Mais uma vez... paga o asseado pelo porco!

balek

New Member
Mais uma vez... paga o asseado pelo porco!

Caros companheiros do pedal mais uma vez uma notícia que nos toca a todos.
É na Serra da Arrábida, mas com certeza acontece em todos os sítios onde existem “BTTistas” e esta notícia é só um exemplo. Leiam e tirem as vossas conclusões.

Ontem vi o Jornal de Azeitão e uma noticia, de mais de uma pagina, despertou-me a atenção.
O nome da notícia é: O maciço de entrada para a Serra é um depósito de lixo.

É degradante ler a notícia e ver as fotos. A notícia está dividida em quatro partes, a primeira é a que nos toca a nós “BTTistas”. As outras não menos importantes são “...As inadmissíveis descargas de entulho!...”, “...Já temos botellon?...” ( grupos de pessoas a comer e beber, elas vão fica o lixo) e a “...A casa das festas... ( “... Esta casa é cenário de festas de espírito rave e transe e é chocante ver o estado em que o local está!...” )...”

“... Parte 1: Paga o asseado pelo porco! (a parte que nos toca a nós “BTTistas”)

Uma das causas de lixo, pequeno e espalhado, tem a ver com a passagem de transeuntes que passeiam por aquelas matas; uns a pé e outros – muitos – de BTT.
São pacotes de comida e garrafas plásticas de água, essencialmente.
As garrafas que estão jogadas para os valados (algumas de bebidas energéticas) da berma dos caminhos têm todo o ar de serem jogadas por praticantes de BTT que circulam pela serra.
É, de certeza absoluta, uma minoria de inconscientes que faz tão nojenta acção e que até coloca em cheque o bom nome desta modalidade.
Deixamos uma sugestão aos conscientes e asseados praticantes de BTT: partam as bicicletas desses porcos para que eles não possam andar!...”


È INADEMISSIVEL que situações destas ainda aconteçam, seja na Arrábida ou em qualquer outra serra.
Espero ainda colocar as fotos destas situações aqui no fórum e no site dos Gatos.
www.bttvilafresca.net
http://www.forumbtt.net/index.php?topic=6183.0

José Oliveira – balek -
 

MarcoB

New Member
Muito triste mesmo, e mais ainda para quem quer ir pedalar e tem que passar por estas zonas.

A tal "casa das festas" então está uma lástima o local e o que no inicio era apenas aos domingos d emanhã que se viam lá os ditos carros com som alto e o aglomerado de pessoas, passou a ver-se também aos Sabados e quem sabe até noutros dias da semana.

Quanto à parte que nos toca, é um problema que vai ser dificil de controlar, e enquanto as pessoas não se mentalizarem que é preciso preservar para poder continuar a beneficiar do prazer de pedalar numa àrea como a serra vai continuar sempre a existir. :cry:
 

JCSC

Member
Fiquei com uma duvida, acho eu. A sugestao de "Partam as bicicletas desses porcos" é do jornal ? Belo exemplo.

E tambem é uma bela apreciação o supor que sao os betetistas "têm todo o ar de serem jogadas por praticantes de BTT que circulam pela serra".

Mas nao desviando do tema, e que tal convidar o jornal a dar uma volta com os betetistas e ver que a grande maioria tem preocupacoes em guardar o lixo que faz e po-lo nos locais apropriados.

Como em todos os quadrantes, ha os porcos e os inteligentes, para mim trata-se de inteligencia e nao de asseio.

E colocarem caixotes de lixo e respectiva recolha nos locais com maior passagem de betetistas, pedestres, excursionistas etc...?
 

neusebio

New Member
JCSC,
pode ser a maioria como referes mas muita gente, mas muita mesmo continua a deixar ou jogar lixo para a nossa amiga natureza. Esta terça-feira em Alte e em plena serra algarvia vi lixo e mais lixo jogado fora pelos participantes, como é possível?! :cadeirada: :nana: :nsei:
Os nossos jerseys tem aqueles bolsos nas costas que servem perfeitamente para transportar o lixo que até é de pequenas dimensões até ao contentor mais próximo ou mesmo até ao final do passeio ou prova.

Nuno Eusébio
 

balek

New Member
Sim, todo o texto que está a “bold” são citações do jornal.

