Jogos Olimpicos 2012 - Lusitânia Road to London.

Narciso Magalhães

Active Member
De uma forma muito resumida vou tentar deixar alguns apontamentos:

:arrow: Eu sou o primeiro a torcer para que se qualifique um atleta português de xco para os Jogos Olímpicos. Vamos conseguir... A muito custo mas vamos conseguir !!

:arrow: Não há dúvidas que a Federação Portuguesa de Ciclismo tem feito um grande esforço e investimento no XCO nacional e tal têm-se traduzido em múltiplas deslocações a provas no estrangeiro.

:arrow: Relativamente à questão das classificações UCI, tenho de discordar do U23. No racking UCI geral é verdade que ganhamos posições com os pontos do Campeonato do Mundo mas também é verdade que chegamos a ocupar durante muito tempo as 27ª e 28ª posições. Chegamos inclusivé a estar a menos de 40 pontos desse lugar. E isso acontece porque em Portugal depois do Campeonato Nacional simplesmente não há provas para pontuar... E como os mais atentos devem saber além de não haver as ditas provas ainda vamos perder 40 pontos (do Rosa e do Tiago) referentes à prova do ano passado de Porto de Mós que como se sabe não faz parte do calendário deste ano nem foi substituida por outra.

:arrow: Outra questão que me causa uma grande confusão é como é possivel numa altura em que temos muito provavelmente (segundo os resultados alcançados) os melhores atletas de sempre no XCO e cada vez haja menos provas e menos pontos UCI em Portugal.

:arrow: Exemplo muito prático utilizando para tal os 3 melhores classificados Elites. Em 2009 foram distribuidos em todas as provas em Portugal 455 pontos UCI. Segundo o calendário publicado pela Federação Portuguesa de Ciclismo os tais 3 melhores elites poderiam alcançar nada mais nada menos que 860 pontos no ano de 2010. Depois sem que se saiba muito bem qual a razão entre provas anuladas e provas que desceram de categoria apenas foram distribuidos 235 pontos !!!!! É uma diferença de 625 pontos !!! Mesmo que entre os tais 3 melhores elites só alcançassem metade desses pontos é só fazer as contas e ver onde poderiamos ficar classificados.

:arrow: Apesar dos atletas nacionais terem esta época alcançado grandes resultados quer nos Campeonatos do Mundo, da Europa e das Taças do Mundo, o certo é que o melhor atleta português no racking UCI, no caso o David Rosa, aparece já num longinquo 130º lugar.

:arrow: Não gosto daquela teoria do "ah e tal, o Rosa para o ano ganha aquela prova, o Tiago consegue também estes pontos UCI, o Marinheiro com os que ganha lá fora..." depois há lesões e desistências (como aconteceu este ano e como é perfeitamente normal neste desporto) e depois é uma chatisse e lá vão as contas por água abaixo.

:arrow: Aquilo eu defendo é um planeamento atempado e preciso de forma a podermos o mais depressa possivel alcançar os pontos necessários para qualificação; investir em mais provas em Portugal e em datas oportunas; apostar num grupo de atletas mais abrangente porque muitas vezes parece que só conta o Rosa, o Tiago e o Marinheiro, quando há mais 2 ou 3 atletas de grande valor e futuro; apostar mais nos juniores e cadetes nomeadamente na possibilidade de realizarem provas no estrangeiro.
 

U23

New Member
Narciso, concordo também com muito do que dizes relativamente ao crescimento geral e desenvolvimento do XC pensando no futuro e numa aposta mais abrangente em mais atletas nomeadamente juniores e mesmo elites e subs dos de mais valôr, mas este é o tópico dos JO só me foquei precisamente nos JO e claro nos 3 ou 4 atletas que mais pontos ou possibilidades de pontos têem, os tais únicos 3 que farão a soma da nação no ranking, e penso que a federação faz o mesmo nesta fase pois seria impensável um projecto com recursos financeiros limitados, ser abordado de outra forma pois de uma forma pragmática: - para envolver muitos mais atletas, ou teriam que gastar mais dinheiro que não têem ou teriam que cortar na despesa reduzindo saídas internacionais o que era concerteza pior remédio.
Não seria esta a altura certa para dispersar as ideias e o foco de um objectivo e de uma clara intenção de colocar um atleta nos JO para dar visibilidade abrangente ao XC e aí sim aproveitar a onda que traria mais apoios para fortalecer a modalidade apostando num crescimento sustentado através da formação e apoio a toda a gente.

