Kona Four Deluxe 9,77kg

JoãoLopes

New Member
Concordo quando se diz que o Larsen tt trava bem melhor que o SB8.. Para mim é uma das lacunas do SB8, quando é para travar o pneu não agarra nada. Quando troquei o pneu traseiro estive na loja com os dois na mão e decidi colocar um larsen tt 1.9 para experimentar (sem experimentar não se pode dizer nada) e é noite para o dia!
 

Nozes

Active Member
Duvidas? Resta-me uma: Entre esses pneus todos qual o setup ideal? Isto para tempo seco que é o mais comum em Portugal

Além de isso ser muito subjectivo,temos de levar em conta o tipo de piso onde se rola mais frequentemente,e a maneira de andar.

A minha escolha para o tempo (ainda mais) seco que se avizinha vai ser o Rocket Ron Pacestar à frente e o Small Block 8 atrás,excepto no raid de Minde em que devo colocar um dos Kenda Karma.
Por exemplo,se andasse na tua zona,com muita areia,provavelmente usaria pneus mais largos (2.25) para não enterrar tanto nas zonas mais macias.
Se andasse em zonas mais "pedregosas",teria decerto de optar por pneus mais reforçados...
E se andasse em zonas com muita terra solta,usaria outro RRon atrás,ou algo do género ;)

Nunca experimentei nenhum Larsen TT,mas se alguma vez experimentar não vai ser o 1.9,aquele balão é tão reduzido que mais parece um 1.7,imagino que seja muito pouco confortável.Pressões muito altas não dão saúde a nenhum componente na bike: Aros,rolamentos,quadro...as vibrações que poderiam ser dispersadas no pneu são todas transmitidas à bike,e por "anexação",ao nosso corpo. :)
 

essence_s

New Member
Muito boa analise aos pneus, parabens.
Só n concordo muito com pneus 2.25 para a areia.A minha zona tem bastante areia e safo-me muito bem com karma 2.0 e smb8 1.9; é tudo uma questão de rotação nas pernas.
Só ando com curiosidade para experiementar un ron á frente para ver se sempre agarra tanto como dizem.
 

Nozes

Active Member
Há coisas que não acontecem só aos outros:



Depois de alguns meses de uso,o meu Rocket Ron Pacestar 2.1 saltou ontem do aro,felizmente para mim numa altura em que seguia a direito no alcatrão,segundos depois de uma descida bastante técnica com uns drops e curvas sem apoio.

Quando seguia no alcatrão,chamou-me a atenção o pneu da frente por parecer "empenado" e ia a olhar para aquilo e a tentar imaginar o que teria levado o pneu a ficar assim,uma vez que sempre tinha rolado direito...e de repente PUMM!!! :aiui: ficou no estado que aqui vêem.

Depois de pesquisar um pouco,cheguei à conclusão que poderei ter danificado o pneu ao usar desmontadores para a montagem. Nos Podium MMX é difícil montar este pneu sem desmontadores,por ser Tubeless Ready entra muito justo mesmo.

Segue-se a montagem de um fiável Kenda Karma e tentar não pensar muito "e se...!!!" :desconfiado:
 
Isto já se sabe que não acontecem azares só a quem não anda, não é para te assustar mas já estraguei um karma por causa dos desmontas, mas foi quando o estava a montar e já nem deu para vedar por isso não apanhei susto nenhum. O que já me aconteceu foi ter pneus que momentaneamente descolarem num salto ou curva e perderem pressão, mas nunca fiquei a pensar, ha e se tal faz "kabum", foi sempre se ainda dá para andar é carga para a frente.

cumps
 

Nozes

Active Member
Olá juventude!

Ontem estive em Tábua para a maratona MK Makinas,uma das imperdíveis para quem gosta de btt técnico mas divertido e seguro,organização irrepreensível e com uma atenção aos pormenores que deixam qualquer um com vontade de voltar no ano seguinte.
O ano passado foi o meu primeiro ano (o tal em que furei ao início) e voltei este ano um pouco menos bem preparado,mas com vontade de tirar a desforra. O percurso deste ano era bastante mais rolante,e o que perdia nos estradões tentava ganhar nos espectaculares singletracks que são o ex-libris desta maratona,vários kms de caminhos estreitos abertos de propósito pela organização para este evento,com obstáculos naturais e perfeitamente integrados na Natureza. Só por si valem a deslocação a Tábua.



