Marzocchi MX Pro 2007 ganha ar

sabino

New Member
Olá pessoal,
pois é, adquiri recentemente uma mx pro 07 e em termos de funcionamento é excelente. quando foi montada coloquei 25psi em cada perna. A pressão ideal para mim seria entre 30 e 35 mas como os retentores estao novos e apertados decidi colocar 25 até ela ficar mais suave. Acontece que passado uns 200kms de andamento vou verificar a pressão e tinha 35psi em cada perna. Baixei a pressão para os 30. Isto é normal? Na loja disseram-me que sim pois a marzocchi desenvolveu os retentores de forma a não perder ar e entao acontece o inverso. De qualquer forma gostava que opinassem aí enquanto ela tem relativamente poucos kms.
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

isso é mesmo muito estranho, para não dizer, fisicamente impossível. A única hipótese que tens é teres algum bypass entre câmaras que quanto muito faz um equilíbrio de pressões. Não é por vedar bem que a pressão aumenta. O vedante quanto muito terá zero perdas, nunca acrescenta pressão.

Explicação: ou anda a passar ar entre câmaras (positiva e negativa) ou a pressão inicial foi mal medida. É impossível "crescer" lá ar e sobre pressão.

"a marzocchi desenvolveu os retentores de forma a não perder ar e entao acontece o inverso" :shock: :shock: :shock:
nitidamente um bitaite do lojista para explicar o inexplicável

Jepas
 

Alf

Active Member
Penso que essa suspensão só tem câmaras positivas... ou uma em cada perna, ou apenas numa perna, no caso de ser a versão ETA.

Além de só ter uma entrada de ar, por perna, acho que só tem mesmo uma câmara.
Quanto ao ar crescer, sob pressão, penso que é fisicamente impossível. Só se o ar aqueceu, expandiu e aumentou a pressão. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :wtf:

Mas essa dos retentores serem tão bons que metem ar... :lol:
 

Bravellir

New Member
A única maneira de o ar entrar para dentro da suspensão através do retentor, é se a pressão no exterior for superior à pressão no interior e o retentor não for capaz de suportar a diferença de pressão. Mas como não é possível a pressão exterior ser mais alta , a explicação que te deram não faz o mínimo sentido.

Estou como o alf. A bomba utilizada foi a mesma? As temperaturas a que as duas medidas foram feitas foi a mesma? Ninguém te deu "uma ajuda" e se esqueceu de te dizer??
 

jppina

Member
Pode te ter acontecido uma coisa simples. A bomba foi mal enroscada da 1ª vez e quando voltaste a medir na 2ª vez ficou bem enroscada, dando uma leitura correcta (o que não aconteceu na 1ª vez, a leitura devido a bomba estar mal enroscada devia estar adulterada).

Essa do lojista que diz que a suspensão mete ar é que é boa :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:, há cada um :shock:
 

PedroSilva

New Member
... isso aconteceu-me da primeira vez que "bombei" ar pra minha!! :D o unico senao.. era a marzocchi mx pro ETA de 2006, e o que acontecera foi que tinha uma bomba daquelas "made in Taiwan" (sem querer descurar nem sequer começar aqui a polemica de que tudo é feito la.. é somente um sentido figurativo que a bomba era muito rasca!!) e bombei ar ate tar a 25 pSi... quando cheguei a loja e pedi pra medir a pressao com uma "bomba a serio" vi que afinal a pressao estava a 40 PSI!!!!
 

sabino

New Member
Olá,

a susp tem apenas 2 cameras, uma em cada perna;
a bomba foi sempre bem enroscada, tambem me parece impossivel mas foi o que o lojista me disse, acrescentou ainda que quando o curso vai mais abaixo é quando ela mete mais ar. Se nao fosse estranho nem tinha colocado isto aqui :wink: A unica coisa que vejo aqui é que da 1ª vez a pressão foi medida quando a susp tinha 0kms após ter sido montada, enquanto que a 2ª medição foi feita IMEDIATAMENTE após uma volta de 20 e tal kms, os ultimos 4 ou 5 feitos em alcatrão ligeiramente a descer e sempre ao maximo a + de 40kms/h a ultrapassar carros na maluca. Não sei se poderá ter havido algum aquecimento que tenha influencia na pressão. De qualquer forma, antes meter ar do que perder :) digo eu... :s
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

sabino said:
(...)
a susp tem apenas 2 cameras, uma em cada perna;
(...)

As Marzocchi MX Pro só têm 1 camara (+), na perna direita da suspensão... e se tiver ETA, é na perna esquerda! :roll:

http://www.marzocchi.com/template/d...#DQG#&Prgho\hdu&#@#63:43&mCJ=&IDOggetto=30786

Neste esquema (montagem minha :mrgreen: que retirei das instruções), podes ver onde se situam o local de enchimento e o do ETA (não referes que tenha... por isso não sei!)

mxproyu5.png



A pressão deve ser verificada SEMPRE nas mesmas condições... e com a suspensão no seu curso máximo (sem haver compressão na suspensão, pois assim aumenta os valores medidos! :roll:)

Eu verifico SEMPRE antes de andar com a bike e NUNCA depois, pois as diferenças de temperatura (devido ao funcionamento) alteram os valores medidos!