Os atletas não podem apanhar todos esses pontos que falaste mesmo que não tivessem anulado as provas, pois como disse atrás eles só podem contabilizar no seu ranking 4 provas de categoria 2 as que se fazem em Portugal. Apenas 4 contam mesmo que façam 10 delas e ganhem sempre, só 4 contam, só somam os pontos de 4 e todos os atletas deste projecto tiveram ao dispôr bem mais de 4 provas em Portugal e Espanha para aproveitarem as melhores 4 classficações que são as que ficam. É preciso entender isto, não é só somar, é preciso gerir pois só se podem meter algumas das que se fazem. E no caso das Cat 1 é o mesmo, pode-se fazer 30 que só 5 são contabilizadas, as melhores 5, e este ano os nossos atletas através da selecção já puderam fazer muitas Cat 1, e só lá fora as há que os organizadores portugueses não têem capacidade para fazer face ao investimento que estas pedem pois só em prémios para os atletas são cerca de 6.000 euros, e nisso a rapaziada contou com a precisosa ajuda da Federação.
Esta geração se falar mal da Federação, que dirá as anteriores, as de 2005 para cima que antes também eram bem apoiados mas mesmo assim nada como agora com várias taças do mundo e saídas internacionais num só ano? Isto quase parece o Triatlo agora, com poucos mas estamos lá quase sempre e isso tem desenvolvido a rapaziada a olhos vistos bastando ver as classificações de europeus, mundiais e até taças do Mundo dos tais 3 melhores.

De resto, acredita que as coisas estão feias em muitos lados também por causa da crise económica e já este ano vimos provas em Espanha que eram inicialmente de cat1 e 2 passarem a cat3 que quase nem dão pontos nem prémios, e houve muitas anulações também por essa europa fora pois quem paga as provas, as camaras e juntas de freguesia, está com falta de recursos. Não é só cá, mas em termos de Selecção a crise funcionou ao contrário pois nunca se saíu tantas vezes e tão longe como este ano, apesar de sabermos que os resultados de altíssimo nível o ano passado no juniores geraram apoio financeiro directo para a vertente, quer do estado através do Instituto de Desporto de Portugal, quer do fortíssimo apoio do patrocinador Liberty Seguros que pela visibilidade que o XCO teve no final do ano em toda a comunicação social, víu na roda grossa um meio de se promover apostando a médio longo prazo em novos sucessos que lhes trarão visibilidade.

Temos que ir com calma e perceber bem as coisas para melhor formarmos uma opinião correcta da realidade do btt português pois desta vez o navio está em marcha, os soldados estão em plena guerra, não é hora de mais nada que senão apoiá-los e apoiar os seus comandantes de pelotão. Quer gostemos da gerra ou não, quer achemos que deveriam estar lá outros soldados, estes são os portugueses que lutam mesmo muito e trabalham mais que o que se possa imaginar para defender o Btt português. No final de 2012, no fim desta batalha, podemos voltar a "achar" outra vez, agora é "marchar, marchar"!
E antes do fim do ano ainda marcharão mais uma vez atrás dos pontos da nossa glória.



Hadleigh-Mountain-Bike-course_construction-starts.jpg

Circuíto Olímpico.
Início das obras da pista. Há quem diga 2 coisas sobre a dita por esta ser em zona plana sem montanhas: "transformaram o XCO em Ciclo-Cross", "Mountain Bike sem montanhas é igual a fazer natação em terra"
http://www.singletrackworld.com/2010/07/work-begins-on-the-2012-olympic-mtb-course/

Felizmente em Beijing a pré-prova feita quase 1 ano antes determinou alterações de fundo numa pista que de XCO nada tinha, tendo passado depois a um espectacular percurso, mas aí havia um monte que proporcionou uma pista fabulosa, aqui nesta é como tentar fazer algo nas planicies do Alentejo.
Há em Inglaterra um aceso e forte debate por esta zona, a pior de todas as possíveis, ter ganho a pista, falando-se em política de apoios ao sul de Londres acima do interesse do MTB e dos JO, pois havia outras zonas ou concelhos digamos asim, dentro das regras de proximidade à aldeia olímpica, em zonas montanhosas e com fabulosos circuítos que já fizeram parte da Taça do Mundo. Infelizmente os interesses e a política de interesses impera afinal não só em Portugal, e acima de tudo, até lá fora decidem e escolhem mal os normalmente outsiders que nada sabem sobre as matérias em questão, e neste caso, por muitas fotos que já ví, será muito dificil fazerem alí, algo mais que uma pista de Ciclo-Cross com uma corrida rápida ao estilo da estrada com formação de grupetos, que acabará ao sprint, estando desde já o Nino Shurter a procurar local seguro para guardar a certa medalha de ouro lol.
 

