P.S: ultimamente tenho visto algumas marcas de autovedantes
anunciarem que só é necessário utilizar 60ml do produto deles
em vez dos 120ml (MagikSeal). Ora o MagikSeal (e quase qualquer marca) também veda furos com somente 60ml. A questão é o seguinte.
a) Obviamente que com 60 ml o somatório total de furos vedados
vai ser inferior, especialmente a medida que esses se afastam do centro e se aproximam das laterais.
b) No caso específico do MagikSeal, e especialmente na formulação
Tubeless Plaquetas (vai sair um Press Release ainda esta semana ;-)), o facto de ser extemamente liquido mas no entanto vedar furos
de forma tão eficaz, implica que a maior parte do produto mantém-se
no fundo da roda junto ao piso mesmo que o ciclista consiga atingir
velocidades consideradas vertiginosas (claro que num automóvel ou
numa mota a história é diferente). Isso implica que os 120ml colocados
não entram todos na equação do peso numa situação dinâmica, justamente a situação que mais interessa para um ciclista (arranques,
acelerações, travagem, curvas apertadas). Na realidade ter 60ml ou 120ml de MagikSeal fórmula Tubeless Plaquetas (atenção que há formulas de MagikSeal extremamente espessas para tractores !!),
é indiferente a nível do comportamento da bicicleta, mas não é indiferente
a nível da quantidade de furos que se veda. Já a colocação de um
autovedante espesso implica uma diferença gigantesca se em vez de 60ml
colocarem 120ml.
Facam um dia uma experiencia engraçada. Os que tem um daqueles apoios de trás para a bicicleta. É colocar um autovedante espesso no pneu, e depois rodar a roda de trás a maior velocidade possível para
ver como a bicicleta salta no apoio ! LOL ! (uma vez a experimentar
uma marca Brasileira que parecia cola de madeira, a minha bicicleta
saltou para fora do apoio e deitou as outras para o chão também ! LOL ! ).
Pronto, foi um testamento, mas sinto que enquanto que há dois ou
tres anos atrás o pessoal do BTT sabia bem qual a diferença entre um
autovedante espesso e um mais líquido, quais as que funcionam bem,
etc. ... hoje em dia há muitas marcas a entrar no mercado e muita gente
que se está a iniciar no BTT que não está tão a par dessas diferenças
entre marcas. Também não estão a par de quais as marcas que oferecem certificados de analises laboratoriais a garantir que o produto deles não modifica a borracha nem danifica o pneu. Se uma marca foi
concebido para fins militares ou para utilização em automóveis no mercado Americano, então tem que passar por ensaios bastante rigorosos. Agora há marcas que aparecem sabe-se lá de onde, e do qual não se consegue informação alguma :-( O mercado do BTT não tem as normas de controlo da industria automóvel.
Abraços,
Navid "Fura-KungFu"