Enduro Sworks 2009

tinric

Super Moderador
Reconhecimento da meia maratona de Óbidos :)

Deu para isto

czwv.jpg



e isto

kjm3.jpg
 

Jorge Gomes

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Olha aí um video da Enduro em acção:

[video=youtube;AgXo2xqKbAo]http://www.youtube.com/watch?v=AgXo2xqKbAo[/video]
 
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tinric

Super Moderador
Eheheh boa


Nem sabia da existência deste video ou tão pouco que "vinha a ser filmado" :D Fixe


EDIT: Olha aí mais um

O trilho das melgas

[video=youtube_share;mqT8qnkHZDA]http://youtu.be/mqT8qnkHZDA[/video]

O video tem pouca qualidade mas dá para ter uma ideia... excelente trilho este... um mini Fakir :D
 
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Nozes

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Ah,os trilhos do Oeste...fazem doer as pernas! :p

Voltando atrás,não cheguei a dar a minha "posta" acerca dos pedais.

Tenho os M530 iguais a esses na Remedy,e têem funcionado como esperado. Não são os mais refinados no encaixe/desencaixe,mas é um pedal muito bom em relação qualidade/prestações/preço.
Este tipo de pedais não é desenhado para que possamos andar com calçado normal em cima deles,nem para andarmos com os pés desencaixados. A principal função da base exterior é proteger o corpo do pedal,e depois ajudar a apoiar o pé quando está (momentaneamente) desencaixado. É muito mais fácil encontrar um pedal destes e evitar que ele role debaixo do pé naquelas situações em que não temos tempo para encaixar e precisamos de apoiar o pé nem que seja no calcanhar ou na biqueira,só para nos equilibrarmos.

Um sapato quando encaixado nunca deve apoiar em vários pontos do pedal,apenas na zona do eixo. Ao encaixar/desencaixar,se o sapato tocasse no resto do pedal seria muito mais difícil.

Sinceramente não percebi essa troca de sapatos de sola rígida por esses Shimano. Apenas são melhores que os outros fora da bike,a andar a pé,de certeza...de resto,tens menos eficiência na transmissão da pedalada,se os encharcares não vão secar facilmente,e são bem feiosos :)
Eu uso nas voltas "endureiras" os meus Adidas Hammer,em que coloquei uns pitons baixinhos de futebol,para poupar a sola quando ando a pé. A sola é fibra,não é carbono,mas é suficientemente rígida para transmitir a minha pouca força aos pedais.
...a Adidas já não tem calçado de ciclismo,MAS nunca foram eles a fazê-lo...mas sim quem faz para a Mavic hoje em dia. ;)

Resumindo,se não sentes a necessidade dessa plataforma,mete os XTR e poupa no peso...senão isso nunca mais chega ao sub-10! :p
 

tinric

Super Moderador
Boas Nozes

Para já gostei da sensação

A mudança de sapatos (não foi troca, até porque estava a pensar vender os Giro, mas já não vou vender) deve-se ao facto da solda de carbono para andar a pé em cima das pedras e mandar algumas "sapatadas" no chão quando tem que ser ... até fazia do€r de pensar... estamos a falar nuns sapatos que me custaram 1/5 dos Giro Gauge e conforto é superior, são mais quentes, mas não seria de esperar outra coisa... e se tiver que apear... ou até para termos uma ideia... no passado Sábado andei a manhã toda a abrir trilhos, como eles calçados... mais conforto seria dificil.

Estou muito contente com os MT43... os Gauge ficam para andar na HT... ou algum passeio ou assim de natureza mais soft...

Assim como os pedais XTR passaram para a Green... em quaisquer 2 minutos se voltam a montar na Enduro... mas não tenho qualquer intenção para já de fazer isso pois sinto a Enduro mais equilibrada que nunca...

Por falar em equilibrio... falta só duas coisas para ficar mesmo "equilibrada" como a quero... e estão para breve :D
 

tinric

Super Moderador
Rodas!?

Isto tem umas Roval de AM com cubo de trás que é no fundo um DT SWISS 240S... rodas!? Não obrigado... têm poucos raios, mas mesmo no outro dia que parti um dos 16 de um lado contra 8 do outro... nem sequer empenou a roda...

Estou, para e até já... muito satisfeito com estas rodas.

Esta bike não é para andar a trocar componentes só por trocar :D ahahah
 

tinric

Super Moderador
Ora, como o prometido é de "vidro" :)

Que beleza...

Como têm andado a dizer para eu meter peso... principalmente o AndreXTR :) cá vai peso...

Antes:
2nf9.jpg

- 33 gr de tubo salvo erro = 1639 gr

contra isto:
m0v1.jpg


1727 já com o tubo cortado...

Quase 100 gr a mais... mas é por uma boa causa... muito boa mesmo...

Juntamente com isto:

w0g4.JPG



Que tirou 22 gr, ou seja, saldo final = + 66 gr mas muito mais beleza...