Patitos

Active Member
Segundo me chegou a informação made in England, do lado dto dessa foto estara uma subidinha em zig zag, com 12% de inclinação. Mandei tirar fotos para depois postar aqui.
U23, recebes-tes o contacto PM ?
Abraço
 

Narciso Magalhães

Active Member
A selecção nacional de XCO vai participar no dia 25 de Setembro na Taça de Inglaterra (British Mountain Bike Series), prova esta de categoria 1. :clap: O objectivo, claro está, é poder amealhar o maior número possivel de pontos UCI.
 
A Selecção ía no dia 25 de Setembro participar numa prova da Taça de Inglaterra...
Acabou de ser anulada a participação lusa nessa prova. Isto quando alguns atletas, ainda prolongavam a sua preparação física exclusivamente para esse último objectivo da Época e da Nação.

Mais uma prova de que o David Rodrigues tomou a opção correcta. Só espero que os outros se aguentem... no Portugal BTT Objectivo 2.......

TA
 

Narciso Magalhães

Active Member
Onde viste essa informação Narciso Magalhães?

eu tinha lido algo no site do marinheiro.

Eu também foi lá que vi.

Quanto a toda esta situação, só uma palavra... LAMENTÁVEL !!!!

Já agora, relativamente ao Magazine Portugal BTT Objectivo 2012, queria apenas deixar aqui a correcção de que o Ralph Naef é suiço e não sul-africano conforme é referido na reportagem.
 

U23

New Member
Tiago, está tão péssimista! Deixe-se lá disso. Parece que torce para que não vá ninguém a Londres. Sinceramente.
E puxar outra vez o David Rodrigues com situações veladas que eram para ser tornadas públicas e nunca o foram depois.
Ninguém sabe o que se passou e você vem dizer isto, que ele fez bem em abandonar?
Diga o que o fez abandonar e as pessoas farão então o seu juízo, não diga frases como dando a sub-entender que as pessoas já sabem os porquês pois ninguém sabe os porquês, além disso, se abandonou a namorada antiga por uma nova, deixe a velha seguir a sua vida em paz se ela não presta, não esteja sempre a dizer à antiga namorada que ela não presta, quando a largou essa opinião estava implícita, se a largou, se ela não presta para sí, esqueça-a caramba.

Tiago, você diz que isto prova que o David optou bem.
Teve um problemazito ou até que fosse um problemão. Uma contrariedade na vida e virou para a estrada.
Foi mal tratado 1 vez? OK! E quantas foi bem tratado? Quantos milhares de kilometros fez pelo Mundo de avião com estes que supostamente o trataram mal? Quantas dezenas de oportunidades lhe deram de passear o Mundo que poucos jovens têem mesmo no btt de competição onde há centenas que correm e nem podem sequer sonhar com o que o David teve oportunidade de fazer e viver nos últimos 3 anos?
Esquece-se o Tiago que foram pessoas da federação, na altura o anterior selecionador que arranjou todas as condições para o David estar bem e poder atingir sucesso? Até a sí lhe levaram o David para você o treinar. Deram-lhe tudo e mais alguma coisa e agora ele quer saír. OK, sáia, tem esse direito e até seja ingrato com quem o apoiou, e sim este jovem foi o jovem mais apoiado de sempre no btt, foi agarrado pela federação pelas pessoas da anterior equipa técnica da federação e deram-lhe tudo e mais alguma coisa para ver se ele batia o "outro" para calar o incomodativo e impertinente para eles pai do "outro", e toda a gente do meio do btt apercebeu-se disto e sabe disto, desminta quem souber o contrário, até deram ao David o estatuto de alta competição à pressa para ele poder entrar na universidade com notas mais baixas que a mínima exigida que todas as pessoa normais têem que ter, e com isso conseguíu entrar para a faculdade e isto na minha terra agradece-se para a vida e na sua terra penso que também pois esta última situação da universidade foi uma ajuda e um empurrão para vida toda não para o btt apenas.
Acho e ví ao longo dos últimos 3 anos, que fizeram tudo por ele, se ele quer saír ingratamente sáia, deixe é os que ficaram tranquilos, algo que me parece que o jovem até está a fazer como é apanágio da sua personalidade de homem bom, humilde e agradecido a quem lhe faz bem, algo que o Tiago se encarrega de desfazer com estas guerras públicas que ele ao não contrariar acaba por lhe dar razão.
Se lhe fizeram alguma coisa mal agora? Até se calhar fizeram! Mas já lhe fizeram muito mais bem na sua vida que mal, e acredite que há pessoas magoadas com estes ditotes depois de tudo o que fizeram pelo David.
As balanças da vida servem precisamente para pesar as coisas boas e más que alguém nos faz na vida para vermos para que lado pende a balança.