Quanto à bike,este ano tudo correu sem o mínimo problema. Na roda da frente teria gostado mais de levar o Rocket Ron (o tal que saltou fora),mas o Karma deu boa conta de si,embora tenha a borracha já um bocado dura e no saibro que encontrámos em Tábua por vezes tenha dado direito a uma ou outra escorregadela,mas nada de assustar muito. Atrás,o Small Block 8 cumpriu a sua missão,já apresenta algum desgaste mas ainda tem muito para dar. Notei quando cheguei que a pressão tinha aumentado,não muito mas é engraçado constatar.
Na transmissão montei há dias um prato 32 TA Chinook que substituiu o Aerozine de origem,já apresentava algum desgaste.O Aerozine não era pesado,(36gr.) mas o TA ainda consegue ser mais leve,com apenas 30 gramas. Ou seja o pedaleiro Aerozine X12SL está agora com 717 gramas,incluindo os rolamentos. Porreiro,pá! :D

Nesta maratona tambem tive o prazer de conhecer o colega tinric,que ficou imediatamente à minha frente na classificação,acho que para o apanhar tenho de tirar 1kg à minha bike :desconfiado:


Daqui a 3 semanas,outro dos objectivos da época,o Raid de Minde,em pleno Reino da Pedra! Para desmistificar que as bikes leves são só para a ciclovia ;)

Boas pedaladas!!
 

essence_s

New Member
Ora ai está, bom set de pneus, é o que tenho usado quer faça chuva ou faça sol, mesmo com o smb8 já semi-slick!
Adorava ter ido a tábua, pois adoro single tracks e toda a gente com quem falei, me disse o mesmo:
Tens que ir a tábua!
 

tinric

Super Moderador
:) não será necessário tirar 1kg para me apanhares :) 1 minuto era teres demorado menos tempo a comer no abastecimento ou assim :) eheheh

isso é dessas "molas" e dobradiças todas na bicicleta :D "molas" essas que te fizeram chegar ao fim certamente muito mais "bem tratado" que eu que me doiam mais os braços que as pernas...


tenho pena de não ir a Minde (muita mesma) mas já tinha pago o do Del Rey quando soube e me convidaram para ir

fica para a próxima

abraço
 

Nozes

Active Member
Olha que também fiquei mais "atacado" dos braços,e sei porquê,embora o piso fosse muito bom,as (muitas) partes técnicas exigiam muita "ginástica" dos braços,um jogo de puxa-empurra que cansa mais do que o normal nas maratonas de sentar,dar aos pedais e segurar o guiador a direito ;)
Ou seja,o btt a sério não cansa só as pernas! :D

Minde só rezo para que não faça muito calor,e do que tenho feito,se há evento tão bem organizado e que pode rivalizar com a maratona MK Makinas em Tábua,este é um deles. O terreno é dramaticamente diferente,mas btt muito a sério na mesma.

Ainda mais uma bela foto de Tábua:




Entretanto,os rolamentos Aerozine cerâmicos estão nas últimas,já se sentem a "roer",e serão em breve substituídos por uns Shimano,de maior durabilidade (espero eu) e nem por isso muito mais peso.
A utilização de rolamentos cerâmicos em btt já foi amplamente debatida por aqui,na minha opinião o tal baixo coeficiente de fricção só será notório em peças de alta rotação,mesmo os cubos,que atingem rotações muito superiores às do pedaleiro,não terão diferenças apreciáveis. Muitas vezes se trocarmos de marca de rolamentos (normais,em aço) e estes tiverem vedantes mais fracos é onde se nota maior suavidade...à custa de menor protecção,claro.
 

tinric

Super Moderador
Olha ai mais uma contigo :) esta não tens

T1A.jpg


teve direito a digitalização :) eheheh

andava eu a ver que não encontrava nenhuma minha... afinal tinha uma em papel (tinha "oferecido" à minha mulher) agora quando olhei para ela com olhos de ver... olha quem vinha atrás de mim :) eheheh
 

Nozes

Active Member
Epá,espectacular!! :D Obrigado!

Que prova do caraças,em breve tenho de lá voltar com uma malta para repetir aqueles trilhos...
 

