Kona Four Deluxe 9,77kg

Obrigado Nozes e Phalhas.

O baixo peso, o preço e o facto de serem mais baixas tornam estas caixas muito interessantes... vou estudar o assunto.
 

Nozes

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Bom,e após uns meses de espera da garantia,lá chegaram estes:



Pedais Exustar PM215ti 228gr

Os PM 215 distinguem-se dos PM25 por terem o corpo em alumínio forjado em vez de magnésio e o eixo de titânio não é dourado (nitrido de titânio,nos PM25ti) mas anodizado escuro (não sei se se trata de algum tratamento anti-fricção). O peso é pouco superior,espero que a durabilidade seja maior,mas prometo estar mais atento à manutenção.

Aproveitei a chegada dos pedais para fazer a montagem "record breaker" com o Rocket Ron mais leve que aqui tenho e o Maxxis Flyweight...resultado:



Será a Kona Four mais leve do mundo e arredores? :D



Pode até nem ser,mas dificilmente encontrarei outra que me dê o gozo que esta me deu e dará certamente durante muito tempo.

Daqui para a frente (ou para baixo,falando de peso),tudo se complica de mais que uma maneira. Além dos preços exorbitantes das peças superleves que certas marcas artesanais colocam no mercado (estou a falar de marcas como MCFK,Schmolke,AxLightness e semelhantes),componentes dessas mesmas marcas nesta bike iriam desvirtuar o sentido que tem guiado esta montagem desde o início. Digamos que esta é uma bike Weightweenie da classe operária :mrgreen: e não lhe assenta bem roupagem da burguesia. :D

Fico a dever uma lista actualizada dos componentes,e umas fotos em andamento,se possível.

Está também na calha para estes dias uma análise a estes 8 magníficos:



Amanhã,vou descobrir os trilhos da Chiqueda (Juncal,Porto de Mós),e fazer render os 9,77kg. Stay tuned! ;)
 
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Nozes

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A Chiqueda foi...um espectáculo! :D



Quase 30km de singletracks com muito flow num sobe e desce constante,com umas pedras aqui e ali para dar umas dificuldades extras,entusiasmante é dizer pouco...
É um pequeno paraíso que felizmente parece que vai ser salvo,depois de estar ameaçado pel passagem do traçado do TGV.
A repetir,muitas vezes!

Quanto à prestação da Four na sua configuração mais leve,5 estrelas! O Maxxis FW330 no piso duro e compacto dos trilhos teve sempre tracção suficiente,embora o balão reduzido retire bastante conforto. Nem quero imaginar nas tareias que apanham os fanáticos de Larssen TT 1.9,que como sabemos são ainda mais que muitos...
De resto o baixo peso confere uma manobrabilidade que permite colocar a bike onde se quer,corrigir trajectórias "em cima do joelho" e também...apanhar uns cagaços,quando se manda um salto maior e ela vai aterrar mais longe do que se espera :D

Ah,e também ajuda bastante a subir,claro!

 

mrfo

Member
Não encontro as melhores palavras para elogiar esta montagem, por várias razões: pelo peso conseguido, pela racionalidade na escolha dos componentes, pelo desafio em pegar numa FS de aluminio e torná-la numa bike capaz de fazer um pouco de tudo, sem comprometer a fiabilidade e sem entrar em algumas "modas" que se vêm nesta secção. Por isso, para mim, é um exemplo.
 
A bike está igual a si mesma, uma montagem bem conseguida sem entrar em loucuras, tal e qual como eu gosto!
Os trilhos quer-me parecer que no próximo domingo me vão calhar a mim!
Essas pedras têm todo o aspecto de gostar de borracha cortada à faca...
 

essence_s

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Concordo que essas pedrinhas n joguem muito bem com pneus pele de ...cobra!
Mas é como tudo, os riders n são todos iguais e por isso mesmo existem tantas variadades de pneus e outros componentes.
 