Sobre isto, estas suas entradas a tentar partir a moral dos que seguem com o sonho lhe digo: acredito eu e mais umas centenas ou mesmo milhares de fans do XCO nacional que os outros que ficaram aguentam bem mais contrariedades que um simples conflito pontual, acredito que têem mais força mental e são duros e maduros o suficiente para saber que muitas vezes, vezes demais até, a vida não corre como queremos, por vezes podemos até ser injustiçados mas NUNCA desistimos e isto que é a maior lição de vida que o desporto de competição dá e aprende-se no btt-xc nas provas mais duras, nas subidas mais ingremes e longas, NUNCA SE DESISTE. Mais lhe digo: sei que os que ficaram têem estofo para passar bem esta contrariedade da não ida à taça de Inglaterra e mais outras que venham, têem mesmo que ter esse estofo pois de contrário não estão minimamente preparados mentalmente para serem atletas olímpicos.
Os que ficaram no btt, todos sabemos que já passaram contrariedades e injstiças também e algumas mais sérias e graves que em vários atletas lhes custaram com o próprio corpo com os ossos partidos como todos sabemos, e ainda assim mantiveram-se no XCO, não abandonaram para a estrada, lutaram nos treinos e na pista para fazer ver a quem os injustiçou que estes estavam errados e esta foi e sempre será a melhor resposta, a tal de luva branca, nunca a desistencia.

Acho que os que ficaram quando abandonarem saberão assumir que foi uma opção deles por acharem que podem ganhar mais dinheiro, ter mais sucesso, que o xco de alta competição é duro demais para eles e etc, sei que não se escudarão em pequenas ou grandes contrariedades pontuais que fazem parte de qualquer carreira no XC, na estrada ou na vida e quanto a isto acho que o Tiago Aragão já passou a sua mensagem, ela já foi entendida por todos, e acho sinceramente que é deselegante continuar a insistir em deitar abaixo e de forma desdenhosa e feia usando a dsistencia do David para descredibilizar e desmotivar algo que os corredores tanto querem e tanto lutam com sacrifícios grandes, dois deles até são treinados por sí e nem sei como consegue assim gerir a sua motivação, e acima dos corredores isto é algo que o país e os muitos adeptos do btt tanto querem.

Já fez valer a sua ideia e já deu a perceber que se colocou de fora do projecto Londres 2012 apesar de treinar 2 dos 3 potenciais candidatos a Londres se lá formos!!!???? Isto sim é estranho, mais estranho e inquietante que uma simples desmarcação de uma prova. Mas se saíu e desistíu, cumpra um papel de honra não vindo sempre desvalorizar e desdenhar de quem trabalha e se esforça sem desistir NUNCA, e acredite quem quer que se trabalha, e a sério e para o ano se verá o que será dado aos jovens corredores de btt em termos de condições à moda do triatlo.

Isto assim da parte do Tiago Aragão é de uma deselegancia extrema, e parece apenas uma tentativa de desvalorizar e diminúir a intenção verdadeira de ter um atleta no JO de Londres, mas é uma forma de o fazer que já não pega, e no fundo em vez de descredibilizar o projecto JO, parece é que descredibiliza o Tiago Aragão que assim desanima os corredores treinados por sí. Não entendo este paradigma nem esta estratégia enquanto treinador de 2 dos 3 mais fortes e sólidos atletas do projecto!!!!???? Isto sim é mais grave que desmarcações de provas.

