que a habitual 11-34) compensa os 4 dentes de diferença (22 para 26 do prato mais pequeno)?
 
Last edited:
O objectivo do sistema 2x10 é precisamente eliminar as redundâncias encontradas no 3x9... agora se estão a pensar criar um 3x10... dhuuu com que efeito? vão ter imensas mudanças iguais espalhadas por inúmeras repetições de combinações...

Para além de torcerem a corrente bem mais do que é suposto - é uma corrente de 10v -

VT

P.S. vejam SRAM2X10.com
 

KLUCA

New Member
boas rock shox,

se o Klaser tiver razão a largura da cassete de 10 é igual á largura da de 9, ou seja, não vai haver maior torcer da corrente do que já há.

mas como a corrente vai ser um pouco mais estreita, o mesmo torcer vai significar mais esforço, quando se utilize um 3*10

quem quiser utilizar 3*10 deve ter de contar com uma menor espessura dos pratos pedaleiros.
 
Tens razão, expliquei-me mal, referia-me ao facto de as correntes de 10v terem menos torção lateral do que as de 9v, até porque ainda não há correntes de 10v específicas para BTT (SRAM ou Shimano)

VT
 
ok
trata de divulgar isso o mais breve possivel, lol

e que a cassete x.7 e uma boa opçao para montar num segundo par de rodas

abraços ai para todos
ja nao falo com o mario a muito tempo
 

agirão

New Member
Ontem fui a acompanhar um amigo meu, na Maratona de Mortágua, que pedalava com um...X9 de 10 velocidades e aquilo faz mesmo muita diferença!


Quando foi dos testes do XX, acompanhei andamentos que me fizeram suar para acompanhar a pedalada!

Sou fã..!!
 

KLUCA

New Member
citando agirão " que pedalava com um...X9 de 10 velocidades e aquilo faz mesmo muita diferença! "

e porquê essa tão grande diferença?
 

agirão

New Member
Vou perguntar a entendidos na matéria o porquê dessa diferença e colocarei aqui.

Talvez devido à desmultiplicação utilizada.

A leveza da passagem das mudanças também é um facto!

Parecem mudanças eléctricas!
 

TheShadow

New Member
X9 com 10 velocidades?

o desviador x9 dá para 10 vel?

De qq maneira o xx é demasiado caro.
O x7 já vem em 2x10 para 2011.
E o x9 vai ficar como está ou há novidades tb?
 

TheShadow

New Member
Ando tentado a exerimentar um setup 2x10.
Não quero é investir e depois se não me adaptar a ele fico agarrado.

Se o desviador x9 dá para 10 já é bom.
As cassetes devem ser caras, mas a pedaleira é o pior.
e os shifters precisam de ser mudados ou alterados.

Muita coisa a fazer e €€€€ a gastar que não sei se valem a pena de momento.
 

ny12xx

Super Moderador
Será que a cassete ter 36 dentes (11-36) na mudança mais leve (mais 2 que a habitual 11-34) compensa os 4 dentes de diferença (22 para 26 do prato mais pequeno)?

Boas companeiro

Com 26/36 ficas igual a 22/30.

Isto quer dizer que ficas com a 1ª mudança mais pesada (mais longa).

Para as minhas pernas não servia, se a ti te servir...

Um mix (3x10 ou 2x9) poderia ser a minha primeira ideia e penso que 3x10 será mais barato que 2x9 pois as pedaleiras devem ser caras.

Estás enganado.

O mais económico é o 2x9.

Para isso, basta comprares o prato pequeno.

- A pedaleira é a mesma (mas apenas com dois pratos)
- Os desviadores ficam os mesmos (+ afinação do limitador do desviador dianteiro)
- Os manípulos ficam os mesmos (podes fazer uma simples alteração para 2 pratos - não necessária)

Espero ter ajudado

Um abraço

NY

PS: Qualquer desviador dá para 10v (ex: Deore + XT + SLX + XTR + X7 + X9 + X0...), a diferença está nos manípulos.
 

TheShadow

New Member
obrigado pela resposta.
Já agora se não fôr pedir muito sabes as equivalências?

de 44/32/22 com cassete de 9V com 11-34 para um setup de 2x10?
qual o mais semelhante em pedaleira? 42-26? se é que há?
E cassete de 11-36?
 

BikeBrother

New Member
BikeBrother: Acabei de ficar teu fã! caso tenhas um produto SRAM manda lá para a Ciclocoimbroes que eu trato VIP dele!

Ehehehe...ganhei um fâ aqui no forum e logo um fâ de peso, salvo seja.

Caro amigo Rock Shock Portugal, a minha bike ao nivel da transmissão está toda equipada com SRAM. Só tenho a dizer bem da SRAM. Por acaso o meu desviador de trás é SRAM X-7, só que é num setup 3x9.
 

Nozes

Active Member
De repente,fiquei com saudades da minha Parkpre Comp Limited com Shimano STX de 8 velocidades...ou seria das pernas que tinha na altura?? :hmmm:
 

Vascor

New Member
Caro ny12xx

Esta enganado! Os desviadores de 10 velocidades são especificos e próprios para 10 velocidades.
Nos desviadores de 10 velocidades, os paralelogramas são diferentes dos de 9 velocidades.
Se montares um desviador de 9 velocidades numa cassete 11-36 (10 velocidades), a polia superior do desviador vai bater no carreto maior.
Se montares um desviador de 9 velocidades numa cassete 11-32 (10 velocidades), não existe essa interfencia mas também não vais conseguir afinar as mudanças, pq?
Porque a forma onde passa o cabo foi optimizada para os shifters de 10 velocidades, logo um shifter de 10 velocidades com um desviador de 9 não vai funcionar bem.

Cumprimentos
 
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