iniciacao em que modalidade?

zdjota

Member
ola rapazes, sou muito verde no que diz respeito ao BTT no geral, e o que tenho feito sao apenas umas voltas especialmente por questoes de saude e recuperacao de boa forma fisica.
Para o ano quero iniciar-me em algo mais serio, como entrar em algumas provas e iniciar um treino a serio, e gostaria de saber que, com as caracteristicas da bike e minhas aquela modalidade da qual se encaixa mais em mim pra comecar a dedicar-me mais a isso.

Outros factores que penso influenciarem: gosto de andar na lama, no monte,gosto da natureza,acho terapeutico, nao tenho medo de sujar(afinal de contas toma-se banho e resolvido), sempre fui pessoa de forca explosiva, nao me dou la muito bem com situacoes de resistencia.(mas penso que se pode trabalhar nesse sentido,nao?) Sou melhor a descer do que a subir, LOL
Pratiquei em nova ciclismo de pista no velodromo

Sou mulher, estatura media,(cerca de 1,65, 1,67) pernas longas, uma mais curta com a outra devido a problema de coluna, magra,(cerca de 48kg) tenho 32 anos, nao tenho muito cuidado com a alimentacao, sou extremamente gulosa e tenho um metabolismo acelerado.

Utilizo uma compensacao na perna curta de forma a conseguir me equilibrar na bike.
Nao sei se interessa, mas o meu estilo de pedalar e um pouco como o froome lol, pelo menos e o que dizem, nao sou muito de tirar o rabo do selim.

nao tenho ainda o aval do medico pra participar em nenhuma prova, mas estou a progredir positivamente.

a minha bike e uma mercier roda 24 hibrida com mais ou menos 14KG com pneus 1.95 da kenda que teem uma aderencia espetacular ate na chuva, nao sao tao bons no alcatrao, com transmissao de 7 velocidades, Shimano MF-TZ07 e pedaleira prowheel 152L 42-34-24, corrente KMC, travoes V-Brake e suspensao dianteira muito rasca da zoom, mas curiosamente funciona extremamente bem em rochas pra meu espanto

tudo material obsoleto, mas o que e certo e que a minha maria anda bem por enquanto e so acho necessario fazer upgrade quando comecarem os sinais do desgaste(estou pensar em upgrade na transmissao e pneus)

com estas caracteristicas que tipo de modalidade seria para mim mais vantajoso de iniciar pra tirar proveito da bike e da minha forma fisica?

do que andei a ver muito na diagonal, o XC desperta-me curiosidade, assim como o trail, mas nao sei.... :s

Venham de la as vossas opinioes!
Obrigadas
 
Last edited:

SeteGu

Active Member
Em qualquer modalidade do BTT tem que se subir excepto no downwill... a menos que tenham um grupo que use uma pick-up para transportar as bikes sempre até ao topo dos trilhos (também frequente no Enduro).

Sobre as diversas modalidades podes ver o ponto 4 deste tópico ou consultar este link, por exemplo. No youtube também há diversos vídeos sobre qualquer modalidade.

Eu, para já, preocupava-me em simplesmente andar de bicicleta, experimentar e disfrutar.
Com o tempo uma pessoa vai se apercebendo do que mais gosta. O tipo de provas mais comuns são as de XCM, ou seja, maratonas mas não tem de ser o único caminho.
 

Noisia

New Member
Para começar acho que devias ponderar seriamente pedalar numa roda 26' ou 27,5'. Roda 24' não rola, prejudica-te em trilhos mais técnicos ou caminhos de pedra mais esburacados e julgando pela tua altura é uma bicicleta demasiado pequena para ti.
Categorizando o BTT por modalidades diria que existe o XC, o All-Mountain, o Enduro e o Downhill. Existem também modalidades intercaladas mas isso já é assunto para outro tópico.

Quanto à escolha da modalidade que se identifique mais contigo, só tu poderás responder a essa questão. Algumas lojas de bicicletas organizam eventos estilo "test-drive das novas gamas" educando o consumidor para uma escolha informada. Não vou fazer promoção às marcas mas posso dar-te a dica que uma dessas lojas é possivelmente a mais conhecida de Portugal. Outra maneira é pedires a um amigo que te empreste uma bicicleta mais actual experimentares uns trilhos com ela.

