Geometria de catálogo e SAG

FMCurto

Active Member
@FMCurto

Tens a certeza que a 10mm corresponde 1º? Tenho lido que são os +-20mm que alteram o ângulo em 1º. Mas pode acontecer que com cursos tão longos e ângulos tão inclinados a proporção se altere relativamente a bikes com suspensões de 100mm e ângulos à volta dos 69º/70º.


Não, enganei-me.É isso mesmo: à volta de 1º por 20mm.Ou 0,5º por 10mm. :)
 

Joseelias

Well-Known Member
@SeteGu

O ângulo actual HA da minha Kona Lava Dome está nos 69º ou muito próximo disso. Eventualmente um pouco menos mas nunca menos que 68º.

Isto foi medido no Photoshop com a distorção da lente corrigida em Lightroom, pois não tenho ferramenta para o medir na realidade e com base numa foto o mais centrado possível. A minha suspensão tem 100mm de curso e uma medida a2c de 480mm sem Sag. Também numa calculadora online de geometrias de bicicleta o resultado da alteração que me deu foi de 69,26º.

Originalmente, nos idos anos de 1996, esta bike tinha 71º. Tenho quase a certeza que foi medida com uma forqueta Kona P2 rígida pois era o que vinha de série, embora não tenha a certeza da medida a2c dela. Na altura as suspensões estavam a vulgarizar-se e as bicicletas começaram a vir com forquetas rígidas com a a2c corrigida para suspensão, caso viesse a ser instalada uma. Ou seja, com Sag o ângulo ficará parecido com a versão de forqueta rígida.

Vi um catálogo da Kona de 2004, que foi o primeiro ano que um modelo equivalente (Cinder Cone) veio com uma suspensão de 100mm e o ângulo dessa bike era de 69º. Até cheguei a contactar a Kona sobre este assunto e eles disseram-me que o máximo ideal para o meu quadro seriam os 80mm. E os "nerds" do site Retrobike são consensuais que 100m para Retro-Mod é o limite máximo, mas tolerável. Por isso, mais coisa menos coisa, a geometria actual não foge muito do aceitável.
 
Top