Marreiros Light-bike HT Carbon 29er -> KTM Myroon Elite (464)

Pedro_xpto

New Member
Re:Specialized S-Works Stumpjumper HT Carbon 2008 Red - 8XXXgrs

Marreiros said:
Ivo,

Eu também não compreendo a malta que anda a competir anda uma temporada toda a rapar fome para ficar levezinho, fazem treinos de força em subida para aumentar os watts de potência que produzem para depois se montarem em máquinas que pesam cerca de 10 quilos... Dá que pensar não dá?! Uma vez ouvi dizer o campeonissimo Lance Armstrong dizer: (e foi ao vivo quando veio aqui à Volta ao Algarve, à uns anos) "there are only three things that will make you faster. The weight of your body, the power of you legs and the weight of your bike."
Esta frase para mim diz tudo... Ora estando eu com cerca de 5 -7% de massa gorda, 72kgs de peso, 600 watts de potência máxima (pico), 400 watts potência média no limiar anaeróbio resta-me treinar para ser mais eficiente no consumo de O2 e ao mesmo tempo reduzir o peso da bike para melhorar a minha relação peso-potência não achas?

Um exemplo bastante grosseiro: 2 carros exactamente iguais, motores com a mesma potência, tudo igual... Apenas um deles tem um lastro de 200 quilos a mais que o outro. Qual deles é acelera mais rápido, e gasta menos combustivel? A resposta é óbvia... O mais leve. :wink:

Por isso é que procuro ter a bike mais leve possivel. Utilizar pneus de 310 gramas??? Porque não?! O "nosso" vice-campeão do mundo ganhou o campeonato nacional numa pista com um pneu que deve rondar os 300 gramas, o Furious Fred.

A mim correu-me mal a experiencia. E desde logo assumi isso. Mas foi um risco que corri. E só quem arrisca é que poderá beber o champanhe no final. Por outro lado andei com pneus em kevlar de 460grs a época toda e nunca furei... Bem longe dos 500 ou 600grs dos bons pneus. E acredita que com os pneus de 460grs passei por muito boa gente que estava furada e tinha pneus bem mais pesados. Os tais que se calhar não deviam furar.

A questão da braçadeira foi erro meu. Penso ter escrito isso quando meti a foto dela partida. No dia antes tive a lavar a bike e retirei o espigão de selim. Quando voltei a meter e apertei com a chave de torque meti apenas 4nm. No dia da prova durante o aquecimento o espigão baixou. Tentei resolver o assunto com uma sextavada normal (não tinha a chave de torque comigo) e apertei demais. Erro meu, demasiado aperto logo partiu. Escusado será dizer que o material tem sempre razão.

A outra tunei porque simplesmente dá-me gozo modificar as peças. Ficas com algo único que só tu tens e que foi criado com as tuas mãos. E naquele tipo de peças dá para ver até onde podemos ir sem pôr em causa a fiabilidade da mesma. Basta ter um pouco de bom senso. E sim em corrida nem devo notar a diferença de peso mas grão a grão...

Para mim a fiabilidade também está em primeiro lugar. Se não estivesse provavelmente a minha bike rondaria os 7 quilos de peso total.

Fazendo o balanço desta época: em 17 corridas acabei "apenas" quinze. A primeira desistencia ocorreu na 1ª Maratona da Taça do Algarve porque me enganei. A segunda ocorreu no C.N. de XCO em Rio de Mouro que depois de ter caído nunca mais me "encontrei" optando pela desistência.
Nunca desisti por problemas técnicos... Quem diria hein?! 8)

Abraço,

Rui Marreiros

Boa Resposta ;)


:clap: :clap:
 

Hugo_BTTejo

Utilizador Banido
Re:Specialized S-Works Stumpjumper HT Carbon 2008 Red - 8XXXgrs

Boas
Rui agora disseste tudo :!:

com 72kg, só tens 5-7% de massa gorda, tens a mesma percentagem que eu, só que não tenho uma bike de 8kg mas sim de 11kg, logo a força terá de ser maior para ter mais potência em Watts

continua o teu projecto e não ligues a provocações :mrgreen: eu estou contigo :!:
 

David Raquel

Active Member
Re:Specialized S-Works Stumpjumper HT Carbon 2008 Red - 8XXXgrs

Marreiros said:
Por isso é que procuro ter a bike mais leve possivel. Utilizar pneus de 310 gramas??? Porque não?! O "nosso" vice-campeão do mundo ganhou o campeonato nacional numa pista com um pneu que deve rondar os 300 gramas, o Furious Fred.

Felizmente há cada vez mais pessoas a mudar a sua opinião em relação a esse assunto (como tu próprio Rui). Quando se tem que furar fura-se, não interessa se tens um pneu de 600gr ou de 300gr, furas e pronto!

Eu também já fiz 2 provas de 24h com pneus de 300gr e nunca furei e bem havia pessoal com pneus "a sério" agarrados à bomba! Por isso peço que só quem já usou fale sobre isto.

Só para finalizar, o Ricardo foi VICE CAMPEÃO DO MUNDO com um FURIOUS FRED (300gr)..........
 