Nozes

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Obrigado pelos elogios,rapaziada.
Sem falsas modéstias,gosto de ver o que tenho feito reconhecido pelos outros,mas tenho este tópico aberto mais para mostrar aos outros que é possível chegarmos onde queremos sem necessariamente termos de seguir "as tendências".
Vejo isto da partilha de conhecimento uma maneira de retribuir alguma coisa a um desporto que tantos bons momentos tem trazido à minha vida.

Aparte as lamechices :) ,as fotos que aqui coloquei enganam um pouco,porque os trilhos da Chiqueda não são assim tão "empedrados",calhou a tirar as fotos nestes locais,que são dos mais técnicos...os singletracks são na sua quase totalidade compostos de terra batida com uma ou outra pedra mais saliente,e as pedras são o típico calcário da zona,com poucas saliências aguçadas capazes de cortar um pneu.
Ainda assim,as velocidades em certos trilhos são tão altas que uma "saída de pista" pode levar a situações mais complicadas para os pneus. Ah,e em molhado podem certamente disputar-se aqui os campeonatos nacionais de patinagem artística em btt :D

E entretanto,tenho de começar a pensar num prato 32 para substituir o Aerozine,que já está mais para lá que para cá...estou a pensar num TA Chinook,que supostamente dura muito,troca bem de mudança e é levezinho.
Alguém vota contra?
 

Nozes

Active Member
Como prometido,segue a lista dos componentes actualizada:

Quadro - Kona Four Deluxe 2008,18",amortecedor Fox RP2,parafusos titânio
Suspensão - Magura Durin Race 100mm 2009
Caixa direcção - Crank Brothers Direct Set + aranha KCNC + tampa alu
Avanço - KCNC SC Wing 100mm 31.8
Guiador - Truvativ Noir World Cup 15mm rise,640mm
Punhos - Bontrager XXX Lite
Espigão - Fun Works carbon 27.2x350mm
Selim - Selle Italia SLR
Travões - Hayes Stroker Gram
Discos - Hope floating 160mm,parafusos titânio
Manípulos mudanças - Shimano XT M760
Cabos e bichas - Nokon
Desviador frente - Shimano XTR M900
Desviador trás - Shimano XTR M970 GS Shadow
Cassete - Shimano XT 12-32 (8v+espaçador),lockring 12t Token
Corrente - YBN SFL 902
Pedaleiro - Aerozine X12-SL 22 (Shimano)+32 (Aerozine)+42 (MSC)
Pedais - Exustar PM215ti
Rodas - Cubos A2Z + raios Sapim CX Ray + aros NoTubes Podium MMX,fitas e válvulas NoTubes
Pneu frente - Schwalbe Rocket Ron EVO 2.1 2009
Pneu trás - Maxxis Flyweight 330 1.95
Suporte de bidon - Lifeline titânio

Outros: Ciclocomputador Sigma BC800;protecção escora Bike Shield;protecção caixa direcção Speed Stuff;autocolantes protectores

Juntando tudo e fazendo força...




Na foto ainda com RRon 2.1 Pacestar e Onza Canis,a subir à 3ª tentativa uma das subidas "tira-teimas" perto de Santarém,em Fevereiro passado.


A tal análise dos pneus continua no forno...tá quase ;)

Boas pedaladas!
 

Jepas

Super Moderador
Reparei num promenor da lista: Shimano XTR M970 GS Shadow

O modelo 970 é invertido
O modelo 972 é Shadow

Por isso se o desviador é Shadow o mais certo será teres um XTR RD-M972 GS
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

O Jepas tem razão:
XTR RD-M972 GS
dsc01338y.jpg


Um abraço

ny12xx
 

Nozes

Active Member
Sempre atentos,esta malta! :)

Obrigado pela correcção,é de facto o RD-M972,Shadow e de caixa média.
E já agora,o desviador da frente também é o FD-M901 e não 900 ;)
Ficou a faltar na lista o liquido dos pneus,que é ultimamente NoTubes,embora já tenha usado Joe's No Flats. E o peso,que para os mais distraídos foi alterado no título do tópico.

