Re:MERIDA 96 CARBON 3500D - ESTALOU O VERNIZ COM A FSA LEIAM
Boas, e porque não exiges o dinheiro da pedaleira de volta!?!?!?!? Se compraste a bike completa já com a pedaleira até podias pedir o dinheiro de toda a bicicleta de volta!!!! A legislação é CLARISSIMA!!! O vendedor é responsavel por corrigir todo e qualquer defeito (coberto pela garantia), sem qualquer custo para o comprador (incluindo os portes de envio, até mesmo em compras dentro da UE, pois isto mesmo vem referido na legislação que regula o comercio na UE) e uma reparação tem que ser feita dentro de um prazo razoável. Ora um prazo razoavel é muito vago, e como nem tudo o que se faz por cá é mau, para evitar interpretações erradas de "prazo razoável" (por parte do vendedor, claro está) o governo portugues fez uma retificação dessa alinea e o prazo razoavel passou a ser 30 dias!!!! Tudo o que eu aqui digo está claro como a água na legislação portuguesa e na da união europeia! Para quem quiser posso arranjar a portuguesa (em portugues) e/ou a europeia (em qualquer uma das linguas que se utilizem na UE).
Assim, primeiro não tinhas nada que pagar qualquer que fossem os custos de transporte para enviar a pedaleira para a garantia; segundo o periodo razoavel definido em assembleia da republica (os tais 30 dias) estão mais que ultrapassados, pelo que tendo ou não a pedaleira defeito de origem tens direito à troca por outra igual ou à resolução do contrato (devolução do guito). No teu caso ia à loja e pedia o dinheiro de volta, caso recusassem, ligava 112 para denunciar um roubo! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Tem piada, mas era mesmo o que fazia...
E atenção já tive devoluções de dinheiro de produtos com vários meses por este mesmo motivo! Bastou invocar a legislação e devolveram o guito sem discussão, claro que no meu caso eram lojas grandes, onde não terei sido o primeiro a fazer uso deste nosso direito! No teu caso se se tratar de uma loja pequena, já é mais provavel que o vendedor possa levantar ondas por desconhecer esse artigo!