iniciacao em que modalidade?

Noisia

New Member
O componente mais pesado da tua FS deve ser mesmo o quadro. Os tubos devem ter sido fabricados numa liga de alumínio de baixa qualidade com uma espessura acima da média para conferir maior rigidez e resistência à fadiga. Atrevo-me a dizer que a qualidade deve ser tão baixa que a liga de alumínio nem vem especificada no quadro... ...ou vem?
 

zdjota

Member
pensei que deveriamos discutir a minha bike e nao a do meu marido, que ja sabemos que e muito rasca xD

hoje vou experimentar uma berg roda 26 da vizinhanca tambem, depois dou feedback
 

Noisia

New Member
Fiz confusão peço desculpa. De qualquer das formas eu acho que uma pessoa com 1,67~1,68 já tem altura para pedalar num quadro tamanho M. Não é necessário que o espigão do selim esteja regulado numa posição muito elevada, apenas o suficiente para a perna flectir ligeiramente. Posso estar enganado claro...

...esta tabela da Kona diz que o tamanho varia ali entre o S e o M. Deve ser ao gosto da pessoa vou assumir...

 

Joseelias

Well-Known Member
Com essa altura, e dependendo do quadro até pode ser um M, mas tem que ser um quadro M de 17" e com um bom slopping (inclinação do tubo superior) para haver pelo menos dois dedos entre a virilha e o tubo (mínimo dos mínimos), e o quadro também não pode ser muito longo como normalmente os quadros de XC são relativamente aos quadros de AM e outras modalidades mais radicais.

Isto é, até pode ser um M mas tem que se muito bem visto. A minha mulher tem 1,65m e anda num M de 17" e está ao limite. Mas como é de AM o comprimento do quadro é o ideal apesar de se ter puxado o selim para a frente até ao limite permitido.

zdjota

A sensação de que a bike do teu marido custa mais a puxar pode ter a ver com o tamanho da roda, pois as 26 são maiores que as 24, e um local onde se nota muito o peso (a mais ou a menos) é quando este está nas rodas. O pessoal que passa de 26 para roda 29 comenta muito este facto.
 
Last edited:
@Joseelias
Até compreendo o que estás a dizer, mas para ela e principalmente porque irá começar, penso que não vale a pena andar com muitas invenções e ajustes até aos limites... jogue pelo seguro, um quadro S é o ideal, de preferência um modelo para mulher.


@zdjota
Tendo o meu filho uma bicicleta roda 24, custa-me a acreditar que essa bicicleta da imagem seja mais leve que a tua... quase que aposto que é bem mais pesada.

Custa-te mais a puxar porque com o teu tamanho estás claramente a pedalar em cima de um trator... A bicicleta é maior e mais pesada (?) e se foste pedalar para zonas onde não pedalas habitualmente, o tipo de terreno também poderá dar-te essa sensação de esforço extra.

Procura pedalar com uma bicicleta indicada para ti e vais ver a diferença que sentes...
 

Joseelias

Well-Known Member
@MHenriques

Como já tinha dito, o tamanho é sem dúvida um S (16"). As referências que fiz ao M foi haver quem tenha falado nesse tamanho.

A razão porque também falei no M é que por vezes, para o orçamento disponível não há modelos em quadro S em condições estando muito mal equipados quando comparados com outros. Por exemplo, no caso da minha mulher o quadro que compramos foi o M (17") porque experimentamos o S e este equivalia a um 15" e era minúsculo. Como aquele era o melhor modelo em termos de equipamento e estava dentro do aceitável foi o que se comprou.

Nas gamas de entrada só temos a Decathlon e a Berg e temos que nos sujeitar ao que apenas duas marcas oferecem.
 

zdjota

Member
ola a todas novamente, fui medir-me pra tambem tirar as minhas duvidas

deixo aqui mais info que vos possa ajudar a tirar as vossas elacoes

da perna comprida meco 1,65 da curta, 1,63cm

entre as pernas 74cm

segundo esta tabela, M ou S serviria pra minha fisiologia em termos de quadro, melhor o S pra ter manobra de ajustamento em termos de selim e afins



bom, esta e a minha maria:

https://postimg.org/gallery/1mt63a9js/
 

zdjota

Member
dei 2 voltinhas numa berg crosstown roda 26, claramente estou a arrastar um tractor, tenho mesmo que tirar o rabo do selim pra subir a rampa.
 
@Joseelias
Não concordo muito com a questão da Decathlon... hoje em dias há marcas no mercado com ofertas muito interessantes nas gamas de entrada... é uma questão de procura e oportunidade de negócio.
Um componente melhor, outro pior, mas a oferta acaba por ser equivalente... até porque como sabes os componentes é algo que vais fazendo upgrade naturalmente, mais que não seja com o desgaste dos mesmos... e tens a questão do valor dos quadros em caso de retoma...

Se me falares em comprar uma bicicleta para uma criança.. sem dúvida que opto pela Decathlon ou Sportozone... aí sim, a diferença de valores é enorme. E com o crescimento rápido, trocas também de bicicleta...
Agora para adulto, dentro dos modelos que aconselharam, já considero relativa essa questão.
Pessoalmente não gosto dos quadros da Decathlon, bem como as cores que têm vindo a disponibilizar... depois acho que existem marcas com ofertas muito interessantes.