Deves ter calma, pois a oscilação que obtiveste é natural, e se medires hoje (depois de a bike estar parada algum tempo) e amanhã (nas mesmas condições) a pressão medida deverá ser a mesma! :wink:
 

sabino

New Member
Olá, isso se calhar é na ETA. A minha não tem ETA e leva ar nas duas pernas! Vou tornar a medir antes de andar e depois de andar para ver no que dá :wink:
 

FDura

Utilizador Banido
Vou tornar a medir antes de andar e depois de andar para ver no que dá

Não saberás por acaso que não se verifica a pressão depois de andar, (Já agora não digas a ninguém mas os pneus do meu carro metem ar). :mrgreen:
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

sabino said:
Olá, isso se calhar é na ETA. A minha não tem ETA e leva ar nas duas pernas! (...)

:shock: :shock:

leva ar nas duas??? só se estou MUITO enganado... pois no outra perna funciona uma mola!

o sistema ETA é básicamente um sistema de bloqueio, mas que diminui o curso da suspensão (quase que bloqueia e baixa a frente da bike) em que não temos acesso a mais nada a não ser uma peça que roda (no teu caso deve ter uma tampa fixa!).

Não tens nenhuma valvula de ar do lado esquerdo, pois não?

Deves ler o manual (que está disponível no site que indiquei) pois lá podes tirar muitas dúvidas! :wink:



nota: não tarda temos os Espanhois à perna, pois a falarmos tanto na ETA e em BOMBAS ainda pensam que é algum atentado! :rotfl:
 

sabino

New Member
Eu sei o que é o ETA e na minha no outro lado é sim uma tampa mas não é fixa. Tem uma entrada de ar exactamente igual a do outro lado, ou seja 2 cameras e não existem molas. Alem disto so consta a regulaçao do rebound no final da perna direita.

Não se deve verificar a pressao dos peneus dos carros etc depois de andar pois o ar aquece e a pressao aumenta. Não fazia a minima ideia que nas suspensões ocorresse o mesmo e que esse aqueço fosse tao significativo como nos peneus. Pois nos da minha bike se não for num dia de verao muito quente o aqueço não é suficientemente grande para se notar diferença de pressão no inicio e final da volta, logo pensei que na suspensão ainda menos :s
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

não discuto... a MX Pro ETA que tive era de 2005, e elas este ano tiveram uma grande restruturação! :wink:
 

Bravellir

New Member
Tenho uma comp de 2006 e também deu confusão que alguém insistia que só tinha ar numa das pernas e não. A Comp de 2006 tem duas cãmeras de ar, pelo que não duvido que a pro de 2007 também seja assim.
 

sabino

New Member
Tem mesmo duas cameras de ar e nao constam molas nesta susp! Trata-se desta susp http://www.marzocchi.com/template/d...#DQG#&Prgho\hdu&#@#63:43&mCJ=&IDOggetto=30786

que nao tem nada a ver com as de anos anteriores. gostava que opinassem sobre aquele aumento de pressao e me dissessem se aquece assim tanto para se notar o tal aumento. de qualquer forma vou verificar a pressao antes e depois de uma volta (cá para mim vai ser igual). e ao fim de 200kms (cá para mim vai ser diferente) :s
 

sacramento

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Um aumento de pressão também acontecia na minha Marathon SL onde o ar da câmara negativa passava para a câmara PAR, o que se resolveu com uma revisão.
Boas Pedaladas
 

Alf

Active Member
Aqui não passa ar de uma para a outra porque estão separadas.

Só pode ter sido um erro de medição.

Ah, e o ar não entra de forma alguma pelos retentores, a pressão exterior tinha que ser maior que a das câmaras, o que não acontece.
 

Sonic Reducer

New Member
eu vou opinar sobre o tal aqueçimento..... , o ar quando é aqueçido para alem de subir ele expande, dai essa maior pressão depois da utilização:

http://www.ualg.pt/fct/fisica/PDFdoc/Leis_dos_Gases_Ideais.pdf

deixo este link que explica muito melhor que eu esse fenómeno, na pagina 3 existe uma experiência que foi realizada, e podes ver como funciona, e que tal tb aconteçe com a tua suspensão, tendo em conta que o que la metes é o chamado "ar"

Tb se pode usar nos pneus AZOTO que é um gás que aqueçe a uma tempertura superior a do vulgar "ar" logo causa uma menor deformação nos pneus, é usado a nivel de competição nos pneus dos automóveis ;)
 

zykon

Super Moderador
Como pertencente à área de química vou-me pronunciar:

A história que o SonicReducer fala é verdade, a lei dos gases ideais (PV=nRT) pode prová-lo.

A suspensão em funcionamento é normal que aqueça, mas não aquece tanto que permita que a pressão se altere tanto...Era preciso muita fricção.E depois há outro aspecto, a suspensão arrefece com o andamento.
Depois posso fazer os cálculos(agora não são horas de fazer contas difíceis) e dizer que temperatura era necessária para ter esse aumento de pressão.
25PSi(pound square per inch) = 1.711 atm(atmosferas)
35PSi(pound square per inch) = 2.041 atm(atmosferas)
A pressão normal é 1 atm = 14,695 psi
É normal que os retentores tenham que ser bons, porque todos os sistemas tendem para o equilíbrio. Se existe mais pressão no interior das pernas,o "normal" seria elas perderem ar até igualar a pressão exterior, e NÃO o contrário.
Isso é fisicamente impossível de acontecer.

Uma das bombas, ou as duas não trabalham bem, ou alguém leu mal os numeros no manómetro.
 

Sonic Reducer

New Member
ok aqui está alguem que sabe do que fala :mrgreen: :mrgreen: :oops: eu tinha uma leve ideia mas era conheçimento geral da coisa :D assim esclarecem-se logo as dúvidas
 
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