Fabricantes e vendedores nacionais, será que querem vender?!?!!?

jdpcsm

New Member
Não sei o que se passa com os fabricantes e distribuidores portugueses, mas cada vez que os contacto por mail, raramente recebo resposta, quando contacto estrageiros ate da china respondem quase sempre no prazo de 1 a dois dias...
Depois, nas lojas ou vendem o que está a vista ou então se é para encomendar alguma coisa é uma carga de trabalhos ao ponto de dizerem que não há cá, só para não terem trabalho. Outra coisa que é normal acontecer é vou a algum lado procurar material mais em conta (muitas vezes para restauros), se quiser uma pedaleira de 500 EUR ta ali, uma de 15 EUR já não há...
Tambem vos acontece isto ou é só comigo?!?!!?! :)
 

Jorgex

New Member
Há sítios e há sítios.

Já me aconteceu quer montar a Sardinha com 100€ e não conseguir porque a loja era contra a politica de vender "material de combate". Peço a caixa de direcção mais ordinária da loja e eles só têm Cane Creek de 40€... Foi à loja ao lado e comprei uma caixa de direcção com 50% de uso por 10€.

São formas de seleccionar a clientela. Uns vendem caro ou apenas gama média/alta, outros são genéricos.
 

DriveMe

Active Member
Nem mais. Há lojas e lojas.
Qdo és bem servido voltas lá. Qdo não és procuras outra.

Tenho preferência em comprar material lá fora, por razões óbvias. Claro que não dispenso os serviços duma loja local. Felizmente, nos últimos anos tenho sempre sido mto bem atendido tanto pela já encerrada BikeTarget como (passo a publicidade) pela mais recente loja EstrelaBike. Mas, a nível de preços, não deve haver loja em Portugal que consiga bater os preços que encontrámos lá fora.

Todos querem vender, mas nem todos tem a melhor atitude com o cliente. Lembro-me de um episódio aqui à uns tempos de uma loja no Porto, que estava a escoar material. Mandei mail com a encomenda e os dados, cm indicavam. Uns dias mais tarde, um amigo meu teve a oportunidade de lá passar e então pedi-lhe para tratar do assunto pessoalmente. Ainda lhe disseram: "sim, vimos o email mas ainda não respondemos..". Meia hora depois lá conseguiu trazer o material, após inúmeros enganos e inúmeras confirmações. E ainda conseguiu trazer uma peça trocada. Desgostou por completo do atendimento.

Já aqui noutra loja fui atendido com um excesso de confiança que permito apenas a amizades próximas, o que foi um cartão de visita mto mau. Só lá fui pq precisava de material específico, e sabia que lá havia, e ainda só voltei mais uma vez por necessidade.

Qto às duas lojas referidas anteriormente, nada de negativo a apontar. O dono da Target dizia-me simplesmente se tinha ou ia ter o material. Uma altura precisei de uma roda e ele disse-me que o cubo que eu queria não tinha em stock, e não sabia qdo ia ter (estavam esgotado em todo o lado e o distribuidor não lhe sabia precisar). Cm tinha alguma urgência comprei um usado e voltei lá passados uns dias para montar a roda. Coincidência, tinha acabado de receber os cubos. Sei ainda de um episódio com esta loja em que o dono ligou para um cliente a confirmar se a encomenda tinha chegado, e se era mesmo aquilo que ele queria.

Na EstrelaBike, por algumas vezes, fui à procura de material que não tinham na loja. Encomendei e comprei. Sem problemas. Curiosamente, representam as duas marcas das quais procurava material, a NS e a 661. Nada a apontar.
 

TheTraveler

Active Member
No geral não há muita vontade de vender cá pelos nossos lados, felizmente de vez em quando há excepções.
Um bom exemplo que posso dar do não querer vender foi na megasport das 4 estradas em que fui com um puto meu amigo para comprar uma bike nova. Ele queria comprar uma coisa baratinha e estávamos a ver as Mondraker Ventura. Já haviam os modelos de 2007, perguntámos se havia ainda algum modelo de 2006 pensando que houvesse um bom desconto. Havia uma de 2006, com um risco, e que nos dava direito a um desconto de 7€ em relação a uma de 2007 imaculada... 7€ de desconto num modelo de ano anterior e ainda por cima riscada? É não querer vender! Parece que preferem ficar com material encalhado do que perder margem de lucro.
Lá por fora, quando algum material passa de época, é baixar o preço o máximo possível. Evitam material encalhado, fazem dinheiro para comprar material da nova época, e deixam clientes satisfeitos e com vontade de voltar. Não fazem dinheiro no imediato porque perderam a margem de lucro, mas não ficam com monos encalhados na loja. É fácil chegar à conclusão de que mais vale vender sem lucro do que não vender e não recuperar o investido.

