Epic Marathon M5-mais uma para o clube

epico

New Member
Epic Marathon M5-mais uma para o clube (NOVOS UPGRADES)

Boas,
aqui fica finalmente o meu projecto depois de muitos meses a ser construído, tentei sempre procurar a fiabilidade dos componentes e sua robustez, perdendo nalguns casos em termos de peso, mas não se pode ter tudo :( e considero-me contente com o resultado.
Pelas minhas contas o peso deve rondar os 10.5Kg (a balança só dava até aos 3 Kg :lol:), peso que considero razoavél para uma suspensão total.

Pesos verificados Descrição componentes

2,491g Quadro Specialized Epic Marathon M5 2007
36g Protecção de escora da corrente Specialized
10g Fecho espigão selim Token
259g Espigão selim Thomson elite seatback 30,9*410
1528g Suspensão Rock Shox Reba World Cup 2008 White
60g Poploc Rock Shox
36g Headcap Expansor
578g Roda frente ZTR PODIUM MMX/AC 130/DT REV.2.0-1.5
47g Chavetas ControlTech
683g Roda tras ZTR PODIUM MMX/AC 225/DT REV.2.0-1.5
98g Caixas direcção Chris King NoThreadset 1,1/8
155g Avanço Thomson X4 0º*100 31,8
128g Guiador Easton EC90 560mm/31,8 3
44g Punhos Ritchey WCS
200g Manipulos mudanças Sram X.O Grip Shift
195g Desviador de trás Sram X.O medium
149g Desviador da frente Shimano XTR 34,9
179g Travões Formula R1 carbon frente
166g Travões Formula R1 carbon trás
782g Pedaleiro Shimano XTR FC-M970 175mm 22-32-44
271g Cassete Sram PG990 11-32
243G Corrente XTR 9 vel.
193g Pedais Crank brothers eggbeater ti + eixo em ti
826g *2 Pneus Schwable Rocket Ron evo 1.85"
138g Selim Selle Italia SLR Kit Carbonio Flow Saddle
Não pesei :( Kit cabos mudanças Gore Ride-On
Não pesei :( Kit Anti-furo Stan's No Tubes


12g Kit Parafusos Titanio P/Avanço Thomson
9g Kit Parafusos Titanio P/ Espigão Selim Thomson
12g Kit Parafusos Titanio Bombas Travão
64g Disco Travão traseiro Hope Pro 140mm
79g Disco Travão traseiro Hope Pro 160mm


E agora as fotos:

dsc00273le2.jpg

dsc00274hu9.jpg

dsc00275vv8.jpg

dsc00276vp1.jpg

dsc00277fj2.jpg

dsc00278er0.jpg

dsc00279cl8.jpg

dsc00280yq2.jpg

dsc00281ji9.jpg

dsc00287xx2.jpg


Espero que tenham gostado, estou aberto a criticas positivas ou negativas, afinal também é para isso que servem os foruns.
Quando tiver a balança ponho o peso final.
Boas pedaladas.
 
Last edited:

Hetfield

New Member
Excelente sem dúvida. Montagem equilibrada sem sacrificar a fiabilidade em deterimento do baixo peso. Deve ser uma máquina extremamente agradável de utilizar.

Boa sorte com a bike e os meus parabéns. :yeah:
 

HR

New Member
Parabéns... tens 1 bela bike... agora é só dar-lhe com muitos Km`s... :wink:
 

gfnc

Utilizador Banido
Boas.
Antes de mais os meus parabens pela montagem...eu tambem sou um feliz proprietario de uma, mas relativamente mais gorda, pelas minhas contas anda pelos 11,7 :cry:

Os pneus sao tubeless, ou sao convencionais e tu proprio os montaste como tubeless?

cumps.
 

epico

New Member
Boas,
antes de mais obrigado pelos elogios pessoal era um sonho muito antigo que finalmente consegui realizar.
gfnc os pneus são os convencionais, não são a versão tubeless, com o liquido no tubes e um pouco de paciência e jeito conseguem-se montar poupando assim umas valiosas gramas, ficando uma montagem fiável na mesma e neste caso à prova de furos, espero ter ajudado.
Cumprimentos
André B.
 

David Raquel

Active Member
Parabéns, está espetacular!

Conseguias tirar-lhe algum peso em alguns componentes, mas provavelmente optaste por outras características que não o o peso :wink:

Que tal os continental?
 

epico

New Member
Boas,
os continental têm-se revelado excelentes roladores, muito boa tração, ainda não apertei muito com eles em curva, pois ainda me estou a habituar tanto a eles como à bike, mas em areia muito solta já deu para ver que não é o ponto forte deles.
Já agora aproveito para lançar uma pergunta ao pessoal das epic's, situação com que me deparei hoje (2º dia de teste), o amortecedor traseiro já é de conhecimento de todos que tem aquela torção normal (fica de lado), só que o meu chega a encostar no link em carbono, penso que neste caso não será assim tão normal?
Cumprimentos.