Abraço e boas pedaladas
 

Joseelias

Well-Known Member
@MHenriques

Na minha experiência nas gamas de entrada (e mesmo médias) pagas muitíssimo o autocolante. A Berg que compramos para a minha mulher tinha os mesmos componentes que uma Scott incluindo a suspensão, e penso que em termos de transmissão até era um pouco melhor nos manípulos e desviador dianteiro. O peso também era igual. A Scott custava mais 200€ que a Berg (na verdade 300€ por causa do desconto da SZ)!

E o quadro não era melhor, que é o argumento que os vendedores tentam usar. Se os componentes eram quase uma fotocópia e o peso o mesmo, então o quadro pesava o mesmo. Nem era mais actual nem nada. Com a diferença de 200€ podia comprar uma boa suspensão, ou um bom par de rodas, ou fazer um grande upgrade à transmissão e aí a Scott não tinha hipótese alguma pois ficaria a pesar quase mais um quilo que a Berg.

Não vi como estão agora os preços e as gamas e posso estar enganado, mas duvido muito. Quanto à estética isso é outra questão. Quem quiser pagar mais 200€ por causa das cores e de um autocolante é uma opção legitima, mas pessoalmente isso apenas se justificava numa situação extrema. Até aos 800 ou 1000€ acho que a Decathlon e a Berg são sempre marcas a considerar seriamente.

E a retoma só se coloca para quem quer andar a trocar de bicicleta com frequência, e no meu caso nunca ia recuperar os 200€ de diferença. Talvez conseguisse mais 50€. Atenção que não estou a falar de bicicletas de 1500€ ou mais mas sim de entrada de gama.
 
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@Joseelias
Nem estou a ir para esses valores.
Estou a falar dentro dos valores que estavam a recomendar os modelos da Decathlon 400€/500€

Nem se trata de autocolantes... acho a geometria dos novos quadros e as opções de cores, feias mesmo. Já houve anos em que apresentavam cores sóbrias... agora aquelas cores florescentes? Pelo menos eu não gosto.
Há cerca de 1 mês um colega levantou durante 2 dias um modelo 27,5 com o quadro branco, ao vivo é feio. Para mim...
Não se trata de olhar a marcas... Já usei quadros de valor superior a mil euros, como quadros de 150€ de marcas desconhecidas por cá ou não tão sonantes. é mesmo uma questão de gosto e de sentido de negócio.

Se as marcas mais conhecidas têm boas ofertas dentro desses valores? Talvez não... pelo menos que venham com bom equipamento... mas se há marcas menos conhecidas mas de igual qualidade com ofertas interessantes? Sem dúvida que há. Basta procurar um pouco.

Abraço!
 

Joseelias

Well-Known Member
@MHenriques

Concordo que as cores que a Decathlon tem escolhido ultimamente são um bocado lamentáveis. A branca mate que referes é pavorosa mesmo. Está aí um exemplo que me levava a pagar mais por uma bicicleta equivalente só para fugir da pintura dela. :D
 
Já andamos em offtopic há bastante, vamos continuar mais um pouco :)
É essa mesmo. Já a viste ao vivo?
É só o preço que te faz gostar e escolher algo?

Além de que esse modelo o tamanho mais pequeno disponível é o M. Pessoalmente não o aconselhava para a senhora em questão. Um pouco mais alto é ele e sentiu-se em cima de um cavalo.

Mas com as opiniões já dadas, pelo menos que sirvam para que tenha isso em atenção e faça um teste antes de se dicidir.

Abraço
 
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zdjota

Member
bom, eu nao fico zangada, mas uma bicicleta e mais que um meio de transporte e lazer ao fim de semana
digo eu, lol

as cores e feitios ja vem do gosto estetico de cada um
mas ate nem e isso que estamos a discutir, era so saber se por enquanto a minha "MARIA"(a minha mercier) ainda dava pra uns raids e afins ate ter possibilidade financeira pra uma BTT roda 26, e entretanto tambem entrar numa fase de adaptacao a uma roda bastante maior.

obsoleta, ainda me da aquele prazer e conforto em pedalar

e pronto, mais uma:



grande rasgo!
mas a camara de ar continua intacta, da pra salvar o pneu ou parto ja pro suplente? e que este ainda tem muito piso pra gastar... xD
 

SeteGu

Active Member
Esse pneu é para mudar.

Na bicicleta laranja custa mais a pedalar porque é de suspensão total. Além do peso aquilo vai sempre a bombear e, por isso, a eficiência de pedalada é muito baixa. Já tive uma assim.

O tamanho da roda é só uma questão de habito... e de 26 para 27,5 a diferença não é assim tanta... o pessoal agora até usa roda 29 que é para rolar melhor (andar mais depressa/subir mais rapidamente)! Ao passar para 26/27,5 depois não vai querer outra coisa!

Admira-me que essa suspensão da "Maria" até seja boa em pedra uma vez que está toda arruinada. Nenhuma dessas bicicletas é boa para fazer BTT. Aconselho uma RR340 [180€] ou uma usada equivalente/melhor (a ideal seria mesmo a RR540). As RR, salvo erro, até se podem comprar às prestações (sem juros).
 
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edununo

Well-Known Member
MHenriques, já a vi ao vivo. Tinha ideia que existia em S. Se só há em M não dá. Para mim o M pareceu-me o indicado e tenho 1.79.

Gosto da cor. Por acaso até acho a bike engraçada. Quando esteve a 699 já a considerava um grande negócio. Quando passou para 599 ainda mais. Onde sem encontra algo semelhante por esse preço? Transmissão 10V SLX e Deore, suspenção a Ar, travões hidraulicos etc....
 
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