Enduro Sworks 2009

tinric

Super Moderador
Népia...

Para já vou experimentar estes... se não forem grande coisa... também não é grande o prejuízo...

Mas há por aí alguns users com estes.... que ainda espero alguma informação das vantagens, (Nozes, ruipiu, ...)

Se bem que se não estou em erro o Arraçario me avisou que plataforma, plataforma eram os outros... mas olha... vamos ver... CBs é que não :D
 

Arraçario

New Member
Boas tinric,

Vou deixar a minha posta de pescada...

Os que montaste andares com eles ou com os M524 é rigorosamente igual ;) neste momento tenho montado os M424 que são bem melhores que os que montaste, tem o defeito, que passado pouco tempo de uso, é folga por tudo qto é sitio nem parece Shimano..

Proximo upgrade: vão ser montados uns Dx M647 esses sim , alem de realmente fornecerem plataforma são pau para toda a obra :cool:


Abraço e boas Rides... de Enduro

Nuno
 

mlouro

New Member
Eu já tive uns XT com plataforma e acho que encaixas um pouco mais facilmente como diz o Jorge, mas se não conseguires encaixar por alguma razão, então não agarram nada..

Se tiveres aberto a outras alternativas que não SPD, recomendo os Time X-Roc.. optei por eles por andar com problemas nos joelhos, uma vez que dão alguma liberdade ao pé para se movimentar e colocar na sua posição natural. Os X-Roc são só um pouco mais pesados que os XT, mas dão muito mais suporte na plataforma e até ver, têm-se aguentado bem.

Pontos negativos é que são relativamente caros, e os cleats são diferentes, ou seja, não poderes exprimentar outras bikes sem trocar de sapatos :mad:


Abraço
 

tinric

Super Moderador
A questão é que o meu problema tão pouco é o encaixe... já lá vão tantos anos que já é uma coisa natural...

O que procuro nestes pedais seria algo mais quando o pé desencaixa e tu nem tens tempo sequer de pensar em encaixar e é deixar ir até ao fim da descida... ou o aterrar de algum salteco ou dropeco mais mal "aterrado"... em que o pé salta fora...

Mas olha... já cá estão... vou saber isso nos próximos dias :)

Logo vejo se há diferenças e quais...
 

commendatore

New Member
Tenho estado de olho nessa questão. Uso uns vulgares M520 sem qualquer tipo de problemas até agora. Mas confesso que ter a plataforma lateral que "funcionasse" iria permitir andar com eles desencaixados quando sabemos qeu estamos na iminência de "perigo".
Nas aterragens julgo que com sola rígida pouca diferença fará. Mas nos sapatos tipo "ténis" aí sim, com o deformar da sola, acredito que esta plataforma extra ofereça o que promete.

No entanto e depis de ver as tuas fotos... concordo. Esses M530... pouca ou nenhuma diferença terão em termos de apoio da planta do pé.
Julgo que a "vantagem" será mesmo a de proteger mais o pedal em si já que parte-se do pressuposto que uma FS está mais sujeita a quedas dado o nosso gosto por saltos e drops...que podem dar em quedas feias...como a que tive a semana passada que me deu cabo de 2 costelas e joelho esquerdo. Agora vou continuar a ler e a absorver as vossas opiniões. (PS: Tinric, usas joelheiras=? Se sim... que modelo?)
 

tinric

Super Moderador
Depois de muito me questionar acerca do modelo...

Ainda não uso :)

Devem chegar amanhã...

Mandei vir umas 661 Rage e umas Evo a ver qual gosto mais :D eheheh... nada disso (umas para mim e outras para um friend destas andanças que tarda em meter aí uns videos online :) )

Mas andei a investigar... dizem que as Rage duram pouco e que as Evo são melhores... como não lhes queria dar muito uso (se me faço entender...) comprei as Rage... para durarem muito... :D

Mas aqui na zona, só se justificam em um ou dois "sítios"


Já agora umas fotos do último "evento"

wr5a.jpg



xsns.jpg




Que é isto!?

07ek.jpg



Gajos maricas, acrobatas sincronizados de coroa simples... isso parecem meninos de licra :) ahahah

Bela foto... Enduros de dupla é que é :D ahahah

(ups... esqueci-me que já não tenho dupla... ou tenho?!)
 
tinric, como disse antes, a minha experiência com encaixes não é muita, mas já é o suficiente para opinar sobre essa pequena plataforma dos M530, que são os que uso. Já tive situações em que não consegui encaixar a tempo e desci sem que a sola me escorregasse do pedal. Obviamente não são plataforma, como diz o Arraçario e bem, mas desenrrascam em situações de aperto :p

NOTA: esta opinião é válida para o set Ténis Shimano AM45 + Pedais M530...a questão da sola também deve ter a sua influência...Na fotografia que mostraste, realmente parece que o ponto de apoio não é grande :(

Vou ficar atento ao desenrolar da história ;)
 

commendatore

New Member
Tinric. É a mesma dúvida que eu tenho. Segundo pude ler... as ideais seriam as 661 kyle strait que dzem durar e durar e durar mesmo com muita queda. Além disso são bem mais baratas que as EVO (topo de gama). O probelma é que julgo terem sido descontinuadas e substituídas por outro modelo (quem sabe as rage ou as riot). No entanto é capaz de ainda se encontrar alguma loja que as tenha em stock ou por essa internet fora.
As rage realmente dizem não ser do mais resistente em termos de tecido mas tb um gajo não quer caír!