Não vamos querer tapar o sol com a peneira, em muitos sítios da Serra da Arrábida, que é a que eu conheço, duvido que vão lá pessoas a pé e muito menos de carro e o lixo aparece. E quando se olha para o lixo e se vê embalagens vazias de barras e bebidas energéticas, cascas de bananas, embalagens vazias de Magnesona e outro tipos de lixo similares, na minha humilde opinião, não devem ser o pessoal os carros ou quem anda a pé.
Como quem olha para o lixo na zona da dita casa e vê sacos grandes cheios, garrafas de cerveja, vinho, vodka, etc. também não acredito que sejam os BTTistas a deixar esses lixos.

Mas a questão principal, acho eu e concordando com o JCSC, é que tem todos cabemos no mesmo saco, mas levamos com o mesmo rotulo.

Também por não haver caixotes do lixo, não é razão para se deixar lá o lixo. Ponham no mesmo sitio onde o levam até lá.

Eu pelo menos não gosto de ser tratado pelo que não sou.

José Oliveira – balek -
 

Gfid

New Member
O lixo nos trilhos é uma constante. O ano passado em portalegre dava para escolher o caminho, seguindo os detritos deixados pelos participantes anteriores. As zonas das assistências eram um nojo. Quando vi um participante "deixar cair" a embalagem de uma barra, alertei-o. A sua resposta foi conclusiva da sua educação; " Paguei a inscrição, por isso a organização que limpe!?!". Neste desporto, tal como em toda a sociedade existem pessoas com argumentos inqualificaveis....
Sempre que vejo alguém deitar lixo para o chão, alerto-o dizendo que deixou cair algo.... é o minimo que posso fazer sem correr "riscos".

Bons passeios
 

fox

New Member
neusebio said:
Os nossos jerseys tem aqueles bolsos nas costas que servem perfeitamente para transportar o lixo que até é de pequenas dimensões até ao contentor mais próximo ou mesmo até ao final do passeio ou prova.

Não são estes mesmo bolsos que servem pra carregar as barritas e etc??? São, pois claro... Ou então levam as coisas no Camel.
É que ainda por cima os papeis, após se comer o que levam dentro até ficam mais leves! Portanto nem a questão do peso ou tamanho se coloca.

É ser porco mesmo! Mal educado... É uma falta de civismo a todos os níveis!

Ps: Esses espero que não critiquem muito os basofes.... ;)
 

Paulo Lopes

New Member
Eu nos trilhos não digo nada quando alguém que vai comigo e deita o lixo para os trilhos, eu pura e simplesmente apanho mas faço que com que o porco veja e se sinta pequenino, perante os restantes companheiros de pedalada, modéstia á parte os resultados têm sido excelentes, a vergonha que passam é suficiente para mudarem de atitude.
 

fox

New Member
Paulo Lopes :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

És tu e eu... E muitos mais tenho a certeza! Sabes qual é o mal?
É numa maratona... São Kgs e Kgs de lixo. E assim não dá...

:( :( :(
 

LuisMarques

New Member
É uma tristeza :evil: :evil: :evil: :evil:

Depois admiram-se quando certos single tracks aparecem vedados :evil:

Um dia destes só temos o alcatrão para andar :cry:

Luis Marques...
 

LuisMarques

New Member
Lembrei-me agora de uma coisa :twisted:

Para a próxima vez que vir alguém deitar lixo no chão e se este tiver o azar de ser cá do fórum está lixado, abro 1 tópico e depois vai ser tipo lista negra :twisted: :twisted:

Façam o mesmo :mrgreen: :mrgreen:

Força nas canetas pessoal,
Luis Marques...
 

PedroPadinha

New Member
épa sinceramente também não percebo essa gente..por acaso juro que nunca vi nenhum caso de um betetista a mandar algo para o chão, seja barras ou garrafas, caso contrario sem qualquer tipo de problemas tinha uma conversa com ele, menos ou mais agradavel.

O que acontece também muitas vezes é mexermos as barras atras nos jerseys e elas por vezes 'saltarem' com os movimentos/vento etc, não é para desculpar todos os casos mas ate a mim ja me aconteceu meter embalagens atras e quando chego ao final vejo que não tinha la nada :s agora tenho mais cuidado com isso.