Quanto à desmarcação da prova de Inglaterra, acho que não é grave. Mais oportunidades terão. Terão 2 anos ainda à sua frente para mais do que apanhar pontos, provar que merecem fazer parte daquele restrito lote pois a última coisa que acho que todos queremos é ir para fazer má figura e saírmos de lá com uma imagem ainda pior. Têem tempo. Não é grave nem preocupante.
Seria melhor fazê-la, mas não morre ninguém se não a fizerem, e como disse atrás, se algum dos corredores que integram este empreendimento ficar demasidado afectado com contrariedades como estas, não tem estofo para esta vida de atleta de alta gama que todos os dias vemos em vários desportos que é feita de contrariedades e os que vencem nesta vida de competição de alta gama não são os que pedalam muito bem apenas, são os que suportam tranquilamente e com grande força mental, mais contrariedades sem quebrar NUNCA.
Espermos é que os 2 atletas treinados pelo Tiago Aragão se mantenham fortes e motivados apesar deste discurso e postura extremamente desmotivante do seu treinador.

Perdoem-me a forma, mas há muita gente a torcer para este sonho ser possível, só aqui no Forum já quase 200 votaram, o que demonstra a imensa vontade e o sonho de muitos e há muitos, muitos mais por este país a torcer para isto ser possível e em Agosto de 2012 estar colado à TV a ver um tuga na corrida olímpica e "pedalar" por ele, ver um betetista na comitiva olímpica impondo o nosso desporto aos tipos do atletismo da natação, triatlo, e aos srs da Bola da RTP e etc, termos um betetista na comitiva olímpica deveria e é o sonho de todos os betetistas que semanalmente vão ao mato, poder ter orgulho olímpico no desporto que praticam seja de forma competitiva ou de lazer.
Perdoem a forma, mas apenas uma pessoa, contrariada por uma questão do foro pessoal, não deverá estragar ou tentar estragar o sonho e a luta de tantos.


cumprimentos
 

Marreiros

Active Member
Bom post U23. ;)

Eu acredito. Acredito tanto que no verão de 2012 tenho a certeza que estarei em Londres a ver o melhor corredor de XCO português. Será a melhor desculpa do mundo para sair de um Algarve em pleno Agosto apinhado de gente. ;)
 

nhunho

New Member
E lá vêm o U23 (Marinheiro) esvair-se em argumentos verborraicos com único objectivo de manipular opiniões e fazer valer os seus próprios interesses, e uma mão cheia de ovelhas chonés aplaudi-lo!
Respeito por quem trabalha, por quem sai todos os dias para treinar em troca de pouco ou quase nada.
O objectivo Olímpico é muito mais que um objectivo pessoal, é um objectivo de uma nação.
E essa nação está apenas preocupada com um palhaço de um seleccionador de jogadores da bola que perdeu as estribeiras quando viu que os seus nobres atletas iam ser apanhados com a boca na botija.
E ouve falhas de federação, que configuram uma pura falta de respeito para com os atletas, e faltar a compromissos foi uma delas.
Reconheço o grande trabalho que foi feito pela federação este ano, mas que houve situações que deitaram quase tudo a perder.
Se o David Rodrigues optou pela estrada em detrimento do projecto que tinha construído em torno do BTT é porque teve razões fortes para isso.
 

Pedro Augusto

New Member
Isto é que eu chamo um bom post!
É que o homem que ali em cima escreve "ramos de flores" para a FPC, à um ano dizia mal muito muito mal deles, e à dois dizia estar arrependido de não ter levado o filho para o triatlo. Agora que é com "os filhos dos outros", está tudo bem! Basta procurar o que por aqui foi escrito.

Era interessante tornar publico os motivos que levam o David Rodrigues a tal decisão. Eu, pelo menos, gostava de saber!;)
 
Boas


O Tiago (eu) não está pessimista, e também não está contra a presença de um português em Londres. Muito pelo contrário. Seja qual for o atleta, será bom para todos nós que estamos ligados à modalidade.

