Mudança de pastilhas Shimano XTR, XT, LX, SLX

Kitos

New Member
Usando como referencia os blocos XT de 2007 vou tentar explicar como se mudam as pastilhas. Este é o bloco:




As pastilhas estão fixas por um lado por pontes nas próprias pastilhas e por outro por um olhal atravessado por um parafuso/eixo (excepto SLX e LX que é atravessado por um troço) que leva um troço pequeno na ponta (os meus já não têm)




Depois de tirar o troço com um alicate desaperta-se o parafuso/eixo no caso XT com cabeça sextavada no caso XTR cabeça fenda




Existe uma ponte metálica que mantém as pastilhas separadas. Com a ajuda de uma chave de fendas ou similar retira-se essa ponte ficando as pastilhas livres de ser retiradas também




Com a ajuda de um objecto que não dobre seja duro e que caiba na entrada do bloco empurra-se as bombites (os cilindros que saem do bloco e que apertam as pastilhas contra o disco) para dentro da sua sede. Neste caso uma chave inglesa pequenaMuita atenção Deve-se forrar a peça a introduzir pois o metal das bombites é muito macio e pode-se danificar




A colocação das novas pastilhas começa com a "montagem" do par com a ponte. A ponte é como um X e cada perna encaixa numa ponta do fêrodo da pastilha. ter em atenção que a ponte tem um olhal e que deve estar virada para os lados dos olhais das pastilhas.




Após "ensanduichar" a ponte entre as duas pastilhas novas colocamos o conjunto no bloco




E aperta-se o parafuso/eixo (atenção ao aperto que não necessita de o ser... será mais um ajuste e não esquecer colocar o troço pequeno no outro extremo) ou coloca-se o troço que atravessa os olhais das pastilhas e ponte




Coloca-se a roda e já está. Apenas têm de dar umas bombadas com as manetes de travão para o sistema ganhar pressão (para todo o sistema "acamar"). No caso de depois de tentarem afinar o disco com as pastilhas o mesmo continuar a roçar podem fazer o seguinte:

Folgam os parafusos do bloco de travão (existe uma tranca plástica de segurança num dos parafusos. Basta abrir as garras e puxar) até o bloco se mexer. Depois premindo o travão apertam os parafusos. Isto vai centrar o bloco em relação ao disco







Após a colocação de pastilhas novas o "ponto" da manete fica desafinado. No caso dos XT há a possibilidade de algumas afinações "finas" como a afinação do ponto de contacto das pastilhas




Ou do alcance da manete




Tomar em atenção que a capacidade de travagem de umas pastilhas novas é muito inferior ao de umas pastilhas rodadas sendo que nesse período de rodagem é necessário algum cuidado :wink:
 

Kitos

New Member
Com Deore o sistema é igual ao SLX (com troço em vez de parafuso/eixo) portanto sim :mrgreen: Vá lá que eles de familia para familia não mudam muito :wink:
 

zykon

Super Moderador
Não serão colocados mais tópicos inamoviveis, senão daqui a pouco temos uma página so com isso.

Existe um indice em constante actualização, este tópico já la está.

O indice sim ficará inamovivel e a equipa de moderaçao vai começar a remeter para lá as duvidas semelhantes. :wink:
 

100do

New Member
Só um reparo:

Os travões novos trazem geralmente uma peça indicada para meter entre os bombitos (em vez da chave de fendas). Pelo menos o meu Lx tem uma para isso e outra para meter entre as pastilhas. É sempre preferível do que improvisar :wink:

Mas parabéns pelo tópico.
 

Kitos

New Member
100do said:
Só um reparo:

Os travões novos trazem geralmente uma peça indicada para meter entre os bombitos (em vez da chave de fendas). Pelo menos o meu Lx tem uma para isso e outra para meter entre as pastilhas. É sempre preferível do que improvisar :wink:

Mas parabéns pelo tópico.

Concordo plenamente... infelizmente não veio com os meus :roll:
 

Sobidesce

New Member
Boas pessoal !