Nozes

Active Member
Fim de tarde na Nozeslândia:



É verdade,há algum tempo que não passava por cá,mas o tempo não tem abundado,nem as novidades em termos de upgrades dignos de registo.
Mudei os rolamentos do pedaleiro,não por uns Shimano como tinha planeado,mas por uns FSA,porque na altura era o que havia na loja,e não quis esperar pelos Shimano.
E aproveitei a encomenda de umas coisas para mandar vir um pneu para substituir o Rocket Ron que fez "puuumm"...outro Rocket Ron! Não tenho receio em voltar a usar,e tive o tal cuidado a montá-lo que não tive com o outro_O peso deste foi uma bela surpresa,420gr.
Já que tinha de "chafurdar" com pneus e liquido,resolvi tirar o Kenda SB8 para não o gastar mais,e regressou o Bontrager XR0,para o resto da época seca (espero eu). Com estas mudanças o peso da bike baixou dos 9,98 para os 9,87kg.

Os pneus foram montados ontem,depois de 3 semanas sem pegar na Kona,mais precisamente desde o raid de Minde:



Quem costuma acompanhar o tópico lembra-se de o ano passado ter feito em Minde uma boa prestação para as minhas capacidades. Este ano voltei com vontade de fazer melhor,e até fiz o reconhecimento do percurso uns dias antes,já que Minde fica a uns 30m de minha casa (de carro).
Depois de 19 anos de competição,já não se encaram as provas com aquele "nervoso miudinho" dos primeiros tempos,e antes da partida estava tão relax,que...me atrasei para a partida (sim,outra vez!) e parti ainda mais atrás que o ano passado,só começando a andar uns 2 minutos depois do tiro de partida :s
Os primeiros kms eram comuns aos dois percursos (30 e 50km) e tive de ultrapassar provavelmente umas 400 pessoas :shock: Se isto não é fazer a prova de trás para a frente...
Depois de rolar e subir,os últimos 10km eram practicamente sempre a descer,nos trilhos mais técnicos do percurso. Aqui fiz valer as qualidades da Four até ao máximo,e as afinações das suspensões (mais macias).Recuperei cerca de 15 lugares nos 2km na descida mais difícil,e mais alguns nos kms restantes. Cheguei à meta contente com a prova,e ao ver a classificação não seguro uma gargalhada - 32º,exactamente o mesmo lugar do ano passado!! :D
O ano que vem levo saco-cama e acampo no controle 0,eheh.

Agora é para mim a fase de "descompressão",o calor não é nada meu amigo,e só dou umas voltas,como a de hoje,quando está mais fresco. É tempo também de dar uso às outras bikes,como no passado domingo no Btt Enduro Series da Figueira da Foz,com a Trek Remedy que podem ver ali na secção "Análises e Testes",ou daqui a 15 dias no Campeonato Nacional de downhill com a Trek Session.
Usar bikes (muito) diferentes alarga-nos os horizontes e desperta-nos a atenção para alguns pormenores,hoje por exemplo depois de ter usado a Remedy durante as ultimas voltas,fiquei "estupefacto" com a sensação que é pilotar uma bicicleta leve.Imaginem trocar a vossa bike por uma 5kg mais leve! :D

E para acabar por hoje,um belo retrato do passeio dos Bombeiros Voluntários de Alcanede,em Abril passado:



Boas pedaladas!
 
Bons trilhos que costumas frequentar!
A ver se este ano em Novembro (São Martinho - Golegã) nos cruzamos por aì para me mostrares alguns, que pedalar sozinho a olhar para o GPS não me satisfaz!

Como consegues estar 3 semanas sem tocar na Kona?
;)

Boas pedaladas!!!
 

essence_s

New Member
Boas fotos e bom report!
De facto deve ser uma sensação estranha pegar em bikes com diferença de 5 kilos e para vertentes diferentes tambem.
 

Nozes

Active Member
Novidades:!: Upgrades:!: Baixa de peso:!:

...não,nem por isso. :desconfiado:

Mas este tópico não foi aberto só para mostrar o que há de novo na bike,mas sim para tentar explicar as escolhas feitas,analisar o seu comportamento e relatar em geral a evolução da bike.