A questão do David Rodrigues não foi esclarecida no blogue dele, porque ele ficou mesmo muito abalado com o que a federação lhe fez, e optou por não responder na mesma moeda. É puto, mas não é Burro! Saliento mais uma vez que o antigo seleccionador tinha o calendário competitivo para 2010 do David desde Outubro do ano transacto, e o presente seleccionador teve acesso a esse calendário, assim que assumiu funções. Agora, se o David não faz parte do projecto, e se a federação não o quer lá, ao menos que sejam directos e não o prejudiquem no seu percurso no primeiro ano como semi-profissional de BTT. E parem de deitar areia para os olhos de todos nós, com programas do Portugal BTT Objectivo 2012, chamando de talento a atletas promissores como o David, para depois lhe cortarem as pernas, quando nem tinham custos, para ele fazer provas lá fora. Pior ainda, cortaram-lhe a possibilidade de correr a taça do Mundo, depois da inscrição nessa prova lhe ter sido confirmada pela Federação nas semanas anteriores...

Toda a gente se apercebeu do que se passou. só não se apercebeu quem não quis, ou quem está menos atento.

O David não foi nunca beneficiado pela Federação em qualquer situação, muito menos em relação a qualquer outro atleta nacional! Tudo a que teve direito (inclusive o estatuto de alta competição), saiu-lhe do corpo, por todo o trabalho que fez em treino e nas competições (até de baixo de neve ele treina... na Guarda crescem os "Duros"). Relembro que na primeira vez que vestiu a camisola da selecção em Espanha, e com uma bicicleta (daquelas que se compram no continente) ganhou a todos os Cadetes em pista... Ele cresceu por ele próprio e com todo o mérito. e o estatuto foi o prémio por todo esse percurso: foi o 1º Atleta português a vencer uma Taça do Mundo de Cross Country... Só!
Ah, o David, mesmo sendo semi-profissional (a correr em Itália) fez um percurso fantástico no primeiro ano da faculdade e transitou com enorme sucesso para o 2º ano do Curso de Fisioterapia.

O David talvez poderá agradecer sim à Federação, a divulgação de conversas PRIVADAS que ele teve com o seleccionador e dirigentes federativos! Divulgações essas feitas a um PAI DE OUTRO COLEGA DA SELECÇÃO NACIONAL DE BTT.

A PARCIALIDADE impera naquela instituição, e nunca me conformarei com injustiças!

E só não divulgo ainda todas as outras situações (que você também sabe) para proteger o resto do grupo da Selecção Nacional, que muito prezo (os meus atletas e todos os outros).

Nunca me coloquei fora do projecto federativo. E sempre que é minha obrigação, colaboro com a Federação (apesar de ser pessoa não grata lá dentro, e alguns dirigentes nem me dirigirem a palavra).
Para ajudar a quem lê estas linhas, eu (ao contrário da Selecção Nacional) importei-me e ajudei em tudo o que pude, um atleta que perdeu os sentidos em plena pista de Cross Country na Taça do Mundo de Offenburg! Sim, eu preocupei-me que ele fosse aos melhores médicos e que fizesse todos os exames necessários para verificar o que estaria mal. A Selecção Nacional, trouxe-o para Portugal e mandou-o para Viseu. Passadas algumas semanas ligam-lhe apenas a perguntar se está tudo bem! Estão a brincar com os atletas? Mais, no site da federação foi noticiado que o Tiago Ferreira desistiu em Offenburg devido a problemas mecânicos... Isto é puro gozo, com um atleta que passou muito mal, e demorou imenso a recuperar da situação grave em que estava!
Mais... esse atleta estava proibido pelos médicos de correr até final de Julho! mesmo assim, fez de tudo e apresentou-se da melhor forma possível no campeonato da Europa, onde fez a melhor classificação de Sempre de um Sub23! em detrimento de se poder sagrar Campeão Nacional logo a seguir em Seia... onde todos puderam comprovar a debilidade física e de saúde de que padecia! E fê-lo pela nação!

Informei a Federação que não conseguiria ter o David Rosa em condições para o Campeonato do Mundo! informei a tempo, de forma a poder dar hipótese de ir outro atleta. O que fez a Federação?....

Num dia convoca o Mário Costa para o Campeonato do mundo... no dia seguinte, diz-lhe que afinal já não vai... Só mesmo de PROFISSIONAIS!


A nossa possibilidade de irmos a Londres, não se baseia apenas em 2 ou 3 atletas. Mas talvez em mais, na minha opinião. Vejamos... nas duas últimas 2 épocas, e baseando-nos apenas no David Rosa, no Tiago Ferreira e no Ricardo Marinheiro, tivemos: 2 clavículas partidas e consequentes intervenções cirúrgicas... tivemos problemas graves de saúde do Tiago Ferreira esta época, e ainda... uma Tíbia do David Rosa partida. Se temos o Azar de acontecer alguma coisa... vamos arranjar outro atleta à pressão? e vamos colocar esse atleta a pontuar quando?


