Lavagem de bike

C.Orelhas

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limpeza

Boa noite.

Bem pessoal sei que há ai vários tópicos sobre isto, mas não o que eu quero mesmo saber.

Bem quando vocês acabam de andar num dia com muita lama/chuva etc etc.
Quando chegam a casa o que fazem as vossas máquinas? qual a manutenção que lhe fazem?
Se no dia a seguir forem andar deixam sujas? Limpam na mesma? que fazem?

Cumprimentos
 

C@@S

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Limpo a zona da bainha da suspensão, a transmissão e o banco!
E chega, no outro dia, é lama outra vez!

Boas,
eu limpo tudo e lubrifico, embora no dia seguinte vá novamente para a lama, nada como ter tudo limpo e lubrificado para que possa funcionar devidamente
 

zeduarte

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viva!
Normalmente depois de uma volta limpo sempre a transmissão pois é o que mais sofre com a lama!Uso um bocado de detergente da louça e esfrego a corrente,a cassete e as roldanas do desviador com uma escova de dentes velha.Depois passo tudo por agua e aquilo fica limpinho como novo!a seguir é só lubrificar e já está a funçionar perfeitamente e sem barulhos pronta para mais uma volta
abraço!
 

gueirinho

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Boas,
na teoria pelo que li, cada vez que as condições climatéricas são adversas (chuva e lama principalmente) deve-se chegar a casa e limpar bem a bike e lubrificar....na prática, o que acontece comigo, é que por vezes não tenho tempo e no dia a seguir vai mesmo assim.....apesar de saber o mal que faz à bike....lol
 

ANTTEI

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Exactamente.
Transmissão e calços

Senão limpas a transmissão as areias acumulam-se e roubam KM's de vida ao conjunto de transmissão
Se não verificas os calços, corres o risco de já não existirem a meio do passeio do dia seguinte...
 

C.Orelhas

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Bem eu como sou um pouco novato nisto tenho que colocar estas perguntas.
No sábado fui andar de bike e quando voltei não tive tempo de a limpar, quando a voltar a usar irei notar diferença na transmissão?
Também tenho andado um pouco a habituar-me a como isto tudo funciona, pois ao ser novato não sei bem, mas é uma forma de me habituar para quando começar a montar o material novo ter mais cuidado e sempre bem lubrificada o que por vezes falta :s
 

bmards

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A melhor maneira mm , para quem tem tempo é limpa-la com um paninho húmido e tentar tirar o lixo da corrente e transmissão com a mangueira e depois de a secar e lubrificar tudo ...
agora deixo um aviso para quem usa aquelas mangueiras de alta pressão, não as aproximem muito de zonas que tenham rolamentos porque tem tendencia para a agua se infiltrar e depois gripa tudo... caixa de direcção, cubos das rodas, molas dos amortecedores....
 

ANTTEI

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No sábado fui andar de bike e quando voltei não tive tempo de a limpar, quando a voltar a usar irei notar diferença na transmissão?

Tb não é assim
A questão é que em vez de te durarem 4000 kms duram 2000 kms
O desgaste vai sendo progressivo, mas muito mais rapido do que o normal...
 

jlobo

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Boas
pessoal ja agora aproveito este topico para perguntar o k usao para limpar e lubrificar a corrente e esticadores?
Eu costumo usar oleo para correntes, mas kuando vou andar a poeira e areias ficao todas agarradas a corrente.
 

SOUL

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Eu uso para a corrente o Ice Wax da Pedro´s, é bom porque repele a agua e em tempo seco não atrai pó..
Depois de secar fica como se fosse revestido com cera..
Recomendo..
Alguém com algum produto maravilha por ai???

Boas pedaladas
 
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ANTTEI

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Eu uso o detergente da Motorex para limpar
Quando uso lubrificação para dias de chuva de facto agarra tudo à corrente e nestes casos mesmo mais complicados, retiro a corrente e deixo-a em gasoleo

Agora para lubrificar uso : Finish line (dry se não chover e Wet em caso contrário...aliás como a própria denominação sugere)
 

bmards

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Boas jlobo!
eu não te aconselhava esse tipo de produto, já que andas no monte.
Há varios lubrificantes de spray "secos" que não deixam a transmissão agarrar muito pó, lama, etc...
Qualquer casa de bikes ou ate mesmo a sportzone tem disso a venda e qualquer te aconselha o melhor para o uso que lhe das...

abç Sá
 

Astronauta

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1° Aplico desengordurante na transmissão e deixo aquilo dissolver algum tempito

2° Lavo com a mangueira de pressão (afasto um pouco o jacto quando passo pelos rolamentos)

3° a) VERAO - aplico FINISH LINE Cera, tem a vantagem de não agarrar tanto as poeiras quando o tempo está seco.

b) INVERNO - aplico FINISH LINE Humido, tem como vantagem ser resistente a água.

Claro que nenhum destes produtos é perfeito e tem os seus limites, mas é melhor do que andar com massa consistente ou completamente seco; duas superfícies metálicas em fricção têm de ser sempre lubrificadas senão o desgaste será maior, mas tambem não se mete para lá massa consistente senão aquilo vai agarrar tanta impureza (pó, areias, etc) que vai parecer que a bikla está a comer chocapics enquanto estão a pedalar.

Estas foram as conclusões que tirei das minhas humildes pedaladas, comecei com WD-40 e como saía demasiado depressa passei a usar massa consistente que agarrou toda a porcaria... Usei um desengordurante para limpar tudo um dia e passei a andar seco, o que só nao resultava quando havia lama, mas era o preço a pagar por uma transmissão silenciosa por muito tempo (lavava só quando tinha lama). Surgiram então na minha cabeça algumas questões sobre desgastes dos componentes da transmissão, pesquisei e resolvi certo verão usar esse lubrificante de cera o que funcionava muito bem... Até chegar o inverno a agua e lama. Resolvi experimentar esse lubrificante de tempo humido que resolveu o problema. No entanto aprendi que se deve desengordurar, lavar e lubrificar tudo regularmente (se puder ser em cada 100km). Não existe o lubrificante infinito que nunca se gasta nem se suja.
 
Experimenta lubrificar com cera. Não agarra areias nem pó e a corrente fica sempre com o aspecto de nova. O senão é que é necessário lubrificar a corrente com mais frequência.
Cps
 

sacola

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1- limpar poeiras e detritos em seco nas bainhas da suspensão com pincel velho
2- lavagem com mangueira sem ser de pressao
3- esfregar com um piaçá velho embebido em água e detergente da loiça
4- enxaguar
5- deixar secar ao sol por pouco tempo ( quando há sol :) )
6- lubrificar com óleo à base de teflon (transmissão, pedais SPD e bainhas de suspensão)

Isto é uma limpeza esporádica porque se for caso de uma limpeza periódica a corrente é retirada pelo powerlink e esfregada a sério e toda a cablagem também é lubrificada com teflon. É o que eu faço:eek:
 

pikanso

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n sei se faxo bem ou mal mas xego a casa é a tal mangueirada
....
espero 1 ou 2 minutos passo agua outra vez, dpois pano humido, a tranmiçao é o k reker mais atençao...pego em petroleo ou gasoleo e esfrego com uma trinxa...se for preciso tiro a corrente e os carretos do desviador pa tirar akelas massas...e mxm assim tenho tido problemas na transmixao ( pus aki a questao num post nesta area )... abraço
 

sacola

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Não é preciso tirar as roldanas do desviador para limpar. Se passares um pano tiras a maior parte da porcaria que lá se acumula. De tempos a tempos convém tirar para lubrificar o eixo mas tar sempre a tirar isso é uma trabalheira para uma limpeza rápida.
E cuidado com os combustiveis... O petróleo e gasóleo dão cabo das pinturas. Mesmo que tenhas muito cuidado com a trincha respinga sempre para o quadro.:yeah:
 
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