Hugo_BTTejo

Utilizador Banido
Re:Specialized S-Works Stumpjumper HT Carbon 2008 Red - 8XXXgrs

bem, esperemos que o Rui se dê bem com os FF e que continue em grande :mrgreen:
 

RTC

Super Moderador
Re:Specialized S-Works Stumpjumper HT Carbon 2008 Red - 8XXXgrs

E eu sou mais uma testemunha disso. Foi uma época quase inteira com 2 Twister Supersonic (370 gr) e nunca furei!
Com eles foram as ultimas 4 maratonas da Taça + CN, algumas provas de XC e uma série de outras tantas maratonas.
E o Rui sabe disso.

Como já tinha usado o ano passado e o resultado tinha sido apenas 1 furo, mantive o mesmo set. E assim continuará a ser no próximo ano.
Terá sido sorte? Tirem as vossa conclusões.
Mas atenção....não lhe perdoo no liquido. Uso bem mais do que o recomendado, se bem que ele evapora num instante. :mrgreen:

Quanto aos restantes tunnings...aí sim, vejo alguns exageros que não concordo. Os casos das braçadeiras do desviador da frente e apertos de espigão, cassetes xpto, guiadores e avanços ultraleves, rodas sub 1200 gr, rotores scrub, etc... :s.
 

Pedro_xpto

New Member
Re:Specialized S-Works Stumpjumper HT Carbon 2008 Red - 8XXXgrs

David Raquel said:
Felizmente há cada vez mais pessoas a mudar a sua opinião em relação a esse assunto (como tu próprio Rui). Quando se tem que furar fura-se, não interessa se tens um pneu de 600gr ou de 300gr, furas e pronto!

Essa também serve para mim David ;)
 

CaRLiToS B.

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Re:Specialized S-Works Stumpjumper HT Carbon 2008 Red - 8XXXgrs

Um pequeno :eek:fftopic: desta discussão que há agora.
Assim que vi isto, fiquei :shock:
Não sei se ja viste Marreiros, mas cá vai...
http://www.racingcycle.net/catalogo/product_info.php?products_id=1693 Guiador
http://www.racingcycle.net/catalogo/product_info.php?products_id=1690 Parausos
http://www.racingcycle.net/catalogo/product_info.php?products_id=1687 Espigão selim
http://www.racingcycle.net/catalogo/product_info.php?products_id=1624 Disco

E eu que pensava que KCNC era o mais leve que havia no mercado.... hehe
Quano vi o peso, e depois o preço... quase que me dava um ataque! :wtf:

:back2topic:
 

nogueira.nuno

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Re:Specialized S-Works Stumpjumper HT Carbon 2008 Red - 8XXXgrs

Andas um bocado desactualizado Carlitos!!

Essa da KCNC e que foi o maximo!! :rotfl:

Vai dando uma olhadela pelas bikes do Forum e vais ver muito disso por ai :pesquisa: !! :mrgreen:
 

ivan luis

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Re:Specialized S-Works Stumpjumper HT Carbon 2008 Red - 8XXXgrs

CaRLiToS B.,

Esse material já é de outro campeonato e já existe no mercado há bastante tempo. Só recentemente é que algumas destas marcas começaram a ter representante a nível nacional. De qualquer forma, para usar esse tipo de material em competição é preciso ser bem, mas bem apoiado mesmo.

O nogueira.nuno é um bom exemplo de utilizadores que joga nesse campeonato. Ele é dos poucos que tem meios para poder tirar ilações com fundamento acerca de algumas dessas peças.
 

Hugo_BTTejo

Utilizador Banido
Re:Specialized S-Works Stumpjumper HT Carbon 2008 Red - 8XXXgrs

pois ele pensava que a KCNC era boa mas depois viu MORTOP (what the fuck) :!: :!:

Esperemos por novidades da bike do Rui :exacto:
 

CaRLiToS B.

New Member
Re:Specialized S-Works Stumpjumper HT Carbon 2008 Red - 8XXXgrs

Realmente têm razão. Ando um pouco desactualizado... hihi
Como não ligo muito a essa cena dos pesos e do ultra-light... não tou muito dentro da situação. lol
De certo qe gostava de ter umas cenas mais po light... mas os €€€ falam mais alto.
 

Marreiros

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Re:Specialized S-Works Stumpjumper HT Carbon 2008 Red - 8XXXgrs

Novidades agora só nos travões... Mas esses ainda vão demorar. :s
Hoje meti foi uma corrente nova. Uma coisa barata só para ir curtir 65km's lá para os lados de Almádena. :mrgreen:
 

Marko_Pinho

New Member
Re:Specialized S-Works Stumpjumper HT Carbon 2008 Red - 8XXXgrs

O que é que ha para la men???? :roll:


Agora é tempo de curtir :wink:

Eu a 4 dias que não toco na bike, tou com a gripe dos porcos........ :evil:




Edit: Ja vi :mrgreen: :mrgreen:
 

Marreiros

Active Member
Re:Specialized S-Works Stumpjumper HT Carbon 2008 Red - 8XXXgrs

As melhoras para ti Marko. :wink:

E como é tempo de curtir lá fui até Almadena dar ao pedal. 8)
Tudo bem até aos 25km's até que o Continental Race King Supersonic 2.0 me traiu. Sinceramente depois de Monchique (que tinha muita pedra) não pensava que fosse furar. Mas furou e foi na parede lateral... :evil:
RaceKing_flat.jpg


Depois meti uma camara de ar e voltou a furar de novo. Mais uma camara de ar que tive de meter! (um especial obrigado à malta que me cedeu as camaras de ar :wink: ) Depois lá se aguentou até ao fim mas ainda tive de parar num abastecimento para meter mais um pouco de ar nos pneus.