Outro exemplo da falta de vontade de vender que gosto sempre de dar são os velhotes dos laranjais aqui da zona. Passam dias e dias sentados na horta à espera que alguém lhes vá comprar as laranjas, passam a vida a reclamar que as laranjas espanholas é que lhes dão cabo do negócio. Mas nunca foram capazes de se juntar a alguns vizinhos para dividirem transporte e ir vender as laranjas a mercados, feiras ou grandes superfícies. E os Espanhóis é que são culpados... Têem um mau produto que conseguem vender melhor que o nosso bom produto, e eles é que são os burros...
 

Ratolas

New Member
Já me tinha apercebido dessa situação na Megasport, a bike tem aquele preço e não se mexe, mesmo havendo modelos mais recentes ao mesmo preço ou com preço inferior. Na altura tinham lá uma Kona Coiler já com 2 anos ao preço da daquele ano, cheguei a chamar a atenção ao dono que em Lisboa aquele modelo estava á venda por quase menos 500€, mas ele não ligou muito ao meu comentário. Já não vou lá há algum tempo, mas quase que aposto que a Colier ainda lá está!
Quanto aquela questão do "mandar vir", há lojas e lojas, mas essa postura é normal no comércio em Portugal(seja de que produtos fôr), mas as lojas "que se mexem" para satisfazer o cliente merecem ser compensadas!
 

DriveMe

Active Member
Quanto aquela questão do "mandar vir", há lojas e lojas, mas essa postura é normal no comércio em Portugal(seja de que produtos fôr), mas as lojas "que se mexem" para satisfazer o cliente merecem ser compensadas!

Nem mais. Prefiro dar mais uns euros e comprar lá o material do que mandar vir de fora, só pela maneira como fui tratado. Claro que há preços imbatíveis e irrecusáveis, e mesmo o donos das lojas aceitam esse facto com naturalidade. Não compras hj lá a suspensão mas compras amanhã um capacete ou umas luvas.
 

TheShadow

New Member
eu sempre que quero ver qq material seja para a bike ou para mim primeiro pesquiso em sites nacionais os preços.
Depois vou à loja onde comprei a bile e pergunto tb.
Normalmente compro na loja pois os preços que me fazem são tao bons ou melhores que em casas bem maiores e tenho garantia e ainda me oferecem a montagem se eu quiser.

Contudo já comprei material lá fora e tb no ebay a preços imbatibeis por aqui.

Em exemplo dos bons foi uma pedaleira SAINT que aqui nunca me faziam menos de 250€ (a de 3 pratos - 44/32/22) veio para casa por 130€.
 

betozeca

New Member
Eu compro quase tudo na loja do costume os preços que me fazem sao bem bons comparados com os que vejo no mercado,pois acredito que se comprarmos tudo num sitio acabamos por ser bons clientes e ninguem nos vai querer perder como clientes logo vao nos tratar sempre bem e fazem bons preços pois ganham menos em cada peça mas como nos vendem muitas rende,certo??
Por vezes os importadores é que nao têm para entrega pois algumas vezes o dono da loja liga a minha frente e por vezes o importador nao tem para entrega.quanto a loja onde vou nao tenho queixas,já a alguns importadores.......acredito que seja um grande investimento para o importador mas se nao tem capacidade monetária para ter stocks entao nao podem ser importadores,caso contrario eu tambem seria importador por ex da shimano :choneh:
Quanto ao resto é só elogios principalmente ao nuno da ezbikes :yeah: :cheers:
 

Jorgex

New Member
betozeca, esse filme do cliente fiel já vi algumas vezes. Aliás, já vou na minha 3ª LBS.

Sou tão cliente, tão cliente que para o vim nem me ligam.
 

betozeca

New Member
Jorgex said:
betozeca, esse filme do cliente fiel já vi algumas vezes. Aliás, já vou na minha 3ª LBS.

Sou tão cliente, tão cliente que para o vim nem me ligam.

explica-me melhor como se eu fosse muito burro,pode ser com 1 desenho!!!!!!!!
 

Jorgex

New Member
já vou na 3ª loja porque fui tão cliente tão cliente que para o fim já nem me ligavam.

Ex: Eu entro e sou atendido. Passado uns segundos entra outro cliente com intenções de comprar uma bike. Ora a loja nem pensa duas vezes, prefere vender uma bike a uma gajo novo que uma peça xpto ao abituer.

As únicas atenções que tive eram do tipo, mão de obra de graça a partir dos 100€ de material ou, do tipo, fazem 3 pratos a preço de 2 pratos para despachar o material....


Sei que o título do tópico fala em vender mas o que mais me chateou nas minhas LBS foi a oficina. A forma como as coisas são mal organizadas ou como não fazem como eu quero.
 

KLUCA

New Member
TheTraveler said:
No geral não há muita vontade de vender cá pelos nossos lados, felizmente de vez em quando há excepções.
...

