Usando como referencia os blocos XT de 2007 vou tentar explicar como se mudam as pastilhas. Este é o bloco:
As pastilhas estão fixas por um lado por pontes nas próprias pastilhas e por outro por um olhal atravessado por um parafuso/eixo (excepto SLX e LX que é atravessado por um troço) que leva um troço pequeno na ponta (os meus já não têm)
Depois de tirar o troço com um alicate desaperta-se o parafuso/eixo no caso XT com cabeça sextavada no caso XTR cabeça fenda
Existe uma ponte metálica que mantém as pastilhas separadas. Com a ajuda de uma chave de fendas ou similar retira-se essa ponte ficando as pastilhas livres de ser retiradas também
Com a ajuda de um objecto que não dobre seja duro e que caiba na entrada do bloco empurra-se as bombites (os cilindros que saem do bloco e que apertam as pastilhas contra o disco) para dentro da sua sede. Neste caso uma chave inglesa pequenaMuita atenção Deve-se forrar a peça a introduzir pois o metal das bombites é muito macio e pode-se danificar
A colocação das novas pastilhas começa com a "montagem" do par com a ponte. A ponte é como um X e cada perna encaixa numa ponta do fêrodo da pastilha. ter em atenção que a ponte tem um olhal e que deve estar virada para os lados dos olhais das pastilhas.
Após "ensanduichar" a ponte entre as duas pastilhas novas colocamos o conjunto no bloco
E aperta-se o parafuso/eixo (atenção ao aperto que não necessita de o ser... será mais um ajuste e não esquecer colocar o troço pequeno no outro extremo) ou coloca-se o troço que atravessa os olhais das pastilhas e ponte
Coloca-se a roda e já está. Apenas têm de dar umas bombadas com as manetes de travão para o sistema ganhar pressão (para todo o sistema "acamar"). No caso de depois de tentarem afinar o disco com as pastilhas o mesmo continuar a roçar podem fazer o seguinte:
Folgam os parafusos do bloco de travão (existe uma tranca plástica de segurança num dos parafusos. Basta abrir as garras e puxar) até o bloco se mexer. Depois premindo o travão apertam os parafusos. Isto vai centrar o bloco em relação ao disco
Após a colocação de pastilhas novas o "ponto" da manete fica desafinado. No caso dos XT há a possibilidade de algumas afinações "finas" como a afinação do ponto de contacto das pastilhas
Ou do alcance da manete
Tomar em atenção que a capacidade de travagem de umas pastilhas novas é muito inferior ao de umas pastilhas rodadas sendo que nesse período de rodagem é necessário algum cuidado :wink:
As pastilhas estão fixas por um lado por pontes nas próprias pastilhas e por outro por um olhal atravessado por um parafuso/eixo (excepto SLX e LX que é atravessado por um troço) que leva um troço pequeno na ponta (os meus já não têm)
Depois de tirar o troço com um alicate desaperta-se o parafuso/eixo no caso XT com cabeça sextavada no caso XTR cabeça fenda
Existe uma ponte metálica que mantém as pastilhas separadas. Com a ajuda de uma chave de fendas ou similar retira-se essa ponte ficando as pastilhas livres de ser retiradas também
Com a ajuda de um objecto que não dobre seja duro e que caiba na entrada do bloco empurra-se as bombites (os cilindros que saem do bloco e que apertam as pastilhas contra o disco) para dentro da sua sede. Neste caso uma chave inglesa pequenaMuita atenção Deve-se forrar a peça a introduzir pois o metal das bombites é muito macio e pode-se danificar
A colocação das novas pastilhas começa com a "montagem" do par com a ponte. A ponte é como um X e cada perna encaixa numa ponta do fêrodo da pastilha. ter em atenção que a ponte tem um olhal e que deve estar virada para os lados dos olhais das pastilhas.
Após "ensanduichar" a ponte entre as duas pastilhas novas colocamos o conjunto no bloco
E aperta-se o parafuso/eixo (atenção ao aperto que não necessita de o ser... será mais um ajuste e não esquecer colocar o troço pequeno no outro extremo) ou coloca-se o troço que atravessa os olhais das pastilhas e ponte
Coloca-se a roda e já está. Apenas têm de dar umas bombadas com as manetes de travão para o sistema ganhar pressão (para todo o sistema "acamar"). No caso de depois de tentarem afinar o disco com as pastilhas o mesmo continuar a roçar podem fazer o seguinte:
Folgam os parafusos do bloco de travão (existe uma tranca plástica de segurança num dos parafusos. Basta abrir as garras e puxar) até o bloco se mexer. Depois premindo o travão apertam os parafusos. Isto vai centrar o bloco em relação ao disco
Após a colocação de pastilhas novas o "ponto" da manete fica desafinado. No caso dos XT há a possibilidade de algumas afinações "finas" como a afinação do ponto de contacto das pastilhas
Ou do alcance da manete
Tomar em atenção que a capacidade de travagem de umas pastilhas novas é muito inferior ao de umas pastilhas rodadas sendo que nesse período de rodagem é necessário algum cuidado :wink: