Independent Fabrication em Portugal

fatchance

New Member
Já esta mais outro aço na area meus amigos tambem ele inoxidavel mas da columbus xcr é o nome desta nova tubagem ja esta uma bike de estrada feita neste material da if na parte group ride,de qualquer forma os quadros de btt que iram começar em produção em setembro acho que serão reynolds 953 pois com esta tubagem ja os homens estão a trabalhar desde o ano passado e se esta tubagem columbus for como a reynolds no prinçipio não havia uma entrega breve pela parte da reynolds e não havia tambem muita diversidade em termos de tubos para todo o quadro.Esta lindo este quadro tambem embora seja estrada vejam os promenores de contrução desde o maquinar das pequenas peças até ao pingar dos tubos e depois a soldadura final.Melhor que isto so mesmo ali em lousa uma masil ou assim :lol: :lol: estou só a brincar por favor não quero ferir susceptibilidades.
 

350plus

New Member
fatchance said:
(...)no entanto como é uma marca artesanal tudo é possível e no caso de o cliente querer os tubos ventilados assim os homens o iram construir.
e o unico que vem assim mesmo sem que o cliente peça(...)

Sim, estava perfeitamente ciente dessa situação e a minha observação encaixa-se mais como uma sugestão a quem pensar vir a adquirir um quadro destes. Nada a tirar em termos de qualidade da marca, a geometria, o material a soldadura continuam a ser do melhor. :wink:
Mas sendo investimentos avultados e peças de boa qualidade, é importante fazer tudo o que possa precaver futuros danos. Eu falo nesta situação porque de facto há relatos de muito pitting interno nos quadros. Para quem estiver interessado em ler mais sobre o assunto, recomendo este post do Rody Walter sobre restauro de uma Fat Chance:

:arrow: http://groovycycleworks.blogspot.com/2009/04/beat-up-clapped-out-and-moving-slow.html

Relativamente ao 953, por acaso também gostava de puxar o tema para a conversa porque é algo que estou curioso. A IF tem estado sempre na frente do lançamento deste material em parceria com a Reynolds e as opiniões que tenho visto são bastante dispersas. Tenho curiosidade de saber o que a própria marca espera dos novos quadros de BTT em 953, nomeadamente em durabilidade a longo prazo, resistência a danos, etc.

Eu explico a minha ideia actual sobre o 953. É certo que no papel o material brilha em termos de propriedades. Sendo um aço maraging não se espera outra coisa e ainda tem o bónus de ser resistente à corrosão. No entanto dou por mim a pensar se as bicicletas serão uma aplicação ideal deste material de alta performance. O que o 953 traz de novo para o jogo são resistências mecânicas super elevadas. Isto potencia quadros mais leves se as tubagens forem mais finas. No entanto, quem viu tubagens de um quadro de 853 já sabe que não dá para fazer muito mais fino sem entrar no nível de casca de ovo. Caindo no erro de tentar obter pesos recordes vamos ter muita susceptibilidade ao dano. Logo, os ganhos de peso efectivos são pequenos num tubo. Se tivéssemos a falar na estrutura de um trem de aterragem de um A380 (feita também num aço deste tipo) aí sim, a natureza volumosa e maciça da peça permite fazer secções mais pequenas e poupar massa.

O que vamos ter é então um quadro sem corrosão, com o peso perto de um quadro de aço de alta qualidade, bastante mais resistente e ao preço do titânio. Mas um quadro de aço normal de XC já é suficientemente resistente para 99% das pessoas. Será que compensa preterir o "tried and true" titânio em favor do 953?

Isto são apenas considerações pessoais e genéricas que fiz com o que sei de metalurgia e design de quadros. Há sempre truques e pequenas nuances que fazem toda a diferença do mundo.

Fatchance, como já disse anteriormente, é um tema que me fascina bastante e se me pudesses dar mais informação concreta sobre as propriedades e argumentos dos quadros da IF em 953 ficava agradecido. :wink:
 

fatchance

New Member
Pratoni estava mesmo a brincar e não me queria adientar mais sobre tal marca,pois isto vai arrastar-nos para of topic.
 

marky27

New Member
Não sei se a IF estará assim tão na frente da corrida relativamente à utilização do 953, pelo menos a Genesis já tem um protótipo de um quadro de BTT construido com esse material e estão a ponderar passa-lo para produção.

