Envios Correios e estravio de Material

#21
Hoje toca-me um vizinho a porta para entregar-me uma encomenda que o CTT Expresso entregou na garagem do predio ao lado a um vizinho que estava por la e lhe perguntou se podia receber a encomenda. O vizinho da garagem entrgeou a encomenda ao outro que verificou que nao era para ele mas sim para o predio ao lado, para mim.

Uma encomenda de 250 euros entregue na garagem do predio ao lado e que chega ao destino por haver pessoas serias e por uma que nao sabe fazer o seu trabalho correctamente. Se nao tivesse recebido a encomenda quem e que ficava a "arder" ?
 
#23
Eu sinceramente não tenho razão de queixa dos CTT, à já largos anos que envio e recebo em média 100 coisas por ano e nunca (nem uma única vez) tive qualquer problema, felizmente.

Infelizmente já assisti a algumas incompetências da parte dos CTT, por exemplo na empresa onde trabalho (onde existem pessoas sempre das 7:00 às 20:00) recebemos muitas cartas registadas e por vezes o "profissional" acha que lhe é mais simples escrever aquele papelito que tocar à campainha, depois vamos levantar a mesma à estação dos CTT e perder assim 30 min a 1 hora. Quando depois pedimos o livro de reclamações (que não serve para nada) mostram alguma indignação e acham que não temos que reclamar.
 
#24
E depois existem aqueles "clientes" que dizem que enviam e que não enviam nada...

Mas voltando ao tema..por sorte nunca tive problemas de maior, mas não é rara as vezes que cartas e afins vão parar à vizinha!
 
#26
Claro que sim! Se não for registado e com aviso de recepção como podes comprovar que o "cliente" recebeu efetivamente uma encomenda?

Não podes e podes estar a ser alvo de uma "mentira" não tendo tu, nem os correios culpa alguma.

Quando recebes algo por parte dos CTt que não venha registado, assinas algo? Não, pois não! Não existe prova.
 

Ludos

Benevolent dictator for life
#28
Ludos explica-me o que é que na minha atitude não foi sensato? Paguei por um serviço que supostamente me oferece garantias e daí ter enviado registado. Perdem a minha encomenda e eu é que não sou sensato? No site dos CTT "vendem" a publicidade a este serviço dizendo que podemos localizar o nosso objecto a qualquer momento através do site..onde é que posso encontrar um serviço com (supostas) melhores garantias?
David, a tua postura não foi sensata (na minha opinião, que vale o que vale!), apenas por uma questão de bom senso.
Se tiveres um carro topo de gama, vais-lhe meter uns pneus de 50€ ?! À partida se o fizeres, estarás a pagar por um produto que te oferece garantias (retém o ar, rolam, cabem na jante, são capazes de fazer uns milhares de km), mas que será inferior a outro produto, onde foi usada um composto de borracha diferente para ter melhor tracção, ou que tem um piso xpto para expelir a quantidade máxima de água do piso e manter o carro bem seguro.

Com a segurança relativa que o correio registado salvaguarda, acho que pecaste por não usar o serviço que seria mais adequado (cttexpresso na minha opinião) e que representará uma segurança ainda maior quando comparado com o correio registado.

Claro que é a minha opinião, e vale o que vale.

Relativamente ao mau funcionamento, isso tem entre muitas outras coisas, que ver com o "nacional porreirismo".

Eu tenho 3 moradas portais que ficam num raio de 3Km. A correspondência chega toda "trocada" ou vai para um só sitio. Isto porque o carteiro faz o giro conforme lhe dá na telha, e sabe que seja qual for das três moradas, a correspondência chega sempre ao destinatário. Eu por outro lado nunca fui aos CTT reclamar do trabalho dele, e ele vai continuar a fazer como lhe der mais jeito.

Os mecanismos de defesa dos consumidores existem e ao contrário do que se pensa, funcionam. Uma queixa fundamentada nos CTT sobre o serviço de um carteiro não é apenas algo escrito num papel para encher chouriço. Segundo um carteiro meu amigo, acarreta algumas complicações laborais e penalizações. O carteiro que falei acima já foi deslocado deste giro por várias ocasiões, justamente devido a queixas das pessoas.

Se o serviço não funciona, ou funciona mal, cabe-nos a nós contribuir para que melhore, através dos mecanismos que temos ao nosso dispor.

Apesar de discordar da escolha do serviço contratado, acho bem que leves este situação até às últimas consequências. Só assim se conseguirá apurar responsabilidades, melhorar o serviço, e penalizar alguém que foi incompetente no desempenho da sua função e que por isso deverá ser justamente penalizado.
 
#29
Nem sabem a revolta que me vai na alma por causa dos CTT... Ando à bastantes semanas à espera de uma encomenda deu entrada nos correios e depois simplesmente desapareceu! Enviada em correio registado...

Nos no site dos CTT tem lá isto escrito:

"código de barras com número de identificação único, que permite o seu acompanhamento e localização a qualquer momento até à entrega ao destinatário (Track & Trace)"

Aquela afirmação é mentira visto que me foi assegurado de fonte segura, que depois de a encomenda dar entrada no sistema não temos a possibilidade real de acompanhar o percurso da mesma. Passo a explicar: apenas na entrada e quando chega à estação de correios da zona para onde essa encomenda vai ser entregue é que temos informação (na pesquisa de objectos) de onde ela se encontra... Portanto a meio do percurso (entre a entrada e saída da encomenda) não existe informação sobre a localização da mesma. Qualquer pessoa menos bem intencionada pode "desviar" o que quiser! Incrivel!

Logo esta frase também é mentira:

"Os CTT têm a solução perfeita para todas as suas necessidades de segurança para o seu correio. Ao proporcionar uma segurança adicional, os produtos do Correio Registado garantem a tranquilidade que sempre quis para cuidar dos seus negócios."


Nem segurança adicional nem tranquilidade... Foi a primeira vez que "me perderam" algo em muitos envios feitos e recebidos mas acho que o meu nome já está "marcado". Portanto CTT nunca mais.
 
#30
Na minha opinião é normal haver maus profissionais em todo o lado, agora o que não acho bem é coisas desaparecerem e depois azar, ninguém tomar responsabilidade... ainda mais numa empresa como nos ctt que é estatal e tem muitos anos de existência. Quando esses erros ocorrem com o correio registado têm de haver responsabilização da empresa e depois do funcionário.
O exemplo do pneu é muito bom para provares que estás errado(opinião), ao ter uns pneus de 50€ num Ferrari eu espero que eles não tenham tanta aderência e por aí, mas respeitando as recomendações do fabricante(descrição do serviço que o Marreiros deu) não estou à espera que o pneu rebente em andamento(extravio da encomenda), mas todos sabemos que tudo está sujeito a defeitos, e nesse caso espero que a empresa que fabrica os pneus se responsabilize!
São só os meus cinco cêntimos...

cumps
 
#31
Não é só em Portugal que acontecem estes extravios...
No dia 5 deste mês comprei um artigo no eBay do UK e paguei 10£ para o transporte. No mesmo dia, comprei pelo mesmo sistema um artigo que a minha mulher pediu, o qual tinha um valor inferior e os portes grátis. Passada uma semana (quarta-feira passada) recebi a encomenda dela, mas da minha não havia sinais. Ambas despachadas no mesmo dia. À quinta resolvi perguntar ao vendedor o tracking number. Só recebi essa informação à sexta e quando fui ver a encomenda estava nos EUA... Contactei o vendedor e ele contactou a Royal Mail. Resultado, o erro foi da Royal Mail, que enviou para USA em vez de Portugal... Agora continuo à espera e sem previsão de entrega. Claro está que já estou meio passado com isto e com pouca paciência para o vendedor, que entretanto me pede para aguardar a ver se eles (RoyalMail) resolvem isto...

