Marzocchi MX Pro 2007 ganha ar

zykon

Super Moderador
Boas,
:sabichao:
A lei dos gases ideais é util para resolver problemas que não incluam variações de Pressão(P), temperatura (T), Volume (V) e quantidade/nº de moles (n). Para resolver problemas deste género é necessário adapta-la de forma a incluir as variações.

Partindo da lei inicial: PV=nRT, temos:

R=(P1V1) / (n1T1) Condição inicial,

e

R=(P2V2) / (n2T2) Condição final


Consequentemente,

(P1V1) / (n1T1) = R = (P2V2) / (n2T2)

No caso em estudo aqui, a quantidade de gás (n) é constante, supondo que essa coisa de entrar ar para a suspensão é obra de alguma magia negra :mrgreen:.
Posto isto podemos então deduzir da equação anterior o seguinte:

(P1V1) / T1 = (P2V2) / T2

O R desapareceu porque também é uma constante que não é para aqui chamada

Como o volume neste caso também não varia, então:

P1 / T1 = P2 / T2

Posto isto, vamos passar ao nosso mistério.

P1= 25 Psi = 1,711atm
P2 = 35Psi = 2,041atm
T1 = vou supor 20ºC = 293K
T2 :?:

Esta equação trabalha com as unidades do Sistema internacional (SI), foi por isso que converti a pressão para atmosferas e a temperatura para Kelvin.

P1 / T1 = P2 / T2

P2 = P1 x T2/T1

2,041 = 1,711 x T2 / 293

2,041/1,711 = T2 / 293

1,1929 = T2 / 293

T2 = 1,1929 x 293

T2 = 349 K

349 K = 76ºC

Será que uma suspensão em andamento atinge os 76ºC???? Não me parece
:mrgreen: :sorry: :xau:

Se alguém detectar algum erro faça o favor de dizer.
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

Temos aqui um verdadeiro caso dos...

The_X-Files.gif



Ou para ser investigado pelos...

csi2-thumb.jpg



:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 

Sonic Reducer

New Member
ok.... ja fui acima dos meus conheçimentos... lol humm 76 graus .... realmente axo dificil, mas que raio poderia fazer aquela alteração de pressão a suspensão, penso que as duas camaras na suspenão são separadas, logo por ai... está fora de questão, teoricamente e como o ara dentro da camara se encontra a uma maior pressão dentro da camara que no exterior que é 1 atm logo n poderia ter entrado ar la para dentro por quqlquer tipo de fissura, só podemos concluir um coisa, que a leitura feita pela bomba foi errada.... :|

onde é que anda a scully :D :D :lol: :mrgreen: :twisted:
 

sabino

New Member
olá pessoal, sim a leitura pode ter sido errada. não fui eu que a fiz mas sim o lojista pois ainda nem tive oportunidade de adquirir uma bomba. quando comprar uma logo tiro as duvidas todas e vos digo se essas teorias todas estão certas ou se isto mete mesmo ar. quanto a historia do aquecimento em andamento, simplesmente não acredito nessas tangas pois isto não nenhuns peneus de formula 1. pode sim existir aquecimento mas não o suficiente para o ar "dilatar" de tal forma, pois era necessario muita fricção o que não acontece muito menos numa susp em banho aberto. (nem nos meus peneus esse aquecimento é suficiente para notar diferenças de pressao!). por absurdo, se meter ar, acho preferivel do que perder como acontece na maioria dos casos. E como alguem ja disse, sim as duas cameras estão separadas. é uma por perna.
 

Skotch

New Member
O tema pareceu-me no início algo absurdo, mas estou a ver que ainda vais conseguir um prémio nobel da física ao provares que a tua suspensão faz o impossível, como tão bem nos foi provado acima pelo Zykon 8)

No entanto o que mais me atraiu foi a explicação do lojista... Podes dizer quem foi tal Físico??? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:


Um abraço e fortes pedaladas!!!
 

zykon

Super Moderador
Skotch said:
...Podes dizer quem foi tal Físico??? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:


Um abraço e fortes pedaladas!!!
O próximo Einstein.
Vai redefinir todas as leis da física :mrgreen: :mrgreen:
 

Taiago

New Member
Aproveitando o tópico. Tenho uma mx comp de 2006 e comprei uma bomba de para suspensões da berg. Quando ponho a bomba como é que faço para saber a pressão que já tinha na suspensão? O manómetro só me dá indicação depois de meter ar. obrigado.
 

jppina

Member
Estranho... supostamente ao enroscares a bomba devia dar-te a leitura... sem ser necessário colocar ar... Estará essa bomba a funcionar bem? Estarás a enroscá-la bem?

O problemas das bombas/marzocchi é que as marzocchi trabalham com baixas pressões (na ordem dos 30/50psi) e a escala das bombas vai dos 0 aos 300 psi. Logo a medição é pouco precisa. Há no entanto bombas com manómetros dos 0 aos 100 psi que são ideais para as Marzo... mas que já não servem noutras que requerem mais de 100 psi de pressão. São é difíceis de encontrar...

já me esquecia... também quero saber quem era esse "físico"!
 

sabino

New Member
Boas pessoal,

não vou referir nomes, pois o "fisico" por absurdo até pode estar certo. Ja tive oportunidade de comprar uma bomba da BBB que tem uma escala minimamente aceitavel e serve tambem para outras susps. Vou salientar que as marzo têm cameras de ar muito pequenas e qualquer perda de ar que possa parecer insignificante pode esvazar por completo ou quase toda essa mesma camera. Para evitar isso recomendo as bombas que nao sao de aplicar directamente ou de enroscar apenas uma vez, pois ao desenrroscar o ar pode ir a vida. Existem umas que tem uma rosca que fixa na entrada de ar, e depois de esta tem outra rosca por fora mais fina que faz o contacto com o pipo, logo para instalar/desistalar a bomba sao necessarias 2 roscas sendo o ar que se perde ao desinstalar apenas o que fica entre uma rosca e outra. Alem disso existem ainda uns medidores de pressão digitais para os peneus dos carros, etc, que sao muito precisos em relação as bombas. Tive oportunidade de adquirir um numa lavagem automatica por cerca de 15€ e agora da muito jeito para a susp e nao só. Eu peso 65kg e gosto da susp sensivel de modo que estou a colocar 25psi. Ainda so andei cerca de 30kms apos a verificação. Quando chegar aos 150/200 volto a dar noticias e a verificar se aquilo realmente se "auto-encheu" :mrgreen:
 
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