Havia uma de 2006, com um risco, e que nos dava direito a um desconto de 7€ em relação a uma de 2007 imaculada... 7€ de desconto num modelo de ano anterior e ainda por cima riscada? É não querer vender! Parece que preferem ficar com material encalhado do que perder margem de lucro.
...

elááááá...o grande traveler por aqui :?: :!:

Pois é, dá em que pensar dá sim...

Tenho a forte ideia que as lojas de bikes deixam boa parte do mercado "voar" para as intenetes ou então para as sportzone ou decathlon. Muitas vezes por percas infimas na margem de lucro.

e depois queixam-se...

Essa da Megasport é interessante...a Bikeland vai sorrindo com essas gafes
 

betozeca

New Member
Sempre ouvi dizer que se queres bem feito faz tu mesmo...... :rotfl: :rotfl:

Agora a sério quanto ao ex que deste acho normal,pois se só estiver uma pessoa na loja que arranja e vende se entrar alguem para comprar uma bike é natural que essa pessoa vá tentar vender a bike pois nao é todos os dias que se vende bikes.
Na loja que te falei tem como politica o seguinte: se comprares la a bike nunca pagas mao de obra seja en arranjos ou em montagens de componentes só pagas as peças,quer seja para mim quer seja para ti....
 

galyto

New Member
tenho passado por algumas situações bastante tristes...desde estares especado durante 30m á espera que perguntem o que queres e a falarem com os amigos, tratarem da tua bike como se fosse lixo, andarem a a enganar te com tempo de espera para a reparação ou chegada de peças, excessos de confiança ou ainda melhor (a ultima)ao pedires especificamente um componente dizem que não é para ti...ridiculo...entre outras...
Alerto especialmente para as lojas RBIKE em Ota, á 2da, 3ça e 4ta não têm tempo porque afinam as bikes dos amigos das maratonas d fim de semana passado, á 5ta, 6ta e sabado afinam as bikes para as maratonas do fim de semana; SPORTZONE da Caldas da Rainha e Loja de bicicletas em Alverca. Será que não precisam de €€€€€???
 

bob76

New Member
Subscrevo o que o galyto disse quanto a essas duas primeiras lojas que enomeraste, por essas e outras razões nunca lá mais meti os pés.
 

yjmalmsteen

New Member
é tudo isso!

a malta quando é cliente assíduo só é bem tratado no inicio...tipo fidelização....depois pode esperar porque há outros para "fidelizar"

aquela coisa do ahh e tal sou cliente eles até simpatizam comigo são capazes de fazer um preço de "amigo" também é outro engano

também já vi lojas com material de 2005 e 2006 e anterior e os preços mantêm-se depois ninguém lhes pega...a malta não quer perder dinheiro depois acaba por perde-lo todo.

etc e tal

saude
 

betozeca

New Member
galyto said:
SPORTZONE da Caldas da Rainha e Loja de bicicletas em Alverca. Será que não precisam de €€€€€???

Se já foste a loja sportzone das caldas e nao gostas-te entao aconselho-te a ezbikes que é perto fica em famalicao da nazaré.
 

RTC

Super Moderador
EZBIKES em Famalicão da Nazaré???
Olha...passo lá todos os dias e não sabia que havia lá uma loja. :roll:
Onde é que fica mesmo???
 

emparlace

Member
KLUCA said:
Essa da Megasport é interessante...a Bikeland vai sorrindo com essas gafes
Na minha opinião a bikeland também tem as suas falhas, e falo isto com conhecimento de causa.
Já me falharam várias vezes e dificilmente comprarei mais material lá.
A última coisa que comprei lá foi uns travões xt 2008, no qual eu tinha pedido o preço final deles montados.
Encomendei-os e quando fui para montar acrescentou ao preço que me tinha dito o valor dos discos.
Eu reclamei ao que me responderam que o preço dado nunca era com os discos...
Isto é de um gajo passar-se logo da marmita...
Mas no final quem perde são eles, porque o meu pai tava a pensar comprar uma bina na casa dos 2000€ e lá não a vai comprar de certeza.
Já um amigo também ía comprar uma trel fuel 5.5 lá e dei-lhe a dica de a comprar num site nacional. Só poupou 300€ na bike já com os portes e tudo.
Ou seja, julgam-se muito espertos para ganhar uns meros trocos e depois acabam por perder mais do que pensam...
 

betozeca

New Member
RTC said:
EZBIKES em Famalicão da Nazaré???
Olha...passo lá todos os dias e não sabia que havia lá uma loja. :roll:
Onde é que fica mesmo???

É relativamente recente,quem vem da nazaré em direcçao a sao martinho fica mesmo a saida de famalicao do lado direito ao lado de uma oficina de automoveis,
vais ver umas bandeiras da bianchi e marin,tambem tem 1 luminoso da marin.
Vai lá e diz ao nuno que foi o beto que te mandou lá pode ser que me faça um bom desconto (ainda maior) é que sabado vou lá buscar material que ta encomendado :rotfl:
 
Top