Este preto mate da suspensão, quando a sujar para "casar" com o resto da bike, pois agora está a destoar... e lavar a bike... só quando vierem as primeiras chuvas :D

vai ficar mesmo um must...

Olhando para as cores da bike (quadro), avanço, guiador... até do selim agora... esta suspensão não é bonita... é bela mesmo.

Pesa mais 100gr quase pois é a dual position

pa42.jpg


Faz 120/150 mm (mas vai andar sempre em 150 :) )

Mais isto

6nuv.jpg


RCT3 que até já se viu que é bastante funcional no modo "do meio", mas até se pode dizer que terá sorte se a tampa que tinha para o NOMOCO das SID der aqui... não saltar fora o RCT3 todo... :)



Sei que alguns vão dizer que tirei "vida" ao charuto... mas eu gosto mesmo muito do aspecto final :D

hc9t.jpg



Engordou uma beca ultimamente, mas isso é o que menos interessa neste caso

2bc7.jpg



Pronto, já não está sub12... já podem parar de dizer que a bike está leve :D

nr45.jpg



djmy.jpg




r4b.JPG



Agora sim, está um verdadeiro e belo charuto...

Adoro o mate do acabamento desta suspensão... nem tinha reparado que era mate quando a comprei... para mim preto estava bom... agora preto mate... está perfeito...

Com isto acabou a "novela" das suspensões, da devolução da Magura e da dita loja que mostrou ao fim de contas estar uns furos acima do que eu já a estava a pintar...
Nada que com meia dúzia de emails e alguma compreensão de ambas as partes não se resolva.

A dita loja que eu chamei de só truques... (ou todos os truques :) ) afinal não é só truques e fez o que tinha que fazer... assumiu o erro e não prejudicou o cliente ... neste caso... eu.

Abraço e boas rides...
 

andrextr

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Até aos 16kg ainda tens muita margem para upgrades ahahah.

Essa coisa do dual position nao te rouba sensibilidade na suspensao?

Aço
 

Giantfreerider

New Member
Se for para pôr peso...tinhas colocado uma rock shox lyric a molas!
Isso sim é uma maravilha (a versão a ar também é boa...mas é leve demais) :p !

Isso quer é drops e mato! :D
 

tinric

Super Moderador
Até aos 16kg ainda tens muita margem para upgrades ahahah.

Essa coisa do dual position nao te rouba sensibilidade na suspensao?

Aço

Pela experiência nas outras fox, e150, ... sim... nos cursos mais pequenos fica mais rija...

Esta ainda não testei...

Mas de qualquer modo... só foi esta com dual position pois era o que havia... para mim é 150 fix e pronto...

Mas depois logo testo isto em 120 e digo se há diferenças... para já, se for como a branca, pelo pouco que pude experimentar dela... gostei bastante.

EDIT: Peso não é o mais importante... :D ... mas é importante...

Este quadro faz 150 mm, podia montar uma lyric, mas em tubo normal (não cónico) só encontrei 170 mm... e já 160 achava muito para esta bike...
Não necessito de tanto
Não necessito eixo 20mm
Não necessito pernas de 35/36 mm (32 chegam bem)
E principalmente :) não necessito de um extra de mais de meio kg à frente na bike...

Está tão boa assim...

Semi leve e charuta toda preta :D
 
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andrextr

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A questão que coloquei é porque suspensoes a ar com ajuste de curso exigem uma catrefada de o-ring e vedantes extra, e isso pode roubar sensibilidade devido à fricçao (mesmo nos 150mm). É o caso da TALAS por exemplo. Mas pode ser que essa isso nao ocorra.
 

matz

Member
Ficou muito porreira, mais "stealth"! :D

Continuas é a trocar de componentes como quem troca de "cuecas"... e depois falas de mim :p
 

tinric

Super Moderador
A questão que coloquei é porque suspensoes a ar com ajuste de curso exigem uma catrefada de o-ring e vedantes extra, e isso pode roubar sensibilidade devido à fricçao (mesmo nos 150mm). É o caso da TALAS por exemplo. Mas pode ser que essa isso nao ocorra.


Pois... o que achei da talas 100/120/140 que tive na SJ140 é que em 100mm fica muito mais rija no inicio de curso que em 140...

Mas não tinha pensado nisso da catrefada de tretas que tem que levar para a redução de curso..

Eu nem queria esta... pois assim a olho nu... são quase 100 gr de "lixo" desnecessário...

Mas pronto... daqui a um tempo tiro o autoculante que diz dual position... e esqueço que ela faz isso..

Quanto à sensibilidade... será como tudo... habituando a esta, será o que tenho... com mais ou menos sensibilidade...

Estou a dizer isto, mas se a achar muito seca em comparação com a outra... volta a "pintar-se" de branco que é um instante :D


matz ... são trocas estritamente necessárias e inevitáveis :D eheheh
 

PFCJ

Member
Oh pá assim todo "camuflado" ninguém te vê in action :D

Acho que perdeste no tandem mas talvez tenhas ganho algo com essa confiança extra que te está a dar ;)

Bota trilhos nisso!!!
 
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