Já fui de em outras ocasiões dar por estagnada ou acabada a guerra ao peso,mas já cheguei à conclusão que depois de se "apanhar o bicho",é muito difícil voltar ao normal,e embora se passem alguns tempos sem pensar muito nisso,há sempre alguma coisa "a roer cá dentro" que nos leva a pensar "epá,onde é que eu vou tirar 20 gramas...onde??" :D
Agora,para já,estou satisfeito.Mesmo com outros pneus mais "realistas" esta montagem está solidamente abaixo dos 10kg. Mas há sempre sítio onde poupar... ;)
 

Nozes

Active Member
Foi você que pediu uma análise a 8 pneus diferentes? :)




Estes são os pneus que tive a oportunidade de usar nesta bike,nestes 4 anos e tal.Prendo aqui dar a minha opinião sobre cada um,tentando resumir ao máximo para não tornar isto muito aborrecido de ler.

Antes de mais,algumas considerações sobre pneus,mais específicamente pneus de xc leves:

-Leve ou pesado fura igual? Não é bem assim...os pneus pesados oferecem muito mais resistência a cortes e rasgões,mas não são imunes.Todos furam,mas é sempre mais fácil furar/rasgar um pneu leve. A sorte pode ditar muitos kms sem furos com um qualquer modelo,ou fazer apenas alguns metros com outro mais resistente. É como um sorteio,com a diferença que com um pneu leve "compramos mais rifas".

-Um pneu leve faz muita diferença. Muita mesmo. Por norma,é aceite a regra que o peso nas rodas se multiplica por 3,especialmente nos pneus. Não é difícil de sentir diferenças tão pequenas como 50 gramas,especialmente em acelerações à saída de curvas lentas ou acelerações súbitas. A rolar obviamente já não é tão perceptível.

-Antes de escolherem um pneu,leiam o que a marca têem a dizer sobre o mesmo no site. Se é referido como "para uso em competição,máximo rendimento,durabilidade reduzida" não esperem que o pneu lhes dure milhares de kms. Nenhum pneu de competição em desporto nenhum tem como finalidade durar para sempre.

-Testem vários pneus. Se tudo correr bem :D os pneus são o único contacto com o solo,e podem transformar toda a maneira de andar na bike,tornando-a mais confortável/rápida/segura/manobrável/eficiente. Com um investimento relativamente baixo pode-se ter por exemplo um par de pneus para o Inverno e outro para o Verão,como já devem ter concluído não existe "o pneu ideal".

E aproveitando a foto de família,cá vai e então,da esquerda para a direita:

Maxxis Flyweight 330 1.95 (330gr novo) > O mais leve que já usei;Aderência surpreendemente boa em terreno compacto ou pouco solto;Balão reduzido obriga a pressões altas e retira bastante conforto;Montagem em tubeless difícil;Dá a sensação que estamos "em forma" ao passar de outro 150gr mais pesado :D

Bontrager XR0 2.1 (406gr novo) > Muito leve para o balão que tem (verdadeiro 2.1);Boa aderência;Necessário bastante atenção à pressão ideal para retirar a melhor performance;Montagem em tubeless fácil;Muito confortável para um pneu tão leve;Um corte na maratona de Tábua custou-me uma boa classificação :(

Schwalbe Rocket Ron Pacestar 2.1 (2011,455gr novo) > A evolução para melhor do Rocket Ron;Muito boa aderência em quase todas as situações;Ideal para montar na frente;Tubeless Ready facilita a montagem mas dificulta tirar/colocar em aros ZTR;Verdadeiro 2.1,ao contrário dos primeiros modelos;Durabilidade reduzida quando usado atrás em piso abrasivo;Mais 50 gramas que o modelo antigo,mas compensa=Mais largo,mais resistente,mais fácil de selar.