Há bastante tempo atrás (em Março,para quem quizer ir espreitar) iniciei uma pequena "novela" neste tópico onde tencionava mostrar e explicar alguns pequenos segredos desta bike. Comecei pelo adaptador do travão de trás e a caixa de direcção...e foi passando.

Pois bem,hoje gostava de falar disto:



Apertos rápidos USE SpinStix Titanium,55 gramas

Sim,são um pouco diferentes dos outros apertos. Trabalham da mesma maneira que os DT Swiss RWS (rodando a alavanca),e estão no mercado há muitos mais anos,mas como a USE não é uma marca muito publicitada,vão passando fora do radar da maioria.
O que interessa é que funcionam,e bem. É certo que são uns 10gr mais pesados que os KCNC,por exemplo,mas conseguem exercer uma força de aperto quase 2,5 vezes superior! :shock:
Podem consultar aqui uma lista de pesos ,resistência ao aperto e informações do fabricante quanto ao seu uso destinado e limites que postei num dos tópicos perdidos aqui pelo forum,retirada de um forum espanhol: http://www.forumbtt.net/showthread....ey-Skewer-Set)&p=610571&viewfull=1#post610571

Devido ao seu modo de apertar,não são tão rápidos como outros,principalmente a fechar. Eu diria que em relação a uns apertos "normais" demoro mais uns 4 ou 5 segundos,no conjunto das duas rodas.Em prova pode significar alguma coisa,na eventualidade de um furo,mas mais poderá significar uma roda saltar do dropout por o aperto não aguentar,como já aconteceu a muito boa gente que usa apertos leves.

Mas o maior segredo desta bike está escondido na tabela aqui em baixo:



É isto que faz a Kona Four ser diferente das outras bikes,e adaptar-se a mim na perfeição.

Antes de eu explicar,alguém quer dar um palpite? ;)
 

Nozes

Active Member
Pois é verdade,é na geometria que está o "truque" deste quadro. Principalmente no ângulo de direcção,como disse e bem o essence_s,que é mais usual numa bike de All Mountain. Hoje em dia algumas marcas já adoptam angulos de 69º nos seus modelos de 100mm de curso,mas em 2008 (ano de construção deste quadro) era muito pouco comum,e por exemplo uma Giant Anthem tinha 71º,uma Epic 70º ou uma Spark 69,5º. Um grau pode significar pouco para alguns,mas acreditem que faz imensa diferença na estabilidade de uma bike.
A juntar ao angulo de direcção mais lançado,as escoras ligeiramente mais compridas que a norma (43,2mm em vez dos comuns 42,5) fazem esta bike ter uma estabilidade enorme seja a alta velocidade ou em descidas com muita inclinação. Muita estabilidade está normalmente associada a mais dificuldades na maneabilidade,mas aqui não é o caso,em grande parte devido ao baixo peso do conjunto,com destaque para as rodas. É muito fácil de colocar a bike na trajectória que se quer,e uma vez lá,é fácil de a segurar,"apontando e disparando" aos obstáculos que apareçam.
Junte-se a isto uma suspensão traseira com grande capacidade de absorção,dando a impressão de ter mais de 100mm de curso,uma rigidez lateral notável,tudo num quadro feito para durar,segundo a marca "muitas épocas de competição". É certamente diferente,e na minha opinião,para melhor.





Podemos,em qualquer desporto,optar por 2 vias: Melhorar as nossas dificuldades,ou potenciar as nossas qualidades. Esta bike permite-me potenciar as minhas qualidades,que são a técnica e o modo de pedalar.
Como nota de curiosidade,não me recordo de nestes 4 anos e meio em que uso esta bike alguém tenha passado por mim a descer... mas enquanto as provas forem ganhas nas subidas,não preciso comprar estantes para mais taças do que as que já tenho (ganhas quando tinha uma bike pesada e pernas leves!) :)



Passado Janeiro,na configuração 9,77kg
 

red46

Member
Boas.

Tenho lá em casa 2 grades de bidon para montar iguais à tua. Do que vi, estas da Lifeline prendem mais o bidon que as que eu tenho neste momento(specialized plástico) e vou retirar à volta de 15/20 gramas em cada grade com a troca:shock::mrgreen:
O que me fez comprar as Lifeline, foi a tua review a ela.
Continua!;)

Cumprimentos
 
Top