A última, é o cancelamento da participação da prova da Taça de Inglaterra... que só comprova que nada é planeado e estruturado ao longo da época. mas sim, pensamos esta semana, se na seguinte há prova e se podemos ir! Isto sim, é muito esforço e dedicação a nível federativo!


Os meus dois atletas do projecto, sabem que estou de corpo e alma com eles e tudo faço para os ajudar a chegar o mais longe possível. E sabem também que não estou do contra e que os motivo a 500% para se manterem empenhados na modalidade. ELES CONHECEM-ME! :)


Para terminar, não resisto a transcrever uma extraordinária publicação não assinada:
"...Perdoem a forma, mas apenas uma pessoa, contrariada por uma questão do foro pessoal, não deverá estragar ou tentar estragar o sonho e a luta de tantos."

E após esta frase apenas refiro que, tal como os meus atletas, todos os que me conhecem, sabem muito bem a minha forma e maneira de estar a nível profissional e pessoal!

TA
http://www.tiagoaragao.com
 

U23

New Member
Não pretendo fazer a cabeça de ninguém, apenas pretendo tentar passar a mensagem e tentar fazer as pessoas entenderem que houve um tempo para se debater tudo e mais alguma coisa e isso foi feito por alguns, algumas vezes de forma violenta e sem apoio de ninguém especialmente do Sr. Aragão, mas agora não é tempo de debater, é tempo de uns trabalharem e outros apoiarem, a fase da crítica e guerra nunca, nem no futebol, é feita no momento em que os atletas e dirigentes trabalham uma difícil qualificação ou durante a prova, isto é de loucos vir agora destabilizar tudo isto por causa de um atleta que teve apoio a vida toda e agora quer saír.

Houve um tempo para se tentar mudar as coisas e caramba, só não vê quem não quer, que as coisas mudaram em termos de apoio aos atletas, estamos cegos ou quê? Nem os espanhóis tiveram tanta sorte como os nossos míudos, no Mundo apenas a selecção Belga e Australiana trabalharam tanto em termos de apoio e corridas ao longo do ano e é só enumerar as provas internacionais que eles fizeram este ano, desde a 1ª taça do mundo em Inglaterra, passando pela de Itália, Alemanha, Bélgica, se contarmos com mais 2 ou 3 provas do open de espanha, algumas preparatórias em Portugal e Espanha no inicio de época, e lhe juntarmos o Mundial e o Europeu, este ano assistimos a uma situação única no panorama do btt de selecção nacional em termos de quantidade e quailidade de corridas e onde foi gasto muito dinheiro e se trabalhou à Triatlo. Foram a estas provas quase todos os atletas nacionais de mais de cima das classificações, foram juniores, foram dadas várias oportunidades a montes de gente, mas evidentemente percebe-se que há um núcleo duro de atletas, mas foram muitos rapazes e mesmo raparigas como por exemplo no europeu e algumas taças do mundo com as raparigas a correrem pela primeira vez que me lembro.

Houve apoio efectivamente com muitas provas e por isso envio flores à federação evidentemente. Só um louco não o faria depois de tantas provas internacionais que eles permitiram aos corredores entre outras condições dadas.