Mas digo-te já que se não gostas de saltar e descer uns obstáculos mais íngremes podes riscar o enduro e o downhill do teu leque de opções... :D
 
Last edited:

zdjota

Member
o quadro e um M

tenho a bicicleta do meu marido, FS, roda 26, pra mim e dificil rolar com roda tao grande
o downhill estara mesmo posto de lado pra mim, gosto de chegar a casa inteira e puder dar um abraco a minha filha

qual e a mais conhecida de portugal? e que nao conheco nada ca...X)
 

camponubla

Well-Known Member
O mais certo é que a FS do teu marido seja um tamanho grande para ti.

Concordo com o que já te disseram, se puderes tenta arranjar uma 26" ou 27,5", do teu tamanho. Para isso o melhor é seres aconselhada numa loja, para que te digam qual é o tamanho de quadro adequado para ti. Com a referência do tamanho já podes comprar a bicla na loja ou procurares bons negócios na net (roda 26" há muitos bons negócios na net, que comprei há uns tempos para a minha namorada uma merida o'nine de 26" toda bem equipada com quadro em carbono por menos de 700 €)

Em relação à modalidade, como também te disseram, terás de ser tu a definir isso.....mas podes começar por excluir o que não gostas (enduro e down hill, se calhar).
 

zdjota

Member
nao sei o tamanho do quadro dele, e uma bike reles de supermercado pra ai(goldbike) mas e similar ao meu lado a lado em tamanho

sei que a minha bike esta ultrapassada e deveria pensar nas 26 no minimo, no passado nao me adaptei vamos a ver agora
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

cara zdjota, o BTT (pedalar fora de estrada, quer seja a rolar, subir, ou só descer), ou se ama, ou se odeia... apreciar os cheiros, os sons da natureza. As paisagens.... ui. A "biscléte" leva-nos a locais unicos, de rara beleza. Quem gosta, pelo menos, até "conhecer o país a pedalar" (percorrer os diversos eventos de norte a sul do país), dificilmente se troca de desporto. Conhecemos aldeias, gentes, e petiscos.... que sem a bike, será difícil conhecer (atualmente, com a onda do trail, acontece o mesmo... percorremos os mesmos locais). Como tal, desde já lhe alerto para o facto de que, pode ficar "BTTodependente". :p

O trail, é muito mais simples..... basta "um" par de ténis, e voilá... mas, para a sua condição física, não aconselho (problemas de coluna, perna ligeiramente mais curta, trará stress.... dor na anca, etc.. etc...) O BTT, monetariamente é mais complexo... terá sempre a vantagem de percorrer mais kms, no mesmo espaço de tempo. Entretanto, se pretende mesmo evoluir, assim que lhe seja possível, a bike terá que evoluir. No mercado dos usados, aparecem bons negócios... terá que estar atenta.

Relativamente a treino, para passar a ter mais resistência, isso trabalha-se, obviamente. Pelo que descreve, tem uma base perfeita, para que venha a ser uma excelente atleta. Para já, aconselho-a a passear, a apreciar, a aprender!!!! ;)

.....votos de boas pedaladas.... principalmente, pedaladas com (c)alma!!! O nosso país tem IMENSO para nos mostrar!!! Por vezes, até ao "lado de casa". ;)
 

SeteGu

Active Member
Eu ia à Decathlon e comprava uma RR540 (400€) ou uma usada equivalente/melhor.

Tentando simplificar:

XC é Cross Country, ou seja, "cruzar o campo". Na maioria das maratonas (XCM) dá-se exclusiva atenção à componente física: rola e subir o mais depressa possível percorrendo longas distancias (40, 80, 120, 160kms...) para vencer a prova.
No XCO (percurso fechado em que se tem de fazer x voltas o mais rapidamente possível) além da componente física já costuma entrar a componente técnica, ou seja, destreza para ultrapassar uma série de obstáculos.

O All Mountain é percorrer toda a montanha, ou seja, andar em todo o lado. Percorrer todo o tipo de caminhos/trilhos (normalmente "naturais") quer a subir ou a descer.
A partir daqui a componente técnica começa a ser cada vez mais preponderante. Nunca reparei numa "competição de AM" mas há algumas provas/passeios (não muitos) com estas características (Eiras ST, Rota do Javali, etc...).

O Enduro é a procura dos trilhos mais exigentes/técnicos podendo ter também alguma (ou muita) subida. Depende bastante da utilização (ou não) de carrinhas para transportar as bicicletas até ao topo (nas provas costuma haver). Aqui o objectivo é puramente aproveitar a descida: descer o mais depressa possível por trilhos exigentes e muitas vezes com forte intervenção humana (saltos, drop´s, duplos, etc...).