Tenho uns travões mecânicos, também shimano montados na minha bike. e reparei que o sistema de mudança de pastilhas é semelhante, só muda o facto de eu não precisar de meter a chave de fendas entre os êmbolos, porque como não são hidráulicos os êmbolos não vão para dentro, digam-me se estou certo ou não.

Boas pedaladas e travagens!! :mrgreen:
 

Raffini

New Member
Sobidesce said:
Boas pessoal !

Tenho uns travões mecânicos, também shimano montados na minha bike. e reparei que o sistema de mudança de pastilhas é semelhante, só muda o facto de eu não precisar de meter a chave de fendas entre os êmbolos, porque como não são hidráulicos os êmbolos não vão para dentro, digam-me se estou certo ou não.

Boas pedaladas e travagens!! :mrgreen:

Tens razão pois no caso dos travões mecânicos existe uma mola responsável pelo retorno do êmbolo à sua posição inicial, ou seja, mesmo que apertes a manete do travão sem teres as pastilhas montadas o sistema vai voltar á sua posição inicial.

Abraços e boas pedaladas!
 

mindo

New Member
Excelente tópico.

Tenho uma questão que aproveito e coloco aqui, sinceramente ainda não presquisei sobre o assunto, mas cá vai:

Tenho uns xt 2004 e quando as pastilhas de metal vão a meio uso, depois de rodar nuns trilhos com muita água e lama, há um dos embolos (bombitos) que avança mais do que o outro, apesar de já os ter feito sair ao máximo, limpar e bubrificar, fica bom apenas uns 50 a 100km, depois tenho de repetir o processo, que há sempre um dos bombitos que faz avançar a pastilha e ficar a tocar no disco.
Hoje troquei as pastilhas a meio uso por umas novas fiz uns bons km no mesmo tipo de condições e já não toca no disco.
Não me recordo se em novos faziam isto, porque usava pastilhas de resina, mesmo que toquem no disco, o ruído nunca é tanto como as de metal, ainda mais com água e lama.

Será que alguem já teve situação semelhante?

Será que é normal nesta gama xt que se troque as pastilhas a meio-uso ?

Uso discos de 180mm e não estão empenados, mas já pondero em trocar discos e travões.

Até breve...
 

Man_In_Blue

New Member
Boa tarde!

Hoje tentei mudar os calços dos meus travoes shimano deore mas qunado cheguei á parte de colocar os calços entre a ponte é que tudo começou a correr mal :(
Será que me podem explicar melhor como se colocam os 3 elementos ( os 2 calços e a ponte). A foto do Kitos está um pouco desfocada :(

Desde já o meu obrigado pela atençao
 

nelsonasp

New Member
Saudações

Eu não coloco tudo ao mesmo tempo, coloco primeiro as pastilhas e só depois a ponte... Mas é muito fácil, etrás é que colocar a coisa na linha exacta do encaixe senão fica a fazer barulhos para sempre, se estiveres a fazer muita força é porque estás a fazer mal...

Abraço
 

nelsonasp

New Member
Saudações

Tem atenção à forma como a tiras e fazes igual... consulta os manuais da Shimano que podes encontrar no site... não tenhas medo de tentar...

Abraço
 

tuga7

New Member
Boas
Tenho de trocar as pastilhas de travão XT, a duvida é quais são melhores as pastilhas de resina, cerâmica ou metal?
Obrigado
 

jmdcfigueiredo

New Member
Depende tuga7 da utilização que lhes fores dar.

Resina trava mesmo muito bem mas dura pouco, principalmente com chuva/lama. São as mais baratas.
Cerâmica trava bem e não aquece tanto, além de durar muito. São as mais caras das três...
Metal trava bem e dura muito, sendo que até acamar e depois de molhadas costumam chiar. São as segundas mais caras.

Ter tambem em atenção os discos, que podem não tolerar qualquer tipo de pastilhas.

Penso não estar a dizer asneiras, mas se estiver alguém que corrija por favor.
 
Top