Mas a mensagem principal que deixo para o Tiago e toda a gente entender ou tentar entender e que é a mais importante, é que houve um momento para criticar (positivamente e com vista a melhorar) e houve nítidas e fortíssimas melhoras, agora esse momento ENCERROU, é como que se de uma votação na AR se tratasse, debate-se duramente e vota-se, após o voto já não se critica, isto é democracia e nesta fase já é tarde, o Tiago perdeu a votação na "especialidade" pois estava talvez mais interessado em alguma coisa que se calhar o impedia de criticar na altura e essa coisa se calhar não lhe foi dada e agora quer então criticar, mas agora já é tarde.
Há neste momento um momento que não é para criticar e gerrear este projecto e os míudos envolvidos nele pois neste momemento vive-se a qualificação, neste momento corredores, dirigentes, treinadores e etc, trabalham duro para qualificarem um atleta português para os JO e defiitivamente este não é o momento de pôr tudo em causa, é o momento apenas de apoiar a equipa, apenas isso.
Este não é o momento de criticar, não na altura em que os outros trabalham, e especialmente críticas por parte do Tiago que na fase em que podia ter criticado e ajudado quem lutou para que estes corredores pdessem ter as condições que têem hoje, optou por um mais conviniente e político silêncio, e se o fez na altura e nada ajudou, não seja agora que vem em plena fase de qualificação, na fase em que tem que se deixar as pessoas trabalharem, criticar, desdenhar e fazer feio apenas porque lá na federação deixaram de lhe falar como o sr. disse. Respeite os seus atletas que estão no projecto, respeite os outros atletas do projecto e critique apenas a partir de Agosto de 2012 para o novo ciclo-olímpico, aí sim tem 2 anos para ajudar a compôr uma maneira que no seu ponto de vista seja mais eficaz para os JO do Rio de Janeiro, mas em 2014 terá que se calar pois aí já é fase de trabalho.
Acredito que se o Tiago não mudar esta postura e não optar por perceber que esta é a fase de trabalho onde se deve deixar as pessoas tranquilas, no dia 25 de Agosto o sr. estará a postar aqui criticas na hora em que o jovem portugês estiver a correr se este não fôr um dos do seu projecto pessoal.

Entendam que esta é fase onde todos devem remar para o mesmo lado, sejam Aragões, Nunhos, Marreiros, Marinheiros e etc, pessoas que tiveram ao longo do tempo divergência de opinião e até pontos de vista opostos devem agora unir-se num ideal apenas pois agora é a fase de guerra, e se vais para a guerra o teu camarada português é o teu aliado único, nem que seja aquele vizinho que t antes detestavas, ele agora luta ao teu lado pelo mesmo país e ideal que tu.

Recomendo contenção e união até 28 de Maio de 2012, dia que encerra o período de qualificação. Nesse dia faremos a festa, ou não. No caso de não será então a altura para analisar o porquê de não, o que se poderá fazer melhor, e etc. Até lá recomendo contenção especialmente por parte do Sr. Aragão que terá que entender que há horas onde temos mesmo que agir como verdadeiros homens de honra.



ps. note sr. Aragão que a tal bicicleta com que o David venceu essa corrida em Espanha era uma HARO Bike V2 ou V1 salvo erro, um quadro topo de uma grande marca que penso que não se vendia nem nunca se vendeu no supermercado. Mas este exemplo no caso não verdadeiro, da bicicleta de super mercado que o Sr deu acima, relembra-me que esta vitimização do David já é antiga, leva anos e se sempre servíu para ele ter condições que repito, em termos gratuítos mais ninguém desta geração teve. Ainda sobre essa corrida que o Sr. faz questão de dizer que ele "venceu" todos os cadetes, o Sr. há-de-lhe perguntar sobre quem é que na última subida de 6km(???!!!, sim, 6 sempre a subir) ao invés de atacar nesse seu melhor terreno, ficou com o David para partilhar a água com ele pois ele tinha falhado o abastecimento? Pergunte-lhe se essa atitude não foi digna de um verdaderio espírito de equipa e de amizade, e pergunte-lhe se ele tinha ganho se quem optou por lhe ficar a dar água tivesse ido embora? E pergunte-lhe se depois no final e ao sprint ele foi mais forte 4 segundos que o colega que sacrifico essa vitória para que ele não penasse 6km sem água. O David venceu essa primeira prova internacional desta nova e grande geração, mas pergunte-lhe como e talvez comece a perceber porque é que há códigos de honra e de conduta que se devem cumprir no mundo e na vida para que sejamos diferentes do bichos!
Sobre isto, continuo a achar, e mais acham o mesmo, que ou falam tudo, ou não falam nada, estar para aqui com meias verdades e meias histórias sobre este problema do David é errado e já muita gente aqui quis saber toda a verdade e mesmo que assim quisessem fazer, contar toda a verdade do único problema que supostamente o David teve com a Federação na sua gloriosa carreira (isto é sem sarcasmo, este jovem teve mesmo uma gloriosa carreira com a máximo a ser atinjido no mundial do ano passado com o brilhante 10º lugar, melhor de sempre do btt sem contar com o 2º do outro), mesmo que o qisessem fazer, era no tópico do David e não no tópico DE TODOS NÓS.
 
Top