Schwalbe Rocket Ron EVO 2.1 (2009,387 e 402gr novos) > Estupidamente leves para um pneu com tanta aderência;Balão real de apenas 1.9";Montagem tubeless trabalhosa;Actualmente (3 anos depois) apresentam borracha ressequida,mas por outro lado o endurecimento aumentou a resistência ao desgaste;Excelentes em pisos macios ou com alguma lama.

Onza Canis 2.0 60tpi (480gr novo) > Daqueles pneus que desenrasca em todo o lado mas não se destaca em lado nenhum;Boa tracção em piso compacto;Medíocre a curvar;Rola muito bem;Fraco na lama;Montagem tubeless fácil;Nenhum corte ou furo até á data (inclui várias incursões no PNSAC e a maratona do Centro 2010);Confortável.

Kenda Small Block 8 1.95 (479gr novo) > Muito boa tracção em quase todas as condições;Confortável;Resistente;Carcaça com o melhor "feeling" de todos os pneus leves que experimentei,permite variações de pressão mais amplas que os outros;Barato (20€ em loja online);Montagem tubeless muito fácil;Melhor performance na roda de trás.

Kenda Karma 2.0 60tpi (480 e 490gr novos) > O verdadeiro faz tudo= Todos os pisos,em ambas as rodas;Talvez o mais polivalente de todos;Excelente em pisos pedregosos/duros com terra solta;Boa durabilidade;Estável a curvar;Resistente;Montagem em tubeless fácil;Confortável;Algum atrito em pisos compactos,especialmente na roda de trás.

Bontrager Jones Mud-X 2.0 Tubeless Ready (530 e 550gr novos) > Surpreendentemente versátil para um pneu de lama;Confortável (balão muito alto);Borracha de composto duplo garante aderência e durabilidade;Excelente performance em lama funda,terra solta,e basicamente todos os pisos excepto os mais compactos;Bom rolador quando novo (quando apresenta muito desgaste torna-se "quadrado" o que o torna mais lento);Montagem tubeless fácil,embora entre bastante justo nos aros ZTR;Leve para um pneu tão resistente e com tanto rasto.

Obviamente há muito mais para dizer,mas tentei resumir ao máximo.Quem tiver alguma dúvida,apite. ;)

E boas pedaladas!
 
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Giantfreerider

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:bompost:

Em relação aos pneus Schwalbe Rocket Ron e Kenda Karma, concordo plenamente.
Qualquer dia ainda experimento um SB8 em condições, mas tenho colegas que andam com eles atrás e aquilo nas subidas ficam a patinar um pouco (nesse aspecto o larsen TT e o karma são melhores). Em termos de segurança na travagem também não me parece dos melhores...mas o ponto forte deles deve ser mesmo o rolar! :)
 
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PenduluM

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Eu ja usei SB8 e Larsen e acho o SB8 com mais tração. Aliás ganha em tudo menos no peso, tração, grip, balão, conforto, travagem, resistencia, preço...
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Duvido muito mas mesmo muito que o SB8 seja melhor que o Larsen a travar, o Larsen que usei na traseira foi até hoje o pneu com melhor travagem que já experimentei. A não ser que andem a inventar e a montar o pneu ao contrário, nesse caso concerteza que se perde a travagem e a capacidade roladora.

Duvidas? Resta-me uma: Entre esses pneus todos qual o setup ideal? Isto para tempo seco que é o mais comum em Portugal.
 

PenduluM

New Member
Isso está errado, qualqur pneu montado ás direitas proveligia sempre a travagem ao inves da tração, coloquem qualquer pneu em cima de um vidro e olhem por baixo para tirar conclusões. Quando se coloca um pneu ao contrario do que a marca recomenta está-se a virar o piso para trás o que faz que trave pior mas que tenha mais tração.
 
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