Quanto ao elites e à possibilidade de trazerem pontos UCI, sabemos que só há pontos até ao 60º e nessa posição são menos que um 10º lugar cá, no que por muito bem que corra e se traga do estrangeiro finalmente de fora os tão ansiados pontos UCI que nunca vieram em já tantas saídas lá fora em 2 anos, pode ser que os elites consigam pois apenas estão inscritos 138 atletas e devem partir só 120 por aí, mas... mesmo ainda assim a vida alí não é fácil e o único atleta da Selecção Nacional com caracteristicas para aquela prova muito rolante e que apenas pede força e físico será o Leão Pinto que alí pode finalmente explanar a sua grande e única arma que é o físico, pois aquela pista não exige nada em termos técnicos, mas mesmo assim a vida não é fácil pois ainda assim há alí muitas pernas e o ritmo mesmo que sem técnica é muito alto e diferente dos passeios que este atleta faz em Portugal, no que poderá acontecer como no ano passado nesta competição que recuperou até lugar mais ou menos 65 que eu ví e apoiei a plenos pulmões essa fantástica recuperação, mas que pagou a factura na última volta quando o homem do martelo ou da marreta cobrou aquilo que em Portugal nunca cobra por este atleta raro precisar de andar na red-line ou para lá dela onde o consumo de reservas é muito alto e rápido e a última volta então foi tão penosa que voltou para lugar perto de 90 depois de ter visto a praia perto. Talvez este ano corra melhor mas não se consegue saber pois este atleta não fez ainda nenhuma prova com as várias saídas da Selecção pois ou partíu algo antes da prova ou logo a seguir à partida, no que se espera que aqui não parta nada e que meta as mudanças em termos para levar a corrente até ao final da prova e que faça um grande lugar aqui, pois se não o fizer aqui nesta auto-estrada aberta, nas pistas de BTT puro não o fará de certeza.
Os outros atletas nacionais têm compleições físicas e caracteristicas pouco apropriadas para este circuíto que nada sobe nem nada marca em termos técnicos, à excepção do Tiago Ferreira, um atleta alto e muito forte que marcará a diferença a rolar forte como sabe e que torço para que faça uma grande prova... merece é gente fina.
Sobre o circuíto, o mais engraçado foi a noticia que saíu ontem num conhecido diário digital espanhol que dizia que de momento e há muitos anos que os espanhóis não têm sequer um atleta com caracteristicas para esta prova, sendo que não esperam grande coisa de atletas como o Mantecon ou o Alvarez, apenas o Hermida se safa alí pois é quase um todo-o-terreno mas se era mais técnico e mais ingreme já teria com certeza ganho a Taça do Mundo de Espanha o que nunca fez por causa em parte deste circuíto... teoria espanhola estranha que mais parece portuguesa, pois além de todo mundo achar estranho eles fazerem uma Taça do Mundo que por culpa do próprio circuíto deles dificilmente e mesmo com todo o apoio da aficion que é valente ganhará algum espanhol nos próximos anos, só restando o Hermida. Acredito que em Portugal se faça o mesmo, quando se fizer uma taça do Mundo e um nabo qualquer que nem conhece o tipo de atletas que poderão dar alegria e notoriedade ao Btt, faça um circuíto para os outros brilharem...
Este circuíto é do pior que se possa imaginar... estradão sempre, num parque municipal, feita a pista nos acessos lisinhos e largos de gravilha batida dos peões... pior não se pode imaginar, e os espanhóis querem em 2016 que este seja o circuíto olímpico... sorte que nem em Londres eles não aceitaram o primeiro por não ter técnica nem desnível mínimo, obrigando a fazer outro a sério. Este é autenticamente uma corrida de estrada tipo circuíto citadino, daqueles de fim de época que trazem o pelotão pró da estrada a dar voltas à Malveira e outros sítios.
Lá na frente, o touro alemão Wolfram KURSCHAT vai fazer a vida negra ao Absalon e se calhar ganhar mesmo pois se já em Houffalize o ví muito mais forte fisicamente que o Absalon e só a técnica superior salvou a vitória ao francês, este fim de semana passado este alemão trucidou o Julien Absalon na Bundesliga onde em cada descida o Absalon fujia e em cada subida o alemão recuperava a roda com o francês a dizer que é incrível o que o alemão está a andar e é incrivel a forma como ele a subir a fundo e o alemão todas as voltas subia muito mais rápido e colava outra vez, até à última que o alemão foi e trucidou, é esta a palavra, trucidou o Absalon espetando-lhe 1 minuto e meio apenas em pouco menos de uma volta. Este alemão se souber andar bem nestes circuítos tácticos ganha finalmente que está poderosíssimo e só não ganhou ainda e não lidera a Taça do Mundo porque as descidas atrapalham-no como a ninguém (excepto 1 que português conheço). Eu pessoalmente estou com o Absalon e a sua quase ironia do incrível... há anos que anda cá, e descobríu a fórmula agora para voar??????? incrível a evolução de um tipo que eu ví em Buchs na SwissPower a andar benzinho mas só isso e com 34 anos e depois de ter andado cá desde a medalha de prata em junior no longinquo ano de 1992 aprendeu o segredo do andamento????????? mas siga que isso é comum a muitos países e muitos atletas, e tal como outros grandes atletas que sempre o foram, ao Absalon só resta fazer tudo ainda melhor para bater outro REDBULL dá-te asas, muito em voga agora... esta pré-época fez muito bem a muita gente que em 4 meses passou a voar como que por milagre... torço pela limpeza de quem sempre andou na frente, não quero dizer quem sempre ganhou, mas quem sempre andou lá perto, e torço pelo Julien, assim como torço por todos os atletas regularmente bons e que andam na frente que têm que se bater contra estes milagres pré-fabricados em meses...
Hermida sempre a lutar pela que consideraria melhor vitória da carreira, Sauser sempre um forte candidato mas que já antevejo o tipo a poupar-se para revalidar a camisola arco-iris, e Vogell e Shurter que aqui vão de certeza mudar a fraca história deste ano, a pior dos últimos tempos da SwissPower. Ralph e Alvarez poderão fazer surpresa, e Manuel Fumic passeará os seus Ray-Ban amarelos e as suas cerôlas (ehehehhe) pelo menos 3 voltas na frente.
paulo marinheiro