O Downhill é um pouco como o Enduro mas numa vertente ainda mais "hardcore" visto que as bicicletas estão totalmente pensadas/desenhadas para descer. Aqui subir só mesmo de carrinha.

Mas isto tudo às vezes é um pouco relativo. Ás vezes o que importa é andar de bicicleta. A única coisa com que nos devemos preocupar é ter uma bicicleta minimamente ajustada aquilo que vamos fazer. Uma de Enduro pode percorrer pista de DH mas para XC claramente já não é o mais indicado e vice-versa (XC para EN ou DH).
 

zdjota

Member
uma rockrider sendo de 27,5 e ainda nao sei se me adapto a rodas maiores, nao teem o quadro S em stock no site,(penso ser o equivalente em MTB em relacao a minha) pra alem do preco que e mais do que o meu ordenado...
teria de ser uma usada, la esta, outro tiro no escuro nao sabendo o estado da transmissao e a kilometragem ja feita(pra ter ideia de desgaste da mesma)

segundo o teu post, teria inclinacao pro XCO nesse caso, parece mais o meu estilo hehe...
 

zdjota

Member
bom, voltei, escusado sera dizer que voltei com poucos ferimentos e apenas 2 quedas xD
cansei, aproveitei e amarrei a dita a uma arvore e fui dar um passeio por um trilho que nao e usado em BTT devido ao seu pessimo estado e tirei umas fotos e tambem a area de incendio deste verao
vou tomar banho tratar os ferimentos e comer, que esta menina ta a pedir docinho! xD
 

JETSTREAK

Member
Boa tarde
Ainda bem que foram apenas duas quedas espero que as consequências não tenham sido graves
e que não percas o entusiasmo pela btt.
O meu conselho vem no seguimento de alguns dos anteriores basicamente precisas de uma
bicicleta indicada para as tuas características físicas e que seja fiável para utilização em BTT.
Digo-te já que nem a tua roda 24 nem a FS que indicaste cumprem os requisitos.
Eu para já não me preocupava muito com variante dentro do btt porque acabarás por tirar as tuas
próprias conclusões à medida que fores entrando neste mundo.
Em relação à bicicleta e admitindo limites no orçamento a meu conselho é que procures no olx,
como já foi referido existem excelentes negócios na roda 26 e se for essa a tua opção aqui a malta
dá uma ajuda na escolha.

Votos de rápida recuperação
 

zdjota

Member
oh, pouca coisa, nao desisto por um arranhao lolol nem pensar

a minha e obsoleta mas tem de servir enquanto nao tiver possibilidade financeira pra melhor, a FS bolas, arrastar aquilo deusmalivre!!
 

Noisia

New Member
Uma RockRider tamanho S roda 26/27,5 talvez seja mesmo a bicicleta para ti. Uma geometria actual acompanhada de uns travões de disco hidráulicos, um guiador mais amplo e uma transmissão decente vão mudar transformar o teu pedalar para melhor.
Qualquer coisa abaixo dos 14kg nem que sejam 300 gramas vão parecer um peso pluma para ti. Aliás 14kg numa bicicleta dessas é um peso aberrante visto que o amortecedor só está ali a fazer feitio...
 
Last edited:

Joseelias

Well-Known Member
Bom, primeiro que tudo, parabéns pela tua força de vontade.

Relativamente às bicicletas penso que um S da Decathlon, como já foi dito, seria uma boa opção para ti. Uma boa pesquisa no OLX também pode fazer surgir algum bom negócio, mas tens que ter em consideração algumas coisas. Encontrar bicicletas de tamanho S não é muito fácil pelo que tens que andar bem à procura. Em alguns casos tens que contactar o vendedor pois uma grande parte deles não coloca o tamanho da bicicleta, e até pedir para medir se for caso disso. Prefere sempre bicicletas que possas ver ao vivo e de preferência com alguém que perceba de bikes para poder avaliar o estado dela. E tenta regatear o preço.

Em relação às bicicletas que usas neste momento, se em termos de componentes forem equivalentes, até diria que a suspensão total até será a melhor excepto pelo peso. A roda 26 é mais adequada para Btt e o tamanho do quadro será sem dúvida mais próximo daquilo que deves de usar. É claro que será mais pesada e a suspensão apenas serve para dar algum conforto se fores sentada, acrescentando muito pouco em termos de vantagem no Btt, mas no geral acho que será melhor pela melhor posição de pedalar.