André B.
 

Pedro_xpto

New Member
Maquina excelente sem duvida parabens pela bike...So um pequeno reparo porque nao optaste por um quadro maior? penso que o selim está alto de mais nao fica muito bem...Parabens pela BOmba;)


Cumps,

PA
 

epico

New Member
Boas Pedro,
tenho de altura 1.78/1.79 e o quadro que se enquadra mais no meu tamanho é o M (mesmo em questão de dúvidas entre M e L prefiro optar sempre pelo M, é sempre um quadro mais àgil e depois joga-se com os periféricos), tenho um avanço de 100mm e sinto-me perfeitamente enquadro na bike, em relação ao espigão do selim optei pelo comprimento de 410mm ( de origem vinha com 367mm), para ficar descansado em relação ao esforço exercido no quadro, na zona circundante do fecho.

Cumprimentos.

André B.
 

ICC

New Member
Parabéns pela máquina, mas "pegando" no espigão do selim, que distância tens entre o cimo do selim e o centro do movimento pedaleiro?
 

epico

New Member
Boas ICC,
a distância entre o topo do selim e o centro do eixo pedaleiro é de 73cm, de notar que as epic's podem induzir em erro no que diz respeito à altura do espigão do selim, por terem um slopping muito acentuado e daí darem a ideia que o espigão esta muito alto.
Cumprimentos

André B.
 

epico

New Member
Boas,
então ja temos peso para a Epic, são 10.6Kg, não muito longe do que estava à espera (10.5Kg), acho que abusei no liquído No Tubes :lol:
assim que puder ponho as fotos.

Boas pedaladas

André B.
 

ad@gio

New Member
:D Bom trabalho epico...eu tambem optei por um quadro M depois de uns dias de ansiedade e tambem tenho 1m79 ,de facto a bike fica mais nervosa...
 

patriota

New Member
Viva,

Tens uma bela máquina. Parabéns.
Tenho uma idêntica com mais 0,5Kg e se tiveres curiosidade, a foto está no forum.
Relativamente ao amortecedor traseiro, não tenho quaisquer problemas. A minha já fez 6500Km e nunca, nunca tive algum problema com esse componente.
Aliás, consegue sempre estar à altura das necessidades. Tenho apenas o cuidado de controlar a pressão periodicamente.
O amortecedor tende a chegar-se para dentro mas fica perfeitamente desencostado do link.

Boas pedaladas.
 

epico

New Member
Boas Patriota,

muito fixe a tua bike e de bom gosto (boa combinação de cores), já a tinha visto aqui no forum, não tou a ver é onde tens tanta diferença de peso em relação à minha, será nos pneus? pois em termos de componentes está muito identica, em relação ao amortecedor em principio esta resolvido, um dos parafusos que aperta em baixo não tinha o aperto correcto então oscilava demais.

Cumprimentos

André B.
 

epico

New Member
Boas,
aqui ficam as fotos da pesagem, (peço desculpa pela qualidade não ser a melhor).

hpim1015hn9.jpg


Boas pedaladas.
 

Batas

New Member
Também acho que está muito agradável! Estéticamente, fenomenal.

Apenas deixo aqui alguns comentários/sugestões para tirar mais uns gramas:

Protecção da Escora 36g. -> Lizard Skin 15g = -21g
Fecho Espigão Selim 42g -> M2Racer 10g = -32g
Espigão Selim Thomson 259g -> kcnc ti pro lite 165g = -94g
Headcap Expansor 36g -> Tune GumGUm 12g = -24g
Fecho de Roda Mavic 87g -> kcnc 47g = -40g
Caixa Direcção Chris K. 126g -> Tune BuBu 70g = -56g
Avanço Thomson 155g -> Syntace F99 Ti 100g = -55g
Punhos Ritchey WCS 44g -> Scott Race Lite 18g = -36g
Cassete Sram PG990 11-32 271g -> Dura Ace 12-27 228g = -43g


Total: -401g


Pode parecer muito para uns... Pouco para outros... Fica a sugestão.

Quanto ao tamanho, realmente tens uma altura mais chata para escolher um tamanho de quadro... O Epic tem 589mm de TT (Top Tube) no tamanho M e 615mm no tamanho L. Quer-me parecer que optaste bem, se ainda por cima usas um avanço de 100m. Ainda tens espaço para colocar um de 115 ou mesmo 120mm.
 
Top