Portanto neste momento e depois destas experências ela diz-me a marca a utilizar é mesmo Kenda. As minha opções para 2010 deverão ser apenas da gama desta marca.
Agora volta o Karma para a frente. (Aliás, nunca deveria ter saído).
 

Silvas

New Member
Re:Specialized S-Works Stumpjumper HT Carbon 2008 Red - 8XXXgrs

Isso é que foi azar :s mas, de uns testes que vi, o RK supersonic é mesmo bastante frágil nesse aspecto.

Na volta que deste apanhaste muita lama? O que achaste do comportamento do pneu?
 

Kamoes

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Re:Specialized S-Works Stumpjumper HT Carbon 2008 Red - 8XXXgrs

Boas,

Marreiros que tens a dizer dos Karma?

Como tubeless não sei como se portam, sempre me disseram que não furam... mas com a sorte ou azar que tenho já furei 3 vezes desde que os re-montei na bike. Este FDS em 45km furei o da frente, e a semana passada levaram com 120km e furei duas vezes, SEGUIDAS(em sítios diferentes).

Estes karma tão-me a dar a volta á cabeça... tubeless vem, mas ainda faltam uns meses para trocar as rodas...

Fora isso são pneus excelentes... dão uma segurança incrível. Acho que já não preciso de mais pneus... é Karma por agora e no verão SmallBlock8... mas espero que já em Tubeless :mrgreen:

Um abraço e boas provas!
Marco Camoes.

E parabéns por essa bike! Tá um estrondo e com um peso excelente :mrgreen:
 

Marreiros

Active Member
Re:Specialized S-Works Stumpjumper HT Carbon 2008 Red - 8XXXgrs

Azar e muito... Ia a liderar. :mrgreen:

Apanhei terreno bem compacto sem lama. Gosto da segurança do pneu a curvar. Nunca me fugiu de frente e achei-o bastante rolador.

Dos Karma só tenho a dizer bem! Uso uns em Kevlar 2.0 DTC 120tpi e nunca tive um furo com eles. São pneus normais convertidos a tubeless com liquido No Tubes. No quando a altura da chuva passar acho que vou experimentar os Small Block Eight na mesma versão.

As aros não são tubeless mas com uma simples fita ficam e funcionar como tubeless. Até agora 5 estrelas. Devias experimentar. Sempre sai mais barato que comprar umas rodas novas.

Abraço e obrigado.
 

Hetfield

New Member
Re:Specialized S-Works Stumpjumper HT Carbon 2008 Red - 8XXXgrs

É azar, companheiro. Parece que os Race King continuam a deixar o pessoal "apeado" por esse Portugal fora... :evil:

Comigo foi na maratona do Fesrival Bike com um corte de 2cm. E era a versão tubeless, por norma mais resistente... São leves, rolam bem, mas neste campo deixam muito a desejar. Eu voltei ao pesado mas fiável Maxxis Crossmark.
 

Kamoes

Active Member
Re:Specialized S-Works Stumpjumper HT Carbon 2008 Red - 8XXXgrs

Marreiros said:
Dos Karma só tenho a dizer bem! Uso uns em Kevlar 2.0 DTC 120tpi e nunca tive um furo com eles.

As aros não são tubeless mas com uma simples fita ficam e funcionar como tubeless. Até agora 5 estrelas. Devias experimentar. Sempre sai mais barato que comprar umas rodas novas.

Abraço e obrigado.

Os karma que tenho são os de 60tpi... nem sei onde é que há esses de 120tpi. Onde comprei só havia 60 LOL.

Sabes-me dizer qual a diferença já agora?

Epah as rodas, para tubeless.... nem vale a pena... daqui a uns meses já tenho um set levezinho e convertido também para tubeless... falta pouco tempo, e algum dinheiro :mrgreen:

Grande cena... ir em 1º e ficar sem pneu... Eu mandava isso tudo pó lixo! :mrgreen:
Melhores dias virão...

Abraço,
Marco Camoes.
 

Fábio A.

New Member
Re:Specialized S-Works Stumpjumper HT Carbon 2008 Red - 8XXXgrs

Kamoes, faz um :pesquisa: aqui no forum que ha a resposta à tua pergunta !
Já agora, tambem comprei uns Karma 'ao calhas' e vieram os 60 8) .. pensava que eram todos 120 :mrgreen:

Marreiros, grande azar :|
Força ai, o importante é nao desistir !

Boas provas :wink:
 
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