De qualquer das formas ha-de me aparecer o 1º á frente a deitar lixo para o chão :evil:
 

Xpectro

New Member
Pois é a velha historia do lixo...
Há-de haver sempre o porco que abre o vidro e atira o papel borda fora, ou o que atira o papel da barrita para o chão.
Eu passo os meus dias a tentar "educar" as pessoas a encaminhar correctamente os seus lixos para tratamento ou deposição e pela minha experiência existem basicamente dois tipos de pessoas no que respeita ao lixo, as que realmente se importam e fazem as coisinhas direitinhas independentemente do trabalho que lhes dá e as que pura e simplesmente se estão a borrifar para a questão. Estas últimas têm tantos ou mais argumentos para o continuarem a fazer quantos os daqueles que lhes chamam a atenção para não o fazerem. Meus amigos na maior parte dos casos só a punição corrige estas pessoas, para isso acho que o exemplo do Paulo Lopes e a ideia do Luis Marques são as que melhor podem funcionar.
Já agora ó Luis se puderes tira uma foto a quem põe o lixo para o chão, seja do forum ou não assim podemos identificar ainda melhor os porcos. :twisted:

Cumprimentos
 

Speças

New Member
Vivam,

de facto ,também creio que as ideias do Paulo Lopes e do Luís Marques podem marcar pontos a favor :exacto:

Lanço outra: e porque não, caso a situação - por tão desagradável e lamentável :evil: - assim o exija, realizar "Passeios de Limpeza/Sensibilização". Pedalar para recolher lixo. :-K Acham que resultaria?

Esta é uma ideia que já é posta em prática nas praias, nalguns parques e reservas naturais...

Não será a ideia mais feliz e eficaz, mas... pelo menos sempre demonstrávamos que não somos todos iguais...
 

Dordioj

New Member
ora viva migguel
esta tua sugestão já estava a pensar nela, apos a conversa com o balek e lhe ter dado o jornal,falamos que depois de realizada a maratona pela vida,podiamos no fim de semana seguinte,reunir uma "brigada de limpeza" para recolher lixo,esta acção deveria ser devidamente publicitada,e publicada no referido jornal.por isso obrigado,e vamos pra frente com isso
aceitam-se inscrições para a brigada de limpeza
 

LuisMarques

New Member
Xpectro said:
Meus amigos na maior parte dos casos só a punição corrige estas pessoas, para isso acho que o exemplo do Paulo Lopes e a ideia do Luis Marques são as que melhor podem funcionar.
Já agora ó Luis se puderes tira uma foto a quem põe o lixo para o chão, seja do forum ou não assim podemos identificar ainda melhor os porcos. :twisted:

He, he... Na momento do crime pode ser dificil fotografar, mas na foto de grupo :mrgreen: é só utilizar o PAINT e colocar o respectivo nariz e orelhas de porco :lol: :lol: vai ficar demais :mrgreen: :mrgreen:

Acerca da ideia do Quim (Dordioj) e do Balek acho excelente, se não estiver a trabalhar podem contar comigo :p

Força nas canetas pessoal,
Luis Marques...
 

AMP

New Member
Boas,
comigo tambem podem contar,
temos de manter o bom nome deste desporto,
apesar de haver "ovelhas negras" maior parte de nós somos civilizados e respeitamos a natureza.

Abraço
AMP
 

balek

New Member
Quim fica feito o desafio.

Como já tinha sido combinado entre os membros do Núcleo BTT Vila Fresca, no fim de semana a seguir à maratona “Pedalar um dia pela vida” (www.bttvilafresca.net) vamos realizar uma “brigada de limpeza” para recolher o lixo da prova, será devidamente publicitado e serão enviadas fotos para o jornal de Azeitão.

Fica então aqui o desafio a todos os BTTistas que se queiram juntar a nós para aparecerem junto às piscinas de Azeitão. (Vou saber a hora e o dia certo e depois ponho aqui.)
Vamos mostrar a certas pessoas que existem BTTistas responsáveis e que não cabem todos no mesmo saco.

Vamos passar das palavras aos actos, pois aqui está uma excelente oportunidade de se responder com luva branca.
 
Top