Há uns 2 anos atrás encontrei uma foto-reportagem feita na fábrica da IF com umas 100 fotos ou mais que acompanhavam todo o processo de fabrico de um quadro.
Trabalham lá uns "red-necks" todos tatuados e barbudos, parece a oficina do American Chopper :lol:
 

pratoni

Active Member
Não sei se deva fazer esta pergunta aqui ou por mp mas, os preços que estão no site não devem ser os preços particados cá em Portugal, certo?

Quais os preços cá no nosso cantinho? :roll:
 

fatchance

New Member
Amigo ludos tens toda a razão não tambem nao pretendo sair do topico mas aqui so para nós esse quadro de aço que o meu amigo tem quantos rolamentos dos pivôs ja foram substituidos quantos barulhos ja fez nos pivôs que nos quebram aquele silençio da voltinha e quantas revisoes fizes-te aquele amorteçedor de traz.
Então e aqui so para nós não e confortavel o sufiçiente mesmo sendo rigido...

Não sei se o meu amigo esta em serpa,mas se está logo a tarde beba ai uma cervejinha na lebrinha por mim e coma uns caracolhinhos por favor aquele abraço.
 

fatchance

New Member
A if tambem ja tem quadros em reynolds 953 feitos no site apareçe um em versão single speed com garfo rigido e umas florzinhas pretas só que os homens ainda andam a testar aquilo no btt segundo o que me foi informado na estrada é definitivo está para ficar agora no btt os homens estão a ver o que é que aquilo aguenta para poderem por um producto no mercado que faça jus ao nome que eles tem na praça.

Quanto ao preços isto e um producto que vem dos estados unidos paga portes paga alfandega temos a variação do dólar e no final teremos de adiçionar a volta de 45% em cima do preço que apareçe em dólars no site ja com a seven e exactamente o mesmo e a explicação é esta.
 

fatchance

New Member
Mais um exemplar.

01231a1.jpg
 

Nozes

Active Member
Offtopicando acerca de quadros em aço inox,já circa 1996 a Rhygin tinha no mercado quadros em Columbus Metax...o que se passou entretanto quanto a aço inox na construção de quadros de btt em todos estes anos não faço ideia. :roll:
:back2topic:
 

david.jkr

New Member
Felizmente que existem pessoas com bom gosto para dar vida a este forum :bompost:
A IF é uma marca muito respeitada pelo trabalho artesenal e a utilização de alguns dos
mais nobres materiais que a terra produz!

:venia: :venia: :plhc:
 

Sapateira

New Member
Nao conhecia esta marca, mas já fiquei fã.
Já estou a ver que por aqui há muito pessoal na minha onda, ou seja bikes de aço, é que eu tenho uma bike de aço como minha bike de BTT e gosto bem dela apesar do pessoal estar sempre a deitar abaixo o que é antigo!!temos de criar mais topicos com bikes deste genero

Cumps
 

fatchance

New Member
Olá amigo sapateira é sempre bom saber que ainda existem no nosso pais apreciadores das chamadas bikes de geometria clássica e que por sua vez são também construídas nos tais materiais ditos clássicos mas que para os entendidos continuam a ser os melhores materiais para fazer bicicletas é pena que com tanta informação que existe hoje em dia as pessoas continuem a preferir a moda em detrimento da performance....Um abraço boas pedaladas.
 

Sapateira

New Member
fatchance said:
Olá amigo sapateira é sempre bom saber que ainda existem no nosso pais apreciadores das chamadas bikes de geometria clássica e que por sua vez são também construídas nos tais materiais ditos clássicos mas que para os entendidos continuam a ser os melhores materiais para fazer bicicletas é pena que com tanta informação que existe hoje em dia as pessoas continuem a preferir a moda em detrimento da performance....Um abraço boas pedaladas.

Temos de criar um topico para o pessoal mostrar este tipo de bikes, pois são de grande valor e na maioria das vezes desprezadas por quem chegou agora ao BTT muitas vezes por moda e não propriamente por "gosto", muitas das vezes o pessoal diz-m coisas do genero:"precisas de um quadro novo!!" e digo eu que se tivessem noção do que estão a dizer calavan-se e tentavam era comprar o meu quadro!!!
Siga com mais bikes deste genero pessoal!! a geometria classica e o aço estão aí para lavar e durar
Caro fatchance bons videos!!!

cumps
 

ze_zaskar

New Member
Quem gosta deste tipo de quadros pode e deve ir à secção Singlespeed. Está recheada deles, principalmente no tópico dos quadros de sonho. Mesmo que la sejam sem mudanças, fica-se sempre com as referencias dos fabricantes e dos designs.
 
Top