As Evo dizem ser fantásticas e permitem fazer largas tiradas (li testemunhos de fazerem um dia de AM com elas colocadas sem se lembrarem de as ter. A questão do calor... ou do não serem muito confortáveis para grandes pedaladas acho que dá para contornar... É levá-las agarradas ao camelback ou na mochila durante a "caminhada" até ao parque de diversões e montar antes da diversão.

Depois há a questão do volume delas. Julgo que as RAGE não combinam muito bem com alguns calções mais apertados e que por sua vez também não são muito boas para usar por cima de calças. Há quem se queixe de escorregamento.

A ir talvez vá para as EVO por serem menos volumosas e serem tão boas aos olhos de quem lhes dá uso. Agora há aí umas promoções e vou tratar de comprar umas. Pode ser que as tuas cheguem entretanto e possas dar algum feedback
 
Last edited:

tinric

Super Moderador
Atenção que estas duas fotos

spjh.jpg



1rj0.jpg



Na 1ª só tenho a cleat "apontada" à frente, e na 2ª atrás...

A ideia é mostrar que em caso de desencaixe... não há muito mais contacto do sapato com o pedal...

Completamente encaixado também não há contacto.

O que queria e hei-de compreender (nem que seja por mim próprio) é se num caso dum salto ou algo em que o sapato vá para desencaixar por exemplo por uma torcidela ou assim... acabe por ir à plataforma e não desencaixe por exemplo... ou se funciona apoiando o meio da sola (não na zona da cleat mas no meio da sola do sapato)...

mas logo se testa.
 

diogomota

Member
É só para dizer que o "friend" tem andado a trabalhar das 08 ás 00h e não teve tempo ainda para pegar nos vídeos :p Venham mas é de lá essas joelheiras para eu ir experimenta-las à Avalanche :p
 

humanista

New Member
Sobre as rage, segundo o que me explicaram, o problema não é deteriorarem-se em caso de queda, é mesmo durante a utilização normal, pois as protecções laterais vão destruindo o tecido. Mas como dizes, isso será para situações mais pontuais, pois julgo que no oeste não devem fazer falta muitas vezes.
 

tinric

Super Moderador
Estou um bocado desiludido com a Enduro... mas já explico mais à frente.

Os sapatos ou pedais... não sei quem tem mais "culpa" mas ou uns, ou outros ou os dois juntos... mas, nem sei explicar muito bem... conforto, confiança e (um bocadinho de calor a mais) mas... diria que perfeito... muito bom...

Só posso dizer que achei que o ponto fraco dos sapatos eram as palmilhas... como tinha umas BG da specialized de outros sapatos, troquei... e a nível de conforto... passamos para outro nível...

Em relação aos pedais... encaixe e desencaixe perfeitos e pode ser ilusão ou não... mas transmitem mais confiança... e daí um bocado da culpa da "desilusão"...

Então não é que agora um gajo usufrui muito menos tempo das descidas, e as que pareciam mais técnicas e difíceis, agora parecem quase auto estradas... muito mal :D ...

Agora tudo parece fluir muito mais rápido e eficaz...

eheheh

A Enduro ao mais alto nível... tal nível... que por falar em rigidez da Revelation... um salteco de uma pedra de 20 cm (se tanto) seguido de uma aterragem para cotovelo à esquerda bem forçado na travagem... ouve-se um track... um raio à vida... a suspensão é mesmo impéc, não mexe...

Estou muito satisfeito com o conjunto... agora o que me lixa é ter que arrancar a fita tubeless para mudar o raio pois partiu junto à rosca já dentro da cabeça... ou seja... não dá para tirar o restante... (alguém tem algum truque para não ter que tirar o pneu, fita, etc...!?)
 

miguelcarromeu

Active Member
Sem tirar o pneu, visto que partiu junto à rosca, não me parece.

Mas o Valério da Binaclínica costuma, para não ter de tirar a fita, abri uma "cruz" no local da cabeça a remover, colocar a cabeça nova, e volta a fechar com um pedaço de fita (15 cm). Das vezes que foi comigo, não tive qualquer perda de ar ;)
 

tinric

Super Moderador
ya... boa... também já fiz isso... e outra vez consegui descolar a fita pois era junto à valvula, voltei a colar e já está...

vou testar a solução de tentar levantar só uma beca da fita... caso contrário... será essa solução do corte e fita por cima sim :D

Mas ainda bem que falas nela pois já nem me lembrava dela :D ehheh
 
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