Com os CTT, não tenho tido problemas nos envios. Normalmente envio peças e acessórios via Correio Verde e chega sempre no dia seguinte. Ainda que reconheça que arrisco um bocado, até ver não tem havido falhas.
 
#32
Bem agora percebo o porquê de quando enviei os meus pneus ao DaSilva e ao Alentejano que os preços de porte eram caros (6€ por envelope)...é que eu enviei em correio registado etc para me precaver disto mesmo. Se calhar não acontecia nada, mas prefiro enviar sempre registado que assim a probabilidade de extravio é menor.
Acho que se deve é falar com o comprador antes. Se eles não querem correio registado, o vendedor envia e manda comprovativo do envio, e o resto é problema do comprador.

Na secção de vendas vejo muito "oferta de portes" e fico parvo...oferecem portes? Mas se eu como comprador só aceitar correio registado olha...azar do vendedor que não sabe especificar as coisas.

De qualquer forma, pelo menos registado ou até mesmo via EMS / transportadora (e já agora DHL é caro para xuxu..).


Daniel, compreendo o teu problema, mas isso não é culpa do vendedor. É culpa da Royal Mail. Terás de aguardar ou mesmo enviar email para eles a averiguar a situação.
 
#33
Julgo que no eBay tens uma política de que até €500 (ou serão £500?) te permite abrir uma reclamação e pedir o dinheiro de volta. A partir desse momento o eBay passa a entender-se c/ o vendedor. Não te posso ser mais esclarecedor porque, felizmente, nunca precisei mas lembro-me de "ter lido" algo sobre isso.
 
#35
extravio de componentes e dúvidas sobre a loja online

BTcosta :
Até à data ainda não tive problemas desses, mas obviamente não estou livre,:mad: mas estou algo apreensivo uma vez que fiz uma compra na loja online, e neste momento não se consegue visualizar o site, ou seja desapareceu, segundo o proprietário devido a problemas com o registo do site que é feito no Canadá, mas certo é que já fiz o pagamento e não sei se vou receber a encomenda.
 
#36
Eu ja fiz compras em 3 sites diferentes. Num site do Luxemburgo comprei umas rodas, que chegaram uma semana depois em correio express, num site alemão um espigão de selim e 2discos também por correio express e durou uma semana e num site inglês um avanço e pedais, por correio normal que demorou praí 5 ou 6 dias. Correu sempre tudo bem.
 
#37
Viva.
Não li tudo e também não o vou fazer.

Já enviei várias vezes em correio registado e apenas uma vez a coisa correu mal.
Reclamei na estação de onde fiz o envio e passado pouco tempo recebi um cheque com um valor relativo à indemnização pelo extravio. Curiosamente o pacote acabou por chegar ao destinatário e recebi também o cheque do pagamento.

Uma outra vez, via correio azul, o destinatário dizia que não tinha recebido. Não chegava. Afinal tinha ficado na estação de destino porque não conseguiam fazer a entrega.

Eu não tenho razões de queixa dos CTT.

Por regra é sempre em correio registado e clarifico tudo antes do envio para não haver surpresas para o comprador, nem para o vendedor.
 
Last edited:
#39
Boas

Desenterranço, modo arqueólogo [on].

Como está a situação das V/ encomendas no UK, ou seja, enviadas por Royal Mail?!

É que tenho as encomendas a "bater" em 1 mês (em resposta aí ao colega que "duvidava") e nada.

Como estais de tempos de espera?
 

tinric

Super Moderador
#40
Epah, eu duas coisecas pequenas de outro "ramo" que não as biclas, demorou um pouco mais que o costume, mas 2 semanecas estavam cá.

Já um colega no outro dia queixava-se de umas pastilhas que tardavam a vir... mas apanhou as alturas dos feriados e tal, já se sabe...