Lavagem de bike

Hardskin

Well-Known Member
Boas. Já vi pessoal utilizar desengordurante de cozinha (aquele que se utiliza para limpar fogões) para desengordurar toda a transmissão. Aquilo limpo realmente fica, mas tem efeitos nocivos? O facto de o quadro da minha bike ser carbono, faz com deva ter cuidados especiais a lavá-la? Para lubrificar tenho usado WD40. Foi-me tb recomendado, mas sempre achei que aquilo não serviria. De facto a transmissão fica a funcionar quase como um relógio suíço mas...

Boas voltas

Depende do WD-40...
Limpa fogões do tipo Mistolin só desmontando a transmissão. No quadro desaparece logo o verniz, a seguir vai a pintura, o alumínio e os plásticos queimam... no carbono é tirar a conclusão.

 

Pedro Barradas

Super Moderador
Essa gama WD40, é recente ( na europa, pois já exste nos EUA, faz um bom par de anos)...

Estava-se como é logico a falar do produto WD40, original.. e não de outros produtos que tem a marca WD40.
 

Negoci8er

Member
Eu uso detergente auto... e até ao momento não tenho razões de queixa.
Uso direto na transmissão (corrente, K7, pedaleiro) e diluído no quadro de carbono. Por enquanto não verifiquei nenhuma alteração no aspeto dos componentes.
Embora não saiba o motivo, já ouvi dizer que não se deve usar detergente auto...
No final costumo lubrificar a transmissão com óleo de teflon.
 

M.Bike

New Member
@Dopedagain tb estou a pensar gastar uns trocos em algo dessa marca. Para quadros de carbono é "seguro", ou tem que ser algo específico (muc off)?
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Na minha Cannondale só utilizo agua simples... depois passo com pano micro fibras, nalguns pontos, só ás vezes... aplico spray de silicone ( com cuidado para não ir para o sistema de travagem)
A transmissão se necessitar de alguma limpeza especial, para desengordurar, é feito com petroleo e uma trincha. So meto uma gota de oleo ( finnish line wet) por elo, na corrente... não "cago", nem a mim, nem a bike.. e a lubrificação dura muitos km ( >140km).., sem ter de repor.
 
Last edited:

camponubla

Well-Known Member
Cada vez que saio com a bicla e se tenho passado por lama, a lavo com mangueira (só agua a pressão da rede e afastado um par de metros da bicla). Depois passo um pano...na zona das bainhas da suspa sim que passo um pano com mais pormenor.

Se tiver passado mesmo por muita lama depois tiro a corrente e o k7 e limpo ao pormenor, os pratos também mas sem desmontar. Se o percurso for só pó, so passo um pano pela corrente para tirar o "maior".

Depois sempre lubrifico em excesso a corrente, dou umas pedaladas e depois passo um pano limpo pela corrente para tirar o excesso de óleo.

Como na mota uso o WD40 para limpar os plásticos e jantes (ficam como novos!) uma vez experimentei de, após a limpeza com agua e pano, passar um pano com WD40 no quadro...e ficou muito bem.
 

Paiol

New Member
Bom dia Malta.

Costumo usar WD-40 para limpar a transmissão e depois ponho o Squirt (aquele tipo cera branca). O que acham?

Pedro onde se compra essa silicone para a suspensão?
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Na roda 26'' uso o petroleo para os dias de limpeza profunda ( desmonto a corrente e lavo tudo com uma trincha, a corrente vai para dentro de uma garrafa de plastico e é lavada com um pouco de petroleo, uso como shaker), e depois lubrifico a corrente com o squirt. Assegura-te que tens o WD40 já seco, senão a "cera" não vai lá fazer nada....
Silicon, uso da 3inONE... da marca do WD40. Tens nas lojas de ferragens/ drogarias e nas grandes superficies.. se tiveres enrascado, spray de silicone para tablier também serve.
 

DavidOff

Active Member
Já alguém ouviu dizer que o limpa vidros tira o brilho da pintura? é que as vezes só utilizo um pano com limpa vidros para tirar o pó !

e faço isto também no carro!
 

Paiol

New Member
Nunca lubrifiquei as bainhas da minha suspensão. Nem sabia que podia usar esse silicone.


Pensava que era obrigatório usar algo da fox ou rockshocks conforme a situação.

Obrigado pela info
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Já alguém ouviu dizer que o limpa vidros tira o brilho da pintura? é que as vezes só utilizo um pano com limpa vidros para tirar o pó !
Quanto a isto..Tens de utilizar multi-superficies SEM amoniaco!!!! verifica se o produto tem ou não amoniaco.
 

pratoni

Active Member
se querem usar algo da cozinha utilizem o detergente da loiça (por ex fairy), é o menos agressivo e limpa bem...
 

klaser

Well-Known Member
Ora nem mais..para quem não tem possibilidade de comprar produtos específicos,um trapo seco antes,para tirar o máximo de gordura e sujeira dos pratos,corrente,roldanas e afins e detergente de loiça,é barato,limpa bem,não mancha ,não agride nada....
 

nmt

Active Member
Eu uso shampoo para automóvel, é mais do que suficiente para desengordurar a transmissão e não agride a pintura.
 
Top