No que diz respeito ao peso da bicicleta é claro que quanto mais leve melhor, mas não havendo possibilidade de ter um peso pluma não se deve de fazer um bicho de sete cabeças por se ter uma bike com mais de 14kg. A minha mulher, com quem ando praticamente sempre, tem 1,65m, cerca de 54kg e a bicicleta que compramos para ela tinha quase 15kg pois era a que tinha a melhor relação preço-qualidade para o que podíamos comprar. Mesmo em relação a bicicletas de marca que tinham o mesmo peso e custavam mais 50%.

A verdade é que no inicio lhe custou um bocado a fazer certas distâncias, não tanto pelo peso da bicicleta mas pela falta de experiência e forma física. Ao fim de algum tempo tudo se modificou, e embora a bicicleta continue a ser pesada apesar das "dietas" que lhes fizemos (baixou dos 14kg) a verdade é que a evolução foi muito grande simplesmente pela forma física que desenvolveu. Como o Greg LeMond diz "Nunca fica mais fácil. Fica-se é mais rápido.", continua a ficar cansada, mas o tempo que demorava numa distância foi pulverizado.

Acima de tudo tens que procurar uma bicicleta que te sirva em termos de tamanho, e de preferência apenas com suspensão na frente pela simplicidade mecânica já que nas gamas baixas as suspensões funcionam mal, são peso desnecessário e até estão pior equipadas.

Um último conselho que te dou tem a ver com o selim. Se tiveres as ancas um pouco para o largo como é comum nas mulheres, compra um selim especifico para mulher. Na Decathlon têm o Selle Italia Donna que custa cerca de 30€, e é muito bom. A minha mulher sofreu um bocado com o selim de homem até termos trocado e só diz bem do Donna. Este selim é ligeiramente mais largo atrás, com uma abertura no centro mais larga que nos selins masculinos, e apesar de ser firme é confortável. Os selins muito moles enterram os ossos e depois pressionam as partes moles, o que é muito desaconselhável.
 
Last edited:

Noisia

New Member
Aquela suspensão total que ela apresentou tem pior geometria do que uma rígida de hipermercado. Aquele amortecedor deve funcionar bem, mas só no primeiro centímetro de curso...
Já experimentei bicicletas semelhantes (por carolice) e nunca ficaram melhores com o passar dos anos.

Não ando dentro dos pesos nem dos preços actuais mas se a minha Stinky (que é um tractor) pesa ~18kg não será muito complicado comprar uma bicicleta rígida na categoria dos 14kg e fazer um upgrade ás rodas para lhe ceifar uns 500g. É uma questão de ser criativo, averiguar o peso de cada componente e aproveitar épocas de saldos tanto em lojas físicas como no comércio online...

É também fundamental fazer amigos neste hobbie, socializar com diferentes BTT'istas, discutir marcas, preços, modalidades, etc.
 
Last edited:

zdjota

Member
Uma RockRider tamanho S roda 26/27,5 talvez seja mesmo a bicicleta para ti. Uma geometria actual acompanhada de uns travões de disco hidráulicos, um guiador mais amplo e uma transmissão decente vão mudar transformar o teu pedalar para melhor.
Qualquer coisa abaixo dos 14kg nem que sejam 300 gramas vão parecer um peso pluma para ti. Aliás 14kg numa bicicleta dessas é um peso aberrante visto que o amortecedor só está ali a fazer feitio...

ah, nao, a bike da foto e a do me marido, a minha ja postei aqui algures a foto, mas ca vai


a do meu marido sem duvida que e confortavel e mais leve que a minha se a levantar, mas como disse anteriormente, custou-me mais a pedala-la pra arrastar ainda nao sei bem o que...talvez os amortecedores ou as rodas?


joseelias, a questao do selim a mim sera contraria, adapto-me muito bem com selim de homem ja que tenho a anca basculante, mas posso muito bem usar este:




no geral, esta hibrida e tao confortavel como uma FS pra quem pedala sentado, mesmo a levar com as coisas do trilho, nao me incomoda nada
tem cerca de 14kg(nao tenho balanca pra uma pesagem precisa) pois ate tera mais com o bidon, o suporte, luzinha, bolsa a acrescentar mais gramas
o curioso e que nao me custa rigorosamente nada pedala-la, parece-me mesmo leve!
 
Top